Enquete: Quanto tempo é justo esperar por uma atualização do Android?
Uma das notícias mais comentadas da semana foi a chegada do Android Oreo para os smartphones Motorola Moto G5 e Motorola Moto G5S. E isso às portas do lançamento do Moto One por aqui, e também pertíssimo do lançamento do Android Pie nos Estados Unidos. Por que tanta demora?
O último desses dois aparelhos, o Moto G5S, foi lançado em agosto de 2017, mais de um ano atrás. O Moto G5 chegou em fevereiro, um ano e cinco meses no passado. Quando esse chegou, com o Android Nougat embarcado, estava bem atualizado, já que o 7.0 chegou em outubro do ano anterior. Porém, agora é o símbolo do atraso.
Logicamente, a Motorola não é a única fabricante que atrasa o update de sistema de seus aparelhos. Porém, a Motorola é a empresa que detinha a fama de trazer smartphones bem atualizados e updates rápidos, marcos da era Motorola by Google. A fama ficou, e por isso a cobrança é maior.
Quanto tempo você esperou pela última atualização do seu Android? Aqui não importa o porquê dos atrasos, e sim pensar no quão justo é isso. Afinal, comprando os aparelhos ajudamos a pagar as pesquisas, as equipes, e compramos a promessa de atenção da empresa para conosco.
Nesse balaio eu incluo as atualizações de segurança também. O Moto G5S que tenho aqui não recebeu o Oreo ainda, mas atualizou para o patch de segurança de agosto. Enquanto isso, o Note 9 recebeu o patch de setembro e o Z3 Play tem o de julho. Parece bagunçado demais, temos datas certas raramente, e acabamos ficando à deriva.
Então, quero saber dos leitores do AndroidPIT:
Participe! Deixa seu voto e diga nos comentários sua opinião!
Eu espero o tempo necessário mas preferia atualizações de correção de bugs ou incrementação de apps que viessem dá mas vida ao meu celular ou algo do tipo...
Parece que aquela "lista negra" da Google não adiantou muita coisa
Eu quero receber assim que lançar. Não deveria ter essa palhaçada de esperar não. Concorrência recebe NO DIA DE LANÇAMENTO atualização de aparelho de 5 ANOS ATRÁS. Ridiculo um aparelho atual precisar de meses até receber um update.
Qdo compro um aparelho sei que ele vai atualizar a versão do android só uma vez, então depois de um ano, qdo acaba a garantia já começo a procurar custom rom, tanto que no zenfone 3 já estão saindo as roms com android 9
Defendia muito a Motorola por ela entregar atualizações em tempo recorde, hoje vocês não vêem eu fazendo isso.
Acredito que a atualização deveria ser liberadas para todos os dispositivos universalmente, mas sabemos como o universo Android funciona né!?
sinceramente se o celular que eu comprei funciona tá ótimo. não precisa ficar atualizando para a última versão sempre.
Antigamente eu era doido por updates. Hoje estou como você, super tranquilo e satisfeito com o que tenho. Meu aparelho é um Moto G4 Plus que tenho há dois anos, e o bicho faz tudo que quero perfeitamente (e sobra ainda).
Percebi que no meu caso, a ânsia por atualização era só aquela velha questão humana da busca por "novidade". Meu aparelho tem promessa do Oreo (parece que por pressão a Motorola vai lançar), mas estou definitivamente sem pressa.
sinceramente eu troquei um Moto G3 por J2 Prime e ganhei bastante coisa mesmo com Android 6.0. Agora tenho o Assistente do Google e me ajuda a pesquisar conteudos
Ver o "6 meses é um prazo aceitável" é triste, 6 meses de atraso é ridículo, as empresas deveriam já estar trabalhando nos betas e entregar com no máximo 3 meses.
não no mundo real.
Acho que as atualizações deveriam ser algo parecido com o que acontece em distribuições Linux, uma é com novos recursos e outra com otimizações assim você teria por exemplo "ano impar novos recursos, ano par atualizações periódicas com otimizações da versão anterior". Porém nesse cenário os aparelhos seriam atualizados em um período maior, hoje temos basicamente 2 anos de atualizações para aparelhos top de linha, no meu mundo imaginário de Bob passaria a ser 4 anos (2 para novos recursos e 2 parar deixar o sistema redondinho) além de dar mais tempo para as fabricantes trabalharem com calma diminuiria a fragmentação, afinal o oreo com um ano de vida não está nem em. 20% dos aparelhos.
Mas como isso não vai acontecer e como são empresas "grandes" forçar uma entregar em 6 meses iria surtir quase o mesmo efeito.
Eu votei por 6 meses, porem, acho que na maioria das vezes esses novos sistemas nem deveriam ser lançados, pois apenas alguns recursos que poderiam ser atualizações do sistema corrente já resolveria. Na minha opinião sincera 1 sistema a cada dois anos com as empresas trabalhando em conjunto para laçar em no máximo 3 meses seria o ideal. Muitas vezes o NOVO sistema é apenas correção de bugs e eles fazem todo um circo com alguns recursos inúteis para dizer que é um novo sistema.
Não faz diferença pra mim, pois eu escolho o smartphone de acordo com o suporte que ele tem as custom ROMs, pois sempre se tem mais suporte, recursos, liberdade e otimizações, com updates muito mais rápidos e duradouros por essa via, do que pela mão atrasada e limitada da fabricante do aparelho.
O ideal, na minha opinião, seria as fabricantes fazerem todo o processo de desenvolvimento e adaptação junto com o beta do Android e lançar os updates em até 3 meses após o lançamento da versão pela Google. É um tempo justo para dar mais uma trabalhada na versão, certificar ela e tal.
Acho que no máximo dois meses,estou com Xiomi MI A1 com 8.1 e Pach de segurança desse mês
O que eu realmente acho desnecessário é essa correria para lançar uma nova versão a cada ano muitas vezes com mudanças mínimas.
Antes levar um tempo maior de um ano e meio a dois anos e realmente trazer inovações verdadeiras.
O que também está acontecendo com o hardware dos smartphones atuais... agora a "modinha" é colocar várias câmeras e chamar de inovação.🤷
Acredito que até três, é de bom tamanho. Menos que isso é exploração por parte das fabricantes, lógico, que ninguém é obrigado a estar trocando de dispositivo, mas, há essa pressão de não receber atualização.
Não tem pq demorar, a one plus já atualizou o op6, e daqui para o fim do ano sai para os outros aparelhos. Todas devia ser igual a ela.
Quando se tem pouquíssimos smartphones como a one plus, realmente fica bem mais fácil 🤷
Aí que tá, olha o tamanho da Motorola pra OnePlus, a Motorola é enorme, e assim como as outras, deveriam ter várias equipes só pra trabalhar em atualizações. Mas não tem interesse né.