Xperia Z3+ e Xperia M4 Aqua já fazem parte do seleto grupo de "Open device project" da Sony
A Sony vem se mostrando bem aberta ao ajudar desenvolvedores de ROMs customizadas a portarem seus projetos para os smartphones da marca rodando com o SO Android. Essa semana, a empresa adicionou ao seu Open Device Project repositórios de links para quem quer desenvolver suas próprias ROMs AOSP para os primeiros aparelhos da marca que contam com processadores de 64 bits, como o Xperia Z3+, o Xperia Z4 Tablet e o Xperia Z4 Tablet WiFi.
Além dos aparelhos de gama alta, a empresa também adicionou o repositório para o Xperia M4 Aqua, que é seu intermediário de 64 bits. Porém, esse ainda não pode ser desbloqueado, já que somente os que contam com processadores da linha Snapdragon 810 suportam o desbloqueio oficial - o M4 Aqua utiliza um SoC intermediádio, o octa-core Snapdragon 615. Mas em breve isso deve acontecer.
Juntamente com os novos repositórios de códigos hospedados no GitHub, a Sony também atualizou os códigos binários para o Android 5.1, além do passo-a-passo de como desenvolver imagens dessa versão para o Xperia Z3+, Xperia Z4 Tablet e Xperia Tablet Z4 WiFi.
Para quem está interessado, no site do projeto Open Device Project tem todas as informações, além de uma lista de aparelhos suportados.
Vale lembrar que, com esse projeto, a Sony facilita a vida de quem quiser desenvolver suas próprias ROMs para os aparelhos suportados, já que ela fornece toda a base para isso. Porém, a fabricante avisa que "ao fazer isso os usuários estão perdendo a garantia de seus aparelhos".
Quem aqui usa ROMs de terceiros em aparelhos da Sony? Particularmente, gosto das customizações feitas pela Sony, mas por outro lado me incomoda a quantidade de aplicativos inúteis que a empresa coloca nos seus smartphones.
Fonte: Sony
sony nunca mais! meu Z3 dual durou só 4 meses e na primeira vez que viu água, se afogou. Pós venda da sony uma porcaria, te tratam como um nada e ainda somem com seu aparelho. Resumo da ópera: 40 dias, to sem o meu aparelho, não recebi outro e nem o dinheiro de volta. vai ser uma briga!
Tive problema com o áudio do meu Z3 e resolveram rápido.
Trocaram por outro em uns 10 dias.
Sempre me enviavam email sobre a posição do aparelho. Desde que saiu de minha região até a autorizada e seu retorno.
Mas eu não fui em loja alguma. Resolvi tudo por telefone e enviei via correios a custo da Sony.
Tem nem root e recovery mas já tem desenvolvimento AOSP??
Mas gente como assim?
A Sony não trás tanto apps instalados assim, e os que vem na maioria da pra desinstalar (BRApps, Blog Xperia, Xperia Lound...)
Uso a existnZ, baseada na rom stock do lollipop da Sony, libera muitas opções de personalização e da uma autonomia maior na bateria, tô achando ótima até agora
Cara esse z3+ tinha tudo pra ser um ótimo smartphone se não fosse o processador que o faz fechar alguns app e vi casos que o celular chega ate desligar uma pena
Esse projeto AOSP da Sony é uma piada. Pergunta, por exemplo, se ela libera o driver da câmera...
Ela não é boba, já liberou o principal, agora que dêem conta do resto. Quero ver outra fabricante fazer isso pelos usuários de seus dispositivos.
Pelo menos já é alguma coisa man
Se não me engano dá para manter o bootloader bloqueado, sendo assim, não perde as configurações da câmera.
Por isso sempre digo que Sonic é melhor...
Onde está o xperia c4?
Somente os drivers para chipsets da Qualcomm foram liberados, como o C4 utiliza um mediatek, pode demorar mais um pouco.
Boa iniciativa! Agora só falta mudar a política de preços que a Sony pode voltar a figurar entre as empresas com maior número de vendas.
Verdade mano smartphone a preço de rim ngm merece