Moto X Force vs Moto Maxx: Vale a pena a troca e a diferença de preço?

hero maxx x force
© nextpit

A Motorola lançou hoje o Moto X Force, smartphone que já havia sido lançado nos EUA como Droid Turbo 2. Podemos dizer que ele é, ao mesmo tempo, uma evolução do Moto Maxx, mas com atributos da linha X, por isso é que ele “mudou de família”. Obviamente ele é melhor que o Moto Maxx, porém nesse comparativo a questão é: vale a troca, ou a diferença de preço?

Moto X Force vs Moto Maxx: Design e construção

O Motorola Maxx era referência no aspecto de design e construção (bem ou mal, depende do ponto de vista). Ele usa materiais diferentes como Kevlar e também Nylon balístico. Já o Moto X force tem também no DNA um pouco disso, a diferença mais marcante na construção é que saiu o Kevlar e entrou um chassi inteiro de alumínio super resistente.

SAM 0788
O Moto X Force tem a traseira de Nylon também, porém há opções em couro e silicone.  / © ANDROIDPIT

Já a traseira é revestida também por Nylon, mas há ainda a opção do silicone e também do couro. É indiscutível que ele ele ficou mais parrudo e resistente.

SAM 0791
Moto X Force possui aro e chassi de alumínio, o Moto Maxx não. / © ANDROIDPIT

No quesito design, há controvérsias. Muita gente acha o Moto Maxx feio, "quadradão". Particularmente, gosto do design dele, acho sóbrio e não chama a atenção. Já o Moto X Force traz o visual da linha Moto X. Não gostei pois a Motorola perdeu de vez a identidade, já que todos seus aparelhos agora são parecidos, o Maxx se destacava por ser diferente. Além disso, achei bem feio os 2 alto falantes na frente do Moto X Force, abaixo da tela.

alto falante
2 alto falantes frontais estragaram o visual do Moto X Force. / © ANDROIDPIT

Mas design é questão de gosto, cada um vai ter uma opinião. Agora, em termos de construção, o Moto X Force ficou bem mais resistente e isso é fato. Além do mais, o Maxx não era muito resistente a quedas. A moldura emborrachada dele marca em qualquer queda e a tela foi motivo de muita reclamação, por quebrar facilmente. Já a tela do X Force...

Moto X Force vs Moto Maxx: Tela

A característica mais comentada pela Motorola é a tela do Moto X Force, e não é sem motivos. Embora ainda não tenhamos testado a fundo o aparelho, só pelos testes realizados na ocasião do lançamento e por ter visto os materiais e o método usado nela, posso afirmar que é realmente uma evolução.  A tela possui um painel de 5,4 polegadas com tecnologia AMOLED e resolução 2K (1440 x 2560 pixels - 544 ppi.). A construção de uma tela em 5 camadas reforçou a estrutura do display que resiste a impactos rotineiros. A empresa batizou essa tecnologia de Moto ShatterShield, que usa 5 camadas: um chassi de alumínio como base, um painel P-OLED flexível, uma camada dual-touch recoberta por duas lentes, uma interna e outra externa. Vou ser sincero, faz muito tempo que não vejo algo realmente revolucionário nos smartphones atuais.

SAM 0786
Tela trincada do Moto Maxx, isso nunca vai acontecer no Moto X Force. / © ANDROIDPIT

Até poderia comparar com a tela do Moto Maxx com detalhes, mas sinceramente: não há o que falar. A tela do Moto Maxx é uma tela comum de 5,2 polegadas com resolução 2K, como qualquer outra AMOLED que a Motorola usava antigamente, é uma boa tela, mas não tem nada que se sobressaia a outros tops de linha de sua época. O único ponto que particularmente prefiro nela é o fato dos botões serem capacitivos separados da tela, ao contrário do X Force que são embutidos na tela. Nem preciso falar que a tela do Moto X Force é infinitamente melhor.

