Windows: melhores e piores versões do sistema operacional
Sim, nosso foco é o Android e sempre será, pois amamos o sistema operacional mais utilizado no mundo. Entretanto, hoje vamos falar um pouquinho de um outro sistema bem mais antigo é que uma boa ligação do Android. Estamos falando do insubstituível Microsoft Windows, que existe desde 1985.
O Windows completa 33 anos de existência no próximo mês de novembro, especificamente no dia 20. Dentre todos esses anos de vida o Windows teve várias versões, sendo a primeira foi a Windows 1.0x, lançada em 1985; já á versão atual é o Windows 10, de 2015. Com tantas versões disponíveis, resolvemos criar uma lista com as melhores e piores versões do sistema operacional da Microsoft. Confira a seguir.
Melhores
Windows 7
O Windows 7 foi lançado em outubro de 2009 para tentar apagar o fisco que foi o seu antecessor Windows Vista (já iremos falar sobre ele). Rapidamente o sistema operacional caiu nas graças dos usuários tanto que se tornou a versão do Windows mais vendida e mais utilizada de todos os tempos. Muitas pessoas hoje em dia ainda se recusa largar o Windows para migrar para o Windows 10.
O Windows 7 tinha dois diferenciais muito importante, sendo um deles a presença de vários drivers embutidos no sistema o que possibilitava a instalação de dispositivos como impressoras de forma automática. Outro ponto muito importante era sua estabilidade, proporcionando assim uma experiencia de uso muito boa. Muitos consideram o Windows 7 o melhor entre todas as outras versões.
Windows XP
Eu particularmente acho o Windows XP a melhor versão do Windows já lançada pela Microsoft. O XP foi lançado em outubro de 2001 e contava com uma versão de 32 bit e outra de 64 bit (somente em inglês). O Windows XP chegou a ter uma participação no mercado de 85% em dezembro de 2006, ou seja, quase todo mundo usava o sucessor do Windows Milenium.
O sistema chegou com grandes melhorias em relação ao Windows Milenium, inclusive com uma interface totalmente reformulada e mais bonita. No total o Windows XP teve três grandes atualizações que eram chamadas de service pack, onde o ultimo lançado foi o service pack 3 que trazia mais de mil correções em relação ao service pack anterior. O Windows XP teve incríveis 14 anos de suporte por parte da Microsoft, seria um sonho ver isso no Android.
Windows 10
Não para dizer que o Windows 10 é um sistema ruim igual ouço muitos criticando por ai. Eu gosto muito do Windows 10, tanto que é o sistema operacional no meu PC desde 2016. Antes de ser lançado a Microsoft ouviu muito o feedback dos usuários e segundo a própria empresa, o Windows 10 é sucesso porque foi feito em parceria com os usuários.
O Windows 10 tem um visual muito bonito e traz algumas novidades como a assistente virtual Cortana e também a loja oficial da Microsoft que conta com centenas de jogos e aplicativos. Entretanto o que gera muita reclamação por parte dos usuários é o fato que a Microsoft monitora demais o Windows 10 que está sempre enviando relatórios automaticamente para a empresa.
Piores
Windows Milenium
Abrindo nossa lista com as piores versões já lançadas do Windows não tinha como não começar com outro que não seja o Windows Milenium. Esse sempre sombra de duvidas foi a pior versão do Windows, parece que a Microsoft não fez o mínimo de esforço para entregar ao menos uma versão razoável de seu famoso sistema operacional.
Em uma época em que as atualizações eram mais difíceis de ser distribuída devido não existir internet banda larga, a Microsoft não conseguia resolver bugs como travamentos constantes, boot extremamente demorado e erro de rede deixavam os usuários furiosos. Devido todos esses problemas o Windows Milenium teve vida curta, pois com apenas um pouco mais de um ano ela veio a lançar o Windows XP.
Windows Vista
O Windows Vista tinha uma dura missão que era substituir o incrível Windows XP, tarefa essa que não foi concretizada, pois muitos não se agradaram com o Windows Vista. Lançado em julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn, tanto que muitos acreditavam que de fato esse seria o nome real dele.
O Vista chegou com uma interface gráfica conhecida como Windows Aero e aí é que estava o problema, pois essa interface era bem pesada e exigia especificações um pouco altas para funcionar bem. Muitos usuários fizeram o downgrade e voltaram para o Windows XP que era infinitamente mais leve e estável. Entretanto, o Vista trouxe novidades como o Direct X 10, o DVD Maker e papeis de parede animados.
