Andromeda OS: a alternativa para os órfãos do Windows Phone?
O Windows 10 Mobile ainda existe, mas não da forma como os fãs da Microsoft esperavam. O sistema estará presente em alguns smartphones por algum tempo, mas seu núcleo de desenvolvimento foi interrompido pela empresa e não deve ser mais retomado. É aí que entra o Andromeda, a nova esperança para os órfãs do Windows 10.
A separação do núcleo de desenvolvimento do Windows 10 do Windows 10 Mobile foi uma decisão coerente da Microsoft. A empresa não precisa ter mais um sistema independente rodando em smartphones, visto que uma alternativa será capaz de assumir essa posição. Seu nome é Andromeda.
Muitos rumores, vindos do programa de Insiders da Microsoft e do site Windows Central, apontam que o atual SO da empresa foi descontinuado com a chegada da atualização Redstone 2, mas continuará recebendo atualizações de segurança e correções de bugs por mais algum tempo. Novas APIs do Windows 10, e que fazem parte das atualizações Redstone 3 e 4, também chegarão aos smartphones compatíveis, mas não devem estender o suporte aos aplicativos existentes por muito tempo.
Toda essa limitação (e bagunça) tem um motivo: os núcleos de desenvolvimento do Windows 10 e 10 Mobile foram separados. A plataforma para PCs continuará, enquanto o núcleo para smartphones não. É esperado que no próximo ano a Microsoft lance novos aparelhos rodando com um SO diferente, inspirado no Windows, mas que hoje atende pelo nome de Andromeda.
Andromeda: um sistema modular
O nome Andromeda já esteve associado ao mundo Android, quando rumores surgiram indicando que o Google estava desenvolvendo uma plataforma híbrida entre o Android e o Chrome OS. Aparentemente, contudo, esse trabalho foi descartado pelo Google no ano passado e, recentemente, a empresa apresentou ao mundo o Fuchsia, que assumirá um papel semelhante. Acontece que a Microsoft tem um objetivo um pouco, digamos, diferente com sua versão do Andromeda.
O sistema Andromeda da Microsoft - como é chamado internamente, o produto final deve ter outro nome - será um sistema operacional modular baseado no Windows. O objetivo é desacoplar partes importantes do sistema principal e fazer com que elas rodem em vários tipos de dispositivos ( o Shell do Windows, encontrado em códigos do sistema e que fará parte desse projeto é o Composable Shell). A ideia de continuidade entre plataformas da MS pode, finalmente, ganhar novos horizontes.
É uma ideia que faz bastante sentido, mas provavelmente os atuais usuários do Windows 10 Mobile não colocarão as mãos no futuro sistema. Isso é compreensível, até porque existem poucos modelos com a plataforma no mercado, com suporte já escasso e sem previsão de novos lançamentos pela própria Microsoft ou pelas fabricantes.
Os dispositivos Lumia devem receber novos updates até o meio/fim de 2018, e pode ser relativamente fácil para empresa incluir partes do próximo sistema nesses aparelhos. Acontece que o mesmo deve trazer mudanças em APIs ou no código-fonte, fazendo com que o o Windows 10 Mobile desapareça rapidamente. Isso já aconteceu com a linha Lumia com a chegada da atualização 7.8, que serviu como consolo para os modelos que não iriam receber a próxima versão do Windows.
É nítido que o Windows 10 Mobile é quase insignificante no mercado, e também inviável financeiramente para a empresa. Dificilmente a empresa pensará numa alternativa para os poucos atuais proprietários do SO. Já que é pra chutar o balde de vez, o mais provável é que a MS enterre o Windows 10 para smartphones em pouco tempo.
Recomeçando do zero
Se a Microsoft fizer um bom trabalho e levar o projeto a sério, o recomeço com o tal Andromeda será bastante empolgante. O mercado ainda está aberto para novidades relacionadas a sistemas operacionais que funcionem além dos smartphones e que sejam híbridos. O Windows 10 queria ser essa opção, mas por uma série de eventos negativos isso não aconteceu.