Moto X Force vs Moto Maxx: Software

O Moto X Force vem rodando o Android 5.1.1, como todos os modelos da Motorola se trata de uma versão pura apenas com alguns apps próprios da empresa. A Motorola garantiu que irá atualizar ele para o Android 6 Marshmallow em breve, mas não deu uma data especifica. Os executivos da Motorola me disseram que o mesmo não veio atualizado pois quando a nova versão do Android chegou, o projeto já estava pronto e leva tempo para testar o mesmo.

hero maxx x force
Ambos rodam o Android puro. / © ANDROIDPIT

Quando ao Moto Maxx, ele também roda uma versão quase pura do Android, porém atualmente está na versão 5.0.1. Na prática, ao que parece ele foi deixado de lado em prol das linhas G e X, mais rentáveis e populares.  Como já disse anteriormente, ao compará-lo com o LG G4, a versão atual do software dele está extremamente "bugada", trava demais e reinicia de vez em quando. Tarefas básicas se tornam difíceis ao usar ele. Na versão KitKat, ele era um smartphone quase perfeito. Muitos dizem que seus aparelhos estão normais, muitos outros dizem o contrário. Enfim, como ainda não testamos a fundo o X Force, podemos dar um empate técnico até aqui.

Moto X Force vs Moto Maxx: Desempenho

O Moto X Force é embalado pelo famigerado processador Snapdragon 810 (MSM8994), de oito núcleos com uma frequência de 2,0 GHz, onde quatro deles são Cortex-A53 de 1.5 GHz e quatro Cortex-A57 de 2,0 GHz. A GPU que equipa o dispositivo é a Adreno 430. Já o Moto Maxx possui o Snapdragon 805 que é um quad-core de 2,7 GHz de 32 Bits. De fato o processador do X Force é melhor, mas não é segredo para ninguém que o processador Snap 810 sofre com respeito a aquecimento, forçando eles a diminuírem a frequência com o tempo (throttling).

antutu max force
Empate técnico no Antutu. / © ANDROIDPIT

Então, antes de um teste completo do Moto X Force é difícil dizer se a Motorola conseguiu resolver o problema de super aquecimento do 810, afinal todos tentaram mais ninguém ainda mostrou um resultado bom. Além do mais, nos nossos primeiros testes, surpreendentemente o Moto Maxx fez praticamente a mesma pontuação que o Moto X Force no Antutu Benchmark, um empate técnico podemos dizer. Minha teoria é que a Motorola tenha “capado” o desempenho do processador para evitar super aquecimento, já que outros modelos com o mesmo processador fazem pontuações acima de 60 mil.

Para completar a parte de desempenho, o Moto X Force também possui 64 GB de armazenamento assim como o Moto Maxx, porém ele tem entrada para cartão micro SD de até 2 TB. De memória RAM ambos possuem 3 GB.

Nesse quesito vou deixar como empate, afinal ainda não sabemos como o Snapdragon 810 vai se portar.

Moto X Force vs Moto Maxx: Câmera

A câmera traseira do Moto X Force possui 21 MP e vem acompanhada por um flash de LED dual-tone e tem uma lente com abertura de f/2.0. O Moto Maxx foi o smartphone que deu a reviravolta da Motorola nesse aspecto, pois finalmente a Motorola havia mostrado uma boa câmera em um smartphone. Ele possui o mesmo sensor de 21 MP e abertura f/2.0 do X Force.

  • Motorola acerta de novo: Câmera do Droid Turbo 2 está entre as três melhores do mercado!
SAM 0805
A Câmera é praticamente a mesma.  / © ANDROIDPIT

Porém, parece que o X Force ganhou um melhor equilíbrio no software, já que as fotos tiradas por ele são melhores que a do Moto Maxx. Vale lembrar que ele foi eleito a terceira melhor câmera atualmente. Além disso, não podemos esquecer da câmera frontal dele que possui 5 MP e ainda conta com flash, contra o 2 MP do Maxx. Embora a câmera do Maxx seja muito boa, a do X Force é sem dúvidas melhor.

