Como ter a navegação por gestos do Android P no seu smartphone (sem root)

android p dp2 gesture button 1
© 9to5google

O Android P inaugurará uma nova forma de interação com o sistema, que é a navegação por gestos. A famosa sequência de três botões virtuais dará lugar ao apelidado botão "pílula", mantendo apenas o botão de voltar em algumas ocasiões. Se você está interessado mas não quer esperar até que o oitavo sabor do Android chegue ao seu dispositivo para conhecer a novidade, então você está no tutorial certo.

Quem publicou o tutorial em nosso fórum foi o queridíssimo Léo Walk, leitor do site de longa data. Todo o procedimento foi testado por ele em um aparelho sem acesso root, mas o processo também funciona em um dispositivo rooteado. É válido lembrar que nem ele e nem o AndroidPIT se responsabilizam por eventuais problemas que possam acontecer no seu dispositivo por alguma incompatibilidade ou execução errônea. 

O processo funciona em aparelhos não rooteados, mas será necessário o uso de um computador com Windows. Essa etapa é necessária para que alguns acessos sejam concedidos ao aplicativo, como a ocultação da sua atual barra de botões virtuais, por exemplo. Primeiramente, você pode baixar o app necessário diretamente no Google Play clicando aqui.

Em seu computador, faça os downloads necessários para liberar os acessos no seu celular sem root. Os arquivos são os seguintes:

  • Download do ADB Setup 1.4.3:
    • Após o download, execute o arquivo .exe (adb-setup) e instale os drivers em seu PC; 
  • Download do ADB Fastboot:
    • O download salvará uma pasta ZIP chamada "platform-tools_r27.0.1-windows.zip". Extraia o conteúdo dessa pasta. Feito isso, entre nela e, em um campo vazio da janela, pressione o botão "shift" do teclado e, com o botão direito do mouse, escolha a opção "Abrir janela de comando aqui". Deixe a janela aberta e não faça nada, usaremos ela mais a para frente.
plataforma tools side
Os arquivos que serão salvos em seu PC / © NextPit (captura de tela)

No seu celular, agora, você terá que habilitar o Modo de desenvolvedor para liberar a Depuração USB. Com a depuração você permitirá que o computador faça ajustes no celular através de comandos que serão usados na janela de comando que você deixou aberta no PC. Utilize o tutorial abaixo para habilitar esses modos:

Feito isso, conecte seu celular no computador via USB. Vá até a janela de comando que você deixou aberta (lembra dela?) e, em seguida, aperte a tecla "Enter". Uma nova linha será criada na janela, escreva o seguinte comando:

adb shell pm grant com.xda.nobar android.permission.WRITE_SECURE_SETTINGS

É possível que apareça um erro informando que o comando não foi aceito. O que você precisa fazer aqui é conferir se o seu dispositivo está exibindo uma janela com o pedido de autorização para depurração USB. Aceite esse comando do celular, volte ao computador e refaça o comando na janela. Pronto, você poderá usar o app que irá liberar a nova barra de navegação por gestos. O resultado é esse aqui:

Lembre-se que você precisa autorizar o aplicativo para que ele tenha acesso ao sistema de acessibilidade do Android, visto que somente desta forma você conseguirá remover os atuais botões de navegação. Se você não gostar da experiência, basta desinstalar o aplicativo que você baixou no Google Play. O tutorial completo com todos os detalhes estão nesta publicação do fórum do AndroidPIT.

Caso o software do seu celular tenha o opção de ocultar os botões de navegação por completo, então tudo o que você precisa fazer é instalar o aplicativo e aproveitar os recursos. A base deste tutorial foi este post no fórum do XDA.

E aí, vai tentar no seu Android?

New System Navigation 03
Navegação por gestos  / © Google
Notificação por push Artigo seguinte
81 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Vinícius Santana 3
    Vinícius Santana 18/10/2018 Link para o comentário

    Ainda tem que melhorar muito o aplicativo, em alguns aplicativos ele nao funciona, grande maioria sim, nao funciona com o teclado na tela, e consome muita memoria ram do aparelho, testei o modo de gesto igual do ipx oneplus6, o modo com q tem barrinha embaixo nao usei prefiro o modo gesto do ipx ou oneplus6


  • 2
    João Victor Rodrigues 15/06/2018 Link para o comentário

    Funciona a partir de que versão do android ?


  • Tenente Zureta 33
    Tenente Zureta 30/05/2018 Link para o comentário

    Ainda prefiro a navegação por gestos pelo sensor.... da motorola rs!

    Vinícius Santana


  • Fernando N. V. 30
    Fernando N. V. 28/05/2018 Link para o comentário

    Funcionou tranquilo no S8. Mas o uso de RAM é muito alto. Desinstalei. Não compensa.

    Vinícius Santana


    • Vinícius Santana 3
      Vinícius Santana 18/10/2018 Link para o comentário

      App de terceiros e assim, quando isso for nativo do android (que ja e no 9) vai consumir menos


  • 11
    Bruno 28/05/2018 Link para o comentário

    Já uso no redmi 5 plus , sinceramente não vejo muitas vantagens.

    Vinícius Santana


  • Paulo C. 23
    Paulo C. 28/05/2018 Link para o comentário

    Tutorial legal e que mostra o objetivo do Androidpit, compartilhar informações e dicas. Poxa muitos comentários de pessoas que não usam PC e eu que não vivo sem o meu.


    • Tenente Zureta 33
      Tenente Zureta 30/05/2018 Link para o comentário

      tb nao entendo como as pessoas hj em dia abriram realmente mao dos PC's... nao consigo viver sem meu desktop...


  • 18
    Conta desativada 27/05/2018 Link para o comentário

    Massa de mais!


