A Motorola deveria estar contente com este possível projeto do Facebook?
Um estudo recente da eMarketer mostra que o Facebook lidera o mercado de aplicativos mensageiros sendo o proprietários dos dois maiores serviços: o WhatsApp e o Facebook Messenger. Além disso, não preciso mencionar que a empresa também é dona da maior rede social de todos os tempos. Mas o que mais a empresa de Mark Zuckerberg poderia quer? Talvez um smartphone modular.
Os smartphones modulares não morreram com o encerramento do Projeto ARA, da Google. Aliás, a prova disso é que a FairPhone continua investindo na ideia de ter um smartphone modular desenvolvido de forma sustentável, bem como a Motorola que, em outro nível, segue criando os seus Moto Snaps.
Na semana passada, vazou a informação de uma patente do Facebook voltada para a construção de um smartphone modular. Assim, teríamos uma das maiores companhias do mundo ingressando neste jogo.
De acordo com a equipe do Facebook, no entanto, a patente foi desenvolvida pelo time da Nascent Objects. Empresa essa que foi comprada pelo Facebook em setembro do ano passado e trabalha diretamente na criação de equipamentos eletrônicos modulares. Olhando para a descrição do dispositivo, o mesmo poderia funciona como um smartphone ou um alto-falante interativo.
Coincidência ou não, à frente da Building 8, divisão de projetos especiais do Facebook, está Regina Dugan, ex-integrante do Projeto ARA, na Google. Logo, unindo um fato ao outro, não seria um erro dizer que a empresa que comanda a maior rede social do mundo estaria interessada no desenvolvimento de dispositivos modulares, certo?
E, meus caros amigos, na opinião desta editora, este movimento seria extremamente benéfico para as demais empresas que investem neste tipo de dispositivo, em especial a Motorola.
Nos últimos anos, a Motorola e a Lenovo abraçaram o desenvolvimento de smartphones modulares, de uma forma bem menos sustentável do que a FairPhone, mas é certo dizer que a partir do uso dos Moto Snaps, necessariamente você não precisaria fazer o upgrade do seu aparelho a cada um ou dois anos, apenas usá-lo com diferentes módulos capazes de otimizar a experiência com a câmera, por exemplo.
Porém, qual é a graça em se jogar em uma liga na qual se é sempre campeã?
O fato do Facebook investir em dispositivos modulares e, neste caso, smartphones, seria excelente para aumentar a concorrência neste mercado. Um empresa gigante, capaz de desenvolver e sustentar projetos como este, também pode trazer novas soluções, preços e acirrar a competição entre desenvolvedores de software e hardware. E entre estes, está a Motorola.
Até agora, no entanto, o pessoal do Facebook confirmou apenas que a tecnologia foi adquirida a partir da compra da Nascent Objects e não quis dar mais informações à publicação Business Insider. Mas confesso que este seria um movimento que gostaria de ver acontecendo o mais rápido possível. E você?
ela precisa baxa preco do moto c, isso é negocio
A idéia é boa, mas a execução porca. O snap de som é muito mais caro que uma caixa bluetooth, o de bateria mais caro que um power bank e por aí vai...
No entendi foi nada
Ainda acho isso de " modulos" da lenovorola algo totalmente nada demais é praticamente acessorios ainda n vejo como modulos , pra mim modulos e algo perto do projeto ara isso da motorola pra mim e so um aparelho q aceita varios acessorios legais
Porquê não colocou o nome logo de FacePhone?
Isso vai acabar com meu serviço extra... Todo mundo vai saber desmontar e trocar as peças de um smartphone... Até a vóvó...
Que frustrante... : (
Vou ter que aprender a concertar os módulos... ; )
eita olha o pé atrás ...
Estou cada vez mais me distanciando dessa fabricante. Imaginava melhor, só que não!!
Ainda tenho meu pé atrás com essa história de módulos, acho legal o que a Motorola tá fazendo em lançar novas gerações dos aparelhos e manter a compatibilidade com os módulos já existentes. Mas essa questão também tem um lado ruim, essa compatibilidade dos módulos vai fazer o design dos aparelhos ficar "cansado" com o tempo. E quando for necessário alguma mudança, querendo ou não, quem investiu neles vai ficar com acessórios inúteis....
Quanto a enquete : "sou incapaz de opinar"
Alguém compraria um samrtphone do Facebook ?
Eu particularmente não confio nele nem mêsmo na rede social.
Kkkkkkk pior que em 2012 a Motorola tinha um aparelho chamado MotoKey que vinha com uma tecla dedicada ao Facebook.....
É interessante para Motorola, mas sob o controle da Lenovo eu tenho medo do que pode vir.
Cada lançamento é um medo diferente hahahaha
Elas controlarão nossas mentes!!! Nos transformarão em zumbis!!!... Isso seria o de menos...kkkkkkkk Pior é expor nossos dodos pessoais e acabarem com nossa privacidade, com já estão fazendo.....kkkkkkk
Não.
Também não compraria, ainda mais pq vivo trocando de smartphone mesmo kkkk...
Do jeito que o Facebook é, vai querer roubar o Android, vai criar uma loja com apps e tudo mais.
Esperando pra ver...
Se for pra usar um aparelho que só funcione, obrigatoriamente, se tiver uma conta no Facebook ou com regalias pro WhatsApp, deixa quieto...