Review do Moto G4: a Motorola chega onde o Google ainda não conseguiu no Brasil

androidpit moto g4 front
© nextpit

Ler em outras línguas:

Nos últimos três anos tive a chance de utilizar todos os smartphones da Motorola, com exceção do Moto G Edição Turbo. Usei o primeiro modelo da linha por seis meses e, se não tivesse perdido o aparelho, teria usado por muito mais tempo. Já na quarta geração, a linha mudou um pouco, já não é mais da Motorola, mas da Lenovo, está maior, mais potente e com novo design. Contudo, existe uma característica imutável: a qualidade do software. Depois de testar o Moto G4, tenho a certeza de que a fabricante atingiu no Brasil aquilo que o Google queria ter feito: popularizar o Android puro!

Neste review, além de ficar sabendo sobre todo o potencial do hardware da quarta geração do Moto G, você confere também uma análise sobre como a Lenovo, guiada pela Motorola, pretende alcançar com o Moto G4 o mesmo sucesso da primeira e saudosa versão do aparelho.

Motorola Moto G4

Prós

  • Performance
  • Qualidade da tela
  • Personalização
  • Software

Contras

  • Não possui a mesma ergonomia dos modelos anteriores
  • Não vem com carregador turbo no kit
Motorola Moto G4
Motorola Moto G4
Motorola Moto G4: Todas as ofertas

Motorola Moto G4 – Data de lançamento e preço

O Moto G4 é o modelo principal da nova geração da série. A versão que testei possui 16GB de armazenamento interno e custa a partir de R$1.299,00. Vale lembrar que todos os dispositivos da linha - Moto G4, Moto G4 Plus e Moto G4 Play - podem ser comprados e personalizados a partir do Moto Maker. 

Neste ano, você poderá fazer o upgrade do dispositivo para a variante Plus, que oferece melhor câmera e sensor biométrico. O Moto G4 Plus chegou custando R$ 1.499,00. Ao final deste review, você encontra uma lista das lojas nas quais você pode comprar o aparelho.

Motorola Moto G4 – Desenho & Qualidade de Construção

Se compararmos o primeiro modelo do Moto G com o quarto, veremos mudanças bem significativas no design da linha. Começando pelo tamanho do aparelho, que nestes três anos saiu das 4,5 polegadas para as 5,5 polegadas. No ano passado, a Motorola resolveu unificar o visual da linha Moto, desde o modelo mais básico ao modelo mais potente. Assim, uma placa de metal contornava a lente da câmera e trazia o logo da marca em todos os modelos do Moto G e Moto X.

Apesar de ganhar tamanho e uma bateria maior, o Moto G ficou mais fino ao longo dos anos. Se em 2013 o aparelho tinha 11,6mm, agora são 9,8mm. Este é o modelo mais fino da série. Contudo, existe um alto preço a ser pago por esta escolha: o Moto G4 perdeu a ergonomia. A traseira curva do seu antecessor oferecia uma excelente pegada, o aparelho encaixava perfeitamente nas mãos do usuário, mas, agora, a traseira é plana, e as bordas são arredondadas.

androidpit lenovo moto g4 grip
Senti falta da traseira curvada do modelo de 2015 / © ANDROIDPIT

A capa traseira é removível, de plástico e possui uma microtextura, ou seja, não é lisa. Essa característica realmente passa uma sensação de segurança. Meu smartphone é de vidro, logo, sinto muita diferença ao segurar o Moto G4 nas mãos, pois não sinto aquela incômoda sensação de que o dispositivo pode deslizar das mãos e cair em nenhum momento.

A traseira plana também acabou deixando notável a protuberância da câmera. Esta apesar de leve, é perceptível, e ao depositar o dispositivo sobre a mesa temos a impressão de que a lente vai quebrar. A moldura lateral é de plástico e no lado direito temos os botões de ligar o aparelho e para aumentar e diminuir o volume. No botão para ligar o aparelho temos uma textura também que torna realmente fácil distiguir entre este e o botão de volume.

androidpit moto g4 android usb
Na parte inferior, temos a porta microUSB e a ranhura para remoção da tampa traseira / © ANDROIDPIT

Desde o primeiro Moto G, o porta USB fica na parte inferior e a entrada para os fones de ouvido na parte superior. Contudo, a parte da frente já não é mais a mesma das duas últimas versões, e torna o Moto G4 mais parecido com o primeiro Moto G. Já não temos os dois tão criticados alto-falantes na parte frontal. Na parte inferior da tela, temos o microfone para ligações (o segundo microfone está na parte traseira e é usado para o cancelamento de ruído em vídeos).

