Entenda um pouco da história do Pokémon!
Sim, você já deve ter escutado falar sobre o Pokémon Go, aqui no site já falamos sobre o novo fenômeno da realidade aumentada pelo menos duas vezes nos últimos dias. Mas deixando de lado o conhecimento óbvio sobre o tema, você realmente sabe o que é o Pokémon?
Sim, o Pokémon surgiu do sonho de coletar insetos
Pokémon é uma criação japonesa. O responsável por isso, Satoshi Tajiri, foi inspirado pelo sonho de infância de colecionar insetos. O jogo em série foi desenvolvido pela Game Freak e lançado pela Nintendo. A época dourada do Pokémon foi o final dos anos 90, início do anos 2000, e começou com o Pokémon Red&Blue, que foi anunciado em conjunto com o Game Boy nos Estados Unidos, em 1998. Com o sucesso, o jogo foi lançado em outros países ao redor do mundo, como o Brasil.
O que diabos é um Pokémon?
O primeiro jogo era essencialmente RPGs (Role-playing games), no qual os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativas, incluindo aí cidades, florestas e vales. O país, chamado de Kanto, era habitado por criaturas estranhas e adoráveis, os Pokémons, os quais os jogadores deveriam capturar usando as Pokébolas e adicioná-los ao catálogo de insetos, treiná-los e fazerem com que eles lutassem.
A moralidade de manter criaturas em presas dentro de pequenas bolas vermelhas e brancas e treiná-los para batalhas violentas e exaustivas é completamente ignorada no universo Pokémon.
O primeiro jogo Pokémon tinha 151 Pokémons espalhados por Kanto e usava a frase "gotta catch'em all" - traduzida para "temos que pegar" no Brasil - para motivar os jogadores a completar o seu Pokédex, uma espécie de enciclopédia com todos os Pokémons existentes. Capturar os Pokémons se tornou cada vez mais difícil nas sucessivas versões da franquia, que chegou a 720 Pokémons na sexta geração dos jogos.
Pokémon Go marca um passo colossal para a franquia
Embora a Nintendo temia que o conceito não teria apelo no mercado ocidental, foi um sucesso imenso, gerando um jogo de cartas colecionáveis e uma série de anime para a TV, que popularizou "Ash" e "Pikachu" como os rostos da franquia. O termo Pokémania surgiu para identificar todas as mercadorias relacionadas, filmes e brinquedos que apareceram, gerando milhões de dólares e lançando os Pokémons à estratosfera.
A demanda por novos jogos Pokémon praticamente não tem diminuído. Os últimos da série (Omega Ruby e Alpha Sapphire) foram lançados em 2014 e se tornaram o lançamento Pokémon mais bem sucedido do Reino Unido.
Pokémon Go
O conceito por trás do Pokémon Go começou como uma piada de 1º de abril, em 2014. A Niantic, que pertencia à Google à época, se uniu à Nintendo para criar um vídeo no YouTube que anunciava o Desafio Pokémon, uma procura baseada no Google Maps que premiaria os melhores caçadores com o título de Mestre Pokémon.
Essa brincadeira durou pouco, mas formou uma relação duradoura entre a Niantic e a Nintendo. A ideia de desenvolver um jogo Pokémon de realidade aumentada começou a tomar forma e, em 2015, a The Pokémon Company anunciou que a Niantic e a Nintendo estavam trabalhando juntas para produzir o Pokémon Go.
O jogo acompanha o movimento dos usuários através de seus avatares em um mapa do mundo real usando o GPS. Espalhadas pelo mundo estão as PokéStops, que podem ser utilizadas para se conseguir PokéBolas e outros itens, e ginásios, onde os jogadores podem treinar seus Pokémons.
Quando um Pokémon aparece no mapa, o jogador pode tocar nele na tela. Quando isso é feito, o Pokémon aparece em realidade aumentada, sobreposto à imagem vista pela câmera do smartphone, permitindo ao caçador arremessar PokéBolas nele até capturá-lo.
Pokémon Go foi lançado nos Estados Unidos, Austrália, Japão e Nova Zelândia há pouco tempo e fez muito sucesso muito rápido. Histórias e notícias na internet contam sua escalada meteórica, acima do Tinder e a caminho do Twitter. Contos de enganos inocentes, roubos e acidentes também surgiram, tudo aumentando cada vez mais a publicidade e interesse sobre o jogo.
Os servidores da Niantic ficaram sobrecarregados pela quantidade de pessoas jogando Pokémon Go, o que acabou atrasando o lançamento internacional do jogo. Usuários da América do Sul, Ásia e Europa ainda esperam para poder jogar pelos canais oficiais.
No momento, o jogo é um foco de atenção global e provavelmente um marco importante em games mobile, realidade aumentada e apps para smartphones. Se conseguirá manter e aumentar seu sucesso, apenas o tempo dirá, mas os Pokémons, desde seu início humilde de uma criança coletando insetos nos riachos e florestas do Japão rural, encontrou um caminho lucrativo, no qual o Pokémon Go representa um passo colossal para a franquia.
Frustrante ver que antes Pokémon era visto como forma infantil, que quem jogasse era "criança", agora o que sobra é marmanjo jogando Pokébola, a popularização do aplicativo pra gente que nunca se interessou pelo tema é deprimente.
Pokémon Go só funciona com internet ?
Moro em cidade pequena, talvez os riscos de ser assaltado aqui é menor, mas irei jogar kkkkkkk
Agora o título da matéria está menos ofensivo😘
Eu quero jogar mas e o medo de sair por aí vacilando com o celular na mão?!
so eu não veja graça
sim!!!
hushushua
Para mim basta o desenho ! 😂
E os "Mangás"!
E olhe lá.
Da terceira geração em diante, a empolgação com o anime é bem menor do que nas duas primeiras gerações, porque você começa a perceber que o anime não "anda", o Ash não cresce, a Equipe Rocket continua boba como sempre, vai ficando naquilo mesmo, só aparecem novos personagens e novos Pokémons, mas nada mais que isso.
Estou aqui pensando, tentando achar algo pra escrever nessa matéria, mas não to conseguindo! Vou só escrever isso mesmo!
Cuidado, Pokémon "Pandaschumon"!
Fica "dando bobeira" com essa touquinha aí.
"Eles vão te pegar!"
"PandaSchumon, eu escolho você!"
Hahahahahahaaha!
Caro colega, o sufixo "mon" é de Digimon.
Rsrsrsrs
eu não tô conseguindo jogar
eu adoro todos os games de pkm jogo desde o red e blue
Somos 2
Somos 3!
Somos 4!
"Ladrões farão a festa, br é perigoso, olha o bulbassalto, bla bla bla". Claro que não vivemos em um país seguro, porém nem por isto as pessoas deixam de responder o whatsapp, ver o facebook, tuitar ou conferir o instagram enquanto andam pela cidade. Quem quiser andar jogando pokemon go "apenas" terá que ter a mesma cautela que normalmente já teria ao manusear o smartphone