Entenda a questão do uso total (ou não) dos 6GB de RAM do OnePlus 3
O OnePlus 3 traz uma senhora memória RAM de 6GB. Em uma primeira impressão, podemos deduzir que com isso, ele terá belos resultados nos testes de benchmark, mas, estranhamente, não é o que acontece. Será que tanta memória RAM pode chegar a ser contraprodutivo?
A questão acabou repercutindo pela web afora, com muitos rumores dando conta de que o aparelho não utilizaria a totalidade dos 6GB de memória RAM. Isso, inclusive, gerou questionamento por parte dos nossos leitores, como você pode ver abaixo:
— Wαshιηgтσи Maяquεs (@Uoxiton_Marques) 23 de junho de 2016
Logo, nas próximas linhas, vamos entender direito o assunto e ver como será possível usar todo potencial do smartphone.
A polêmica da memória RAM do OnePlus 3
O co-fundador da OnePlus, Carl Pei, confirmou que o OnePlus 3 não faz uso de toda a sua memória RAM devido a uma agressiva otimização do consumo de energia. O número de aplicativos que são executados no multitarefa está limitado a 20, o que torna seu desempenho semelhante aos carros-chefes que trazem apenas 4 GB de RAM.
Pei também declarou que o gerenciamento de memória RAM pode ser modificado por usuários avançados mais dispostos. Isso inclui desenvolvedores de ROMs não oficiais para o OnePlus 3 (como, por exemplo, o CyanogenMod), que podem adaptar o uso dessa especificação de acordo com as suas necessidades. Mas o executivo alertou que o uso mais amplo do RAM no OnePlus pode ter consequências negativas para a vida útil da bateria do aparelho.
Com esse sistema de gerenciamento, o multitarefa do OnePlus 3 executa, no máximo, 20 apps ao mesmo tempo
Ao que parece, 6GB de RAM é um tanto quanto exagerado e seu uso completo para um maior multitarefa parece ser prejudicial à autonomia do dispositivo. De toda forma, se você é um feliz proprietário do OnePlus 3 e quer encarar o o smartphone em toda sua "glória multitask", te mostramos como fazer isso.
Como aumentar o uso da memória RAM no OnePlus 3
Para aumentar o uso da memória RAM no multitarefa, devemos modificar o arquivo build.prop do sistema. O que faremos será alterar o número máximo de aplicativos que podem ser executados em segundo plano. Por padrão, esse limite é de 20 apps, mas podemos ampliá-lo para 42 como propõe o site XDA, de forma a aproveitar mais a memória RAM.
Advertência: para modificar estes parâmetros é preciso realizar o root no OnePlus 3. Mudar os arquivos do sistema podem colocar em risco a integridade do aparelho. E, vale lembrar, as mudanças que serão propostas podem reduzir a autonomia da bateria, já que mais aplicações rodarão em segundo plano. Em outras palavras, é por sua conta e risco.
Para poder modificar o arquivo build.prop do sistema, além dos privilégios de root, temos duas opções: a partir do OnePlus 3 com um explorador de arquivos com privilégios de root ou por meio de uma algumas instruções com o ADB a partir de um computador.
A maneira mais simples de "desbloquear" os 6 GB de RAM, no entanto, é via root, e o uso do aplicativo BuildProp Editor, que torna o procedimento ainda mais simples. Você precisa apenas abrir o app e buscar na barra superior pelo arquivo ro.sys.fw. Logo abaixo, aparecerá o comando que vamos modificar: ro.sys.fw.bg_apps_limit. Este parâmetro está configurado para 20 [aplicativos] e nós vamos alterá-lo para 42. Salve e reinicie o dispositivo.
Para aqueles que usam outro editor de texto para modificar o arquivo build.prop, é necessário buscar a linha 377, que especifica o comando ro.sys.fw.bg_apps_limit=20 e modificá-la para ro.sys.fw.bg_apps_limit=42. Feito isso, salve. Caso esteja utilizando o ADB, volte a copiar o arquivo no OnePlus 3 e reinicie.
O que você acha do limite de uso da memória RAM do OnePlus 3? Você tentaria alterá-la para usar todos os 6 GB? Nós testaremos isso e, nos próximos dias, mostraremos os resultados.
