No Android com Camila - O Android puro é uma compilação de recursos de terceiros!
A nova versão do Android trouxe recursos bem pontuais ao sistema operacional da Google e deixou ainda mais claro que o que move o Android neste momento são as Custom ROMs e as fabricantes. Apesar do Android ser parte de um projeto de código aberto, e novidades serem bem-vindas quando funcionam em versões de software de terceiros, os desenvolvedores da Google é que deveriam evoluir o SO apresentando recursos novos. Mas em vez disso, eles copiam!
Visualmente o SO não mudou, foram apenas pequenas melhorias no Material Design e qualquer lançador como o Nova ou o Apex, por exemplo, podem transformar o UI stock do Marshmallow. Aliás, até o sistema de backup e restauração de dados destes dois apps fazem um trabalho melhor que recurso padrão do Android. Que também está deixando a desejar no Marshmallow... mais uma vez.
- A melhor função do Android 6.0 Marshmallow pode não chegar até você!
O próprio recurso Now on Tap, uma das grandes novidades em termos de serviços da Google, ainda está limitado para o uso apenas em inglês e oferece instabilidade. Antes mesmo deste serviço ter sido lançado, o Bing já possuía uma versão desta função de buscas disponível para download na Play Store.
A impressão que dá é a de que a Google faz uma varredura em comunidades como a do Fórum do XDA e a da CyanogenMod, pesca o que melhor convém e coloca um nome bonitinho da função. O mesmo acontece com as fabricantes, que dão o primeiro passo para tornar um recurso popular, quando o mesmo já está disseminado entre os usuários do Android, a Google torna tal função padrão do sistema, como o suporte para o leitor de digitais e microSD ou o modo mais eficiente de economia de energia.
- Testamos o Modo Doze do Android 6.0 Marshmallow: sua bateria vai durar de 2 a 3 vezes mais
- Android N: 5 funções das fabricantes que o Google deve integrar ao SO
Lembro que quando vi o Hugo Barra, VP da Xiaomi, apresentando a MIUI 6 no Redmi 2, a impressão que tive era a de que aquelas eram as funções que os desenvolvedores do Android deveriam trazer para o SO, soluções simples para comandos complexos. Foi como se eu tivesse voltado no tempo, mas aquilo não era o Google IO, mas um evento de lançamento da Xiaomi no Brasil.
Assim, apesar de trazer mudanças há muito esperadas, como o suporte para o microSD, atualizações de segurança mensais ou um modo inteligente de salvar energia sem limitar o uso do aparelho, tudo o que temos hoje no Android stock é uma compilação de recursos de fabricantes e sistemas operacionais de terceiros.
Esta é uma nova série de artigos semanais, nos quais irei publicar única e exclusivamente a minha opinião sobre determinados assuntos do universo Android.
Essa incorporação de funções é algo natural.
Hoje em dia é mais fácil aprimorar do que criar.
Muito bom o artigo.
Disse tudo!!
Ainda bem que temos esse poder de aprimorar, uma melhoria bem feita pode se considerar uma inovação
Qual a melhor Rom para se instalar no Galaxy SM - G3502T ?
mas é limpo e fluido... podemos fazer oq quisermos com ele... kkkk
um recurso que eu adoraria ver seria a possibilidade de responder mensagem diretamente da central de notificações (sem abrir o APP correspondente)
Na verdade eu acho super válido a Google aproveitar os recursos da customs roms e das outras fabricantes, a minha crítica é justamente a demora em fazer isso e algumas regressões como tirar a opção de reiniciar do menu de energia. Por quê não adicionar respostas diretas pela notificação head up? Por que não adicionar recursos como o double tap na barra de notificações pra desligar a tela? Por que não adicionar o quick pull down das notificações (sim, tem com dois dedos mas não é prático pra quem está usando com uma mão)?
Bem que o android já deveria ter nativamente uma central de automatização, assim não precisaríamos instalar macrodroid, Llama, etc.
Seria um grande diferencial se essas funções fossem nativas do android.
Acho que o google vai esperar primeiro a sansung, a LG, as roms alternativas trazerem esses recursos como nativo para depois lançar no android puro.
Respeito é bom e a Camila gosta, e por sinal linda rsrsrsrs . beijos e parabéns pela matéria viu ? Quem aqui concorda curti ai.
iOS e Android tem bastante da Microsoft e isso ninguém pode negar
Realmente isso acontece não é de hoje.. Mas eu me lembro de um review do Android 6 feito pela Camila que ela vangloriava o Now On Tap.. -_- Então ele era bom até se descobrir que já existia algo similar?
Eu realmente gosto muito do Now On Tap, como falo no artigo acima: "O próprio recurso Now on Tap, uma das grandes novidades em termos de serviços da Google...". A questão é que ele ainda não está funcional para todos os usuários (especialmente em relação à região). O Bing pelo menos já está n a Play Store e oferece o recurso que promete. Acredite em mim, eu quero muito o Now On Tap funcionando liso no meu Android.
até onde sei são as fabricantes que podem para o Google incluir certos recursos no código fonte.
tem muita coisa a ser melhorada do 4.1 jelly bean até o 5.1.1 lollipop
Mesmo sem adição de muitos recursos o Android é um baita sistema.
Concordo em gênero, número e grau! Infelizmente a cada versão do Android fica mais evidente a "preguiça" dos desenvolvedores do Google.
Recursos presentes no Android desde o KitKat que foram refinados por empresas como a Xiaomi, Cyanogen ou pelos vários desenvolvedores independentes do XDA chegam como "inovação" no Lollipop e Marshmallow.
Uma pena que as opções no mercado estão longe de se tornarem viáveis a médio prazo (Canonical, cadê meu Ubuntu Touch?!?!)...
O diferencial do Android Stock é ele ser limpo, sem esse monte de recursos que muita das vezes só serve para comprometer o desempenho do sistema.
Eu não acho que a Google deve incorporar ao sistema toda e qualquer função que as fabricantes desenvolvem e sim as que realmente tem utilidade.
É? E precisou chegar na versão 6.0 pra ter o System UI, algo que usuários comuns talvez nunca encontrem e que está de fácil acesso a qualquer Galaxy desde a 4.1? A gaveta do Google now só agora oferece os apps mais usados, algo que já tem em qualquer Xperia desde a 4.1 ou anterior. Agora a Google implementa um modo de multi janela super difícil de se encontrar que se vê na maioria dos Lg's por aí. São coisas simples que passam despercebidas nos olhos de muita gente.
A pergunta é, tem utilidade pra você?
Pra mim nada disso tem utilidade, principalmente os mais usado, uma vez que eu os que eu mais uso estão na tela principal. Talvez por isso eu tenha feito o comentário acima.
Não tem utilidade pra você mas são atrativos que podem chamar mais pessoas pro android puro (ou quase puro). Eu disse que são pequenas coisas que o google deixa de fora, talvez o multi janela seja algo mais incorporado e talvez não venha interessar a muitos mas, ao meu ver, não poder modificar uma simples barra de toogles, é muito atraso.
Entendo seu ponto de vista, mas se formos comparar o Android com o iOS, por exemplo, nós estamos anos luz há frente.