Soluções para os problemas mais recorrentes do Moto X Play

motoxplaynovateaseru
© nextpit

A Motorola lançou o Moto X Play como uma opção atraente para a gama de dispositivos intermediários. Depois de alguns meses de seu lançamento, os primeiros problemas com o dispositivos começam a aparecer pela internet. Aqui você encontra a solução para alguns deles. Graças aos comentários, encontramos a solução para um novo problema relacionado às chamadas.

Vá direto ao que te interessa:

1. Problema nas chamadas com o Moto X Play

Diversos usuários relataram problemas com as chamadas com o Moto X Play. O usuário escuta perfeitamente a ligação, porém a pessoa da outra linha não escuta nada a não ser que a ligação seja feita por viva-voz. Este problema parece estar presente entre os dispositivos que foram atualizados para o Android 6.0 Marshmallow.

Solução

O nosso leitor @Paulo Dórea diz ter solucionado o problema com o aplicativo HF Button Widget, que usa o fone de ouvido para ativar o sistema de som o seu Moto X Play. O aplicativo tem reviews muito bons na Play Store e parece mesmo funcionar,. Porém, até o fechamento desta pauta, não tivemos como testar o aplicativo, portanto não garantimos sua eficácia. Mas você pode tentar, baixando o aplicativo aqui:

A segunda opção, infelizmente, é levar o dispositivo para a assistência técnica, pois este pode ser um problema de fabricação do mesmo.

2. Problema com a rotação de tela em alguns aplicativos

Alguns usuários estão relatando problemas com a rotação da tela em determinados aplicativos. Nesses casos, o display gira na horizontal algumas vezes e em outras o app permanece preso no formato retrato. A reinicialização do dispositivo pode resolver esse problemas, ainda essa solução possa ser temporária na maioria dos casos.

Solução

Se você está passando por esse problema, reinicie o dispositivo em modo de segurança pressionando o botão de energia e depois pressione longamente o “Desligar”. Clique em OK quando aparecer “Reiniciar no modo de segurança”. Se ao reiniciar o problema persistir, vá até os aplicativos instalados no dispositivos e remova as aplicações que foram instaladas dias ou horas antes do problema surgir. Muitas vezes um aplicativo com comportamento suspeito pode interferir na operação do sistema.

Considere também um Factory Reset caso essas duas alternativas não solucionem seu problema. Encontre tudo sobre como voltar o sistema para sua configuração de fábrica no link abaixo:

3. Problemas com o reconhecimento do comando "Ok Google" 

howcanihelpyoumotoxstyle
Moto X Play com problemas no comando "Ok Google" (na imagem o Moto X Style). / © ANDROIDPIT

A configuração do comando de voz que ativa o Google Now pode ser um pouco complicada no Moto X Play. Muitos usuários estão se deparando com uma mensagem de erro no microfone. O pop-up indica que não é possível usar o microfone do dispositivo sempre que o usuário tenta gravar uma nova frase personalizada no aplicativo Moto. Reiniciar o telefone não é a melhor alternativa para esse caso.

Solução

Existe uma incompatibilidade entre o Moto Voz e o Google Now, principalmente quando ambos estão ativados no dispositivo. Funciona da seguinte forma: se o Google Now estiver ativado no dispositivo, o Moto Voz não funciona muito bem. Isso acontece pelo fato de ambos os serviços utilizarem o microfone do dispositivo simultaneamente, e essa versatilidade não é bem conduzida no Moto X Play.

Recomendamos que você escolha apenas um serviço de voz e, neste caso, indicamos que este seja o Google Now. O Moto Voz nada mais é do que os serviços do Google, mas com a possibilidade de personalizar o comando de ativação inicial. Certifique-se através das configurações do Google Now se o idioma definido para o serviço é o português do Brasil, pois isso também pode interferir na usabilidade do sistema.

4. Problemas de conectividade com o Wi-Fi e o Bluetooth

Problemas com o Wi-Fi e o Bluetooth são comuns em dispositivos novos. Portanto, se você está passando por problemas na recepção do sinal Wi-Fi ou na conectividade do Bluetooth do Moto X Play, siga os passos abaixo para solucionar essa questão.

Solução para o Wi-Fi

  • Desligue o dispositivo e o roteador Wi-Fi por, pelo menos, 15 segundos;
  • Ao ligar ambos os dispositivos, vá até as configurações de "Bateria" e certifique-se que o modo de economia de energia esteja desativado;
  • Vá até as redes Wi-Fi disponíveis, toque na rede desejada e clique em "Esquecer";
  • Digite novamente a senha dessa conexão desejada e tente se conectar novamente;
  • Ainda nas configurações do Wi-Fi selecione "Avançado" e verifique se o filtro MAC está acessível ao roteador.

