Moto Z3: Motorola nunca se preocupou com topos de linha, mas...
Quando vi as imagens de vazamento do Moto Z3 achei, como todo mundo, que era parecido demais com o Moto Z3 Play. Apenas um sensor os diferenciava. Como todo mundo, pensei: não pode ser só isso. E hoje, após o lançamento do Moto Z3, eu não me preocupo apenas com esse aparelho, mas com a Motorola como um todo. O que ela está fazendo?
Quem me acompanha há um tempo sabe que eu gosto muito da marca. Meu dispositivo principal não é um OnePlus ou um Galaxy S, e sim o atual Moto Z3 Play, que precedeu um Moto Z2 Play. Por isso, me dói especialmente ver o que tem acontecido. É fato que a empresa está se dedicando muito mais aos intermediários do que aos topos de linha, mas ver o Z3 parado no tempo é uma pena.
O que mais choca é o uso de um processador antigo, o mesmo Snapdragon 835 do ano passado, além de uma bateria pequena e uma câmera que faz 4K, mas apenas em 30 fps. Se ele for em otimizado e se comportar bem esse não será um problema para mim, mas sei que os caçadores de specs não vão descansar.
Um dos motivos para esse lançamento estranho está no fato de que o destaque principal é o Moto Snap 5G. A Motorola lançou o Z3 com exclusividade para a Verizon, e por isso o suporte ao 5G mais do que se justifica. E isso acaba mostrando também, infelizmente, que será difícil vermos esse aparelho por aqui.
Também não temos mais a palavra Force, o que significa que não há mais a tela Shattershield, inquebrável, o maior diferencial da Motorola junto aos Snaps. Nem Quad HD é a tela, que agora é Full HD+. E como os Snaps devem morrer neste ano, qual será o próximo destaque da Motorola?
Mas nem tudo são pedras. Sabemos muito bem que a empresa nunca teve um topo de linha de verdade, preferindo investir nos intermediários, sendo que seus maiores mercados, Índia e Brasil, compram em massa esses modelos mais baratos. Então não é nenhuma grande novidade o fato de não terem as melhores specs. Isso é estratégia, ela só não deixa isso claro ao público.
A melhor notícia de hoje é que o lançamento não foi da linha Motorola One. Se essa fosse lançada em parceria com a Verizon, aí sim eu ficaria muito chateada. Mas, como não foi lançado hoje e já temos homologações acontecendo por aqui, só esfregamos as mãos esperando a linha Moto One chegar por aqui (junto com o Moto C e um E5 Play com Android Go, mas fazer o quê).
A questão aqui não é baixarmos nossas expectativas, e sim alinhá-las. Há uma evolução nas câmeras, há o diferencial dos Snaps e um software que, se não investe demais no visual, aposta nas funções práticas para um uso simples.
E você? O que acha que a Motorola está planejando?
Quando era da Google a Motorola revolucionou o mercado, mas depois que foi vendida pra Lenovo, não fez mais nada impressionante, uso um Moto Z Play e até hoje estou satisfeito. Embora o preço dos snaps seja uma piada. Não sei se meu próximo smartphone será da Motorola ...
Eu sai dos Samsung por falta de atualizações e fui para o Moto X2 a qual gostei muito pois foi atualizado até android 6 achei super legal da parte da Motorola mas as câmeras e bateria não eram o forte dele, mas eu gostava da moto ações e tals.
Eu pensei em comprar um top de linha do ano anterior ou um intermediário pois queria fotos e bateria melhores, ai fiquei em duvida entre o Moto Z2 Play e o Sam S7 Flat, não comprei o S7 Flat por causa da memória de 32gb mas deveria ter comprado, ele foi atualizado para Oreo recentemente o que achei super legal da parte da Samsung, e fiquei frustado pela Motorola não ter dado atenção ao Moto Z2 Play e veio a demorar muito para atualizar ele e me decepcionei muito com as câmeras pois o pós processamento da câmera é horrível e tira fotos meio que borradas.
Só sei que meu próximo smart não será nem Samsung e nem Motorola.
Não ligo muito para processador pois não sou hard user e não uso para jogos, gosto de um aparelho que tenha bateria e câmera boa, alguém se arrisca a me indicar um e que seja nesse padrão de tela novo 18:9?