Windows 8
O Windows 8 chegou com grandes alterações na interface do sistema operacional para melhorar experiência do usuário. O Windows 8 foi o primeiro sistema operacional da Microsoft, que introduziu a interface de menu com azulejos que não era adequado para a maioria dos computadores. A ideia inicial foi até boa já que muitas pessoas abandonaram desktops e notebooks com a chegada dos tablets.
Mas quem usava computador se sentia muito confuso, principalmente pelo o fato de o sistema não possuir o famoso menu iniciar tradicional. Além disso o sistema ficou marcado negativamente pelas inúmeras incompatibilidades de programas, o que obrigou a empresa fazer uma atualização para o Windows 8.1.
Assim como tantas outras empresas a Microsoft acertou e errou com o seu sistema operacional. Entretanto, graças ao Windows hoje podemos desfrutar de muitas tecnologias que não seria possível sem esse incrível sistema. E sim, o sistema operacional da Microsoft é insubstituível.
E você, qual versão do Microsoft Windows acha a melhor e a pior?
Gostei muito do 7 e do 8.1. O primeiro por ser uma grande revolução em gráficos comparado ao XP e não ter os problemas do Windows Vista. O 8.1 era rápido e apesar do uso de quadros no menu iniciar para organizar os programas ao invés do menu iniciar, achava bem interessante e era apenas questão de tempo para descobrir os atalhos e facilitar o uso. Fora esses 2 usei o 10, e não foi uma boa experiência, sobretudo por ter um hardware atrasado. Esse Windows 10 tem muitos problemas de incompatibilidade e, consequentemente, telas azuis após atualizações, fora o peso.
Logo, no meu ranking, está o 8.1 em primeiro e 7 em segundo.
Ficou um pouco incompleto. Vou falar de minha experiência. Gostava muito do Windows 95. Funcionava bem os aplicativos, mas com a evolução tecnológica ele foi ficando obsoluto. Mas os programas e drivers eram incompatíveis. Windows 98 primeira edição foi uma bomba gente que porcaria, telas azuis constantes era um lixo. Já o Windows 98 Segunda edição foi top! Muitos em 2001 fizeram downgrade do Windows XP para ele. A mesma história se aplica ao Windows 8 que era bem ruinzinho, lento travava muito. Já o Windows 8.1 conseguiu a proeza de se tornar melhor que Windows 7 e Windows 10 juntos. O Windows 10 eu nao consigo compreender. Ela é leve em alguns momentos, depois começa transformar seu equipamento em carroça. No IMac ele funciona que é uma beleza. No Ranking eu classificaria do melhor para o pior. Em primeiro Windows XP, Segundo Windows 7, em terceiro Windows 8.1 e em Quarto o Windows 98 Segunda Edição e em Quinto o Windows 10. O Windows 10 em quinto? Sim por que ele nem está consolidado ainda. Nao existe versao final, cada trimestre é um sistema diferente. Melhora em algumas coisas piora em outras e assim vai... O Windows 10 lembra o Meme: - Não era muito bom, tava ruim, agora parece que piorou!
Não entendi amigo, vc disse primeiro que o 8.1 conseguiu se tornar melhor que o 7 e o 10 juntos(oq concordo plenamente) e depois o classificou como o 3º melhor?(atrás do 7 ?) rs. O 10 realmente é uma bomba, conseguindo superar o consumo de um Windows Vista e o povo insiste por mero 'modismo'. Eu sempre sugiro à tdos ficarem longe do W10! Puro mershandising sendo q o 8.1, como vc msmo disse, dxa ele e praticamente tdos aí comendo poeira.
O Windows 7 para mim o melhor. A Microsoft deveria manter ele com reformulações de otimização. Abandonar ele foi um erro em 2020. Ao meu ver pode ter havido pressão por parte dos fabricantes de computadores para incentivar a compra de novos computadores. O XP era bom tb. Mas o 7 e mais bonito na interface gráfica,
Como sempre quem fala isso ou nunca testou o Windows 8.1 ou/e portanto tem algum tipo de preconceito contra apenas por não ter o menu iniciar(oq basta usar um StartIsBack da vida q está resolvido). Pois em termos de funcionamento, tanto de fluidez do kernel, qto em consumo e compatibilidade ele ainda bate o 7 tranquilamente, então não entendo o pq de tanto preconceito, vejo q mtos por realmente não o conhecer direito e outros por mero 'modismo' ou frescura.