Já na parte superior da tela, temos o speaker para ligações, que também funciona como alto-falante, a câmera frontal e o sensor de aproximação. Um ponto curioso é que, apesar de ser maior que o antecessor e ter uma bateria com mais capacidade, o Moto G4 pesa os mesmos 155 gramas que o modelo da terceira geração.

androidpit moto g4 front
O aproveitamento da parte frontal para o display é de 71,2% / © ANDROIDPIT

Um dos motivos para isso é referente ao fato da retirada da certificação de resistência à água que estava presente na geração anterior. Aliás, em vez do IP67, o novo Moto G vem equipado com uma nanotecnologia que o torna apenas resistente a respingos.

Apesar de não achar essa a versão mais bonita do Moto G - ainda fico com o modelo de 2015 neste quesito - o Moto G4 possui um design sóbrio e personalizável através do Moto Maker, ou seja, você poderá trocar as capas traseiras se possuir mais de uma e alguns dos detalhes do aparelho, como o contorno ao redor do sensor da câmera.

Motorola Moto G4 – Tela

O Moto G4 possui 5,5 polegadas de tela, que usar a tecnologia IPS LCD e proteção Gorilla Glass 3. O aproveitamento da parte frontal para o display é de 71,2%, logo, o aparelho poderia ser ainda menor, mas com certeza a Lenovo apostou em menor espessura em vez de bordas mais finas.

O Moto G4 é o primeiro smartphone da série de intermediários a ter uma tela com resolução Full HD. Isso oferece ao novo smartphone um densidade de 401 ppi (para efeito de comparação, o seu antecessor tinha densidade de 294 ppi, em uma tela de 5 polegadas). 

Vale dizer que essa é uma mudança esperada desde a segunda geração da linha. No quesito tela, posso até dizer que senti o toque da Lenovo, visto que outros modelos da fabricante na mesma faixa de preço já contam com essa resolução, como o Vibe K5 e o Vibe A7010.

androidpit lenovo moto g4 viewing angle
A tela do Moto G4 oferece nitidez e detalhes em todos os ângulos a que submetemos o smartphone / © ANDROIDPIT

Este é um claro sinal de que a fabricante está investindo em funções relacionadas ao entretenimento. Especialmente para assistir a vídeos no YouTube ou no Netflix em alta-definição, ou para jogar usando o aparelho, a tela oferece uma ótima experiência. Contudo, o brilho do display deixa um pouco a desejar, especialmente se comparado com a qualidade do display LCD Full HD da Sony.

As letras e os elementos gerais do sistema estão extremamente nítidos e apresentam uma ótima reprodução de cor. Os ângulos de visão são excelentes, tudo dentro dentro do padrão de um bom painel LCD.

Motorola Moto G4 – Características Especiais

Gestão Dual-SIM inteligente

A função dual-SIM do Moto G4, assim como nos Moto X Play e Moto X Style, possui um modo inteligente, que habilita o uso de dados móveis 3G ou 4G apenas para um cartão. O chip-SIM secundário automaticamente funcionará na frequência 2G, eliminando a necessidade de troca manual pelo usuário. Além dessa funcionalidade, o aplicativo que realiza o gerenciamento dos chips-SIM é capaz de sugerir qual é a melhor operadora para cada contato com base nos números de telefones registrados na agenda do dispositivo.

androidpit moto g4 android dual sim sd slot
O Moto G4 possui o recurso de Dual-SIM inteligente / © ANDROIDPIT

Além disso, o usuário pode personalizar o nome da operadora e definir uma cor para facilitar a identificação da mesma entre as opções de ligações.

Motorola Moto G4 – Software

Existem dois grandes motivos para que a Motorola chegasse ao marco de 16 milhões de unidades vendidas da linha Moto G em dois anos. Um deles foi o preço acessível em uma época em que mid-ranges eram caros, e o outro o software. A Motorola popularizou o Android puro no país, quando o resto dos seus concorrentes ainda mantinham seus smartphones estacionados no Gingerbread.