Solução para o Bluetooth

Se você está com problemas para se conectar com o Bluetooth de seu automóvel, recomendamos a consulta do manual da montadora do veículo. Caso seu problema seja com a conectividade entre outros dispositivos, lembre-se de apagar todos emparelhamentos anteriores e configure-os novamente. Problemas com o modem do Bluetooth só futuras atualizações do sistema poderão corrigir.

5. Dispositivo não reconhece o cartão microSD

chipsdmotoxplay
Moto X Play com problemas na leitura de cartões microSD. / © ANDROIDPIT

Alguns usuários estão enfrentando problemas com a leitura do cartão microSD no Moto X Play. Confira abaixo a solução para este problema.

Solução

A Motorola recomenda o uso de um cartão microSD de classe 6 ou superior. Portanto, se você está reaproveitando o cartão de memória de um dispositivo mais antigo, certifique-se que este não seja de classe 4 ou inferior. A troca do cartão pode resolver esse problema, contudo, não deixe de recorrer a garantia caso o problema seja realmente com o hardware do dispositivo.

6. Problemas de desempenho ou superaquecimento

É normal que aconteçam problemas com o software do Moto X Play durante seu uso, mesmo com o OS do dispositivo sendo praticamente puro. No entanto, alguns usuários encontraram problemas de superaquecimento quando o dispositivo está executando tarefas simples, como redes sociais, por exemplo. 

Solução

O Snapdragon 615 que embala o Moto X Play é um processador muito competente, portanto, esses problemas de desempenho provavelmente estão relacionados com o software do dispositivo. Assim, uma futura atualização de software pode resolver os problemas de performance do Moto X Play.

Para amenizar os engasgos durante a operação do sistema, recomendamos que você reduza o tempo de animação das transições do sistema ou desative-as através do painel de desenvolvedor. Pra isso, consulte o guia completo com todas as dicas e truques abaixo:

Quanto ao superaquecimento, aplicativos com funcionalidades duvidosas podem ser o grande problema. Inicie o dispositivo em modo de segurança e observe se o problema persiste. Considere desinstalar apps recentes e continue observando se o problema irá persistir. 

7. Problemas de carregamento na tomada

motoxplaynovateaseru
Leve o Moto X Play a garantia caso os problemas persistam. / © ANDROIDPIT

Aqui temos dois problemas relatados pelos usuários do Moto X Play: o carregamento se torna lento em alguns momentos e o nível da bateria fica preso em determinado percentual. Aqui vão algumas dicas para a solução desses problemas.

Solução

Existe um equivoco entre os usuários do dispositivo sobre a potência dos carregadores enviados pela Motorola. O Moto X Play possui o Carregador Turbo com potência de 15W na caixa, diferente do mesmo carregador com potência de 25W que encontramos no Moto X Style e no Moto X Force. Portanto, a velocidade de carregamento é apenas um pouco maior do que os demais carregadores do mercado. Assim, não espere que o dispositivo esteja carregado pela metade em 30 minutos.

Com relação ao nível da bateria, esse problema pode ser resolvido temporariamente, com o reinício em modo de segurança. No entanto, esse problema pode estar relacionado ao software, e deve ser solucionado mais tarde com novas atualizações. Considere levar o dispositivo ainda em garantia para uma loja ou quiosque da Motorola. Os endereços você pode conferir no artigo abaixo:

Você possui um Moto x Style? Seu dispositivo já apresentou algum desses problemas? Conte para gente.

Notificação por push Artigo seguinte
193 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    Gleidson Lino de Sousa 25/05/2019 Link para o comentário

    Meu moto x play não funciona nenhuma função quando esta quando esta carregando não desbloqueia nem nada tristeza total com o aparelho só tem boniteza


  • Alvaro C santos 2
    Alvaro C santos 12/01/2018 Link para o comentário

    Após receber atualizações no meu moto x Prey ele não reconhece mas uo cartão de memória e a fusão novo usuário não funciona mas alguém pode ajudar ?


  • 2
    carlos roberto 19/05/2017 Link para o comentário

    Meu moto x play quando coloco o carregador trava a tela.


  • Fabio Gameleira 1
    Fabio Gameleira 07/04/2017 Link para o comentário

    Cuidado!!! tenho um Moto X Play e depois de sair da garantia, +- 1 ano de uso, o aparelho está com uma intermitência para carregar. Tem vez que coloco o carregador original ou qualquer carregador e o raiozinho da carga não aparece, pois não está carregando. São inúmeros usuários reclamando do problema de carregamento do Moto X Play, com 2 meses, 3 meses, 1 ano ou qualquer tempo de uso.
    Espero que a Motorola se pronuncie e faça um recall deste aparelho.

    Não exclusivo do meu caso, basta pesquisar na Internet que verá milhares de usuários do Moto X Play reclamando do problema de carregamento.


