Moto G6 Play vs. J7 Prime2: duelo de intermediários de entrada
Na hora de gastar menos de mil reais para comprar um smartphone, são muitas as opções no mercado. São aparelhos de outros anos competindo com os lançamentos, e muita vezes queremos dar uma olhada melhor nesses últimos. Dois dos mais famosos, Moto G6 Play e J7 Prime2, foram postos à prova e você confere os resultador agora.
Moto G6 Play vs. J7 Prime2: design
Design é uma questão de gosto, sabemos. Por isso, você deverá decidir entre metal e vidro. Vidro é mais elegante, e o acabamento aveludado tridimensional do G6 Play é realmente bonito. Esse é também o smartphone da Motorola em que o conjunto de câmera está menos pronunciado, ficando bem mais discreto.
Seu corpo é bem arredondado, o tamanho encaixa bem na mão, mas o vidro enche de marcas de dedo, e pode ser mais frágil em uma queda. As molduras são de plástico, o que amortece um pouco, mas a moldura do J7 Prime2 é quase toda em metal.
Apenas as pontas de cima e de baixo do J7 são em plástico, para dar espaço para a recepção da antena. No restante, ele é todo em um bonito metal fosco. A versão que nos mandaram é dourada, o que eu não gosto muito, mas a frente em marrom ficou muito bonita.
Em personalidade o J7 é menos do que o G6 Play, uma vez que tem a mesma cara das dezenas de J que a Samsung espalha por aí. Ainda assim, tem um corpo com uma pegada tão robusta quanto o aparelho da Motorola.
Moto G6 Play vs. J7 Prime2: tela
Nesse quesito eu diria que as coisas empatam, porque cada aparelho tem sua vantagem e seu tropeço. O tamanho é quase o mesmo com 5.7 polegadas para o Moto G6 Play e 5.5 polegadas para o J7 Prime2. Os 73% de corpo que a tela do Samsung ocupa são similares aos 75% do Motorola. Mas as semelhanças ficam por aí.
O G6 Play tem como vantagem o fato de ter uma IPS ante uma PLS TFT do J7 Prime2, mas esse último dá a volta por cima ao oferecer definição FullHD contra HD do primeiro. E agora? Adicionamos o fato de que a tela do G6 Play é 18:9, enquanto que a do J7 é 16:9, um aspecto mais antigo.
Traduzindo de forma prática, não vi diferença gritante de definição de uma para outra, mas o que mais chamou atenção é o amarelado da tela do J7, que deixou a tela do G6 bem mais branca, além de mais brilhante.
Moto G6 Play vs. J7 Prime2: desempenho
Apesar de serem intermediários, é possível dizer que são os mais simples dessa categoria. Na ficha ao final da matéria você confere as especificações completas, mas temos aqui um Snapdragon 430 versus um Exynos 7870, ambos com 3 GB de RAM.
Isso se traduz em uma navegação 95% fluida para o dia-a-dia, mas um bom observador percebe que o sistema de ambos não roda super liso. Isso não é um problema para quem não exige muito do aparelho, e é possível usar sem problemas apps como Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Chrome e outros.
Para jogos pesados, nenhum dos dois é o ideal. Testei PUBG em ambos eles rodam apenas em gráficos baixos. Ainda assim, é possível ver que o Moto G6 Play lida muito melhor com o jogo do que seu concorrente. Mesmo em baixos gráficos, consegui jogar no aparelho da Motorola. No da Samsung, não dá. Em jogos casuais e mais leves, os dois vão rodar bem.
No áudio, os dois são um pouco prejudicados. Enquanto o J7 traz apenas uma saída de som ao lado, o G6 Play conta apenas com o falante da frente, cuma pequena vamtagem de ter Dolby Audio integrado. Apesar disso, os dois contam com um luxo que topos de linha já não têm mais, a conexão P2 para fones.
Em matéria de armazenamento, ambos trazem 32 GB de espaço interno com 25 GB sobrando para o G6 e 21 GB para o J7. Os dois são bem parecidos em conexões, trazendo Wi-Fi 802.11 b/g/n, WiFi Direct, hotspot, GPS com A-GPS, GLONASS e BDS, rádio FM e micro USB. A diferença está no Bluetooth, que é 4.2 no G6 e 4.1 no J7.
Os dois são 4G dual nano SIM com slots individuais, podendo assim abrigar dois chips e um cartão microSD de até 256 GB. Os dois ainda trazem sensor biométrico que funciona super bem, sendo o do G6 na traseira e o do J7 na frente, abaixo da tela.
Moto G6 Play vs. J7 Prime2: software
Aqui, mais um embate de gostos. Embora o Android da Motorola já não seja nem perto próximo do puro, o da Samsung é muito mais modificado e pesado, trazendo entretanto muito mais ajustes e funções interessantes, como o Dual Messenger e a pasta segura.