FOTO 1
Moto Maxx vs Moto X Force: comparativo de câmera. / © ANDROIDPIT

Moto X Force vs Moto Maxx: Bateria

O Moto Maxx é, até então, imbatível nesse quesito. Com sua bateria de 3.900 mAh e o carregamento turbo, ele se destaca. Porém, o Moto X Force manteve essa identidade do Maxx e traz uma bateria de 3760 mAh. Embora seja um pouco menor, a Motorola nos diz que essa decisão foi um conjunto de fatores que envolvem o design (ele é mais fino que o Maxx) e também uma questão de otimização de software. A Motorola promete as mesmas 36 horas de autonomia que prometia no Moto Maxx. Aqui é um empate.

Moto X Force vs Moto Maxx: Especificações técnicas

Motorola Moto X Force vs. Motorola Moto Maxx – Especificações Técnicas

  Motorola Moto X Force Motorola Moto Maxx

Moto X Force vs Moto Maxx: Veredito preliminar

Não restam dúvidas que o Moto X Force é uma evolução em vários aspectos em relação ao Moto Maxx, sendo assim um melhor smartphone. Porém, se você possui um Moto Maxx, a pergunta é: Vale a troca? Nesse exato momento não, devido ao preço alto de R$ 3.149,00. Quando o Moto Maxx for atualizado, o problema de desempenho dele vai ser sanado. E como o usuário já está com ele, vale a pena comprar uma película e capa e cuidar, pois ainda tem muito chão para rodar. A câmera é inferior, mas não deixa de ser uma excelente câmera. A tela é mais fácil de quebrar, mas é uma tela de AMOLED com resolução 2K, ou seja, ainda é tela de top de linha e a bateria tem o mesmo desempenho. Quase 2 Mil reais não vale a diferença.

Mas e se você está pensando em comprar o Moto Maxx, vale a pena investir mais no Moto X Force? Eu acho que sim, desde que espere alguns meses o preço baixar, mesmo que seja uns R$ 500,00. A tela do Moto X Force é realmente espetacular, no meu caso que sou extremamente desastrado e quebro a tela de quase todos os meus celulares, o Moto X Force seria, a longo prazo, uma economia em telas e Assistência técnica.

E vocês, concordam com o veredito final? Deixem seus comentários a respeito da comparação!

Ir para o comentário (121)
André Luiz

André Luiz
Editor

Formado em eletrônica, sempre se interessou por pequenos gadgets. Com a popularização dos celulares se interessou por suas possibilidades e há 8 anos escreve sobre tudo o que aprende deles na internet.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
121 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 2
    Gabriel Ferreira de Mattos 06/06/2016 Link para o comentário

    Atualmente tenho o Moto X force esperei baixar o valor para razoáveis 2,2k , e antes tive um moto maxx, eu realmente curti muito o moto maxx e concordo com o autor que ele tinha sua própria identidade, muita gente sequer conhecia... acho que este foi um ponto negativo, poucos sabem como o maxx é bom pelo preço que cobra: rápido, fluído, bateria espetacular e diferenciado. Comprei o force pois o meu maxx quebrou a tela... e conserto era mais de 1000,00. Realmente o force é uma continuidade.. evolução digamos, do Maxx, sinceramente não sou fã do formato arredondado, mas que a espessura menor fez bem ao telefone fez, outro ponto é o som, na postagem não tem nada, mas este posso falar bem como audiófilo devorador do spotfy o som do maxx perde e muito para o force, com fones razoáveis os graves do force são perfeitos... Outro ponto que notei uma melhora foi nos videos, o microfone do force também capta um som mais "profissional". quanto a resistencia... depende, o force arranha muito fácil, não quebra, mas fica horrível, e o display tem um brilho oleoso quando apagado parecendo meio "barato". Enfim agora que o preço dos dois estão menos surreais, qualquer um dos dois vai agradar aos mais exigentes, mas o fato de não quebrar tão facilmente me faz pensar que o force é uma bela aposta!


