O mito do usuário de smartphone avançado
Você já deve ter reparado que muitos reviews separam os tipos de usuários em, basicamente, três categorias: usuário menos exigente, mais exigente e avançado. Os perfis parecem ser bem definidos aqui, principalmente quando falamos em faixas de preços e poder aquisitivo. No caso do tal usuário avançado, em especial, vale a reflexão: de quem estamos falando?
O que é um usuário avançado para você? Para alguns, este cidadão é o que troca de smartphone todo ano, sempre com o melhor modelo. Para outros, contudo, o usuário avançado é quem entende de tecnologia móvel e sabe ajudar outras pessoas. Ah, e claro, tem aquele tipo de usuário avançado que é exigente, que se importa com cada número da ficha técnica do produto e, para ele, quanto mais, melhor.
Nota-se que essa figura pode ter várias interpretações dependendo do seu ponto de vista. Se seguirmos a cartilha do usuário avançado de Android à risca, iremos nos deparar com outro tipo de usuário avançado, digamos, mais raíz. Fazer root, trocar ROM, acessar arquivos internos e customizar permissões e funções do sistema eram as verdadeiras atribuições de um real usuário avançado. Para isso acontecer, contudo, essas pessoas não precisavam de um smartphone potente, pois bastava ter um produto com largo suporte aos desenvolvedores de custom ROMs mais populares.
O Android foi incorporando recursos avançados num ritmo mais lento, enquanto as interfaces proprietárias avançaram em passos largos. Quem acompanhou a transição da era Moto Blur e TouchWiz para a Zen UI e a LG Experience, por exemplo, sabe como os recursos de ROMs customizadas foram incorporados às interfaces proprietárias e ao próprio sistema nativo. Logo, os procedimentos avançados se tornaram desnecessários, complicados e até sem sentido. Hoje tem sistema puro, médio e altamente customizado de fábrica.
Hoje em dia tem sistema puro, customizado e altamente customizado de fábrica.
O advento da importação também contribuiu com a mudança do significado do usuário avançado. Hoje em dia, um usuário que optou por importar um produto da China já pode ser considerado um cidadão avançado, não é qualquer pessoa que topa assumir os riscos e custos envolvidos nesse processo. Afinal, estamos falando de uma pessoa que busca pesquisar e consumir produtos que sequer estão disponíveis no país.
Pessoalmente, tenho uma outra visão para definir o que é um usuário avançado hoje em dia. Avançado, para mim, é aquele que sabe como gastar, como consumir e entende que a tecnologia que carregamos nas mãos pode mudar nosso futuro e a sociedade que estamos inseridos. De nada adianta ter um smartphone parrudo e não saber o nome da tecnologia que está por trás de um simples filtro de máscara do Instagram Stories. Importar é realmente uma atividade legal, mas você realmente sabe porque um celular chinês tem um custo de fabricação tão baixo?
Definitivamente, o conceito de usuário avançado está mudando, e nós que cobrimos tecnologia móvel, estamos nos adaptando para entender melhor quem são e o que querem esses usuários.
Pra você, o que é um usuário avançado?
Avançado para mim é quem quer que o aparelho seja único, portanto, que saiba torná-lo único, contornando problemas e limites de software, customizando, destravando e sabendo usar todos os recursos que o telefone possa oferecer.
Pra começar, quem não sabe trocar de navegador, launcher ou teclado padrão, não pode ser chamado nem de projeto de usuário avançado.
usuário avançado é o cara q entende o smartphone desde a raiz até a superfície.
Sou suspeito pra falar sobre o assunto, porque já fiz tudo que o pessoal falou aqui. Pra chegar no "nível Deus" 🤣 Só falta agora eu criar minhas próprias roms customizadas e compilar kerneis modificados também...😉🤘
usuário avançado é aquele que USA o máximo possível do hardware que tem em mãos.
eu era usuário avançado da minha calculadora HP 48G. programava todas as matérias de engenharia, todas as formulas de física e tudo mais, salvava todos os resultados e gráficos das provas e utilizava o máximo possível do que precisava.
sou usuário avançado do meu PC gamer, que comprei as peças, montei, configurei até as ventoinhas para girar de acordo com temperatura das peças e batimentos cardíacos do jogador (kkk), registro de indicadores como temperatura, uso dos componentes, tempo de resposta, FPS, etc. tunado ao máximo.
Fui usuários avançado no meu Galaxy SII, que funciona até hoje, onde testei todos os SO's que encontrei até encontrar o melhor e está no seu máximo possível.
atualmente eu só uso whatsapp e jogo WWE supercards. sou um usuário básico.
quanto você paga não importa. o que importa é quanto você usa.
