Já que a Microsoft não pode derrotar o Android, decidiu juntar-se a ele
Competição não significa necessariamente distanciamento. A Microsoft ainda quer competir no mercado mobile, por isso a empresa começou a rever suas estratégias e mudou sua atitude em relação ao Google. Com menos de 3% de participação e várias tentativas infrutíferas de entrar no mercado de telefonia móvel, a Microsoft finalmente começou a responder.
Recentemente, escrevi sobre o uso do Windows Phone estar em declínio e, na minha opinião, à beira da extinção. Contudo, preciso reconhecer que a Microsoft está respondendo a isso com diferentes estratégias e táticas. Com o Windows 10, um sistema que quer ser multi-plataforma, a empresa quer dominar tanto o mundo dos PCs quanto dos celulares e até outros dispositivos, como a TV.
As razões expostas a seguir são pessoais e podem, evidentemente, ser diferentes de uma pessoa para outra, e talvez você não se identifique com nenhuma delas, se for esse o caso, por favor, deixe seus motivos nos comentários.
O futuro da Microsoft é o Windows 10?
A ideia do sistema é, em si, muito interessante, mas devemos nos perguntar: será realmente necessário que usemos o mesmo sistema no PC e no celular? Eles precisam ser complementares? É claro que muitas pessoas ainda têm um PC, e a grande maioria usa o Windows (o que é uma pena, já que o Linux está disponível gratuitamente e é muito acessível, mas esse é outro assunto).
Acredito que o mais importante é a sincronização dos dados entre os diferentes aparelhos, e não vejo uma necessidade de termos o mesmo sistema mesmo em todos os dispositivos. Por exemplo, é interessante poder acessar as fotos armazenadas no PC pelo meu smartphone, mas para acessar imagens de vários dispositivos, não é melhor usar um serviço único de armazenamento na nuvem?
Além disso, a Microsoft ainda não convenceu as pessoas para que elas queiram trocar o Android pelo Windows, o que não é uma tarefa fácil, visto a participação de mercado do SO da Google e da quantidade de aplicativos disponíveis para Android e que ainda não estão na loja da Microsoft. Entretanto, usar um aplicativo do PC no seu celular através do Windows 10 é uma ideia muito interessante e que será muito útil.
A Microsoft começou a apostar em parcerias
As relações entre as empresas são muito importantes hoje em dia, uma vez que várias empresas dependem umas das outras para suprimentos e serviços. Parceiros e aliados são essenciais, e podem até ajudá-lo quando precisar.
A Microsoft tem feito várias parcerias com fabricantes de smartphones e tablets para garantir a pré-instalação de alguns apps e serviços delas nos dispositivos. Mais de 30 fabricantes fecharam parceria com a empresa, incluindo a Samsung.
Quem comprou um aparelho nos últimos meses, como um Galaxy S6, provavelmente o recebeu com alguns apps da Microsoft pré-instalados, como Skype, Excel, Word, etc. Em outras palavras, goste ou não, você acaba tendo apps da Microsoft no seu Android.
A Microsoft está mundando a estratégia de aplicativos
1. Criação de versões gratuitas de apps da Microsoft
A Microsoft chegou ao mercado de apps um pouco tarde, mas como diz o ditado, antes tarde do que nunca. A empresa norte-americana decidiu oferecer versões gratuitas para Android de seus apps famosos. Os mais óbvios como Skype e Microsoft Office, por exemplo, são muito populares entre usuários de PC.
Quem comprou um Android nos últimos meses, deve ter percebido alguns apps da Microsoft pré-instalados
Mas não são só os grandes clássicos do Windows que estão presentes na Play Store. Novos apps desenvolvidos para a interface mobile foram lançados, como a Cortana (uma espécie de Google Now ou Siri). Assim, a Microsoft quer que cada vez mais pessoas usem seus apps.
Ao fazer uma pesquisa na Play Store por Microsoft, a quantidade de aplicativos é surpreendente. A empresa tem apps de saúde (Microsoft Health), tempo (Microsoft Weather), tradução (Microsoft Translator), de interação com jogos (XBox 360 SmartGlass), etc.
