Sua mãe não precisa de um novo celular, talvez ela precise disso!
Recente, uma pesquisa encomendada pela Google no Brasil revelou que 40% das pessoas tem dificuldades em definir qual presente comprar no Dia das Mães, 25% não sabe o que dizer para a mãe e 11% sofre para definir uma atividade para fazer com ela nesta data. Como editora de um site de tecnologia e filha de uma mãe, resolvi dar uma dica aos leitores do site e tentar ajudar algumas mamães pelo Brasil afora.
Não, a sua mãe não é uma analfabeta tecnológica, mas cuidou de você quando criança e teve certeza de que você se tornaria uma boa pessoa, certo? Então neste domingo, não tenha dúvida e ajude a sua mãe na tarefa de livra a memória interna do smartphone. Não apenas deletando os dados em cache, bloatwares, ou movendo apps para a memória interna, mas fazendo uma limpeza geral na pasta câncer do Android: a chamada WhatsApp.
40% das pessoas tem dificuldades em definir qual presente comprar no Dia das Mães
1° Passo
Explique para a sua mãe que, sempre que ela envia uma foto, um arquivo de vídeo ou um áudio pelo WhatsApp, o aplicativo salva uma cópia na memória interna do aparelho. E, mesmo que nas configurações do app ela tenha decidido por não baixar as imagens de forma automática - nem usando o plano de dados, nem o Wi-Fi - sempre que ela optar por ver uma imagem enviado por você, e clicar para fazer o download de forma manual, esta também ficará salva no armazenamento do dispositivo.
2° Passo
Ouça o que a sua mãe tem a dizer sobre isso e tire as demais dúvidas. Pergunte se ela deseja ter mais espaço no celular e se ela realmente quer salvar alguma foto em especial que tenha recebido de algum contato. Afinal de contas, o celular é dela e as fotos são dela. Se necessário, faça um backup da pasta do WhatsApp, ou no computador ou no Google Drive. Saiba como aqui.
3° Passo
Baixe o aplicativo WhatsApp Cleaner, que está todo em português e é super simples de usar. Depois de instalado, abra o aplicativo e mostre pra ela a quantidade de imagens, áudios, vídeos e mensagens de voz ela tem armazenado. Verifique o último campo e mostre o quanto de espaço será liberado para receber mais fotos, vídeos e áudio.
Sem dó, nem piedade, clique no ícone do "lixo" e limpe a pasta.
É claro que a emoção deste ato está diretamente associada ao tamanho do espaço liberado no smartphone dela! Desta forma, se ficar abaixo de 1GB, indico convidá-la para um almoço, um café ou um picolé, os quais você irá pagar em troca de todos os anos que ela fez isso por você.
Não precisa ser o melhor restaurante da cidade, o importante é que vocês passem um tempo juntos. Aproveite para tirar uma foto com ela e compartilhar pelo WhatsApp, pois essa poderá ser a primeira da nova (e limpa) pasta do aplicativo.
E aí, você faz parte dos 40% das pessoas que tem dificuldade para definir qual presente comprar no Dia das Mães, ou já tem tudo planejado?
Boa! Primeiro não incentivou o consumismo desenfreado e et, segundo a dica e boa mesmo... Mas podia ir mais afundo.
Camila, vc abriu uma tremenda porta.
Eu escolhi o cel da minha mãe a quase 3 anos - MOTO X² - pra que ela nao se preocupasse com desempenho ou em trocar o aparelho tão cedo.
E vira e mexe ela me pede pra ver 'isso aqui pedindo pra atualizar', ou 'essa mensagem aqui', ou aquele app de colagem que fulano usa... fora as limpezas de cache e dados residuais de meses em meses que ela nem vê... Ou quando ela autorizou algum app malicioso no Facebook... Ou se aquele link pra deixar o Whatsapp azul funciona... Hahahaha
No geral, pra maes, tias e avós que nao querem saber qm e o próximo fabricante da linha Pixel, mas só querem conversar, ler e etc, esse tipo de matéria e realmente legal.
Acho que a Camila usou o melhor termo para a pasta do Whastapp: "pasta câncer do Android". Na verdade o aplicativo em si é um câncer, pois vai crescendo cada vez mais até acabar com seu aparelho. Não consigo entender porque eles não resolvem isso. Se eu deleto um filme ou uma foto, é porque eu não a quero mais. por que esse aplicativo insiste em guardar esses lixos?
Não é somente as mães, todos que ainda usam Whatsapp serão reféns de novos aparelhos. Alguns conhecidos trocaram de celular ou compraram cartões de memória e ainda assim não adiantou nada.
No Telegram somos livres para usar o mensageiro onde quisermos. Temos opção de apagar a memória cache automaticamente depois de uma semana. Tudo fica salvo nas nuvens. Nada de grupos chatos, pois os bots moderadores advertem quem manda bobagens a todo momento. Resultado: celular sempre limpo e novo.
O Telegram é ótimo, porém, 90% da população acha que Telegram é aquela carta que a gente enviava pelo correio com o mínimo de palavras porque pagava por letra usada.
Mainha é de boa, mas conheço mães que nao querem aprender, querem que os filhos façam para elas kkk
Não é não querer aprender, é dificuldade mesmo. Muitas pessoas nunca tiveram contato com tecnologia e isso torna o aprendizado muito difícil. O melhor exemplo é a dificuldade que essas pessoas tem com caixa eletrônico. Viveram em outros tempos.
Concordo totalmente Sidney!
Já ensinei a minha a fazer manualmente
Minha mãe tem um Motorola V3 e só usa pra fazer e receber ligações!
Já tentei trazer ela pra modernidade, mas ela não aceita! ^^
Quer continuar com o V3 dela!
Deixa ela Deivis, minha mãe e meu pai são assim também, totalmente resistentes as mudanças! Usam um Nokia antigo, acho que virou até peça de museu.
Qual Nokia eles usam brother Neri?
E qual era seu Sony Ericsson Sister Niedja?
Se meu sony ericsson ainda funcionasse, não largaria também
Matéria legal, Camilinha!!! Realmente tanto mães como boa parte dos usuários de smartphones de qualquer faixa etária não se preocupam em fazer uma faxina virtual nos aparelhos e a lentidão chega e consequentemente a vontade de comprar um novo device...rsrsrsrs...minha mãe tem um Galaxy Gran Prime e como todos sabem, esse celular só tem 8GB de armazenamento e por incrível que pareça, ela não usa cartão SD. Graças a essa matéria tive a ideia de dar de presente pra minha mãe um Cartão SD 32GB...rsrsrsrrs...Obrigado Camila por gerar essa ideia aqui na minha cabeça. Bjs!!!
Aí Léo, tirou o escorpião do bolso!
Kkkkkkkkk...
Ai sim em brother Léo Ramones!
aqui é o dia inteiro em rede social kkkkkkk
Isso mesmo, Victor.
AndroidPIT e sua função de rede social. kkkkkk
Excelente dicas e informações, de fato é desse mecanismo que muitos precisam, não só as mamães!
Salvei minha mãe dessas gambiarras, ela usa o Telegram, e o Whats já está pegando poeira, pois os amigos (grupos) fizeram a mesma coisa e estão adorando a novidade, nunca mais teve travamentos por estar com a memória do celular abarrotado!
Whats, só em último caso... rsrsrs