Operadoras reivindicam por concorrência justa com WhatsApp, Viber e Telegram
É inegável que o avanço tecnológico nos trouxe inúmeros benefícios, como acesso à informação em qualquer lugar e de diversas maneiras. Entretanto, algumas empresas do setor de telecomunicações estão começando a sentir em seus bolsos o impacto dessa mudança através de serviços utilizados mundialmente, como o Viber, Telegram e WhatsApp. Pedindo por "concorrência justa", o sindicato que representa as operadoras brasileiras divulgou ontem (31/08), uma nota reivindicando a necessidade de uma mudança no setor de telecomunicações no Brasil. Confira detalhes a seguir.
Segundo o comunicado emitido pelo SindiTeleBrasil, o setor de telecomunicações está passando por uma mudança drástica nos últimos tempos, impulsionada por empresas prestadoras de serviços OTTs (over-the-top), que utilizam a infraestrutura das operadoras sem nenhum tipo de pagamento ou licença para oferecer plataformas de comunicações.
Segundo o sindicato, essas empresas oferecem serviços de voz, vídeo e texto de maneira totalmente virtual, sem nenhuma obrigação de qualidade, cobertura, metas de atendimento ao público, garantia de privacidade e sigilo das comunicações, com reduzidos investimentos, baixa arrecadação e empregabilidade - fazendo uma referência clara ao WhatsApp e aplicativos similares, como o Viber e o Telegram.
O comunicado relata que as operadoras brasileiras elaboraram uma "proposta de debate", que será apresentada em até dois meses às autoridades responsáveis pelo setor de telecomunicações. O sindicato se diz preocupado com o tipo de serviço que é fornecido por essas empresas, principalmente no que diz respeito ao sigilo de dados e informações do usuário, além da arrecadação de fundos e impostos que viabilizam o progresso da infraestrutura de rede em todo o território nacional. Confira um trecho da nota a seguir:
"Todos queremos usar nossos smartphones para falar, conversar, enviar fotos, vídeos e, muitas vezes, não nos preocupamos com o que está por trás de todas essas facilidades. Como suporte dessas atividades do nosso dia-a-dia está o setor de telecomunicações: altamente regulado – com obrigações consumeristas, de qualidade, cobertura, atendimento ao público, sigilo de dados e informações – que recolhe anualmente aos cofres públicos mais de R$ 60 bilhões em tributos, que emprega mais de 500 mil pessoas e que investe 22% de sua receita operacional líquida, situando o Brasil entre os países que mais investem em telecomunicações."
Ao final do comunicado, o sindicato se diz aberto ao diálogo e menciona que não busca por privilégios para as operadoras brasileiras. A proposta que será encaminhada ao Ministério das Comunicações, pede por uma competição mais ampla, justa e leal, e que operadoras e serviços virtuais estejam sujeitos a regras iguais.
E aí, será que teremos que pagar mais caro para utilizar o WhatsApp, Viber e Telegram no Brasil?
Fonte: SindiTeleBrasil
Bom dia, o serviço de cobertura das operadoras de telefonia é péssimo, e caro. As operadoras estão formando um lobby contra o aplicativo que dá de 10 a zero nelas. Devemos nos acostumar com as inovações tecnológicas ou estaremos retornando ao passado, vejamos: Tudo começou na década de 80, quando lançaram os aparelhos de som, famoso 3 em 1, que nos permitia colocar um LP no toca discos e copiar todo seu conteúdo em uma fita K7, já era um indício de que empresas iriam falir, ou não era? Ok, com o advento de internet banda larga, gravador de DVD, torrent, MP3, UBER, muitas pessoas deixaram de lucrar com seus respectivos segmentos empresariais, qual seria então a solução para estas empresas capitalistas? resposta: se conformarem, pois diversas vídeo locadoras também fecharam suas portas, empresas que fabricavam seus discos de vinil também fecharam e centenas de pessoas perderam seus empregos e não utilizem o argumento de que o Brasil deixa de receber impostos, pois os impostos arrecadados são utilizados em quais benefícios para o povo? em nenhum benefício, pois o governo não tem obrigação de transformar os impostos em benefícios, somente as taxas recolhidas devem ser transformadas em benefícios para o povo. Então fica aqui minha orientação: Empresas de vários segmentos, se acostumem, pois está chegando o momento em que vocês terão que fechar suas portas, a tecnologia não pára de crescer a todo instante e é natural que a pessoa escolha a opção mais econômica para continuar em sua rotina diária, evitando gastos desnecessários.
Ué, Facebook não faz agora chamadas também rs
Td na vida um dia acaba.
E o roubo das operadoras do Brasil ta ameaçado eles pensavam q iriam nos roubar ater acabar o mundo bem feito #acho eh pouco
Ô dó só lamento p elas os 4meses sem colocar um tostão de credito, viva o telegrama whats viber ...
Quero que a Google e a Apple entram nesse mercado de telefonia pra essas operadoras( que nos exploram a anos com planos absurdos, roubando creditos ) quebrar !