2. Desenvolvimento de apps exclusivos para o Android
Para que desenvolver apps para o Windows, se tão poucas pessoas o utilizam? Melhor apostar na característica chave de cada um: Android pela quantidade de usuários, iOS para vender.
Alguns apps da Microsoft foram criados especialmente para Android, como o seu launcher, que é muito bem desenvolvido e útil. Porém, dada a variedade e qualidade de lançadores na Play Store, me pergunto se esta seria realmente a opção de serviço que os fãs da Microsoft esperam ver na Play Store. Talvez a empresa desse começar por outra categoria.
A Microsoft está investindo no Android, isso é claro. Muito disso veio da compra de vários serviços populares Entretanto, você acha que a companhia está fazendo um bom negócio ao criar apps gratuitos para Android ou é só uma tentativa desesperada de reconquistar usuários e relevância?
Não
tenho progressos de jogos no meu windows so que quando baixei o mesmo jogo no android e meu progresso de jogo estava zerado como junto as plataformas
Na minha opinião essa alternativa de tentar reconquistar relevância não foi muito inteligente. Acho que a parceria teria que ser de outra forma. Não sei qual é a viabilidade e como poderia ser feito isso, mas se o Windows tivesse porta de entrada para instalação de apps Android aí sim as coisas poderiam mudar mercadologicamente falando. Porque só o que se escuta do Windows Phone é: O sistema é muito bom, mas não tem aplicativos... E por isso as pessoas não compram, elas querem os aplicativos mais populares e também a maior variedade deles....
Se a Microsoft resolver parar de fabricar smartphones vai ser muito chato porque, na minha opinião, eu não vejo a Apple como concorrerem direto pro Android(sem frescura de potência de hardware) perdoe minha sinceridade. Os caras são bons mas o orgulho deles é infinito e vivem como só existem eles no universo - egoísmo.
E o Windows Phone é diferente, é aquele inimigo que vale a pena e da prazer lutar contra ele.
Acima de tudo não existe 1 smartphone melhor que o outro, o que existe são gostos diferentes.
O que posso dizer ao analisar é que a MS ganha grana em royouts do android, ela não cobra das empresas que embarcarem seus apps nos seus aparelhos, e ganha grana de acordo com o uso da pessoa, há quem não use seus apps e há quem use muito e vir nativamente no smartphone é muito bom. Ela não vai abandonar seu sistema móvel pq é apenas uma extensão familiar do foco principal, PCs; ter programas similares no bolso, mesmos apps universais e uma integração impecável faz uma pessoa usar o mesmo conjunto, é assim que a Apple cativa seus usuários, só que quem domina o ramo dos PCs é a MS e ela ganha grana com software, então manter o Windows Mobile, mesmo dando prejuízo, não é nada.
Este Arrow Launcher é o melhor App da Microsoft que já usei, pois deixa o telefone com uma nova cara e sem falar no Power Point que já "quebrou muito galho".
Parabéns Microsoft😄!!
0=]
concorrência sempre é bom para nos, mais a MICROSOFT, ganha mais dinheiro com o android que com o windows phone
Eu atendo uma empresa que faz aplicativos para Android e iOS, até que questionei o por quê não lançar para o o Windows, então tive a seguinte resposta:
"A gente lança para iOS porque os donos de empresas usam iphone, nós lançamos para Android porque queremos que todo mundo use, mas não lançamos para WP pois é caro e não vale a pena" .
Se uma startup média pensa assim, difícil o caminho para a Microsoft
Achei estranha essa afirmação, pois a conta developer da microsoft custa bem mais barato que a da apple. A Apple cobra U$$ 99 por ano, a microsoft cobra R$ 160 uma unica vez, nao tem renovação.
A empresa em questão faz aplicativo de mobilidade publica, o publico que eles pretendem atender usam windows phone, então eu achei estranho. Mas no caso deveria ser porque já gastaram para desenvolver o aplicativo nas outras plataformas e não podiam/queriam investir em mais uma
Na boa!windows pra celular tem uma interface muito confusa,sendo tao diferente que não exite nem mesmo um outro sistema com uma interface para compara!pode ate ser bom,mas a interface deixa a deseja!!!
