A maldição dos smartphones continuou em 2016
O ano de 2015 também rendeu um pouco para os fabricantes, principalmente com os problemas que envolviam o processador Snapdragon 810, que aquecia. Neste ano, acompanhamos algumas coisas relacionadas a Qualcomm também, mas, de modo geral, as coisas foram mais calmas no mundo dos processadores. Em 2016, os problemas foram com os smartphones propriamente ditos.
O escândalo do Galaxy Note7
Difícil nao começar a lista de problemas de 2016 sem mencionar o mais famoso, ou seja, o fiasco do Note 7. Se não fosse isso, 2016 teria sido um ano mais tranquilo, diga-se de passagem. Podemos dizer que este caso o maior problema que a Samsung Mobile enfrentou. Líder no interesse dos usuários no segundo semestre, o dispositivo sofria de um problema sério, que o fazia explodir de forma aleatória.
Note 7: o maior problema que a Samsung Mobile enfrentou
Depois de alguns comunicados e novas ações de marketing, a Samsung teve que abrir mão do phablet, que, até então, era o melhor produto já criado pela marca. Segundo alguns analistas, a empresa teve um prejuízo de aproximadamente 15,3 milhões de Euros. Só para você ter uma noção do prejuízo, esperava-se que o Note 7 vendesse 19 milhões de Euros em todo seu ciclo de vida. Fora isso, a empresa perdeu 1,4 bilhão de Euros, que são referentes aos smartphones fabricados e que não foram vendidos.
A calibração de cor do OnePlus 3
Quando lançado, um dos pontos fracos do OnePlus 3 era o perfil de cores da tela. A calibração de cores do monitor era agressiva e estava longe de entregar um resultado com cores naturais ou vívidas. As fabricantes sempre tornam as telas mais saturadas para chamar a atenção dos usuários. Mas, a OnePlus foi longe demais.
Muitos usuários reclamaram e se queixavam da compra. A empresa liberou uma atualização para o modo de tela sRGB, que resolveu o problema. Contudo, outras atualizações estavam na fila para serem liberadas para o dispositivo, que tinha sérios problemas de superaquecimento.
iOS 10.1.1 sugando a autonomia do iPhone
Os fabricantes que usam Android em seus dispositivos não foram os únicos que tiveram preocupações este ano. A Apple também teve sua rodada de problemas. Além daqueles que envolviam o iPhone 6S, que passou por um recall de bateria, a empresa da maçã mordida enfrentou problemas com a atualização do iOS 10.1.1 para vários modelos. Usuários de iPhone relatam falhas no carregamento e desligamentos espontâneos.
2016: fica a lição
É claro que o maior problema do ano foi com o Note 7, mas que renderá preocupações e cuidados extras para a Samsung em seus próximos dispositivos. O Galaxy S8, por exemplo, é esperado por muitos como um grande lançamento para o próximo ano e, sobretudo, será o responsável por enterrar de vez os problemas que a marca passou em 2016.
Qual é o balanço que você faz sobre 2016?
Tive o OP3 recentemente e não presenciei nenhum problema com aquecimento, nem em jogos ou enquanto carregava.
Essa matéria me fez lembrar o Ranking de reclamações contra as fabricantes. Divulga o Ranking desse ano Androitpit.
Kd a LG com burn e BootLoop?
Precisamos entender que lidamos com máquinas e portanto existe o fator falhas !!! O note 7 era a perfeição de uma marca que atingira ao topo da cadeia "mobile "atingindo seu principal rival dentro do seu próprio território ,com uma margem enorme em vendas e maior ainda em seu lucro, com o sucesso pleno da linha S trazendo seu top de linha o galaxy S7 um aparelho da forma que o seu cliente pedira na linha anterior recursos aprimorados e refinamento da linha confirmara em definitivo a linha S como o melhor smartphone entre as três maiores plataformas desafiando a Apple a trazer inovação a sua linha, e que não bastava mais o simples ícone da maçã para vender seus aparelhos bem construídos mas porém limitados de inovação ,sendo assim a Samsung em sua tentativa de uma cartada definitiva apostou tudo na linha Note com apenas um propósito ,dar o golpe de misericórdia em seu concorrente antes da vinda do seu próximo aparelho ,uma aposta ousada em um mercado cada vez mais concorrido e competitivo pois ambos começam a enxergar emergentes chineses evoluírem em desenvolvimento em suas linhas! Porém a ansiedade e a gana para afundar seu maior rival deu espaço para algo incomum na fabricação de aparelhos top de linha algo que seus engenheiros não imaginariam pois as vezes a ganância e prepotência mostram que juntas podem derrubar um gigante e foi assim que a linha Note caiu como um castelo de cartas !!!