Eu acho que a resposta para a sua indagação sobre o que está acontecendo com a Motorola está no próprio artigo: Se os Snaps morrem esse ano, nada mais normal que matar a linha Z junto.
Lançar um último Z mediano, facilita o lançamento da próxima linha que tomará o lugar de principal da marca. Assim, quando lançada, poderá não só se diferenciar da falecida linha Z, como se distanciar em specs.
Se fosse a LG fazendo isso nego já tinha vindo com sete pedras na mão, tochas e tridentes.
Tem toda razão. E se a Apple não muda o processador de um ano pro outro de seus lançamentos, decretariam a falência da empresa menos de 24h depois...
Na verdade ela já se preocupou com os Top de linha sim, vulgo Miliestone e Atrix, porem no meio do caminho ela acabou entregando os pontos pras concorrentes.
Só uma coisa a dizer pra Motorola: Miga sua loka, tá surtada? Acredito que não só eu eu mas outros tantos esperavamos por algo melhorzinho. Não desmerecendo o aparelho mas fiquei com aquele pensamento de "putz, esse eh o top de linha da Motorola esse ano?" Será que o Z3 play seja uma versão capada ao invés de uma variante? Será que a Motorola virá com algum outro aparelho pra chamar de top de verdade (One Power, é vc?), será que a digníssima tá fazendo pouco alarde pra que nós fiquemos ansiosos com o que vem por aí e fazendo cada vez mais especulações? .... Motorola: Onde vive, do que se alimenta, onde se esconde... Sexta no globo repórter
Gostei bastante do Z3.
É um absurdo achar que essas especificações não são boas. É um aparelho muito bom e eu gostei muito dele. O único problema vai ser o valor.
Sério isso?
Fraquinho demais, essa bateria vai gerar uma autonomia tosca...
Mas este aparelho é, que eu saiba, o 1o do mundo lançado com 5G (ainda que através de snap)... Só por isso, na minha opinião, merece destaque.
Essa eu não entendi mesmo, talvez os tops não estejam vendendo mesmo e o foco é os intermediários.. mas precisava lançar praticamente o mesmo celular do ano passado só que com proporção de tela diferente?
Sim foi um erro mas vamos ver o que vem por aí, falam muito do tempo de Google mas foi a época que a Motorola teve mais prejuízos... Se ela quer focar no que ela mais vende beleza... Só então pare de lançar os Z
Ela vinha tendo muitos prejuízos antes da compra pela Google, foi aí que ela se recuperou. Agora, ela não necessariamente está tendo prejuízo, mas já não agrada quase nada os clientes, e acredito que aí começa um reflexo que algo não anda bem e que isso pode refletir em prejuízo logo logo.
Só to esperando investir apenas nos intermediários mesmo e menos opções porque ta demais ... e a google que se cuide também se não tentar um intermediário, HTC já tava ruim e agora tá tendo ainda mais prejuízos... tem que vender
Lenovo está matando a Motorola aos poucos, se continuar nesse caminho que eles estão trilhando, vão sentir logo logo o peso de suas escolhas. Uma pena, pois o período que eles estiveram com a Google foram muito bons, e olha que a Google nem chegou a dar muito foco pra marca.
Única coisa que não vejo como problema é só a bateria, tenho o Z2 Force, e ele tem só 2730mAh, e nunca vi uma duração tão boa, jogo umas duas horas por dia, deixo tudas as antenas ligadas e a tela no brilho quase máximo, e uso bastante o WhatsApp e Instagram, e o celular chega no final do dia ainda com uns 30/40%. Diferente do Z1, que foi uma decepção em todos os sentidos, só gostava do design e espessura, pois não gosto da linha Force por deixar os celulares mais gordinhos, e sem contar que nunca deixo o celular cair. Mas, devo continuar com o Z2 Force nessa geração, e se não ouver uma evolução no Z4, pular pra outra fabricante.
Stella, desculpe, mas de onde você tirou que "os Snaps devem morrer neste ano"?
Porque a Motorola tinha prometido três gerações compatíveis.
Infelizmente não dá pra confiar mais na empresa. Simplesmente está se afundando a cada dia mais...