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 09/04/2016 Link para o comentário

    Estou pensando no Moto Maxx (1,6K), pagar mais de 3,1k num Smartphone, é muito dinheiro, alem do mais, ele é muito superior ao meu S5 N E, que é horrível e trava demais, mesmo com oito núcleos, que mais parecem 3. Está certo que a tela do X Force é quase inquebrável e tem slot para cartão de memória. Mesmo assim, 54 GB é muito espaço e para meu uso, é o suficiente.


  • 1
    Mário Prado 10/11/2015 Link para o comentário

    galera, realmente esse novo moto x força é o melhor dos android's, ja comparei ele com todos, vou esperar abaixar o peço ate 2500,00 pagaria. o foda foi lançar o style, e em seguida esse, engoliu facio...


  • klods dell 31
    klods dell 02/11/2015 Link para o comentário

    Pagar mais de 1500 reais num smartphone está foram de meu orçamento. Prefiro usar essa grana para terminar equipar minha cb500x para dar uns roles com patroa nos FDS.


  • 6
    hugo leonardo 01/11/2015 Link para o comentário

    uma dúvida aos proprietários do moto maxx, qual a duração da bateria realmente em usos extremos, estou pensando no próximo ano comprar um maxx ou um x force então me ajudem aí na duração da bateria ?? obg


    • 6
      Fernando Zampetti 02/11/2015 Link para o comentário

      Vai do seu uso .....
      O meu a bateria dura um dia e meio .
      Mas deixo tudo ligado , wifi , jogos , whats , .....e por aí vai .
      Caso VC não use tudo isso irá durar beeeeem mais .
      A bateria dele é melhor do que a do Force .
      Agora com a att 6.0 , a galera aí q entende melhor isso diz q vai ficar mais potente ainda .
      Acho q vale a pena pegar sim .
      Não posso dizer em relação ao Force , mas já q ambos são igual praticamente ......, o maxx está em um preço beeeeem melhor .
      E quanto ao design , aí vai de gosto .
      Deve ter visto em outros comentários meus ..... Prefiro o maxx .
      Independente de ser dono de um .
      Esses falantes aglomerado tudo em baixo ..... Fico horrível !


    • Kevin Couto 21
      Kevin Couto 08/11/2015 Link para o comentário

      Cara em uso extremo com brilho no máximo e com o Wi-Fi e/ou 4G ligados dura em média um dia inteiro, em uso moderado já consegui ficar três dias longe da tomada.


  • 3
    Robson Costa 01/11/2015 Link para o comentário

    A única coisa q me chama atenção no moto x force é: Suporte para cartão de até 2TB. Isso sim é espaço e armazenamento!!!! Uma coisa q meu moto Maxx não tem. Meus 64 GB não são suficientes. Mas não me arrependo de te-lo comprado!
    Moto Maxx, foi o melhor celular q já investi.
    Antes q me esqueça; minha tela não é amarela, não trava e nem fica reiniciando como muitos estão reclamando.
    Já perdi a conta, de quantas vzs ele caiu e minha tela continua intacta.
    Uma vez ele caiu de uma altura, mais ou menos, 1metro e 80 centímetros e não quebrou a tela. A lateral de borracha está toda marcada de queda, mas a tela está sem riscos ou trincos.
    Acreditem se puder...

    Kevin CoutoNícolas KimLuiz FernandoFernando Zampetti


    • Luiz Fernando 32
      Luiz Fernando 01/11/2015 Link para o comentário

      Acredito. Também já derrubei o meu. Mas depois de umas 4 vezes, coloquei capa e película de vidro. Hehehehe.

      Gilmar LuizNícolas Kim


    • Diego 35
      Diego 01/11/2015 Link para o comentário

      O LG G3 já veio com essa promessa do cartão, porém, não existe cartão com tal capacidade ainda! Aliás, isso vai de processador. Ou seja, se o G3 com snap 801 aguenta, Moto X 2014, Z3/Z2, S5 e smarts que vieram com processador superior após os mesmos, também aguentam.