Já o G6 traz o app Moto, que conta com algumas funções tradicionais da marca, como o Moto Key, que guarda senhas com o sensor biométrico, a agitação do aparelho para ativar a câmera ou a lanterna e a Moto Tela.
Por isso, para quem quer um aparelho mais inteligente e cheio de funções assim que sai da caixa, o J7 pode ser uma melhor, enquanto o G6 será mais simples e fluido.
Uma boa diferença está na versão do sistema. O Moto G6 Play chega de fábrica com a versão 8.0 Oreo do Android, enquanto que o J7 Prime2, extremamente parecido com sua versão de 2016, tem como diferencial de seu antecessor o sistema ligeiramente mais atualizado, apenas no 7.1.1 Nougat. Ambos devem ter uma atualização.
Nas atualizações de segurança o J7 está na frente, tendo sido atualizado para a versão de agosto, enquanto que o G6 passou para a versão de Junho recentemente.
Moto G6 Play vs. J7 Prime2: câmera
Para falarmos das câmeras, primeiro é importante você dar uma olhada nas pequenas diferenças nas especificações na tabela abaixo:
Moto G6 Play vs. J7 Prime2: especificações das câmeras
Moto G6 Play | J7 Prime2 | |
---|---|---|
Câmera traseira | 13 MP, f/2.0, PDAF, flash de LED | 13 MP, f/1.9, foco automático, flash de LED |
Câmera frontal | 8 MP (f/2.2), 80º, flash de LED, 1080p | 13 MP, f/1.9, flash de LED, 1080p |
Vídeo | 1080p@30fps | 1080p@30fps |
Extras | Geotaguamento, foco por toque, detecção de face, panorama, Auto-HDR, câmera lenta na frontal | Geotaguamento, foco por toque, detecção de face, panorama, HDR, modo manual, HDR, som e foto, foco em selfie, selfie panorâmica |
-
Galeria de fotos do Moto G6 Play (sem edição)
-
Galeria de fotos do J7 Prime2 (sem edição)
Isso visto, podemos entrar em um assunto que não aparece nas listas, que é o prós processamento, a parte do software que interpreta o que o sensor captou. Isso depende exclusivamente da fabricante, e aqui fiquei bem dividida.
Gostei do equilíbrio de cores e da estabilização mais precisa do J7 Prime2, mas em algumas fotos o G6 Play mostrava mais qualidade e detalhes na imagem do que seu companheiro de luta. No escuro o G6 Play se saiu melhor, com menos empastelamento e mais acuidade, mas a câmera frontal do J7 é mais superior.
Eu ficaria com o J7 Prime2 pelo conjunto da obra, mas quem escolher o G6 Play não perderá muito em qualidade de fotos, a não ser que goste muito de selfies, pois aí o J7 Prime2 é bem superior.
Moto G6 Play vs. J7 Prime2: bateria
Em bateria o G6 Play levou a melhor em todos os quesitos perante o J7 Prime2. Para começar, traz 4.000 mAh de bateria ante 3.300 mAh do J7. Isso se traduz em uma duração diária maior, pois fiz 18 horas em uso comum meu, que não é básico. No J7 foram 16 horas.
Na recarga, mesmo tendo bateria maior, o G6 vai mais rápido, e chega a 100% em duas horas graças ao carregador TurboPower de 15W que vem na caixa. O J7 preenche sua bateria em 2 horas e 25 minutos, e não conta com carregamento rápido.
Moto G6 Play vs. J7 Prime2: recursos extras
Além do carregador rápido que já vem na caixa, a Motorola envia também uma case em TPU transparente para que o seu aparelho já saia protegido assim que for comprado.
A vantagem extra do J7 Prime está na TV Digital embutida. Enquanto a Motorola deixou esse recurso para o o G6 Plus, no Samsung você tem um aparelho mais barato que traz o adaptador de antena na caixa, que é usado como antena, você sintoniza canais em HD e em OneSeg, de qualidade mais simples.
A TV teve boa recepção, e mesmo em ambiente interno sintonizou muitos canais na busca. A qualidade da imagem é ótima, e esse pode ser um bom diferencial para o consumidor.
Moto G6 Play vs. J7 Prime2: conclusão
Em uma análise geral, fica perceptível a superioridade do Moto G6 Play em relação ao J7 Prime2. Em pontos gerais, o aparelho da Motorola leva a melhor. Porém, a TV Digital do J7 pode ser um fator considerado por quem procura a compra.
Por isso, acaba dependendo do que você deseja em um aparelho nessa faixa de preço dos R$ 800 aos R$ 950. Se não há tanta importância com funções extras e personalização, o Moto G6 Play acaba tendo um custo/benefício maior, principalmente em bateria e desempenho.