Olhando para as especificações de hardware desta geração do Moto G4, este é o melhor modelo original da série, e um dos melhores intermediário do mercado nacional sem dúvidas. Somado a isso, o smartphone de 2016 continua oferecendo aos usuários a experiência mais próxima que se pode chegar do Android que roda na linha Nexus do Google.

androidpit moto g4 android marshmallow
O Moto G4 vai receber pelo menos duas novas grandes versões do Android / © ANDROIDPIT

Assim, o Moto G4 sai de fábrica rodando com o Android 6.0.1 Marshmallow e um layout pouco modificado. Claro, a interface da linha não é 100% pura, visto que novos elementos são adicionados nela para torná-lo ainda mais usual. Entre as poucas modificações do fabricante, estão presentes um novo widget e um aplicativo de câmera reformulado.

Este widget, aliás, parece uma forma de resgate de detalhes da interface do usuário da antiga linha RAZR, a MotoBlur. Além dele, vale lembrar que, apesar da Motorola contar com um dos serviços mais precisos de assistente de voz, os celulares de gama média não trazem o recurso Moto Voz e, com a adição do modo não perturbe ao Marshmallow, tivemos um redução dos recursos do Assist. Assim, o aplicativo Moto traz apenas duas opções: Ações e Tela.

moto g4 ui
A UI do Moto G4 oferece a mesma experiência que você pode ter em um Nexus / © ANDROIDPIT

A função Ações oferece uma quantidade de gestos que podem ser usados como atalhos do telefone, tais como ativar e desativar a lanterna ao agitar o aparelho duas vezes, movimentar o punho para ativar a câmera, silenciar ligações ao pegar o aparelho e mover o Moto G4 para cima, e virar o dispositivo com a tela para baixo para silenciar notificações. Estes são serviços realmente inteligentes e que auxiliam no cotidiano. Usando tais recursos em conjunto com o "Now a um Toque" facilitou minha vida em inúmeras situações.

Já o recurso Tela é a versão inteligente e funcional do Always On, do Galaxy S7 e do LG G5. Em vez de você ter informações aparecendo na tela o tempo todo, apenas quando você movimenta o aparelho o software mostra em preto e branco a data, a hora, as suas notificações, qual música está tocando no Spotify e oferece ainda a opção de passar a música ou pausá-la.

moto g4 android puro
Desde o teclado ao discador, nada é modificado aqui / © ANDROIDPIT

Por fim, mas não menos importante, o Moto G4 tem uma antena de rádio FM embutida. O aplicativo de rádio FM é muito simples de usar e traz recursos como gravar o áudio e um botão super acessível para intercalar entre os fones de ouvido e o alto-falante do dispositivo. O melhor de tudo isso é que você não usará o plano de dados ao ouvir rádio.

moto g4 radio fm
Para quem quer um aparelho com Rádio FM, o Moto G4 é uma ótima opção / © ANDROIDPIT

Futuras atualizações

O fato do software ter pouquíssimas modificações, faz com que o Moto G4 tenha, garantidas, pelo menos mais duas grandes atualizações do Android, neste caso, para o Android N e a versão depois dele.

Motorola Moto G4 – Performance

Precisamos de quatro gerações do Moto G para que a fabricante decidisse por dar um passo maior. Com um processador de oito núcleos Snapdragon 617, superior em desempenho ao do Moto X Play, a Lenovo tem a chance de reconquistar os usuários da primeira versão do aparelho que abriram mão da linha por causa da CPU. Ao contrário do erro do passado, quando a empresa ainda ofereceu um dispositivo com 1GB de memória RAM, neste ano temos apenas o modelo de 2GB de RAM.

Em relação à performance do software, posso dizer que é rápido, fluído e, depois de muito tempo testando smartphones nos últimos meses - como o Galaxy S7 e o Mi 5 - pela primeira vez não tive um erro sequer ao executar qualquer comando no Moto G4. Um ajuste que fiz e que melhorou a minha experiência foi acelerar as animações em escala, a escala de transição e a escala de duração da animação usando as opções de programador/desenvolvedor.

Lançar aplicativos, usar o multitarefas, carregar páginas, navegar na internet ou atualizar meus canais nas redes sociais ou jogar Asphalt 8, tudo teve uma boa resposta do sistema. No meus testes de benchmark, o Moto G4 se saiu melhor que o OnePlus X, por exemplo, e atingiu 45.697 pontos no AnTuTu. Confira so resultados abaixo:

moto g4 benchmark
No AnTuTu o Moto G4 se mostra um bom competidos em relação à concorrência / © ANDROIDPIT

A CPU do Moto G4 é a Snapdragon 617, com quatro núcleos Cortex-A53 de 1,5 GHz e quatro núcleos Cortex-A53 de 1,2 GHz. Logo, é mais veloz que qualquer outro modelo da linha. O processador gráfico é o Adreno 405, o mesmo dos Galaxy A7, Galaxy C5, Asus Zenfone Max, Redmi 3 Pro e Alcatel Idol 4.