Deveria ter mas app como whatsapp essas empresas já basta delas louco pra Google ou apple entra nesse mercado e enterralas de uma vez
http://www.androidpit.com.br/project-fi-operadora-movel-google ;D
eles deveriam melhorar a qualidade dos serviços prestados
Façam o básico:
Ao invés de liberaram chamadas ilimitadas para a própria operadora. Liberem uma quantidade maior de minutos para outras operadores ou então abaixem o custo da ligação para outras operadoras.
Façam como em países desenvolvidos. Prestem um serviço de qualidade e isto será o principal motivo para a escolha da operadora. Ninguém mais ficará refém da primeira operadora e a que tem mais clientes no Brasil, a tal V_v_.
Chega de pagar por roaming. Isto é ridículo.
O que o Whatsapp faz é exatamente o que ocorre nos EUA. Tanto é que lá ele nem é tão usado, pois pode-se fazer chamadas para qualquer telefone usando sua própria operadora.
Vejam como funciona nos EUA:
prepaid-phones.t-mobile.com/simple-choice-prepaid-plans
www.att.com/shop/wireless/data-plans.html
Dados ilimitados em todo país.
Seus dados não usados passam para o mês seguinte.
Por $10/mes vc liga ilimitado para países próximos (Canadá e México).
Não gosto de fazer comparações, mas é necessário.
olha só quem está pedindo por algo justo, quando nem ao menos os mesmos prestam um serviço justo para nós.
Tão só se doendo porque todo mundo tá recorrendo a esse tipo de serviço para mensagens e ligações, e por isso tão saindo no prejuízo, não estão preocupados com qualidade ou sigilo desses mensageiros como dizem. Principalmente porque quase todos usa a criptografia bem avançada, diferente da usada pelas nossas operadoras, tanto que o próprio presidente da Vivo disse uma vez que a segurança usada pelo Whatsapp é tão segura que é difícil até pra polícia monitoras, diferente das usadas nas operadoras, querem que voltemos a pagar absurdos em ligações que sempre caem, pacotes de dados minúsculos, e em mensagens caras.
Com a qualidade do serviço de celular, acho que essa peleja tá perdida para as operadoras.
Por exemplo, faço em média 8 tentativas pra conseguir uma ligação, e um torpedo eu envio agora leva em torno de 4 horas pra ser recebido.
Queremos comunicação em tempo real, então pra mim, as operadoras não oferecem isso.
Então, vida longa ao Whats, Telegran e Viber.
Pse, e eles ainda tem a cara de pau de dizer que estão preocupados com a qualidade do serviço desse tipo de mensageiro, que se sai muito melhor sem tanto investimento.
Tá doendo é, tá chorando é
Todo castigo é pouco, falei que ia ter troco
Tá doendo é, ta chorando é
Bem feito, bem feito... (Pablo)
Operadoras Visão somente o lucro, péssima qualidade de serviço.
um pacote de dados que não dura nada...
Concorrência Desleal, Desleal é a forma que tratam nos usuários..
#Viva_Wifi
1) "O sindicato se diz preocupado com o tipo de serviço que é fornecido por essas empresas, principalmente no que diz respeito ao sigilo de dados e informações do usuário, além da arrecadação de fundos e impostos que viabilizam o progresso da infraestrutura de rede em todo o território nacional".
A preocupação desse sindicado conosco é tocante, não é?
2) ..."situando o Brasil entre os países que mais investem em telecomunicações".
E como é que conseguem fornecer uma das piores telecomunicações do mundo então?!
3) "o sindicato se diz aberto ao diálogo e menciona que não busca por privilégios para as operadoras brasileiras".
Nossa...é um sindicato apartidário! Admirável...
Eles querem que os app's sejam tributados e regulados do mesmo jeito que eles são. Minha ideia é que seja feito justamente o contrário: acabe-se com a regulamentação das operadoras e deixe-se que elas e as grandes empresas de tecnologia se digladiem pelo mercado.
Seu comentário não tinha como representar melhor tudo o que eu pensei enquanto lia a matéria, pena que não posso dar 2 likes
QUE TAL acabarem com o MALDITO roaming??? QUE TAL acabarem com a MALDITA "tarifa de interconexão", que faz com que as ligações entre uma operadora e outra sejam cobradas, ao contrário do que acontece em outros países, em que são ilimitadas, seja para celular ou fixo? QUE TAL franquia dados de GB ao invés dos MALDITOS MB para todos??? NO DIA EM QUE PASSAREM A NOS RESPEITAR, MELHORARÃO A SUA SITUAÇÃO!!!
aff, whatsapp, telegram e outros sao aplicativos que utilizam dados para funcionar, eles nao utilizam a rede da operadora. eles funcionam pela internet, tanto que podemos usar pelo wifi. nao é um servico de voz.
essas operadoras sao umas fdp.
O sindicato está vendo o lado deles.eles querem e dinheiro.agora a respeito de bom atendimento e qualidade dos serviços, eu queria que eles mostrassem em números para os consumidores, e provassem que as operadoras prezam pelo seu cliente.... O que vai ser uma missão impossível..
E se o wattsapp vier a ser uma nova operadora, eu faço a portabilidade.....daí vou juntar o útil ao agradável..