Mas quem já vem de um Samsung e não quer sair da plataforma, pode escolher se manter na marca com o J7 Prime2, mesmo ele sendo um aparelho de 2016 ligeiramente aprimorado.
E então, com qual deles dois você ficaria?
Motorola Moto G6 Play vs. Samsung Galaxy J7 Prime2 – Especificações Técnicas
Motorola Moto G6 Play | Samsung Galaxy J7 Prime2 |
---|
Tive que trocar de celular, não só eu, como minha namorada também, ao mesmo tempo. Nisso o orçamento apertou e pensamos em pagar no máximo 900,00 em um smartphone. Ambos usávamos iPhone (5 o meu e 5s o dela), mas não estávamos com tempo de juntar dinheiro e investir em um iPhone SE (não achei nenhuma Android minimamente viável com telas próximas a 4", que pra mim, é o tamanho ideal). Sendo assim, ficamos entre o J7Prime2 e o MotoG6Play, olhando na loja, antes de comprar pela internet, achamos muito melhor o J7Prime2, por ser mais bonito e também pela pegada do celular, as 0,2" a mais do G6 fizeram uma diferença na mão da minha namorada, que é bem menor que a minha. Na questão do desempenho, achei os dois bastantes próximos para o uso que fazemos e, até o momento, estamos satisfeitos com o aparelho J7, claro, tendo noção que não é um top de linha e jamais vai ser aquela máquina de processamento, mas pode ser um aparelho tranquilo para aguentar pelo menos uns 2 ou 3 anos.
G6 play muito melhor e superior. Se não quer dor de cabeça fuja da Samsung.
Ora ora, parece que temos um xeroque romes aqui.
É uma comparaçao ate sem sentindo o J7 é muito superior
Sinceramente , o varejo tradicional ainda se mantém pelas " parcelinhas" que custam de um a um e meio telefone no final delas . o colega aqui abaixo falou da Pagé , impressiona que por 570, vc pega um Redmi 5 e por 600 um Redmi 6 , e há lojas que dão nota e garantia !
fácil, fácil de moto g6 play, ainda mais pela possibilidade de 2 anos (1 a mais que a sammy) de atualização.
Linha G só recebe UMA atualização
tem g5 com o oreo
Só lembrando que a motorola não faz mais parte da Google.
Não recomendaria nenhum destes aparelhos, pois pra quem mora ou tem acesso fácil à capital paulista, pelos 800-900 reais, o Huawei P20 Lite já é anunciado na Galeria Pagé, um Mi A2 pode ser comprado no Shopping Korai, ambos na Rua Barão de Duprat, e para quem não liga pra data, no shopping Mundo Oriental, um Galaxy S7 é comprado sem burocracia na DX Cell, no 5° andar, também na mesma rua. Não é muita coisa, mas sim, são superiores.
Dica:
Se eu fosse vocês, guardaria dinheiro pra BLACK FRIDAY.
kkkkkk mais um que vai lá!
Olha, pela média de preço é possível comprar no Brasil pela Vi Station um Meizu M6 Note que apesar de ser do ano passado entrega um conjunto bem melhor de especificações.
Snapdragon 625, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento, além de bateria de 4000mah... No caso ele sai por 999 em até 10 vezes.
Eu vou pegar esse MEIZU M6 note em 2019. Me agradou muito, tô com moto G5 a 1 ano e 4 meses
Pelo preço de um G6 Play, dá pra pegar um G5 Plus, que entrega mais processamento e melhor resultado na câmera... A população, se fosse esclarecida, deveria boicotar aparelhos como o G6 play, pois o preço é completamente fora da realidade em comparação com o que ele entrega...
Nenhum dos dois.
A galera que precisa da TV vai de Prime, os demais vão de Play ;-)
E então, com qual deles dois você ficaria?
Eu, particularmente, não ficaria com nenhum. Mas se fosse pra escolher o melhor, escolheria o Motorola. Nesse caso.
Pelo design e construção em metal eu ficaria com o J7 Prime 2.
Isso varia muito de gostos e experiência de cada fabricante,mais se fosse pra mim comprar novamente um outro Samsung ou um outro Motorola eu iria de Samsung pois Motorola só dá dor de cabeça,idas e idas do aparelho a assistência que por sinal é horrível e bem lenta enquanto a Samsung se torna mais rápida e mais rara de acontecer de dar algum problema,ou seja Motorola é o barato que sai caro!
As fotos de ambiente externo e ambiente interno mostram que os softwares entendem a luz de maneira totalmente divergente. Na condição em que um dos aparelhos lê a luz como mais fria, o outro lê a luz como mais quente. E depois trocam de lado... Qual está errando em qual situação?