Android 8.0 Oreo lançado! Conheça todas as novidades e funções

AndroidPIT android O Oreo 2052
© nextpit

Após uma longa fase beta, a equipe do Google finalmente anunciou a versão final do Android 8.0. A seguir, você fica sabendo todos os detalhes sobre o Android 8.0 Oreo, como seus principais recursos e novidades.

Pegue um atalho

Android 8.0 Oreo: nome, numeração e lançamento

Finalmente, o Google anunciou o nome e mais detalhes sobre a oitava versão do Android. O nome escolhido para essa versão foi Oreo, fechando assim a etapa de rumores a respeito do sabor que seria escolhido pela empresa. A fase Alpha foi aberta em 21 de março, e em maio o SO recebeu um grande update incremental.

Com o anúncio da versão final hoje (21/8), o Big G anunciou também quais dispositivos Nexus e Pixel receberão o update e também disponibilizou o SDK da plataforma, que é o kit de desenvolvimento do SO para outros smartphones. A partir de hoje todas as fabricantes poderão trabalhar no código-fonte final da versão e otimizar seus dispositivos. Para o download do Android 8.0 preview, acesse o tópico a seguir:

Android 8.0 Oreo: como baixar e vídeo hands-on

Assim como nos anos anteriores, é possível fazer o download das imagens do sistema a partir do site oficial do Android Developers e instalar em um dos aparelhos abaixo:

  • Nexus 5X
  • Nexus 6P
  • Nexus Player
  • Pixel C
  • Pixel
  • Pixel XL

Atenção: ao fazer o flash do Android Oreo, tenha em mente que você perderá os seus dados e terá um novo sistema em seu aparelho. Para saber como instalar manualmente o Android 8.0 no seu Nexus ou Pixel, confira o tutorial abaixo:

A seguir você confere o nosso vídeo hands-on da versão Alpha do Android 8.0, lançada em março:

Android 8.0 Oreo: funções

A equipe do Google dividiu as funções do Android Oreo em duas vertentes onde cada uma delas cobre uma parte específica do sistema:

  • Experiencias Fluidas:
    • Picture-in-picture
    • Pontos de notificação (Notification Dots)
    • Autopreenchimento
    • Seleção inteligente de texto
  • Vitais:
    • Google Play Protect
    • Otimizações de performance (Runtime/bateria)
    • Play Console

Existem também as adições complementares:

  • Complementares:
    • Mudanças na UI
    • Canais de Notificação
    • Novos Emojis
    • Ícones Adaptativos
    • Wi-Fi Aware
    • AAudio API para Pro Audio
    • Efeitos e transições de áudio
    • Ativar o Wi-Fi automaticamente
    • Project Treble

A seguir você confere uma visão geral de cada função (as capturas de tela são da versão beta):

Limites em segundo plano: teremos uma otimização do uso de energia em segundo plano. De acordo com o que vimos, teremos uma limitação automática maior daquilo que os aplicativos, serviços e atualizações de localização poderão acessar quando estiverem rodando em background. Para os usuários, isso significa que os aplicativos terão um impacto menor na bateria do aparelho.

Canais de notificação: você passa a ter mais controle sobre as notificações no Android 8.0 Oreo. Assim, você poderá bloquear ou mudar o comportamento de cada canal de forma individual, o que é melhor que lidar com o gerenciamento das notificações em conjunto. Além disso, teremos um novo visual na forma como as notificações aparecerão e como serão agrupados:

android o preview UI notifications
Houve uma mudança no design das notificações com a versão beta / © NextPit

Autopreenchimento: o objetivo aqui é simplificar a configuração de um novo dispositivo ou sincronizar senhas através do auto preenchimento no Android. Assim, muitos dos seus aplicativos vão reconhecer logins e senhas de forma rápida.

Mudanças na interface: não existem muitas mudanças na interface do usuários do Android Oreo, porém, nesta versão beta o esperado são as adições de mais e novos recursos e pequenas mudanças na UI do Android:

android o preview UI
UI no Android Oreo beta / © NextPit

O que notamos até o momento é que o design do menu de configurações mudou pouco, já não está mais preto e brando, por exemplo, a barra de notificações continua mostrando as notificações mesmo depois de você deslizar para os atalhos do sistema. E a melhor de tudo é que percebemos algumas mudanças no serviço de backup, inclusive SMS já aparece neste menu.

android o preview UI quick settings
Notificações e atalhos rápidos no Android Oreo beta / © NextPit
android o preview UI settings
Menu de configurações do Android Oreo / © NextPit

AAudio API for Pro Audio: AAudio é a nova API nativa do Android desenvolvida para aplicativos que exigem qualidade de áudio de alta performance e baixa latência. Aplicativos que usarem o AAudio poderão ler e salvar dados via stream. Além disso, o Android Oreo suporta áudio Bluetooth de alta qualidade e codecs como LDAC.

