Bloatware no Android e a posição exemplar da Motorola
Na semana passada, pedimos a sua participação numa petição contra bloatware no Android. Na nossa opinião, ninguém gosta de apps pré-instalados que não podem ser apagados em seus smartphones. O bloatware é um problema que infesta o mundo Android, mas felizmente existem empresas que não seguem essa prática. Vamos ver o que a Motorola tem a dizer sobre o bloatware?
- Assine a nossa petição contra o bloatware
Nem toda fabricante bem-sucedida precisa encher nossas gavetas de apps inúteis para ganhar um dinheiro extra. Entramos em contato com a Motorola para perguntar por que a empresa não desenvolve mais aplicativos próprios para pré-instalação. A resposta é simples e exemplar.
Com exceção dos Google Apps, que as fabricantes são obrigadas a instalar, a Motorola embarca poucos aplicativos selecionados em seus aparelhos. Esses apps são realmente úteis. O Migração nos ajuda a transferir dados de um aparelho para o outro novo, o Assist possibilita a resolução de todo tipo de problemas com o dispositivo, e o app Moto é uma reunião de serviços e funções que muitas vezes chegam desorganizados em outras fabricantes.
Perguntamos para a Motorola norte-americana sobre sua política de apps pré-instalados, e a resposta foi clara: a Motorola não quer quase nada entre o usuário e a sua experiência com o Android puro, inclusive eventuais apps nativos: “O sistema operacional não fica escondido por trás de interfaces inúteis que desperdiçam recursos valiosos e retardam o sistema. Isso significa também que os dispositivos Moto não chegam sobrecarregados com versões alternativas a serviços mobile do Google que não podem ser apagadas”.
Isso nos leva a um ponto importante: se os dispositivos Android já vêm com os serviços do Google, do ponto de vista do usuário não faz sentido encher o dispositivo com duplicatas pouco interessantes que não podem ser removidas. Modificações visuais exageradas e aplicativos pré-instalados tornam o sistema mais lento, dificultam e atrasam o processo de atualização do dispositivo para a versão mais recente do Android.
Só nos resta esperar que as outras fabricantes sigam o exemplo da Motorola e de empresas como a OnePlus, e você pode ajudar assinando a nossa petição. Bloatware, fora do Android!
Se todas as fabricantes pensassem assim. Alguns aparelhos seriam mais fluidos.
Tópico para quem quiser baixar a ROM 22.56.3.en.br
http://www.androidpit.com.br/forum/667774/motorola-moto-g-2014-rom-oficial-xt1069-22-56-3-en-br
é horrivel skin de fabricante Varios smartphones top de linha me tiram o gosto por possuirem skins de tamanho excessivo e virem com varios apps pre instalados de forma que não podem ser removidos de maneira rapida e simploria. por isso eu gosto tanto da motorola
Super SU e lucky patcher mandou lembranças...
Podiam fazer uma Petição á Motorola para que ela disponibilizasse o arquivo MBM-CI 5.0, para que seus clientes, pudessem dar a vida novamente aos seus Moto G's brickados...
Sabem me dizer se o carregador turbo pode danificar outros aparelhos usados para carregar ?
Não danifica, pra ele carregar turbo o cell tem que ser compatível com a tecnologia de carregamento turbo, caso contrário ele vai carregar normal e mais nada...
Faso um root e tiro na boa sem arrependimento
Tive um Samsung Music... Fazem 3 anos que comprei meu primeiro Motorola e estou muito satisfeito, obrigado. Samsung? NUNCA MAIS! muitos app´s desnecessários =/
Bacana a atitude da Motorola. Acho que todas deveriam fazer desta forma!
O que mata são aqueles apps de operadora. 9 só da Tim na Samsung.
Eu tenho o Moto G² e só "juntei", Android quase puro + NOVA Launcher (PERFEITO!)
Galera, não esqueçam que a interface nova da LG em aparelhos top de linha como o g3 e g4 está muito show. Bem mais leve que a TW e com o material design do Google. Sem falar no monte de recursos interessantes que a LG tem implementado controle remoto por exemplo. E em termos de blotware pelo menos no g3 não veio quase nada.
mas mega ultra entupido de bloatwares e funções beeeeeeem inuteis.
Tivemos um aqui em casa e era absurdo o quanto de atualizações quase que obrigatórias de mcafee e outros que tinham de fazer, só nos restava desativar e mesmo assim n adiantava muito.
Pior foi uma smartv samsung que comprei, de 1gb de espaço, 500mb são com apps que não podem ser removidos, ex: claro vídeos, news on...
Mesmo antes de ler o artigo, eu já fazia ideia de qual o posicionamento da Motorola a respeito disto, justamente pelo fato de os apps que ela instala em seus dispositivos serem de grande utilidade para os usuários, como foi dito acima. Isso é respeito. Infelizmente, empresas como a Samsung não dão a mínima para o que os seus clientes pensam sobre isto, uma falta gravíssima, que já se reflete no seu faturamento e no market share.
Ridículo essa petição, continuo a não querer assinar ainda mais com a Motorola sendo usada como justificativa. Se não fosse por essas interfaces modificadas até o WP8.1 estaria melhor ou no mesmo nível do Android, ainda falta um pouco mas logo chega e já está chegando muito bem. Na minha opinião no mínimo teria que ter um modo de remover os Apps que vc não quer inclusive os da Google, claro que os essenciais ficam.
comentários <3
Motorola é boa. Mas estou super decepcionado com a bateria do x2. Tá durando menos do que a do meu Nexus 5 (que era uma PORCARIA). Será que vale trocar por um maxx?
Na minha humilde opinião. Não vale a pena trocar o X2 pelo Maxx.