  • 2
    Carla Freitas 27/03/2017 Link para o comentário

    Ola amigos meu x play ta lento esquentando atoa e com isso a carga nao dura...... E tem uma coisa q me incomoda da dmais quando vou fazer print na tela custo conseguir sem q apareça o volume na tela... Meu x2 não fazia isso. Eu aperto os dois botões juntos e da isso


    • 2
      Acácio Cavalcanti 18/06/2017 Link para o comentário

      Bom dia. Você atualizou ele para o 6.0? Pois, eu adquiri um Moto X Play com problemas, ele estava com o 6.0, retirei e instalei a original 5.1.1 e o aparelho está bem melhor agora. Acho que essa atualização para este aparelho não deu muito certo, já li várias reclamações.

      Alvaro C santos


      • Alvaro C santos 2
        Alvaro C santos 12/01/2018 Link para o comentário

        Bom dia amigo eu recebi recentemente as atualizações no meu moto x Prey vem e tá aparecendo vários problemas como faço pra colocar a atualização antica 5.1.1


  • Lee Botelho 1
    Lee Botelho 16/03/2017 Link para o comentário

    Alguem pode me informar porque o meu moto X Play ta inchando nas laterais? ta uma coisa horrível, ate parece que explodiu uma bateria pra ta desse jeito


  • Mayara Furtado 1
    Mayara Furtado 11/03/2017 Link para o comentário

    Olá meu moto x play está apresentando problemas no som e em outro fórum vi falarem que é bug mas não vi ninguém apresentando uma resposta . Ele começou com o som alto e depois abaixando de um modo que só dava pra ouvir com telefone no ouvido e agora parou de funcionar de vez
    PS já baixei o HD Button widget e não funcionou
    Por favor se alguém puder me ajudar estou desesperada


  • 1
    crislaynn ritse 09/01/2017 Link para o comentário

    Meu moto x play parou de carregar, coloco o carregador e ele mostra conectado, mas fica só conservando a porcentagem que tem, ja troquei a bateria e o conector mais continua da msm forma, com isso fiz umas pesquisa e descobrir que na tela do androide ele carrega normalmente, assim diagnostiquei que o problema é de sistema, alguem tem solucação para isso.. ja formatei ele tb de todas as formas, mas ctn da msm forma.


    • Rerison 1
      Rerison 29/01/2017 Link para o comentário

      O meu ta com o msm problema conseguiu solução ?


    • Marcelo Alves 1
      Marcelo Alves 03/02/2017 Link para o comentário

      e so trocar a fita que fica em cima da bateria e ta resolvido


      • Elaine Cristina 2
        Elaine Cristina 24/02/2017 Link para o comentário

        qual fita vc se refere? tem ai algum link? o seu estava assim e resolveu?


    • Elaine Cristina 2
      Elaine Cristina 24/02/2017 Link para o comentário

      ola bom dia estou com o mesmo problema,ele so carrega em modo fast bot....porem demora muito...


  • 1
    Tiago Ponciano 13/12/2016 Link para o comentário

    Bom dia, queria saber porque meu moto x play não esta atualizando esta dando erro de software , os processos estão todos certos mas quando entra no fasboot esta dando erro por favor me ajudem ...
    Obrigado desde já ...


  • 1
    Waldyr Gomes de Almeida 23/11/2016 Link para o comentário

    Pois é gente, estou aqui com meu moto X Play que simultaneamente passou a não reconhecer cartão de memória, chip de operadoras de celular somente fazem chamada, não recebem; na tela parte inferior somente funciona a aquele comando da seta a esquerda, o central ( circulo) e o lateral ( quadrado) não respondem, ou seja se vc entra na internet ou em qualquer área do telefone e quiser fazer outra coisa, tem voltar tudo com a seta no canto inferior esquerdo da tela, e começar uma outra ação; na parte superior da tela quando vc tenta desliza não aparece aquelas opções wifi, localização, etc; sem contar tipo o desenho que optamos em configurações/segurança para abrir a tela não aparece mesmo estando configurado.


    • 1
      Jordana Horn C. 05/12/2016 Link para o comentário

      Boa noite, Waldyr. Estou com o mesmo problema. Conseguiste solucionar?


    • 1
      iIlana Amorim 20/01/2017 Link para o comentário

      O meu aparelho esta com o mesmo defeito. Alguem sabe dizer o porque? Tem alguma forma de solucionar?


    • 1
      Lívia Araujo 20/01/2017 Link para o comentário

      Também estou com o mesmo problema Waldyr, vc conseguiu solucionar?


  • Djaine Oliveira 1
    Djaine Oliveira 19/11/2016 Link para o comentário

    Meu moto x play não tem sinal de rede, fica apenas "chamada de emergência"ou tem sinal mas não consigo fazer ou receber ligações... alguém pode me ajudar por favor?

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.