Efeitos e transições de áudio: o Android 8.0 Oreo usará uma ferramenta de terceiros que permitirá aos desenvolvedores criar efeitos e transições de áudio com base na curva de volume, o tipo de interpolação e a duração. Em outras palavras, a mudança de áudio no seu smartphone, tablet ou Android TV poderá contar com recursos como o aumento ou diminuição do volume de forma gradual durante o início ou o fim do áudio, por exemplo.

Novo formato de emojis: com essa atualização da versão alpha para beta, tivemos uma mudança no formato dos emojis, que ficaram mais próximo do padrão que outros serviços utilizam:

emojis android o
À esquerda, emojis na versão alpha do Android Oreo; à direita, na versão beta (nova) / © NextPit

Ícones adaptativos:  a aparência dos ícones pode ser diferente entre a variada gama de dispositivos rodando com Android. Assim, um aplicativo poderá aparecer circular no lançador de um aparelho e quadrado em outro. E tudo isso, claro, depende da skin da fabricante, mas é bacana ver que a Google passará a oferece um padrão de adaptação dos ícones de aplicativos à UI (caso o desenvolvedor assim o fizer).

Wi-Fi Aware (também conhecido por Neighbor Awareness Networking ou NAN): essa função basicamente funciona para que dispositivos com hardware compatível possam comunicar-se quando estiverem próximos, via Wi-Fi Aware, sem necessariamente usar a conexão de internet.

Ativar o Wi-Fi automaticamente: a função de ativar o Wi-Fi de forma automática próximo a redes seguras já estava presente na versão alpha do Android Oreo, mas não era funcional, no entanto, este recurso já pode ser usado sem problemas. Acessando Configurações > Rede e Internet > Wi-Fi > Preferências do Wi-Fi, encontramos a opção "Ativar o Wi-Fi automaticamente".

Depois de ativar tal opção, o sistema irá ligar o Wi-Fi e salvar as redes assim que você estiver ao alcance das mesmas. Assim, quando você estiver em casa ou no trabalho, não precisará mais se preocupar em ativar o Wi-Fi, pois o sistema fará isso automaticamente. Este é um recurso bastante esperado e vai salvar o plano de dados de muitos usuários do Android pelo mundo.

android o wifi features
Novo recurso vai salvar plano de dados / © NextPit

Play Console: este é um recurso voltado diretamente para desenvolvedores, mas que terá um excelente impacto na experiência dos usuários já que pretende diminuir o fechamento de apps, congelamento de frames, lentidão na renderização do software e outros erros que prejudicam o uso de aplicativos.

Google Play Protect: este recurso vem para otimizar a segurança no Android. Com o Play Protect, a Play Store estará mais segura, visto que teremos um escaneando dos aplicativos instalados no aparelho a partir da loja, com o objetivo de verificar qualquer tipo de malwares instalado.

Java 8 e otimizações da máquina virtual: isso significa melhor performance, o que esperamos ver em todas as novas versões do OS. De acordo com a Google, a máquina virtual do Android estará até 2x mais rápida (de acordo com alguns benchmarks).

Modo PiP (picture in picture video): para visualização de dois vídeos ao mesmo tempo. Este recurso já havia sido lançado pela primeira vez para Android TV rodando com Android Nougat. Com ele, você poderá usar um vídeo em um janela que permanecerá aberta em qualquer tela, quase como uma janela múltipla. Lembra aquilo que temos hoje dentro do app do YouTube.

google duo pick picture
Modo PiP / © NextPit

Seleção inteligente de texto: vai ficar mais fácil usar o teclado, em especial comandos de teclados físico, tais como as setas e a tecla Tab. Usando a aprendizagem de máquina, ficou agora mais fácil reconhecer a seleção de um endereço, URL ou número de telefone, deixando o processo de copiar e colar mais fácil.

