Moto G (2013/ 2014/ 2015): 23 problemas e suas soluções
A linha Moto G já tem alguns anos, e ainda é uma das queridinhas do Brasil. Independente da variante que você tenha, alguns problemas ainda podem ocorrer. Por isso, reuni aqui uma série de problemas e soluções para os erros mais comuns desses dispositivos.
Economize tempo e vá direto ao que interessa
Tenha em mente que estes são problemas generalizados, apenas alguns dos erros são específicos de um modelo, que pode ser o Moto G 2013, Moto G 2014 ou Moto G 2015, segundo nossas fontes. Se o problema for específico de alguma variante, o mesmo será comentado no texto. As soluções podem funcionar para diversos modelos Android.
Problemas com a saída de áudio (celular/fones de ouvido)
Muitos usuários do Moto G 2013 vêm reclamando de problemas com a saída de áudio do dispositivo. O problema vai além da qualidade do som (bug número 8 desta lista): o áudio simplesmente não funciona, e não adianta usar os fones de ouvido em ligações ou tentar limpar os speakers. A solução veio com uma dica do canal APK Games, no YouTube, e é muito simples. A ideia é usar o widget HF Button. Para baixar o software, clique no botão abaixo.
${app-com.chislonchow.toggleheadp}Uma vez que você baixou e instalou o HF Button, acesse a gaveta de widgets, encontre o HF Button e adicione-o na tela de início do seu smartphone Android. Depois que você inserir os fones de ouvido, o widget passará a funcionar tanto com os fones plugados quanto sem eles.
Bloqueios e reinícios
Problema
Muita gente se queixa de que a tela do Moto G fica congelada de vez em quando e que o aparelho fica reiniciando arbitrariamente, inclusive quando a tela está apagada. Isso pode ser problema de algum aplicativo específico ou do discador. Para solucioná-lo de forma provisória, você pode tentar apagar e acender a tela ou clicar no botão de energia durante alguns segundos para reiniciar o dispositivo.
Nota: Este problema pode estar associado ao cartão SIM. Antes de realizar o passo abaixo, experimente usar o smartphone com outro cartão.
Solução
Inicie o Moto G em modo de segurança. Para tanto clique no botão Ligar/Desligar > pressione longamente o comando Desligar que aparecerá na tela > clique em ok para reiniciar o dispositivo em modo de segurança.
Feito isso, você verá a marca do Modo de segurança no canto esquerdo inferior da tela. Nesse modo, você poderá localizar o aplicativo problemático ao inicializar um aplicativo por vez para identificar qual deles está causando o problema. Para desativar o modo de segurança basta apenas desligar e ligar o dispositivo novamente.
Se o aparelho continua dando defeito depois deste processo, recomendo fazer uma restauração de fábrica do dispositivo.
Bateria Instável
Problema
Depois de ser atualizado para Android 5.0 Lollipop o Moto G já não oferece mais a possibilidade de ver na barra de status a porcentagem restante de bateria, apenas quando acessamos as configurações rápidas.
Em muitos casos, o Moto G vem exibindo valores errados, de 50% de carga a 1% e depois de novo a metade. Se esse tipo de salto ocorre no seu aparelho, pode haver um erro na calibração da bateria, relacionado a uma atualização de software.
Solução
Como não podemos remover a bateria do Moto G, deixe que o dispositivo se descarregue por completo e se desligue sozinho. Depois carregue-o a 100% e repita o processo. Dessa forma, o problema deverá desaparecer.
Cartão SIM não detectado
Problema
Alguns dispositivos não reconhecem o cartão SIM ou, se o fazem, depois de uma hora inexplicavelmente deixam de reconhecê-lo. Isso pode se dar porque você usa um Nano SIM com adaptador (o Moto G oferece suporte apenas para Micro SIM), ou então um Micro SIM mal cortado.
Solução
Experimente usar outro cartão e, se for o caso, peça outro SIM à sua operadora.
Erros na câmera
Problema
Para alguns usuários, o aplicativo da câmera simplesmente não é ativado.