O Moto G4 possui apenas uma versão de armazenamento interno, que é de 16GB (finalmente a fabricante deixou de lado a variante de 8GB). Além disso, o espaço que pode ser expandido até 128 GB com o auxilio de um cartão microSD. O sistema operacional ocupa 5,18 GB e sim, você pode usar o cartão SD como armazenamento interno e ter mais espaço no seu celular:

moto g4 armazenamento interno microSD
Não se preocupe em ter que realizar um tutorial, o Moto G4 já usa o cartão SD como armazenamento interno a partir do momento em que o cartão microSD é inserido / © ANDROIDPIT

Motorola Moto G4 – Áudio

O alto-falante do Moto G4 está localizado no speaker para ligações. A fabricante que, em 2014, resolveu investir na qualidade de áudio stereo e adicionou duas colunas de alto-falante ao dispositivo. Apesar de uma boa qualidade de som, o design foi realmente comprometido.

A qualidade do alto-falante do Moto G4 não é ruim, está no mesmo nível dos Galaxy S7 e iPhone 6, mas com uma diferença positiva: ele não está posicionado na moldura do aparelho, o que oferece uma grande vantagem em jogos e ao assistir a uma série no Netflix.

androidpit moto g4 front camera
O alto-falante do Moto G4 está na parte da frente, no topo / © ANDROIDPIT

Quando usado com os fones de ouvido, você terá uma qualidade de áudio melhor, mas o aparelho não oferece nenhum tipo de equalizador de som, por isso, uma boa pedida é baixar o app Música Volume EQ (ideal se você escutar música com fones de ouvido).

Nas ligações, a qualidade do áudio é muito boa, nítida e não transfere ruídos e barulhos que estejam acontecendo no ambiente da pessoa com a qual você está conversando, nem mesmo oferece um áudio metalizado.

Motorola Moto G4 – Câmera

No quesito câmera, apesar das alterações do software, o hardware é o mesmo do modelo anterior. Já a versão Plus do dispositivo possui um sensor melhor. Porém, tanto um quanto o outro compartilham o mesmo aplicativo de câmera, que é uma versão reformulada daquele que está presente nos modelos anteriores.

Assim, temos 13 MP no sensor da câmera principal, uma abertura de foco f/2.0, foco automático e um flash duplo de LED (dual tone). Já a câmera frontal vem com 5 MP, abertura de foco f/2.2 e HDR automático. O mais legal é o fato de termos o modo manual disponível neste mid-range. Ao optar por usá-lo, uma tela com os ajustes da câmera será exibida, permitindo customizar o ISO, o temporizador, o obturador, a macro e a exposição da lente.

lenovo moto g4 plus software camera
Software de câmera do Moto G4 conta os mesmos modos manuais do Moto G4 Plus (imagem) / © ANDROIDPIT

Os efeitos visuais e de áudio também são os melhores. Se você gosta de fotografia, os engenheiros e designers da Lenovo conseguiram oferecer uma excelente experiência para o usuário, que não se limita apenas em escolher as opções, mas se divertir no meio do percurso. 

A interface escolhida pela Motorola para esse modo manual se parece bastante com a da câmera dos Lumia, da Microsoft. A câmera traseira é boa, o fato de podermos escolher a exposição rapidamente a partir do botão do foco ajuda a melhorar a qualidade das imagens.

A experiência de uso

O módulo da camera faz imagens com boa fidelidade de cor e equilíbrio de luz. O tamanho máximo das imagens é de 4128 x 3096 pixels, e o sensor é fabricado pela Sony. O flash de LED dual-tone oferece um balanço entre a luz quente (incandescente) e fria (fluorescente). Por vezes o sensor tende a capturar imagens super saturadas, fazendo com que tenhamos a impressão de que as cores são extremamente vivas, o que deixa a imagem com uma impressão de falsa.

motorola moto g4 teste camera
A câmera principal do Moto G4 por vezes oferece vivacidade demasiada às cores das imagens / © ANDROIDPIT  
moto g4 camera frontal
A câmera frontal do Moto G4 oferece uma ótima qualidade para selfies e groufies / © ANDROIDPIT

Motorola Moto G4 – Bateria

No passado, a Motorola se manteve conservadora em relação à bateria do sua linha de intermediários. Neste ano, sob a direção da Lenovo, tivemos um acréscimo de 570 mAh na capacidade da bateria da série. Assim, o novo modelo possui 3.000 mAh e é compatível com o sistema de carregamento turbo da Qualcomm.

