Hands-on do OPPO Reno 10x Zoom: a China continua surpreendendo
Depois de despertar um pouco de entusiasmo com o Find X, a OPPO voltou ao ataque com seus inovadores sliders mecânicos, introduzindo o primeiro carro-chefe de sua nova marca, o Reno 10x Zoom. Este modelo difere do seu irmão mais novo apenas em alguns detalhes da ficha técnica, mas é no quesito fotografia que está a diferença real. Vamos dar uma olhada mais de perto nele em nosso primeiro Hands-On, direto do evento de lançamento em Zurique.
Um preço que assusta os concorrentes
O OPPO Reno 10x Zoom estará disponível nos primeiros dias de junho em toda a Europa a um preço sugerido de 799 euros. Ou seja, você poderá comprar um aparelho que não faz feio frente a um Huawei P30 Pro por 200 Euros a menos. No entanto, ao contrário de seu concorrente chinês, a OPPO ainda não conseguiu construir seu nome e sua reputação em território europeu, objetivo que pretende conquistar com este dispositivo.
O carro-chefe que a OPPO queria
Tal como acontece com o modelo padrão, a primeira coisa que você nota ao pegar o OPPO Reno 10x Zoom na mão é a parte frontal dominada por uma grande tela com bordas reduzidas e sem notches ou buracos à vista, o que nos fez perceber imediatamente que a câmera frontal estava escondida em algum lugar. No caso, dentro do aparelho em um “pop-up” em forma de barbatana de tubarão, uma abordagem diferente do Find X e que leva o nome de Pivot Rising Camera.
O novo sistema pop-up traz a câmera frontal e o flash LED em uma peça que se eleva apenas no lado direito, uma solução que na minha opinião é realmente original. No começo eu estava cético, mas ver como isso funciona ao vivo me intrigou particularmente. Fomos informados pela Oppo que o mecanismo foi testado por 200.000 vezes e que o aparelho é equipado com um sistema de segurança em caso de queda acidental do smartphone.
A parte de trás é diferente do Reno devido à presença de um conjunto de câmeras completamente diferente, composto de três sensores sobre os quais falaremos em breve. A coisa interessante que pude notar de imediato é que nenhum desses módulos se sobressai, algo bastante incomum entre a maioria dos dispositivos atuais, especialmente aqueles que hospedam lentes ultra grande angulares e telefoto.
Aqui a OPPO usa um truque engenhoso: sob as câmeras é possível notar uma pequena protuberância arredondada, chamada O-Dot, especificamente projetada para proteger as lentes de arranhões quando o smartphone é colocado em superfícies planas ou irregulares. Também aqui também é possível notar a ausência do flash LED, já que o OPPO decidiu incluí-lo no mecanismo pop-up.
Além de todos estes aspectos que imediatamente a atenção,
esteticamente o OPPO Reno 10x Zoom é um topo de linha em todos os aspectos. Os materiais utilizados parecem excelentes, assim como a construção e montagem.
Além disso, a fabricante decidiu optar por dois acabamentos em “gradiente”, chamados Jet Black e Ocean Green, algo típico da tendência atual e que torna este smartphone muito elegante. Em suma, ele é o carro-chefe que a OPPO provavelmente queria.
Não há espaço para as bordas
A enorme tela AMOLED de 6,6 polegadas quase não tem bordas e traz cantos arredondados. Não há nada a dizer, o painel é realmente bom e mostra cores brilhantes, com um brilho que à primeira vista me pareceu bastante alto. A tela é protegida por Gorilla Glass 6, como é de se esperar.
Não pudemos passar muito tempo com o aparelho para fornecer mais detalhes, mas podemos garantir que ele certamente é capaz de competir com todos os dispositivos de ponta atualmente disponíveis no mercado. A tela é Full HD+, mas estamos em um ponto em que as diferenças para uma tela com resolução maior são praticamente imperceptíveis a olho nu.
Sensor óptico de impressões digitais, porém mais eficiente
O OPPO Reno 10x Zoom está equipado com um leitor óptico de impressão digital posicionado sob o display OLED, permitindo que o aparelho atinja uma relação tela / corpo de 93%. Além disso o novo sistema, chamado Hidden Fingerprint Unlock 2.0, ilumina melhor os dedos, de modo a obter uma velocidade de reconhecimento 28,5% maior, tornando o ato de desbloquear o smartphone mais simples e rápido que a geração anterior.
ColorOS Renovado
No novo carro-chefe da OPPO encontramos o Android 9 Pie coberto pela interface proprietária do fabricante, a ColorOS, que dessa vez está na versão 6.0. Uma das maiores queixas endereçadas a essa interface do usuário era a insistência em continuar a oferecer apenas um layout da tela inicial, sem a gaveta de aplicativos.
Felizmente, parece que a OPPO decidiu agradar os usuários, porque desta vez notamos a presença de uma gaveta de aplicativos que pode ser aberta passando o dedo de baixo para cima, praticamente como qualquer outro smartphone Android.