Solução
Em primeiro lugar, reinicie o aparelho. Se não funcionar, vá a Configurar > Aplicativos e busque o app da Câmera. Clique em Forçar parada, Limpar dados e Limpar Cache. Se o problema persistir, algum aplicativo de terceiros pode ser o culpado. Vá até a multitarefa, veja quais softwares estão abertas e feche-os. Se nada disso funcionar, restaure para a versão de fábrica.
Lembre-se de sempre fazer um backup de todos os seus dados, antes de fazer qualquer tipo de restauração.
Erro no LED de notificações
Problema
Em alguns aparelhos, o LED não acende quando chega um SMS, email, mensagem do WhatsApp e outros. Geralmente esse problema é causado ao se restabelecer os dados de uma conta Google que incluía em suas configurações instruções para desabilitar o LED (em aparelhos anteriores).
Solução
A solução é fácil: utilize o widget chamado Notification Light Widget. Se o instalar na tela principal, ele ajudará a habilitar o LED outra vez. Depois disso, você pode até mesmo remover o widget.
${app-com.hikui.pulsenotificationwidget}Barulhos estranhos
Problema
Essa parece ser uma das queixas mais comuns: um som ou vibração ao balançar ou apagar o aparelho. Algumas pessoas o atribuem à retroalimentação háptica, e apesar de ser inofensivo, pode incomodar bastante. Se acontece com o seu Moto G, ele pode ter algum botão solto.
Solução
Uma resposta fácil para o problema é comprar uma capa, que além de proteger o dispositivo irá abafar o ruído. Mas se o barulho for muito alto e irritante, não hesite em procurar a assistência técnica.
Qualidade de som ruim
Problema
Na realidade, o som do aparelho é bem aceitável se levarmos em conta o preço do Moto G. Mesmo assim, pode haver problemas. Em geral, não se espera muito da saída de áudio porque os alto-falantes estão na parte traseira.
Solução
Uma melhora possível é modificar os valores do equalizador. Vá até Configurar > Som e clique em Efeitos de áudio. Aqui você poderá ajustar a saída de áudio do alto-falante.
Problemas durante o carregamento
Problema
O seu Moto G se reinicia enquanto está recarregando? Seu aparelho não recarrega bem? O mais provável é que haja um problema com o seu cabo de USB.
Solução
Primeiro tente recarregar com outro cabo, de preferência que esteja entre os 500 mA e 1.5A. Deixe o aparelho a 0 e recarregue-o com o novo cabo mantendo-o apagado durante os primeiros 20 minutos.
Problema ao analisar um APK
Problema
Se quiser instalar aplicativos que não estejam na Play Store, você deve primeiro ativar a opção de Fontes Desconhecidas em Configurar > Segurança. Com o Moto G é provável que você tenha que desabilitar a opção de Verificar Aplicativos. Se tiver feito tudo isso, ainda poderá encontrar problemas quando o aparelho analisar o arquivo do pacote ao instalar um APK.
Solução
Se for o caso, tente fazer o upload do APK desejado para o Google Drive e instale-o de lá. Se tiver o smartphone rooteado, faça a instalação com algum aplicativo de gerenciamento como o ES Explorador de Arquivos. Ou então salve todos os seus dados e faça um reset de fábrica.
${app-com.estrongs.android.pop}Wi-Fi e conexões instáveis
Problema
Os problemas de um novo smartphone neste campo são muito comuns, desde erros na hora de se conectar a um roteador até consumo excessivo de bateria ou desconexões intermitentes.
Solução
Meus conselhos neste aspecto são básicos mas eficientes. Reinicie o Moto G e a WiFi. Apague os dados de conexão da sua rede e introduza-os de novo. Se o problema persistir, verifique o artigo abaixo.
Problemas com o horário de verão
Problema
Muitos usuários do Moto G reclamam de bugs como o fechamento repentino de aplicativos e lentidão com a mudança de horário no país.
Solução
Sugerimos que você desabilite o recurso de Data e Hora Automáticas. Depois, manualmente, altere o fuso horário.
Acesse Menu > Configurar > Data e Hora> Desative Data e Hora Automáticas. Depois, dentro do mesmo menu, selecione o Fuso Horário para Horário da Argentina (Buenos Aires) GMT -3:00. Após alterar as configurações, desligue e religue o aparelho. Esse procedimento fará com que seu aparelho tenha funcionamento normalizado.