Project Treble: o Android Oreo ganhará uma interface de fornecedor com o Project Treble. Isso significa que teremos uma interface estrutural do Android que poderá ser usada para acessar as implementações dos fornecedores de componentes internos, como a Qualcomm e a MediaTeck, por exemplo.

Isso permitirá atualizar o Android de forma mais fácil, pois todo o processo se dará independente dessa implementação do fornecedor. A ideia da Google é acelerar os updates por parte das fabricantes ao deixar o processo mais fácil. Para saber mais sobre o Project Treble, acesse o link abaixo:

Pontos de Notificação (Notification Dots): são pontos nos ícones dos aplicativos no lançador, nos quais, quando pressionamos longamente sob um ícone, as notificações aparecem. Assim, uma pequena bolinha vai aparecer sobre o ícone de um app no lançador com notificações não lidas.

E aí, o que você achou de todas as novidades do Android 8.0 Oreo?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre o Android Oreo, a nova versão do sistema operacional da Google. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Ir para o comentário (650)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
650 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Ismael Rodrigues Nogueira 1
    Ismael Rodrigues Nogueira 02/10/2018 Link para o comentário

    A função de notificação e relógio com a tela desligada, q ligava quando mexia no celular, sumiu. Essa função era muito prática. Não sei pq tiraram. Agora tem q apertar o botão pra ver relógio e notificação.


  • Henrique Veresconde 22
    Henrique Veresconde 20/09/2017 Link para o comentário

    O próximo é o Android Q, quit quat


  • Henrique Veresconde 22
    Henrique Veresconde 20/09/2017 Link para o comentário

    Quando sairá para o moto g5 plus??


  • 10
    Roberto Jacob Vieira Pessoa 15/09/2017 Link para o comentário

    Adroid ó e não ô!


  • Marcos Barbosa Lima 2
    Marcos Barbosa Lima 14/09/2017 Link para o comentário

    A Google deveria se preocupar é na segurança anti-furto, pois tela bloqueada não poderia aceitar que o aparelho fosse desligado.
    Uma coisa tão simples que eles não implementam, até parece que tem algo de estranho, pois a maioria das baterias não são removíveis agora só falta este recurso para os ladrões deixarem o Android em paz.

    Conta desativadaCAV


    • CAV 57
      CAV 20/09/2017 Link para o comentário

      O problema desse recurso ainda é a dependência do mesmo com a internet.
      Nem todos tem plano de dados móveis, e se o aparelho, por ventura, é furtado, o mecanismo de segurança nunca será ativado.
      Ele pode até restaurar o aparelho e aí ativar a FRP. Mas mesmo esse mecanismo não é tão difícil de ser burlado.

      Conta desativada


  • 62
    Conta desativada 06/09/2017 Link para o comentário

    Os donos de iPhone, até hoje se gabam por ter um aparelho atualizado, por até 4 anos, que é muito bom por sinal, mas pelo preço que a Apple cobra pelos seus aparelhos, algum benefício ela tinha que oferecer mesmo.

    Por várias vezes já estive tentado a comprar um iPhone, mas suas regras restritivas, me fizeram ficar no Android por ser um sistema bem mais flexível.

    Dificilmente eu irei mudar de sistema, pois estou satisfeito com Android, até porque nada é perfeito mesmo, o que um sistema possui, o outro não tem, e isso não faz o vizinho melhor. Como sempre digo, cada um deve saber o que é importante para si.

    Muitas pessoas priorizam atualizações, são fanáticas mesmo por isso, se esse for o seu caso, considere como uma '' melhor '' ideia, usar um iPhone. Outras preferem um sistema mais aberto, flexível, nesse ponto, o Android atende a essa necessidade, mesmo recebendo uma ou duas atualizações, dependendo do modelo.

    Acredito que essa filosofia do Google a respeito de atualizações, não irá mudar, pois ela alega também que o próprio hardware precisa estar adaptado ao sistema e etc.

    Ambos os sistemas, seja IOS e Android, não tem mais o que inovar, praticamente possuem quase todas as funções, o IOS 11 não trouxe quase nenhuma novidade impactante, o Android 8 também não vi grandes novidades, uma nova versão, está servindo mais, para mudar o número do que trazer algo realmente relevante.