Contudo, a fabricante não envia o carregador compatível com a tecnologia no kit da aparelho. Assim, apenas com um carregador de 10W o Moto G4 achegará a 100% da sua energia em cerca de uma hora. O que é bem rápido para um mid-range.

moto g4 bateria
O Moto G4 usa o Modo Doze de bateria de forma nativa / © ANDROIDPIT

A autonomia da bateria é excelente, você chega a 24 horas de uso sem problemas, mesmo assistindo a uma hora de vídeo por dia. No nosso teste de bateria do AnTuTu, o dispositivo ficou acima da média.

Motorola Moto G4 – Especificações Técnicas

Veredito Final

Sem dúvidas a Motorola, sob a tutela da Lenovo, mostra com o lançamento da quarta geração do Moto G que a série ainda tem muito para nos surpreender. O design do novo dispositivo deixa um pouco a desejar, mas o conjunto do hardware somado ao software está dentro de tudo aquilo que muitos usuários desejam em um smartphone: excelente performance.

No início deste review comparo a filosofia do Google em relação a popularização dos dispositivos Android com o linha intermediária da Motorola. No Brasil, com exceção do Nexus 5, ter um smartphone com hardware de qualidade e uma experiência com software puro só pode ser feita pelas mãos da Motorola. Isso é fato. O usuário que optar por este celular terá uma grande experiência com o Android e, no final das contas, é isso que importará.

O Moto G 2016 é a real evolução da série, é esperado há pelo menos dois anos e agora a fabricante terá a chance de atingir o mesmo sucesso que teve com o lançamento do primeiro modelo. O valor cobrado pelo aparelho será muito bem pago a longo prazo. Quem optar por ter o modelo clássico da linha contará com pelo menos mais duas versões do SO, poderá usufruir das novidades do Android sem ter que esperar por meses para estar entre as pessoas que conseguirão aproveitar um software com mais qualidade, funções e segurança.

Mais do que isso, a empresa conseguiu manter a alma da sua linha de smartphones, que é um software sem tantas características de fabricante, como temos na linha Vibe da Lenovo. Isso traz uma sensação de alívio para os que estavam esperando ver como se desenrolaria a nova diretriz de gerenciamento da empresa sob o guarda-chuvas de uma das maiores empresas de eletrônicos da China.

Se você optar por comprar o Moto G4 tenha a certeza de que terá o melhor do Android no seu smartphone!

Por fim, este novo modelo está pronto para enfrentar os concorrentes que ainda serão lançados no decorrer deste ano, e também responde à altura aos seus atuais rivais, como o Zenfone Selfie, o Vibe K5 e o Galaxy S5 New Edition. A Lenovo conseguiu reunir em um único aparelho as melhores características do Moto G Edição Turbo e do Moto X Play.

Você concorda comigo quando digo que o Moto G4 é o melhor smartphone da linha já lançado?

Motorola Moto G4 – Onde comprar

O Moto G4 já está disponível para a compra no site oficial da Motorola, através do Moto Maker ou direto no varejo nacional. Abaixo, você encontra uma lista com diferentes opções de parceiros da fabricante no país.

 

Ir para o comentário (238)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
238 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Augusto Silva 34
    Augusto Silva 22/11/2016 Link para o comentário

    Comprei essa semana no site das Americanas por R$ 989,00, um preço mais do que justo. E agora enfim meu Nexus 4 poderá decansar em paz.


  • Matheus Cataneo Zamparetti 1
    Matheus Cataneo Zamparetti 20/11/2016 Link para o comentário

    Tenho um moto G4 DTV e amo ele, muito rápido, desempenho excelente. Estou bem feliz.