Mas gigantes de tamanha grandeza conseguem se reinventar e não será diferente em 2017 a linha A 2017 está chegando fazendo a mesma chegar muito próxima dos top de linha da marca Sul coreana trazendo consigo um público fiel e com isso aumentando a expectativa do seu carro chefe que promete tecnologia , sistema de som e tela muito além da qualidade amoled portanto linhas premium da Samsung com certeza movimentarão o segmento mobile em 2017 e que comecem as apostas !!!
Feliz ano novo a todos amantes de tecnologia!
Pq o Android Pit não postou sobre o burn in do LG G4 e G5 + G5se... E as trocas do LGG4 feita pela LG pelo LGG5 se para os clientes que sofreram de burn in?
Moto G4 tbm ta com o mesmo problema e ninguém fala nada...
2016 foi ruim pra todo o mundo!
Perder Carrie Fischer foi o pior soco no estômago.
Faltou bastante coisa. A matéria listou só o básico, mas esqueceu de problemas como o LG G5 que veio com processador inferior, como se o brasileiro fosse lixo para eles. Também esqueceu da falta de respeito da Apple com o consumidor cobrando para consertar um defeito que é um vício oculto e esqueceu do mico que foi o Moto G4+ com todos os seus defeitos.
Concordo Sidney!
Concordo.
Também tem algo que aconteceu recentemente que é a questão dos Nexus 5X e 6P estarem com problemas no chipset e placa. A Google está tendo de reembolsar os usuários desses aparelhos.
Mais uma vez não quiseram criticar a Lenvorola por entregar aparelhos defeituosos como é a linha Moto G, com Burn-In, Ghost Touch, Superaquecimento entre outros diversos problemas que tiveram.
Verdade Luis!
Comprei um Moto G4 Plus e depois de uma semana de uso devolvi. Com certeza foi o pior smartphone que já tive. O meu veio com a tela amarelada e super aquecimento. O aparelho esquentava muito rodando APENAS whatsapp ou navegador, tornava-se impossível segurá-lo. Nos grupos dele no Facebook só há reclamações dos usuários quanto ao Ghost Touch e Burn In. Infelizmente ninguém se atenta à isso, nem a Lenovo tampouco a mídia.
Isso que fico puto da vida, não vejo UMA única notícia criticando a Motorola. Eu AMO de paixão a linha Moto G e Moto Z, queria que todos tivessem a mesma linha de pensamento deles, porém foi um fiasco e uma enorme decepção.
Gosto tanto que insisti trocando 7 vezes o meu antes de pedir o dinheiro de volta :\
Luis, você foi até insistente, pois comigo seria apenas 1 vez! Gosto muito da Motorola, mas o desrespeito que tem tratado o consumidor eu não aceito. Estou usando um G4 e por enquanto sem problemas e funcionando bem, mas se der qualquer tipo de bug, não compro mais produtos da Lenovo!
e do abandono do Vibe K5
O problema não foi o ano de 2016, e sim a pressa... Lançar um protótipo sem a total correção tanto na segurança como no uso do dia a dia...
Acredito que os Nexus 5x e 6p não foram mencionados por serem aparelhos de 2015, porém os problemas deles vieram após o lançamento do Nougat então deveria ser citado pelo menos.
Foi ruim para as grandes marcas populares é verdade mas para as chinesas as coisas foram só crescendo, este ano vi muitos aparelhos realmente bonitos e com especificações pra bater de frente com as grandes,e o melhor, com um preço sensacional.
Uma pena não venderem em todos os mercados (especialmente o nosso) porque teríamos muitas opções fantásticas.