Review preliminar do Nexus 9: podia ser melhor
O Nexus 9, o novo tablet do Google fabricado pela HTC, já deu o que falar por ter sido o primeiro dispositivo a chegar ao mercado com o Android 5.0 Lollipop. Além disso, o Nexus 9 também cobre a lacuna entre o tamanho do Nexus 7 (2013) e o do Nexus 10, introduzindo pela primeira vez uma razão de aspecto de 4:3. Aqui estão as nossas primeiras impressões do novo tablet (nosso review completo também será publicado em breve).
Google Nexus 9 – Desenho & Qualidade de Construção
O Nexus 9, apesar de ser o primeiro dispositivo Nexus fabricado pela HTC em muito tempo, tem a identidade visual do Nexus bem definida. No quesito design, ele traz elementos tanto do Nexus 5 - fabricado pela LG - quanto do Nexus 7 (2013) fabricado pela Asus. Ao mesmo tempo, ele é inteiramente novo, em especial devido à sua razão de aspecto única. Temos de admitir que o Nexus 9 tem um visual bem discreto, mas o mesmo foi dito do Nexus 5 quando ele foi lançado (e agora ele é considerado o mais bonito dispositivo Nexus).
A parte traseira do Nexus 9 tem o mesmo plástico emborrachado do Nexus 5, e uma pequena lente da câmera posicionada ao lado de um flash de LED único na parte superior. O Nexus 9 branco, contudo, parece feito de um material ligeiramente diferente, com um plástico mais duro. O dispositivo retém bem menos impressões digitais na parte traseira do que os seus antecessores.
Os cantos do aparelho são bem parecidos com os do Nexus 5, o que facilita a pegada. No Nexus 9, contudo, as bordas são metálicas. O botão de energia e os de volume ficam na lateral superior direita do tablet (na versão branca, eles são mais salientes). A entrada para fones de ouvido ficam na parte superior (próxima da lente da câmera), e a entrada para USB 2.0 está posicionada na parte inferior central. A borda metálica do Nexus 9 é levemente elevada na parte de contato com o display. Eu prefiro o material do tablet preto, mas a versão branca retém menos as impressões digitais.
Na parte frontal, a moldura em paisagem é bem mais larga do que nas partes superior e inferior, fornecendo o espaço necessário para as mãos durante o uso. Alto-falantes estéreo foram colocado nas duas extremidades da moldura (prontos para reunir poeira logo que o aparelho sai da caixa). Como no caso do Nexus 5, não há muitos inovações de estilo no Nexus 9, mas tenho a impressão de que a sua simplicidade também conquistará o público.
Google Nexus 9 – Tela
O Nexus 9 apresenta a mesma razão de aspecto e resolução de tela do iPad Air 2 e do iPad Mini 3 (QXGA, 2,048 x 1,536 pixels), mas conta com um display IPS LCD de 8,9 polegadas que está exatamente entre as dimensões e a densidade de pixels dos dois iPads. O Nexus 9 tem uma densidade de pixels levemente menor do que a dos Nexus 7 (2013) e Nexus 10, com 281 pixels por polegada.
A tela do Nexus 9 é aceitável, mas ainda está longe dos displays usados na maioria dos dispositivos Android topo de linha. Jogar um game como o Real Racing 3 mostra claramente os pontos fortes e fracos do Nexus 9: o jogo não apresenta atrasos ou engasgos, mas aparece extremamente pixelado. Uma boa adição foi a batidinha dupla para ativar a tela do aparelho. De resto, o brilho e a visibilidade em ângulos inclinados são ótimos.
Google Nexus 9 – Características Especiais
Talvez uma das mais impressionantes funções do Nexus 9 seja seus alto-falantes estéreo com a tecnologia BoomSound da HTC. A realidade, contudo, não é tão boa quanto a teoria. Os speakers não são tão altos e a qualidade não é tão boa quanto os do HTC One (M8), mas o baixo é realmente excepcional. Apesar disso, os alto-falantes do Nexus 9 ainda estão entre os melhores já integrados a um tablet.
Google Nexus 9 – Software
O Android 5.0 Lollipop no Nexus 9 é uma beleza. A melhor parte do software deste tablet é que ele já vem com os aplicativos do Google atualizados para o Material Design. Claro, assim que você instalar um app de terceiros, ainda não atualizado, o efeito de unidade pode ser prejudicado (ao menos por algum tempo).
Tenho de admitir que achei um pouco estranhas algumas otimizações do Android 5.0 no tablet. No menu de configurações, por exemplo, as opções são dispostas em duas colunas com margens em cada lado no formato paisagem. Quando giramos o tablet para retrato, a disposição continua a mesma: duas colunas com margens laterais. As notificações da tela de bloqueio aparecem numa coluna um tanto estreita. Tirando isso, o Android 5.0 Lollipop no Nexus 9 é um prazer aos olhos e as animações do Material Design foram realmente uma adição fantástica.
Google Nexus 9 – Performance
As especificações técnicas do Nexus 9 giram em torno da alardeada presença do Tegra K1 de 64 bits: uma CPU Denver dual-core a 2,3 GHz com uma GPU Kepler 192-core. Apesar de os chips de 64 bits suportarem 4 GB de RAM, o Nexus 9 vem com apenas 2 GB. Fiquei um tanto surpreso com o fato de o Google não ter optado por ao menos 3 GB.
O Android 5.0 puro é uma verdadeira obra-prima: fluido, rico em cores e intuitivo. Dito isso, o Nexus 9 teve alguns atrasos na inicialização de apps ou durante a mudança de tarefas. Ao tentar acessar o Real Racing 3, o dispositivo simplesmente travou. Isso não é aceitável para um dispositivo que pretende ser a vitrine do Android.