  • 19
    job Marques 27/05/2018 Link para o comentário

    no Redmi 5 em todas suas versões, através da MiUI está opção já é nativa e sem a barra abaixo já até acostumei quando uso meu outro aparelho ,esqueço e fico fazendo os gestos , pra mim é uma opção interessante que veio do IOS mas que facilita e traz ganho de tá.pro usuário.


  • 12
    Paulo Freitas 27/05/2018 Link para o comentário

    Eu fiz, mas no meu ficou uma bosta, desinstalei, mas valeu pela dica :)
    Tá ótimo só o nova launcher


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 27/05/2018 Link para o comentário

    Obrigado, Bruno, por destacar a tradução do tutorial que peguei lá no XDA. Só gostaria que você acrescentasse que pra destistalar o aplicativo, primeiro precisa desativar as permissões concedidas a ele. Porque se desistalar o aplicativo primeiro, o usuário não poderá ter a barra de navegação virtual novamente no sistema. 😉🤘

    Soterio SallesMarcelo Neri


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 27/05/2018 Link para o comentário

    bacana a matéria, fiz o teste no meu mia1 e ficou com delay, ja retirei hehe, e tbm nao tem muito sentdido pra mim pois tenho capacitivos

    Marcelo Neri


  • Sidney 72
    Sidney 27/05/2018 Link para o comentário

    Parabéns Bruno e Léo Walk pela matéria. Muito legal essa navegação por gestos, e poder usar sem root é melhor ainda

    Marcelo Neri


  • Thiago F. 26
    Thiago F. 26/05/2018 Link para o comentário

    É só instalar o Nova Launcher e ser feliz!
    Além de deixar mais bonito, intuitivo, tem a navegação por gestos!
    Nova Launcher é vida!

    Maria LúciaMarcelo Neri


  • Paulo Ricardo 31
    Paulo Ricardo 26/05/2018 Link para o comentário

    Esse App do XDA tava bugado comigo, estava cortando a parte de baixo da tela, e deixando ela oculta. Eu ia fazer um comentário negativo aqui e na Play Store, mas respirei fundo eu pensei: "Tá todo mundo falando bem, então o problema não deve ser com o App". Dei uma mexida no meu aparelho e descobri o problema: Eu uso apps de gestos a muito tempo, então sempre desabilito a minha navbar, acontece que a alguns meses atrás eu tinha diminuído a espessura da minha, deixando ela com 40% da largura original e como eu não usava ela, me esqueci disso, então quando esse App do XDA escondia a navbar aqui, ele fazia isso com o equivalente de 100% do tamanho original dela, e como ela só tinha 40%, ele pegava os 60% faltantes da tela mesmo. Foi só eu voltar minha navbar pro tamanho original que o problema acabou. Fica a dica caso alguém passe por problema semelhante.
    A tempo: Esse App do post é sensacional, e é integrado ao sistema, diferente dos similares. Fez eu abandonar o 'All In One gestures' que eu usava antes. Vlw LEO.

    Marcelo Neri


  • Jodi Amaral 12
    Jodi Amaral 26/05/2018 Link para o comentário

    O meu tem esse recurso nativo pela MIUI 9.


  • Thalles Henrique 24
    Thalles Henrique 26/05/2018 Link para o comentário

    Quem tem Mac e Linux pode fazer também, ok? Basta acrescentar mais alguns passos ao tutorial e substituir alguns:

    No Linux:
    Pra instalar o ADB no Linux é ainda mais fácil do que no Windows, porque algumas distros já incluem ele nos seus repositórios. Na maioria delas (baseadas no Debian), basta dar o comando "sudo apt-get install adb" (sem as aspas), digitar y (yes) e aguardar a instalação (se esse comando não funcionar, tente "sudo apt install android-tools-adb")

    No Mac OS:
    O Mac tem uma espécie de "repositório" disponível chamado Homebrew (Sou novato no sistema da Apple, mas entendi que ele funciona mais ou menos como o apt do Linux). Basta instalar usando o comando /usr/bin/ruby -e "$(curl -fsSL h.ttps://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/" (tire o ponto do https, o AP não deixa postar links nos comentários. Inclua as aspas da url). Depois, basta dar o comando "brew cask install android-platform-tools" (sem aspas).

    Em ambas as plataformas, depois disso, é só seguir as etapas restantes (habilitar a depuração, autorizar o computador, dar o comando no adb. Recomendo antes de dar o comando do tutorial, usar o comando "adb devices" pra ver se o aparelho foi reconhecido).

    SidneyBruno A.Paulo Ricardo


    • Bruno A. 41
      Bruno A. 27/05/2018 Link para o comentário

      Eu não tenho a mínima ideia de como fazer esse procedimento no Mac heheh

      Marcelo NeriSidney


      • Thalles Henrique 24
        Thalles Henrique 27/05/2018 Link para o comentário

        Bruno, na verdade, tanto o Mac quanto o Linux têm uma vantagem muito maior nesse processo: ambos usam o bash como terminal e ambos possuem repositórios (ainda que no Mac seja externo), que dispensam downloads de zip e descompactações. Depois de copiar e colar o comando do Homebrew e instalar, é só prosseguir o resto do tutorial. Como o tutorial só precisa do ADB (cita o fastboot, mas não precisa dele, porque você só usa isso pra inicializar na recovery, sair de soft brick, e outros procedimentos mais avançados), vai funcionar de certeza porque saí recentemente do Windows pra um MacBook Pro e usei o ADB nele pra burlar o sistema de FlipFonts da Samsung e instalar mais fontes usando as overlays (outro tutorial com origem no XDA Developers). Nos prints o cara usa Windows também, mas o ADB é multiplataforma.

        Léo Walk

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.