  • Paulo Cesar Ventura Dela B. 6
    Paulo Cesar Ventura Dela B. 27/09/2016 Link para o comentário

    Ahhhhh que maravilha, adquiri o meu no sábado dia 24/09/16 e, toh vidrado no aparelho, já fiz várias mudanças no seu perfil e baixei e inativei outros tantos apps. O cara simplesmente é o bixo, sua câmara corresponde ao que promete. Meu Lumia 1320 apagou do nada e fui obrigado a comprar outro e tenho certeza que acertei em cheio.


  • Ilma R. 34
    Ilma R. 26/09/2016 Link para o comentário

    Por favor, ele é XT o que?
    Só sei comprar os dispositivos por esta identificação. Não me pergunte porque, eu também não sei.
    Se é que é XT...de repente é GT. Sei la...
    Desde já agradeço o retorno


    • 14
      Carlos Trentini 10/10/2016 Link para o comentário

      O Moto G 4 é o XT1626.

      Conta desativada


  • klods dell 31
    klods dell 08/07/2016 Link para o comentário

    moto-g4 ou moto-g3-turbo ???


  • 1
    dresch 20/06/2016 Link para o comentário

    Pegue o g4 Plus, o aparelho é realmente incrível, não trava, não engasga e não é cheio de frescura como os aparelhos de outras marcas.. a câmera é excelente e atende a todas as minhas expectativas, os 32 Gigas são mais que suficientes PRA MIM. Com certeza me valeu muito a pena, fora que o aparelho e super resistente em seu acabamento. parabéns a lenovo, fez um aparelho excepcional.


  • Reinaldo Jr 3
    Reinaldo Jr 02/06/2016 Link para o comentário

    Juntem todos os modelos da Motoenrrola dentro da caçamba da Comlurbe e liga o triturador, talvez saia um aparelho descente kkkkkkkk


    • Altair de Oliveira 11
      Altair de Oliveira 10/10/2016 Link para o comentário

      Você está exagerando.
      Tenho minhas dúvidas sobre você não conseguir citar uma boa característica da linha Moto.
      Eu tive um Moto G 2014 (XT1069) comprado 1 mês depois do lançamento . Nunca quebrou e me atendia satisfatoriamente.
      Troquei por um Lenovo A7010, quase dois anos depois.


  • 1
    Max Douglas 01/06/2016 Link para o comentário

    O g4 é show. Show mesmo. Comprei sem leitor de digital que isso pra mim, não me interessa e encarece o produto. E, to curtindo o aparelho de montão. A matéria acima é perfeita, principalmente quando a resenhista conclui que no longo prazo o aparelho se paga e quando afirma que "No Brasil, com exceção do Nexus 5, ter um smartphone com hardware de qualidade e uma experiência com software puro só pode ser feita pelas mãos da Motorola. Isso é fato. O usuário que optar por este celular terá uma grande experiência com o Android e, no final das contas, é isso que importará." Bingo! Os comentários abaixo (com raríssimas exceções), não acrescentam em nada, para quem quer vir aqui e colher dados para uma decisão de compra. O aparelho vale cada centavo. É bonito, funcional, rápido, intuitivo, a câmera é ótima, o som melhorou demais em relação ao moto g3 2gb de ram que eu tinha, a tela é demais em tamanho e cores, a bateria carrega rápido e dura muito. Então, é isso. Se você tem os 1.299,00 vá ao quiosque da motorola e compre. Nem precisa comprar pela Internet. É o mesmo preço e você já sai de lá com o aparelho em mãos. O resto, desculpem a franqueza, mas é conversa fiada.


    • 10
      Dayvid Machado 03/06/2017 Link para o comentário

      Melhor comentário. Comprei um G4 esses dias por R$ 730 numa importadora e estou gostam demais do bicho, trouxe algumas inovações que a Linha Moto G merecia mantendo a mesma qualidade. Penso da mesma forma, as diferenças do G4 normal pro Plus não compensam tanto a diferença de preços já que nos pontos mais importantes eles são a mesma coisa.


  • Giovani C. 10
    Giovani C. 29/05/2016 Link para o comentário

    bom, eu achei o aparelho bonito principalmente o plus, acho que só eu achei bonitinho o sensor digital, mas tudo bem, rsrsrsrsrs.... eu estou vindo do windows phone e quero comprar um android, mas tô na dúvida entre moto g4 plus e o zenfone 2... alguém pode me ajudar?? tô mais no zenfone mas dizem que a traseira é frágil e racha fácil e dizem que a tela é meio apagada, se fr isso mesmo, fico com o moto g mesmo... alguém que use um zenfone pode me dizer como é??