Existem duas versões do Nexus 9: uma de 16 GB e outra de 32 GB. Levando em conta o tamanho das listas de músicas e vídeos, sem mencionar os jogos que temos hoje em dia, considero essa memória interna bem modesta (o dispositivo não tem entrada para micro SD). O Google ceve mesmo querer que todos nós migremos para a nuvem uma hora ou outra.
Google Nexus 9 – Câmera
O Nexus 9 inclui uma câmera traseira de 8 megapixels, em teoria a mesma do dispositivo de gama média Desire 610 da HTC. Dessa forma, todas as esperanças de um dispositivo Nexus com um sensor excepcional devem se voltar mesmo para o Nexus 6. Como fotografia com tablet é uma coisa estranha de todo modo, talvez seja melhor assim.
Dito isso, a câmera do Nexus 9 produz imagens boas em condições ideais. Não espera uma qualidade de topo de linha (o autofoco, por exemplo, é extremamente lento). Além disso, você estará limitado ao formato 4:3. Se quiser 16:9, você terá de editar as suas imagens ou fazer fotos com uma resolução extremamente baixa (2,1 megapixels na câmera principal e 0,9 MP na frontal). Quanto ao vídeo, você pode gravar em 1080p com a câmera traseira e em 720p com a frontal. Confira abaixo algumas fotos de teste:
Google Nexus 9 – Bateria
Ainda é muito cedo para emitir juízos definitivos a respeito da capacidade da bateria do Nexus 9, mas esperamos que os 6.700 mAh e as otimizações de consumo do Android 5.0 (sem falar da eficiência energética do Tegra K1) tornem o dispositivo um dos campeões no quesito. Nosso review completo um teste detalhado da bateria.
Preço e disponibilidade
O Nexus 9 já pode ser comprado na Europa e nos Estados Unidos diretamente na Play Store. Sua versão de 16 GB e Wi-Fi custa 399 dólares, a de 32 GB e Wi-Fi sai por 479 dólares, e a de 32 GB com LTE custa 559 dólares. Ainda não foi informado se o tablet chegará ao Brasil. Por ser fabricado pela HTC, que encerrou as atividades no país há alguns anos, as chances são pequenas.
Google Nexus 9 – Especificações Técnicas
Veredito preliminar
Á primeira vista, o Nexus 9 promete muito, mas não parece cumprir muito (ao menos no nosso hands-on). Iremos passar mais tempo com o novo tablet do Google e atualizar este review com nosso veredito definitivo. O dispositivo marca pontos no design, nas impressionantes especificações técnicas e na performance, mas a câmera deixa a desejar, e os alto-falantes não são tão bons quanto se esperava. A grande vantagem do Nexus 9, contudo, é mesmo o seu Android 5.0 Lollipop nativo.
O que você achou do Nexus 9?
Que inveja dos valores lá fora.. Um tablet desses aqui custaria no mínimo um rim e sua alma.
great
O problema dos tablets android são as apps. Para tablet têm uma 500 apps no maximo optimizadas. No ipad 350 mil. Infelizmente. Um tablet é para se trabalhar ou divertir com excelentes apps. Para trabalhar a sério é portátil ou desktop.
Vamos ser claros, câmera jamais influenciaria minha escolha de um tablet e o armazenamento parece suficiente pra mim, já que não coloco muitos apps e música no tablet e sim livros. Só peca na tela e vamos ver a bateria, de resto um bom tablet.
É, existe mesmo uma certa decepção com a qualidade de tela do Nexus 9. Até esperei por um tempo mas pelo visto vale mais a pena pegar um tab pro de 8.4(usando cm) . Tinha que ser pelo menos uma evolução considerável em relação ao Nexus 7 2013.
Interessante o Nexus 9 mesmo com esses pontos fracos, mas pelo preço parece cumprir bem o papel apesar de ainda não ser de fato um gama alta de peso :P, pensaria em comprar um desses se chegasse ou chegar ao Brasil, mas o meu foco mesmo é o Nexus 6, ah sim, vocês viram que o Lollipop trouxe uma API nova pra gravar a tela sem precisar de root ou ADB pelo pc? já existem 2 apps que gravam a tela do Lollipop usando elas e uma dúvida minha, foi o nexus 6 ou 9 que falhava o ambient display (quando pega o dispositivo ele não funcionava igual o moto x)? enfim, no mais, parabéns AndroidPit \o/ mais uma boa matéria!
talvez tenha travado nesse jogo, justamente por ele ainda nao ser compativel com esssa versao do android, sabemos que alguns jogos nao funcionavam direito no modo ART, noa seria culpa de certa forma do jogo??
A propria Google elege os macbook para trabalhar em vez de PCs. Basta ver as apresentações que eles fazem ao público exibindo sem qualquer problema macs.
A especialidade da apple é software. Pode ter processadores inferiores à concorrência, mas não é preciso mais para o ipad ser mt rápido
Viaja não, desde os primórdios a apple foi uma empresa de hardware e software, esse sempre foi um dos diferenciais em relação as outras empresas do ramo.
Apesar de ela não fabricar componentes (como processador), ela projeta e manda fazer.
Ipad air 2 é imbatível. 2 gb de ram, 3 core, basta....
Android para tablets tem mt que andar
Os últimos benchmark o ipad air 2 arrasa o nexus 9,infelizmente .....
conectividade: bluetooth e bluetooth depois denovo??