Números de telefone vazados por falha no Facebook são vendidos no Telegram
Um vazamento no Facebook ocorrido em 2019 ainda pode estar rendendo dores de cabeça para muitos usuários. Após o vazamento de milhões de números de telefone cadastrados na rede social, cibercriminosos estão vendendo as informações capturadas em um bot do Telegram.
Quando aberto no Telegram, o bot solicida o ID do perfil do usuário do Facebook - ou indica o ID a partir do número enviado na janela de conversas. No entanto, antes do pagamento, somente parte do número buscado é exibido. A informação total só pode ser acessada após a compra de "créditos", que são vendidos por US$ 20 cada um.
De acordo com Alon Gal, pesquisador da área de segurança e co-fundador de uma empresa na área, o bot vem sendo anunciado em fóruns da inernet e, na propaganda, algo como "acesso ao celular de 553 milhões de pessoas" é divulgado. São números de várias partes do mundo, incluindo o Brasil.
"É preocupante ver uma database daquele tamanho ser vendida em comunidades de cibercriminosos. A prática causa danos severos à nossa privacidade, e com certeza será usada para atividades fraudulentas" - Alon Gal, pesquisador de cybersegurança, co-fundador e CTO da Hudson Rock.
Falha foi corrigida, mas problemas trazidos persistem
O Facebook já afirmou que a brecha de segurança que permitia a exposição do número de telefone dos usuários já foi corrigida - pouco após o vazamento dos dados. Assim, acredita-se que o bot usa as mesmas informações de 2019.
O Telegram, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre o caso, mas tudo indica que, tão logo percebida, a ferramenta será excluída, uma vez que se trata de uma prática ilegal.
Fonte: Vice