O que são atualizações mensais de segurança?
Além das atualizações anuais do Android (Lollipop, Marshmallow, Nougat, Android Oreo, Pie e assim por diante), a Google lança uma atualização de segurança a cada mês, que visa corrigir falhas em seu sistema. O objetivo é garantir uma proteção contínua para os usuários e reagir rapidamente aos problemas de segurança que possam surgir. Neste artigo, vou explicar o que são e para o que servem os chamados patches mensais de segurança.
Para tornar o Android um sistema seguro, a Google desenvolveu um programa de atualizações de segurança mensais para todos os dispositivos que estejam executando o Android como sistema operacional. Este programa é desenvolvido em três etapas:
- A primeira é o desenvolvimento. Tendo identificado a falha, os engenheiros da Google desenvolvem a atualização e preparam o mesmo para testes;
- O segundo estágio é o teste. O Google envia a atualização para seus colaboradores, as fabricantes de smartphones, para que possam testá-lo em seus produtos;
- Uma vez que o teste termina, a atualização é distribuída aos usuários pelos fabricantes através de uma atualização OTA (Over-The-Air). E, finalmente, um aviso público que indica quais foram os patches corrigidos é oferecido no site do Android para informar os usuários de que a atualização está disponível.
Quem implementa as atualizações de segurança mensais?
Claro, como você já viu, este programa de atualização de segurança mensal também conta com o empenho das fabricantes. Se estas não fizerem o esforço necessário para oferecer as atualizações aos usuários, seus smartphones continuarão vulneráveis. Poucas fabricantes distribuem essas atualizações em seus dispositivos todos os meses. Alguns usuários, inclusive, aguardam vários meses por elas.
Se você quer ter a certeza de que receberá atualizações mensais de segurança, você deve optar por ter um smartphone como os Nexus ou Pixel, pois a Google é a primeira, claro, a liberar a atualização para esses usuários.
Quais novos recursos vêm com atualizações de segurança mensais?
As atualizações mensais de segurança não oferecem nenhum recurso novo, eles simplesmente corrigem falhas no sistema. Algumas falhas críticas podem permitir que um aplicativo nocivo controle o seu smartphone. Felizmente, a Google explicou que nunca houve "nenhuma informação sobre uma exploração ou abuso ativo desses problemas recém-relatados".
A maioria das falhas estavam relacionadas ao código fornecido pela Qualcomm para seus componentes (processador ou modem), mas a Google corrigiu tais erros e fornece aos usuários segurança contínua.
Você acha que as fabricantes poderiam fazer mais esforços para distribuir as atualizações de segurança mensais?
Minha opinião!
Acho isso INÚTIL!!!
Acho que minhas atualizações devem chegar de madrugada porque eu nunca vejo.
Meu J2 Prime não tá recebendo mais essas atualizações. Morreu de vez.
Na Lenovo elas são trimestrais, um show de defasagem rsrsrs
me parece mais um pretexto pra parecer que estamos com aparelhos "atualizados"
Acabei de receber uma notificação de novo patch de segurança pro meu Galaxy J6, que bom rsrsrs
Estava chegando aqui até eu dar root.
Mas se sai patch novo via TWRP, eu atualizo. Sempre com recovery criptografado, depuração via USB e rede desativada e com permissão de root solicitando a digital.
O nome já diz tudo
"Se você quiser obter as últimas atualizações mensais de segurança, escolha um dispositivo Pixel ou Nexus / © AndroidPIT".... Ou um OnePlus....
Eu não acho que deveriam ser às fabricantes, mas sim a Google através da Play Store que deveria distribuir as atualizações de segurança, tal qual ela faz com o Google Play Service.
ué mas a Playstore é só pra apps cara... como iria instalar uma atualização de segurança se nem um app é?
Qual o problema em criar um app?
É perfeitamente possível, pois a google tem acesso a permissões que nem uma fabricante de aplicativos tem no android (exemplo alguns previlégios do google assistente e o play service). Seria muito fácil pra google implementar via playstore, mas eu acho que as fabricantes não iam gostar, já que poderia estender muito a vida do aparelho.
Vitor: Uééé, é só eles disponibilizarem um app que sirva como um gerenciador de download igual já existe em outros casos onde a fabricante do programa te obriga a baixar um pequeno app (gerenciador) que irá baixar de fato o programa principal.
Trabalho a mais para o Google e para as fabricantes, pois além de precisar efetuar a manutenção dos patches, seria preciso manusear a segurança do aplicativo interceptador dos patches, gerando uma possibilidade real de atraso na entrega dos mesmos.
E como sabemos que algumas fabricantes não são boas na entrega de patches, como LG (trimestrais) e Lenovo (de dois em dois meses), não iria ser nada agradável.
A idéia é boa mas ela iria tropeçar num detalhe. A Google libera correções de bugs mensais para o Android de forma geral mas existem bugs e falhas de interfaces proprietárias. Fabricantes como a Samsung liberam correções para a Samsung Experience junto do patch de segurança mensal (ao menos nos tops de linha) tanto que demoram um pouco mais pra começar a liberar as atualizações.
Muito bom começo.