Como recuperar o Moto G depois do soft-brick da atualização do Lollipop
Problema
No fórum do AndroidPIT, muitos usuários vivenciam problemas após a instalação manual de atualizações OTA (Over-The-Air) do Moto G. Porém, problemas advindos deste processo podem causar aquilo que chamamos de "soft-brick".
Solução
Caso o processo tenha causado o soft-brick do seu Moto G, saiba como recuperar o aparelho no artigo abaixo:
Como recuperar a TV no seu Moto G depois de flashear uma ROM
Fez o flash de uma ROM customizada no seu Moto G e perdeu a função de TV? Não se desespere, é possível reavê-la de uma maneira relativamente simples. Siga o tutorial do artigo linkado abaixo e você poderá voltar a assistir TV no seu dispositivo (e também no Moto E):
Como trocar a tela quebrada do Moto G
Problema
Se você não quer pagar os custos da assistência técnica para o reparo da tela quebrada do seu Moto G, confira o meu tutorial em vídeo abaixo, mostrando como fazer o conserto usando as próprias mãos. Mas lembre-se: ao fazer este tipo de procedimento, como consequência você pode perder a garantia do aparelho.
- Para mais informações, acesse: Como trocar a tela quebrada do Moto G
Atenção: Este procedimento deve ser feito por sua conta e risco. A AndroidPIT não se responsabiliza por danos causados em qualquer dispositivo.
Solução
O teclado desaparece
Problema
Alguns usuários reclamaram que o teclado some da tela enquanto navegando pela internet, escrevendo mensagens, durante chamadas ou outras situações sem motivo aparente.
Este problema pode ser causado pelo mau gerenciamento de memória, neste caso o basta fechar todos os aplicativos, e re-abrir somente os necessários.
Solução
- Tente reiniciar o dispositivo, pode ser apenas um problema temporário.
- Limpe a partição de cache. Pressione o botão de abaixar o volume juntamente com o botão de ligar/desligar para ver as opções de boot. Use o botão de abaixar o volume para marcar a opção restaurar, e o botão de aumentar volume para selecionar esta opção. Assim que voce ver o bonequinho do android deitado de costas pressiones e segure os botões de ligar/desligar e aumentar volume. Um novo menu de restauração aparecerá, assim você pode usar o botão de abaixar o volume para marcar “partição de cache” e o botão de ligar/desligar para selecionar. Pressione o botão de ligar/desligar e selecione a opção restaurar sistema.
- A opção final é fazer um reset de fábrica: Configurações > Fazer backup e redefinir > Restaurar dados de fábrica > Restaurar telefone. Antes de começar este procedimento tenha certeza de que tem um backup de todos os dados importantes do seu dispositivo.
Os aplicativos não ficam em segundo plano
Problema
O Moto G 2014 não tem uma memória RAM tão ruim (1GB), mas para alguns usuários é muito pouco. Ao invés de permitir vários aplicativos ao mesmo tempo deixando-os em segundo plano, eles simplesmente fecham. Muitos usuários reclamaram nos fóruns da Motorola e no Google+.
Solução
A boa noticia é que parece que o problema foi resolvido. Vários usuários disseram que ao atualizar o Android para a última versão disponível, no caso o Android Lollipop, os problemas com o encerramento dos aplicativos desapareceram.
Para atualizar o seu sistema Android vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualizações do sistema.
O flash da câmera parou de funcionar
Problema
Vários usuários do Moto G 2014 reportaram que depois de certo tempo de uso o flash da câmera parou de funcionar sem nenhum tipo de explicação, a maioria depois da atualização do dispositivo para o Android Lollipop.
Solução
- Como primeira opção de solução você pode fazer uma restauração forçada no seu dispositivo pressionando o botão de liga e desligar até o telefone fazer o reboot.
- Limpe os dados e cache do aplicativo da câmera em Configurações > Aplicativos > Câmera > Forçar parada, Limpar dados e Limpar Cache.
- Há também a possibilidade de que algum aplicativo que use o flash , como os de lanterna, seja o culpado. Feche todos os aplicativos, se não funcionar tente desinstalar qualquer aplicativo que use o flash até achar o culpado.