No android falta muita otimização nessa questão. Eu tinha um iphone 5, acabou quebrando e comprei um android com a mesma quantia de ram e a diferença é gritante. O android não consegue manter 3 apps leves rodando no multitask sem que algum recarregue completamente ao transitar de um pra outro.
Para quê 6GB de RAM pelo menos 3GB já estava bom.
Tomei até um susto por ter minha dúvida respondida aqui no site 😃
Obrigado pela resposta, estava curioso pra saber.
Ótimo,a melhor especificação do aparelho e não pode ser utilizada em sua totalidade sem privilégios , então porque não trouxe com 4GB de uma vez, se o uso de 6GB fosse afetar negativamente a autonomia, porque não trazer uma bateria com mais capacidade ao invés desses medíocres 3kmah?
Primeiro: acho um exagero um smartphone com toda essa quantidade de memória Ram que só servem para duas coisas: 1: usar essas especificações para sugerir superioridade por ter mais memória e para encarecer o preço final do produto. Segundo: Porra, quem é que vai ficar com 20 ou mais aplicativos rodando em segundo plano? Fala sério!!! Outra parada: memória RAM não é usada apenas para processos em segundo plano. Se colocaram 6 gigas de RAM nessa bagaça, pra que limitar o uso?
Bom para quem queira deixar uns 50 apps ou mais rodando em segundo plano! Kkkkkkkkk...
Mas existe uma utilidade pra isso sim, com aplicativos que por si só gastem muita RAM. Um celular 6 GB não pode ser só pra multitarefa mesmo, isso não gasta tanto e eu também não quero infinitos processos consumindo energia.
Futuramente provavelmente isso será mais útil caso o Android tenha mais apps de nível de PC.
seria melhor 4GB de RAM e 2000mAh a mais de bateria lucraria mais tenho certeza
Com toda a certeza, essa seria uma configuração que traria muito mais benefícios para o usuário.
SO puro e 2GB RAM já basta!!
A Google fez isso com o Nexus 5, que sirva de lição para as outras marcas.
A palavra certa é "Otimização", e esqueceram dela.
com 2gb meu Android puro do moto X fecha a ligação do Skype se abro mtos aplicativos. Acho q 3gb seria o ideal
Isso seria suficiente há alguns anos. Hoje em dia, com apps cada vez mais pesados, 2GB de RAM já não são tão suficientes para rodar tantos em segundo plano. Tenho um Moto X 2014, estou super satisfeito com ele, e não sinto falta de mais RAM, até mesmo pq, só uso redes sociais e mensageiros. Hoje em dia, 3GB de RAM seria, realmente, o mínimo que um telefone teria que ter pra rodar bem o Android. Agora, claro, não dá pra exigir isso da linha low-end e mid-end.
Resumindo, devido bateria subdimensionada bloquearam o uso de RAM na sua totalidade e através de Root pode-se burlar este bloqueio , acarretando menor autonomia de bateria do gadget.
Se eles sabem dessas limitações e prejuízos para a vida útil da bateria, pra que diabos vão lançar um dispositivo desses? Na minha humilde opinião, 3GB é mais do que suficiente para o Android.
Isso se chama marketing, só isso boa parte das coisas que o Android tem é totalmente inútil, os processadores por exemplo tem mais núcleos para chamar atenção também, tela com resoluções acima da capacidade do olho humano etc tudo pra fazer pessoas comprarem
Ao meu modo de ver memória foi feita pra usar. Uma taxa que considero ideal é 75 a 80% de uso. Os aparelhos que já possuí sempre ficam nesse intervalo e pra mim é perfeito.
Quero ver se o note 7 vai ser assim.
o que eu espero dessas 6gb de ram e que aplicativos não fechem e sim continuem abertos. vários e vários...
eu diria que eles colocara. 6gb de ram pra encarecer... mas se for pegar todo o avanco do 1+ 3 para o 2, o aumento de preco é praticamente nada...
one+ dano uma de huehue br
Ram ta ai pra ser usada, se gastar bateria tem carregador turbo pra isso, além do mais eu prefiro precisar e ter do que precisar e não ter, no futuro isso será sentido. Além do maos, estão reclamando de que? Mesmo se tivesse somente 4 gb de ram, ele custa metade de um S7, e já vimos que tem potencial para ter ate mais desempenho bruto que o mesmo. Os outros 2 gb de ram são a reserva e de brinde.