- Uma olhada na EMUI, a interface da Huawei que chega ao Brasil com o P30 Pro e P30 Lite
- MIUI e você: como aproveitar ao máximo seu smartphone da Xiaomi
Assim como outras interfaces customizadas das diversas marcas chinesas, o ColorOS também é muito voltado para o mercado oriental e bastante diferente do Android puro, motivo pelo qual é necessário passar algum tempo em sua companhia para se acostumar com os diversos menus, submenus e recursos.
O melhor hardware disponível
Sob o capô, a OPPO não poupou gastos e decidiu equipar o Reno 10x Zoom com o processador mais poderoso da Qualcomm, o Snapdragon 855, que dá a este smartphone um desempenho ágil, sem qualquer tipo de lentidão ou problema. O novo SoC é acompanhado por 6 ou 8 GB de RAM, além de 128 ou 256 GB de memória interna.
No pouco tempo que passei junto com aparelho nunca notei nenhum problema. Quaisquer aplicativos abrem muito rapidamente, a multitarefa é sempre eficiente e o sistema nunca mostrou nenhum engasgo. Em nosso review completo faremos uma análise mais profunda, incluindo vários benchmarks de comparação com os principais concorrentes de seu segmento de mercado.
Sem entrada de fones, mas com som estéreo
A OPPO decidiu seguir a mesma estratégia da Huawei e eliminou o conector de fones de ouvido (plugue de 3.5 mm) de seu aparelho. No entanto, a empresa conseguiu instalar um par de alto-falantes estéreo, um pequeno detalhe que é sempre bem-vindo.
A qualidade do som pareceu boa em nosso teste rápido, mas vamos analisar melhor a questão em nosso review.
Muitas câmeras para mais diversão
A OPPO exibiu sua tecnologia de zoom híbrido de 10x durante sua conferência de imprensa no Mobile World Congress em Março. O que ele não nos disse é que o smartphone que ela mostrou era na verdade um protótipo do Reno 10x Zoom, bem disfarçado como uma capa feita sob medida!
Este smartphone usa exatamente o mesmo princípio já visto no Huawei P30 Pro: um sensor periscópico capaz de obter um zoom óptico de 5x que, combinado com o sensor principal, consegue alcançar um zoom híbrido de 10x virtualmente “sem perdas”.
O conjunto de câmeras é composto pelo seguinte:
- Sensor principal de 48MP (Sony IMX586)
- Sensor ultra grande angular de 8MP
- Sensor periscópico com zoom óptico de 5x capaz de obter um zoom híbrido de 10x quando combinado aos outros sensores.
Além disso, a OPPO também introduz uma tecnologia dedicada a fotografar em condições de baixa luminosidade, chamada Ultra Night Mode 2.0. Graças ao suporte da IA, o novo dispositivo do fabricante chinês também possui um recurso que pode detectar e focalizar o rosto de uma pessoa mesmo no escuro.
A câmera frontal de 16MP com flash LED fica dentro do slider mecânico em forma de barbatana sobre o qual falamos no início do artigo.
OPPO Reno 10x Zoom – Bateria
Mesmo que ainda seja muito cedo para ficar animado, nas primeiras horas que passamos junto com o OPPO Reno 10x Zoom, pudemos perceber um bom gerenciamento de bateria. No entanto, o smartphone ainda não enfrentou os ciclos de carga corretos para poder se expressar com exatidão, portanto, o este ponto é mais uma vez adiado para nosso review completo.
- Como prolongar a autonomia de bateria do seu smartphone
- Estes erros podem danificar a bateria do seu smartphone
Uma coisa que sabemos com certeza é a presença da tecnologia de carga VOOC 3.0, uma tecnologia quase equivalente ao Super VOOC que vimos em ação no OPPO Find X e que oferece uma excepcional (se não fenomenal) velocidade de recarga da bateria.
OPPO Reno 10x Zoom – Especificações Técnicas
Será que ele merece um lugar entre os melhores smartphones?
Após passar apenas um curto período com o aparelho é difícil afirmar categoricamente, mas é fácil apontar o OPPO Reno 10x Zoom como um dos principais candidatos ao título de melhor smartphone do primeiro semestre de 2019. Claro que ainda é cedo para dizer, e para ter a última palavra teremos de passar mais tempo com o aparelho. Aguarde nossa conclusão definitiva quando terminarmos nosso review completo.
O que você achou do novo Reno?
Gostei dele menos de terem optado por excluir a entrada p2 de resto gostei muito dele
Aparelho bonito... Embora eu ache o modelo do pop-up da câmera meio estranho é algo aceitável.
Não sei como está o ColorOS mas meu último contato mostrou que definitivamente ainda não é uma interface pensada pro mercado ocidental...
Mas e a qualidade da câmera traseira? Se iguala a do P30?
Gosto dos produtos da OPPO , normalmente trazem inovações a um custo razoável .
Não gostei da barbatana, e nem gosto da pop-up, a meu preferido é o slider
Com toda certeza, essa marca merece um lugar de destaque, seus produtos são espetaculares ao máximo.