Chamadas sem áudio
Problema
Alguns usuários do Moto G 2014 relataram através do Fórum do AndroidPIT um problema na reprodução do áudio das ligações que são realizadas e recebidas. Segundo os relatos, é possível ouvir o áudio do outro contato, embora ele não consiga ouvir o que está sendo falado pelo usuário do Moto G.
Solução
Felizmente, é possível resolver essa questão redefinindo as preferências dos aplicativos e removendo os dados armazenados no discador padrão. Siga os passos abaixo:
- Acesse o menu de configurações do dispositivo;
- Selecione a opção Aplicativos e em seguida localize a guia Todos;
- Localize e selecione o aplicativo Discador e clique na opção Limpar dados;
- Feito isso, selecione os três pontos no canto superior direito e clique em Redefinir preferências de aplicativos.
Após a conclusão dos passos listados acima, é necessário reiniciar o telefone para realizar a primeira chamada de teste. Caso o problema persista, talvez seja adequado o envio do dispositivo até uma assistência autorizada para um possível reparo no microfone.
Demora para atualizar aplicativos na Play Store
Problema
Ao realizar a atualização de um aplicativo já instalado através da Play Store, muitos usuários estão observando uma demora na conclusão do procedimento próximo a 91%. O problema pode estar relacionado à compilação dos aplicativos instalados antes da transição entre a máquina virtual Dalvik (padrão no Android KitKat), para a nova ART do Lollipop.
Solução
Indicamos restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica, após a atualização para o Android Lollipop. Muitos usuários tentaram resolver a questão removendo o cache dos aplicativos já instalados, mas o procedimento em 90% dos casos não obteve sucesso.
Antes de realizar o procedimento, recomendamos que seja realizado um backup de todas as informações e arquivos pessoais armazenados no dispositivo.
Aparelho não liga ou carrega após consumo total da bateria
Problema
O dispositivo não inicia ou carrega a bateria após o término total da carga.
Solução
Recomendamos os procedimentos abaixo para resolver esse problema:
- Conecte o carregador original diretamente na tomada (não utilize fontes ou extensões de tomada)
- Conecte o cabo ao celular após a conexão com a tomada
- Após conectar o cabo, pressione o botão de energia por 2 minutos
- Após esse período, o LED de notificações ira se acender, solte imediatamente o botão de energia
- O LED permanecerá ligado por aproximadamente 30 segundos, sem nenhum tipo de exibição na tela. Logo após esse período, a tela irá se acender indicando o percentual de bateria, provavelmente 0%.
- Caso a tela se pague, não se assuste, e não ligue ou utilize o celular até que a bateria alcance 100% de carga.
Esse procedimento realiza um boot forçado no dispositivo, no entanto, as informações e dados armazenados no Moto G permanecerão intactos. Não é recomendado a utilização de carregadores paralelos, ou de outras marcas para a realização desse procedimento, mesmo que este apresente a mesma quantidade de amperagem.
As notificações não chegam
Problema
Muitos usuários relatam problemas no comportamento das notificações. Algumas são entregues somente na rede de dados (2G/3G), enquanto outras são exibidas durante a conexão com Wi-Fi.
Solução
Não sabemos exatamente a causa desse problema, mas recomendamos que os aplicativos Moto Alerta e Assist, sejam desativados no menu de configuração do dispositivo. Caso o problema persista por mais tempo, é recomendado uma restauração de fábrica.
Alto consumo de bateria
Problema
De acordo com alguns usuários do fórum do Android Central, alguns modelos do Moto G 2014 consomem toda a bateria durante a noite. O dreno de energia pode chegar a até 50%. Segundo os proprietários do dispositivo, grande parte dos serviços que comumente exigem da bateria estavam desativados, tais como wifi, plano de dados, sincronização de dados, vibração e mesmo os aplicativos em segundo plano. Entretanto, os detalhes do histórico de uso da bateria indicam um alto consumo neste período de tempo.
Solução
Ao que tudo indica, o problema é referente a algum aplicativo desconhecido que insiste em manter o aparelho ativo, rodando em segundo plano constantemente.