Usuário avançado, ao meu ver, eram aqueles que pegavam um Galaxy 5 e faziam ele se tornar utilizável em uma época que smartphones não tinham 8 núcleos mais potentes que muitos computadores, isso porque nem cito questão de compilação de kernel, mas pegar um processador de 600/800 e poucos Mhz e colocar ele pra rodar com 1.2Ghz, ou diminuir o clock dinamicamente pra conseguir bateria. Isso tudo em um tempo que trocar de ROM era quesito obrigatório, pois as interfaces proprietárias não contribuiam em nada para um bom desempenho. Hoje em dia isso é fator opcional, interfaces proprietárias estão evoluindo ao ponto de serem tão versáteis e velozes como uma LineageOS ou similar. Acredito que dizer sobre o mito de usuário avançado é algo muito relativo, o que houve com o tempo foi a deturpação desse termo, pois muitos confundem essa alcunha com o fato de terem um celular que custa mais que o valor de uma moto no Brasil, e julgarem que seja necessário tudo isso pra acessar face, whats e insta.
Os Comentários Favoritos voltaram \0/
usuário avançado é aquele que compra um poco f1, uma capa e película de qualidade, mete uma lineageos e passa anos com o mesmo aparelho
Essa terminologia está equivocada. O que as fabricantes levam em conta quando desenvolvem seus produtos não é o nível de conhecimento técnico de seus clientes, mas o grau de exigência no uso de seus produtos. No caso, o "usuário avançado" utilizador de flagship é alguém que busca um equipamento que entregue alto desempenho, seja para jogos ou outras atividades (fotografia, multitarefa, etc). Não necessariamente este usuário entende de forma "avançada" do produto smartphone e seu sistema, mas sim é alguém que busca um determinado desempenho de seu aparelho.
Sabemos que, a risca, não é bem assim. Tem os que compram um flagship pelo simples status econômico, tem outros que são aficionados por novidades, entusiastas, e por isto buscam ter sempre o "estado da arte" em suas mãos, mesmo que, para seu uso, esse "investimento" não se justifique.
Eu sou um usuário 👤 simples. No máximo eu desinstalo aqueles apps de fabrica chatos usando adb, bloqueio aqueles acessos que os apps usam pra monitorar minhas atividades, faço root e troco roms, conheço os defalhes técnicos e desenvolvo uns aplicativos de vez em quando.
Com essa descrição, fica difícil categorizá-lo como "usuário simples".
O verdadeiro "usuário simples" não chega nem perto de fazer o que você faz.
Meu Galaxy s8 não recebi ligação, só consigo fazer ligação. Todas as vezes que alguém liga para me já vai direto para caixa de msg. Alguém poderia me ajudar a resolver esse problema.
Já coloquei o chip em outro aparelho funcionou normal troquei de slop 1 e 2 já reiniciei.
Vamos aguardar algum usuário "avançado" analisar seu problema.
To brincando.
Oi, gente. Qual smartphone, de até R$1.200,00 vocês recomendam? É para minha mãe... Os únicos pré-requisitos são: ter slot para cartão de memória e não travar... Ela só usa WhatsApp, Facebook, Instagram e YouTube.
Oi Ju. Sem dúvida alguma, o Xiaomi MiA2. Atualmente ele e o melhor nessa faixa de preço. Existem alguns poréns:
1 o modo mais rápido de adquirir e no Mercado Livre ou em alguma loja especializada (tem varias no Marketplace do Facebook, prefira as que tiverem endereço físico para retirada).
2 a falta de garantia do fabricante. Apenas em caso do aparelho apresentar defeitos logo que ligar, o vendedor e obrigado a trocar, mas a garantia do fabricante infelizmente não existe no Brasil.
De qualquer forma, é o melhor desempenho por esse preço no Brasil atualmente.
Ah, Roberto... Infelizmente a falta de garantia é um problema. Obrigada pela ajuda, de qualquer forma.
Como o Roberto disse o Mi A2 é o que melhor se encaixa no seu caso, recomendo a compra pela amazon.com.br, visto que o frete é rápido, pode parcelar em ate 10x sem juros e tem garantia de 3 meses direto com eles.
Nessa faixa de preço, na gama nacional de aparelhos com garantia e tudo mais, eu pesquisaria a linha Moto G7, até Moto G6, são ótimos aparelhos. Meu filho tem um G5s a dois anos e nunca deu problema.
Obrigada a todos pelas respostas. Vou dar uma olhada nos moto G.
Um usuário avançado é definido por 2 aspectos. Primeiro, ele sabe usar todos os recursos que o smartphone que ele tem oferece. Note que pra isso ele vai precisar entender, pelo menos um pouco, da parte técnica do aparelho.
O segundo aspecto é que ele sabe exatamente qual aparelho tem as características de que ele necessita (não necessariamente o mais caro).
Agora, se esse cara tem dinheiro pra comprar o aparelho mais top, se ele vai importar, se prefere Apple ou Android, Samsung ou Huawei, é problema de dele e de mais ninguém! ;D
Sabendo comprar um gadget pro seu perfil já é um usuário avançado.