O que você acha? A Microsoft ainda pode ressurgir no mercado móvel com uma nova plataforma?
galera eu tenho um lumia 640 xl e um otimo aparelho adoro a camera tem uma resolução otima mais assim se a microsoft não ta mais dando suporte ao sistema e simples de resolver e so entrar em acordo com a google e fazer uma atualização ou migração do sistema para o android ou então a microsoft devolve nosso dinheiro ou nos da outro no mesmo valor a nossa escolha. porque no fim de 2018 o aparelho que ja ta ficando inutil não vai servir pra mais nada
Só posso dar crédito ao OS Andrômeda se ele vier com atualização para o Win fone nas versões 8.1 e 10. Alguém pode achar que eu quero demais, mas eu acho que é no minímo justo.
Só aguardando, tudo pode mudar.
Só sei de uma coisa, se a Microsoft for experta, vai ser a primeira a implementar app multisitema, ou seja app virtuais que funcionam mesmo sem internet.
Ai meu amigo acabou a farra de Google e Apple por app exclusivo e tal, pois isso não fará mais diferença para o ramo mobile.
Para mim será um novo fracasso by Microsoft. Tenho certa pena do Jorge, lá do Windows Club kkk
MS, me conquista de volta e eu voltarei pedindo perdão por ter abandonado o WP. Mas o fiz porque você me obrigou.
Sistema ridículo e falho. Uma outra cagada da MS
Rudy Huyn já disse que isso não é uma nova forma do OS. Vejamos quem está certo.
Ainda tenho um Lumia e estava satisfeito até as empresas abandonarem certos desenvolvimentos de alguns apps, não fiquei triste em si pela Microsoft. Gostei e ainda gosto bastante do sistema, realmente me senti órfão. Estou torcendo por esse possível Andromeda e estou disposto a dar-lhe uma chance.
Nosso esforço constante reside em conseguirmos nos livrar pra sempre do Windows. As diversas distros Linux tornaram esse sonho possível há alguns anos. O Android fez parte dessa evolução. Aquilo que espero é ver o android rodando bem em PCs. Torcer pelo windows no celular... por que diabos faríamos isso?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu sempre disse desde da época da Nokia e do blog Npossibilidades. A solução do Windows Phone e se tornar uma lanch do Android como a touch wiz ou a MIUI, uma interface que roda todo o ecossistema da Microsoft. Mas que no seu interior seja um Android. Podia ter cara do WP8. Mas permitindo a instalação nativa dos app Android. Acho que de certa forma a Microsoft deve ir para esta direção.
Exatamente! Tive um WP e tive que deixar ele por muita falta de consideração com os clientes que acreditavam na nova ideia do MS. Se não forem para esse lado, vai continuar a mesma bosta de sempre.
Eu não sei de onde o redator tirou que o mercado está aberto para outros sistemas mobiles. Há anos vários vêm tentando e fracassando miseravelmente diante da supremacia Android e iOS. Claro que novas opções são bem vindas, mas afirmar que o mercado está a procura de novas opções é pura mentira.
Sem o Windows Phone as opções ficam restritas ao Android e ao iOS. Uma pena.
Nós (consumidores) perdemos muito com isso.
Não basta mais pra MS apenas fazer mais um SO móvel pra conquistar o grande publico.
Se for assim, apenas os ainda fãs da empresa que irão embarcar nessa novamente.
Se não criarem algo que realmente atraia as pessoas, q encha os olhos e criem o desejo pelos dispositivos não adiantará muita coisa.
Trazer o Windows "completo" para os smartphones é uma ótima ideia, mas não será apenas isso q conquistará o público.
Terão que atrair os desenvolvedores antes até dos consumidores. Como? Terão q abrir a carteira e pagar aos principais desenvolvedores pra criarem apps tão bons e eficientes quanto os da concorrência. E nem adianta ficar de mimimi, ou é assim ou a coisa não deslancha.
Boa sorte a MS!!!
Com certeza a MS até pode acertar desta vez! Mas jamais terá respeito pelos usuários de seus produtos.
Mas, eu amo Linux e amo Google! Estou muito satisfeito com o android!
E sendo assim, eu não tenho a menor intenção de adquirir qualquer produto MS.
A Microsoft tem que desistir do mobile, não é possível
No minimo interessante.
Não vou tecer opiniões no momento se baseando em histórico passado da empresa.
Cheguei a ter um lumia 550 640 650 e o meu último 950 xl era um ótimo aparelho sempre gostei do SO mas infelizmente tive que mudar para o Androide, não dava mais pra continuar , se a MS desta vez acertar a mão com certeza eu volto.