A solução encontrada até o momento parece mesmo ser o uma limpeza de cache via recovery mod, como sugere a própria equipe da Motorola. Se isso não ajudar, será preciso resetar o aparelho para as configurações de fábrica, e tentar achar a causa do problema, o aplicativo que consome a sua bateria em segundo plano. Para tanto, é indicado o aplicativos Wakelock Detector ou mesmo o Greenify.
${app-com.uzumapps.wakelockdetector}E você, encontrou mais algum problema no seu Moto G? Sabe de alguma solução que ainda não listamos?
Este artigo será sempre atualizado com novos problemas e soluções para os erros reportados por nossos usuários.
Moto G xt1033
Não consigo atualizar o Android para Lollipop, não consigo ligar conta do google e não consigo atualizar o Play Services, nem Play Store
Parabéns ao autor do Post. Tópico extremamente produtivo e de fácil entendimento. Meu Moto G não estava funcionando de forma alguma, pois descarregou e não queria iniciar, tampouco carregar. As dicas expostas no post funcionaram perfeitamente. Muito obrigado. Já estava decidido a comprar outro aparelho...rsrs Melhor suportar um "boot forçado" e a perda de alguns dados que desembolsar grana desnecessariamente....rs
Meu moto G1 começou a entrar direto na conf de hora, já troquei para a Argentina, tirei o automático e não para de entrar e fora abrir app aleatórios
gente me ajuda ai esqueci a seinha do meu celular moto g 1 ja levei ne todas asistencia aq da sidade nao conceguiro desbroque o botao volume menos nao foncionando e ntoao tem conserto sera que alguem sabe como desbroquia esse celular se saber me aavesa po fvr
Alha o meu moto g ainda continua apagado, já fiz tudo e nada nem liga nem carrega.
Tenho um Moto G3 e não sei por que meus videos e músicas ficam pausando sozinhos
Até no Youtube com a tela ligada
Tive um moto g 2 e vendi depois de 2 meses, celular mais bugado que já vi. Reiniciava sozinho e os apps não ficavam abertos em segundo plano, era impossível mexer no whats enquanto ouvia música por exemplo. Sugiro que corrijam a parte onde diz que o problema foi solucionado, pois não resolveu com a atualização de software. Além do mais quando entrei em contato com a motorola deram uma de joão sem braço e disseram que era "normal" fechar quando a memória estivesse cheia (mesmo tendo 1gb de ram e acontecendo com 2 apps leves rodando)
eai, moto g 4 não tem problema nenhum?kk
5 problemas que apresentou no meu Moto G2 estava aí e apresentavam sempre quando ele estava no Android Lollipop, depois que atualizou para o 6.0 melhorou bastante. Agora o único problema persistente é o aquecimento. Ele esquenta demais, as vezes nem dá pra encostar no aparelho direito de tão quente que fica, aí tenho que reiniciar...
rapaz,para esfriar achei um modo, o meu estava muito quente por que vim trabalhar de moto meio dia e o sol tava de lascar,no meio do caminho caiu uma chuva leve e molhou a calça, quando cheguei no trabalho o moto g2 estava bem frio. molhe um pano e enrole o moto g.depois de 5 minutos ele estará bem fresquinho..
Tenho um Moto G 3, troquei o display dele mas antes e agora também na tela incial bloqueada quando vc da um toque na tela parece que são varios toques ao mesmo tempo. No da minha namorada isso não ocorre. Troquei o display e continua. O que posso fazer? Desde já, agradeço!
jogar fora e comprar um novo,nada depois de consertado volta a ser como antes.
Bem interessante essas dicas, porém, o que mais me incomoda é o fato de não haver atualização do Android 7.0 para o Moto Maxx.
Por que alguns kernel padrão do moto G tem suporte a F2FS e outros Kernels de moto G não tem?? '-'
Os únicos problemas que tive com meu moto g foi o fone de ouvido que não estava sendo reconhecido e a tela que estava meio amarela, depois troquei de smart 😁
No Moto G4 Plus sim!
Esperando uma matéria 😪
MOTO G4 E G4 PLUS PROBLEMAS E SUAS SOLUÇÕES...
qual foi o problema do teu claudio?
Burn in e depois problema no carregamento...
Não entendi porquê não fizeram essa matéria até hoje Cláudio?
Somos 2