Pra mim, o Windows 10 é um dos piores que eu usei (não utilizei o Millenium). W10 é uma merda! tem uma interface boa, é verdade, mas é um sistema que vive pedindo atualização (diferente do que muitos falam, eu acho que isso demonstra quantidade de problema que o SO possui). Um dos piores problemas é o bug de "100% dos disco". Isso trava o PC por muito tempo e de forma frequente. Experimenta ficar 10 dias sem acessar a internet, quando o faz o W10 vasculha tudo o que te rende bons minutos de computador se arrastando. Pra mim, tanto o XP quanto o Seven são as duas grandes versões.
Concordo, o 100 % do disco e atualizações constantes deixa o 10 lento e até dificulta o uso de jogos e aplicativos pesados.
Em tecnologia, não houve outra bomba pior lançada que o Windows ME. Era usar e passar nervoso. Várias finalizações de tarefas, conexão dial-up dando erro no programa na hora de autenticar. Era preciso reinstalar milhares de vezes alguns softwares para conseguir abrir sem dar erro. Olha, era impossível manter uma máquina ligada por mais de 10h sem travar.
Windows Vista só era ruim para quem tinha hardware mais simples (o que era meu caso kkkk) e o Windows 8 o único problema foi a mudança brusca no visual que não agradou o pessoal, mas era só questão de costume.
Definitivamente o Windows 7 é o melhor pra mim. Tive uma rápida e não agradável experiência com o Vista, usei por muito tempo o XP, experimentei o 8 e tentei, juro que tentei usar o 10 mas não deu, voltei pro 7 e nele pretendo ficar por um bom tempo.
Teste o Windows 8.1 amigo. Sei que devido ao 8.0 ele 'manchou' a imagem do posterior 8.x(por isso tb a MS lançou o 10(q não só como vc vê, mas mtos e na minha visão é um 'novo' Vista(consegue ser mais pesado q ele até)), portanto as pessoas tendem a ter algum tipo de preconceito contra o 8.1, apenas por não ter o menu iniciar(oq basta usar um StartIsBack da vida q está resolvido). Mas em termos de funcionamento, tanto de fluidez do kernel, qto em consumo e compatibilidade ele ainda bate o 7 tranquilamente! Então vejo mtos com preconceito por realmente não o conhecer direito e outros por mero 'modismo' ou frescura.
Aqui, por incrível que pareça, o W10 roda de boa, é bem estável e gosto muito dele. Olha que minha máquina é antiguinha (comprei em 2012, um i7 2600! Kkkk). Usei muito o WXP e o W7 (ótimos Windows) e também o W98 (outro ótimo sistema). No trabalho usei muito o WNT e o W2000 (muito bons). Tive uma experiência muito rápida com com o W8.1 (gostei do visual e rodava de boa). As decepções ficam com o WME e o WVista (dois SOs que foram uma verdadeira tragédia).
Infelizmente o W7 não recebe mais atualizações de segurança.
Eu cheguei a usar rapidamente o Windows 1 ou 2 e era terrível. Mesmo sem ter a experiência com um Mac para comparação, o sistema era péssimo. Entre os bons, faltou o ótimo Windows 2000, que foi simultâneo ao WinMe, mas derivado da linha NT.
Acompanho esta evolução desde o Windows 3.1... Não podemos desqualificar os sistemas antigos, pois a cada versão atendia o hardware da época, neste quesito o Windows XP foi o melhor de todos, pois não precisava de hardware potente. O Milenium foi um desastre, na época regredi ao Windows 98. Para mim atualmente o W7 é o melhor e não recebe tanta cargas de atualizações igual ao W10. O meu grande receio no momento é a grande atualização de Outubro que o W10 vai receber. Técnicos de TI se preparem ...
Win 7 Pro melhor S.O de sempre
Gostei muito da XP, gosto da Seven e também da 10, mas as versões Vista e 8, sinceramente, passo bem longe delas.
Parei com Windows já faz 1 ano, Usando atualmente Linux Mint 19 64bits Melhor coisa que fiz. Só alegria.
Realmente o Mint é muito bom e uso como alternativa ao Windows 7 abandonado pela Microsoft em 2020. O Mint rodo em um pendrive com leveza e rapidez e usa pouca memória. Se assemelha ao 7 e tem a opção de modo escuro, que é melhor para a visão. Bela interface gráfica e muito bonito. Sabia decisão.
"E sim, o sistema operacional da Microsoft é insubstituível." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
sou adepto ao Linux