  • Hugo Esteves 2
    Hugo Esteves 29/05/2016 Link para o comentário

    Matéria um pouco confusa. Porém mais confusa é a estratégia da Lenovo de vender um Moto G4 pelo preço de um LG G4. Só incauto pra cair nessa.

    Alexandre Abreu


    • 2
      Vinicius H 18/10/2016 Link para o comentário

      Tenho um LG G3 D855, e venho tendo problemas com ele a mais de um ano (bateria, caraça, superaquecimento ( e olha que nao uso pra jogos) câmera que desliga o aparelho quando vai ser usado, atualização do android que nunca chega, etc.
      O LG G4, evoluiu muito pouca coisa pro G3, e pelo que tenho lido, apresenta muitos dos vícios do antecessor, além do maior problema de todos: Ser LG e não dar a mínima para os clientes.
      Agora meu LG parou de vez, tinha a expectativa de pelo menos poder aproveitar ele pra transformar minha TV em Smart em sua aposentadoria...
      Resolvi testar esse Moto G4, que no meu ver corrige o maior defeito da linha da G da LG que é uma super tela sem benefício visual significativo, forçando processamento e elevando consumo.
      Paguei no Moto G4 o mesmo que paguei no LG G3 quando comprei a quase dois anos, considerando a inflação, ele saiu mais barato que o LG G3 na época. Se tiver menos dor de cabeça que o anterior já estará valendo, apesar de achar que é mais caro do que deveria ser.
      Se não ficar chateado de após um ano perder o celular e ser acusado de mau uso e ficar sem atualizaçao do adroid, vale a pena o risco de comprar o LG G4, pois realmente sua câmera e tela são melhores.
      Do mais, o MOTO G4 pro usuário médio é uma escolha mais racional e possui histórico de menos problemas.


  • 15
    Anderson Santos 28/05/2016 Link para o comentário

    "Motorola chega onde o Google ainda não conseguiu no Brasil"
    Chegou. Conseguiu lançar um intermediário à preço de um high-end.

    Pra mim, high-ends são acima de 1.000,00 e tops de linha são acima de 2.500,00.

    Alexandre Abreu


    • Altair de Oliveira 11
      Altair de Oliveira 06/06/2016 Link para o comentário

      Me perdoe. Mas é melhor você ver seus conceitos acerca de valores de aparelhos.
      Você sabia que a chamada "lei do bem" foi revogada aqui no Brasil?
      Pois é, dificilmente teremos bons intermediários abaixo do R$ 1.000,00.
      Outrossim, eu também acho um absurdo pagar mais de R$ 1.000,00 em um intermediário. Penso que R$ 800,00 seria um valor razoável.
      Mas, como os impostos em nosso país são cavalares e o governo insiste em revogar leis de interesse popular, eu não consigo enxergar tantas perspectivas de aparelhos Entry Level, Mid-Range ou High-End com preços interesantes.


  • Jorge J. 18
    Jorge J. 28/05/2016 Link para o comentário

    mas perdeu o principal da linha que era o preço competitivo, hoje em dia o novo queridinho do pessoal é o galaxy j5

    Conta desativada


    • 13
      Berry 07/01/2017 Link para o comentário

      enquanto o j5 ta preso no Android 6.0 o g4 vai receber o Android 7.0 éa lenovo não tem culpa do nosso pais cobrar quase 400 reais de impostos dos 1300 ou seja o moto g4 era pra ser 900 e alguma coisa


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 27/05/2016 Link para o comentário

    Fiz mágica com o meu Moto G 2014 xt1069 quando instalei o Android AOSP versão 5.1.1; liberei o root e instalei xposed mais módulos GravityBox e companhia, greenify, coolify e o kit Motorola (câmera, galeria e Tv Digital). O smartphone está ótimo!!! Não trava, roda super liso e com bom rendimento de bateria. Recomendo!!!
    Detalhe: Essa ROM vem com o tal "recurso Tela" modo de visualização rápida das notificações na tela de bloqueio.
    Depois disso, nem cogito mais trocar de smartphone. Só se esse aqui quebrar...kkkkkk...aí sim, eu faço um upgrade direto para o G4.

    Altair de OliveiraairtonPaulo B.


  • Lucas Mota 15
    Lucas Mota 27/05/2016 Link para o comentário

    Quando eu tiver melhores condições, pode ser que eu troque meu moto G2 nesse novo Moto G.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.