      Nícolas Kim


      • Luiz Fernando 32
        Luiz Fernando 01/11/2015 Link para o comentário

        Sim, todo já possuem a tecnologia pra ler esses cartões. Não existem por aqui ainda, mas lá fora tem, na faixa de 200 dólares. Um de 256 GB está na casa dos 80 a 90 dólares e pode ser encontrado nesses sites de compra chineses. O problema é a demora na entrega. Mas quem tiver paciência, já dá pra planejar ter 64 + 256 = 320Gb de espaço no F Force. Mais que muitos pc's e note's por ai. Valeu! ABS. =D

        Gilmar LuizDiegoNícolas Kim


  • Nícolas Kim 27
    Nícolas Kim 31/10/2015 Link para o comentário

    O esquema é aguardar até o meio do ano que vem para comprá-lo. Os preços dos smartphones subiram absurdamente, e vão subir ainda mais em dezembro. Acredito que as lojas irão começar a baixar os preços ano que vem, por conta da queda na procura justamente de aparelhos de alto nível nesse fim de ano. Talvez o preço dos que custam menos que 1500 Reais não se modifiquem mais tarde, continuando com o reajuste, por conta da queda da lei do bem, mas os mais caros eles vão baratear naturalmente, para não correr o risco de encalhar esses tops de linha nos estoques.

    Luiz Fernando


    • 6
      Fernando Zampetti 31/10/2015 Link para o comentário

      Acredito que pelas configurações (que na minha opinião.... Eles são iguais !), acho meio difícil o moto maxx baixar muuuuuito .
      Acho que uns 500 conto estourando !
      Principalmente pq temos a titia Dilma cretina , p colocar mais imposto hehehehehehhe


      • Nícolas Kim 27
        Nícolas Kim 01/11/2015 Link para o comentário

        Sim, acredito que o Moto Maxx irá sair de linha custando por volta de 1400 Reais, no máximo.


  • Herick 8
    Herick 31/10/2015 Link para o comentário

    Com o preço do Moto X Force eu compro um Moto Maxx e um X 2014 e fico feliz 😌👌

    Fernando Zampetti


    • Marciano Corteze 2
      Marciano Corteze 31/10/2015 Link para o comentário

      E ainda sobra pra pegar um moto g kkkkk

      Fernando Zampetti


  • 2
    Jeferson Pessanha 31/10/2015 Link para o comentário

    Gostaria de saber alguns detalhes

    1- tenho o Maxx e a tela dele é AMARELA, ou seja, nao é a cor real....
    no Moto X Force a Motorola mudou isso?, ou a tela continua amarela?

    2- a tela do Moto Maxx marca muito facil, voce passa o dedo e ela absorve a oleosidade...
    a tela do Moto X Force muda isso??

    3- Snap 810?, nao esta aquecendo o dispositivo?


    • Luiz Fernando 32
      Luiz Fernando 31/10/2015 Link para o comentário

      Olá. 1) Leve seu celular na assistência. A tela do maxx não é amarela. Eu tenho um.
      2) isso é normal em telas de vidro. Coloque uma película de vidro que preserva a tela, e depois é só passar um pano úmido que tá novo.
      3) parece que a Motorola resolveu o problema. Vamos aguardar novos testes.
      Valeu! =D

      Gilmar Luiz


      • 6
        Fernando Zampetti 01/11/2015 Link para o comentário

        Luís Fernando , acho que não hem ...
        Tb tenho um maxx e realmente é meio amarelada.
        Mas acho q fica assim por conta do valor q VC coloca como claridade de tela .
        Já reparei isso .


      • 3
        Victor Diniz 07/11/2015 Link para o comentário

        Tenho um Maxx e concordo com o Luiz Fernando: nada de tela amarelada.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.