Eu já acho a interface do windows a melhor que tem no mercado, pq tudo que eu quero esta em uma unica tela, nao preciso de varias telas. Tenho um lumia 640 e estou aguardando meu Galaxy Note 3 chegar, e certamente quando chegar vou usar um laucher do windows 10 mobile.
Bom um PC com Android seria ótimo.
Torço pra isso ir pra frente.....
Microsoft tem como seu forte os serviços, claro que ela vai levar seus apps para outras plataformas sem ressalvas. Como usuária Windows Mobile não vejo problemas nisso, o foda é ver apps como a Cortana, que veio como diferencial do SO, indo para outras plataformas (claro que sua integração ao WM é melhor mas mesmo assim). Além de ver vários apps da empresa rodando melhor em outros sistemas, apps chegando primeiro no iOS ou Android.. Enfim, a sensação que fica é que não vale a pena sair do Android, por exemplo, para o WM se o quesito for serviços e suporte MS. Basicamente quem os usa no Android está bem.
Quanto a sincronização também não vejo como um grande diferencial pois como o texto mesmo falou há n maneiras de fazer isso. Talvez o Continuum seja um diferencial pelas possibilidades promissoras que oferece, vamos ver.
No mais, torço para que a plataforma das live tiles dê certo. Apesar das falhas é um bom sistema e pode atender bem alguns perfis. E também é sempre bom termos uma opção entre iOS x Android. Só tá ficando difícil defender a Microsoft.
Existe uma diferença gritante em seu argumento. Google também faz e lança seus aplicativos e serviços para o IOS, porém todo mundo sabe que os aplicativos e serviços da Google funcionam melhores no Android, devido a serem nativos do sistema e com isso conversa melhor. Microsoft lançou a Cortana para o Android, porém será um aplicativo, irá pesar mais o sistema, pois será ativado, no Windows 10 Móbile ele é nativo, então terá mais funções e integrações e funcionará bem melhor. Veja o exemplo o Outlook, ela colocou no Outlook do Android e IOS recurso para sincronizar com os contatos do Facebook, isso já existe nativamente no Outlook do Windows 10 Móbile.
Gosto do Windows Mobile e não dou a mínima pra apps que tem utilidade duvidosa, como um tal Snapchat aí. Sim, sou velho demais pra essas m¨#&@, logo, pro meu estilo de uso, esse é o melhor sistema. Tem tudo o que eu preciso em matéria de apps, além de ser um aparelho bonito (830), robusto, ter uma câmera que não deixa nada a desejar (a frontal é um lixo, mas não sou selfie-boy também), suporte pra micro sd e instalação de apps no mesmo sem precisar de gambiarra, OS atualizado, etc.
Torço pra que o sistema siga em frente, não dou a mínima pro fato de ter apenas 16 usuários, eu não ganharia nada se tivesse 4 bilhões, desde que o sistema continue no mercado da forma como está, pra mim está ótimo!
Porém, não sou acionista na empresa e nem estou amarrado ao meu Lumia, então assim que eu achar que devo trocar, eu o farei. Não estaria todos os dias em um fórum dedicado ao Android se eu fosse esse tipo de usuário de viseira que só consegue enxergar o sistema que usa. Adoro o Android, mas não vejo um aparelho sequer que tenha um custo x benefício decente e, por isso, ele perde pro Windows e de lavada! iOS eu usei por uns 6 meses e espero não repetir jamais.
vc tbem falou por mim :)
Tem leitor que leva para o lado pessoal a matéria, ninguém pode expressar nada que acha que é tendencioso...
Mas é tendencioso, ele não argumentou nada com nada. Ele nem anda acompanhando as matérias sobre a Microsoft e sobre o Windows 10 Móbile, as movimentações, falou em falta de aplicativo e nem sabe como todo dia surge novos aplicativos universais, e antigos virando universais, e famosos sendo lançados.