    Conta desativadaCAV


  • Edson Nery 9
    Edson Nery 05/09/2017 Link para o comentário

    A Google deveria inserir a opção de tela escura ou clara, mesmo nas telas de configurações, conforme o gosto de cada usuário.

    Rafael Gonçalvesleonardo webert


  • Carlos Barbosa 21
    Carlos Barbosa 24/08/2017 Link para o comentário

    Foi-se o tempo q eu me animava com atualiçao de software! lembro ate hj, de quando saiu a versao 4.3, fiquei esperando o anuncio ao vivo com o nexus 4 em maos! Sdds

    Conta desativadaCAVConta desativada


    • 73
      Conta desativada 28/08/2017 Link para o comentário

      Nunca me interessei por atualização de software. Não sei se isso é qualidade ou defeito, mas é uma característica minha. Em compensação me animo muito com lançamento de novos aparelhos. Mas, ultimamente a coisa tá feia. Tanto o S8 como o Note 8 me desanimaram pra caramba.

      Fábio Ribeiro de OliveiraConta desativadaEdson Nery


  • Júnior World 27
    Júnior World 23/08/2017 Link para o comentário

    Quero vê quando é que irão mudar sua aparência. Mesma coisa de sempre!

    leonardo webertCAV


  • 7
    Mário Corrêa 23/08/2017 Link para o comentário

    Ao que parece as "grandes novidades" não aparecem pelo simples fato de que temos alguns problemas que incomodam! Um processador com tamanho limitado dar conta de tantas exigências "operárias". A bateria tem de dar conta de toda a atividade, sem exaurir. Chega a ser decepcionante! Estive com um S6 Edge, desde 2015 até há 2 meses e, não atravessa 10 horas, com uso limitadíssimo (sem jogos, uso de aplicativos limitadíssimo durante o dia e, muito menos vídeos e músicas). O grande trabalho hoje para as novas atualizações, é vencer estas situações, pois a frustração é grande e, não tem como avançar em outras frentes se a base "processador x bateria" está comprometida. Quanto às atualizações para os aparelhos, a combinação CLARO x Samsung não evolui. Tive um S4 e um S6 Edge (ainda em uso), com atualizações de segurança, mas não de versão do Android. O S6 Edge perdeu o prazo (imagina o S4) . Agora tenho um S8+ e não acredito que saia alguma atualização, pois tem o Android 7.0 original. Se fizer root tenho alguma chance. Mas se depender da dobradinha CLARO x Samsung, nada feito.

    Conta desativada


    • Oráculo 12
      Oráculo 23/08/2017 Link para o comentário

      Amigo, não precisa esperar operadora. A Samsung irá lançar uma ROM pro S8 sem operadora, em outros países ou no Brasil mesmo. Fica ligado em comunidades do S8. Quando sair a ROM baixe para o seu modelo e use a próprias ferramentas da Samsung para instalar ROM. Faça backup. Nem precisa de Root.

      CAVConta desativadaMário Corrêa


      • 7
        Mário Corrêa 25/08/2017 Link para o comentário

        Sim André Henriques. em bora o "jogo de empurra", as operadoras são o entrave das atualizações. A Google também passa a se preocupar com isso. Creio que em breve teremos uma solução. Mas antes disso, já sofremos demais, não? Abraço aí!

        Rafael GonçalvesConta desativada


    • 73
      Conta desativada 28/08/2017 Link para o comentário

      Mário, coloca uma ZTO nesses aparelhos. Eu sempre compro da Claro e no mesmo dia instalo a ZTO e mando lembranças para a operadora. Não perde a garantia.


  • Mark 32
    Mark 23/08/2017 Link para o comentário

    Fico vendo uma galera choramingando que o smart não foi atualizado e tals, povo acorda, fica sem atualização quem quer, tanta custom ótimo e vocês ficam mendigando atualização de fabricantes! Todos os meus smarts usam Custom, tenho um Moto G 2014 pra trabalhar que neste momento está rodando a ViperOS na versão 7.1.2 Nougat de boasssss! Acordem, existe vida após Android Stock.


    • Oráculo 12
      Oráculo 23/08/2017 Link para o comentário

      O problema é que ROM custom perde um tanto de coisas nativas e optimizadas. Tenho um LG G2, Custom 7.1. Cadê as funções nativas? Não tem. E agora tá começando a estrupar a bateria de novo.

      Conta desativada


      • Mark 32
        Mark 23/08/2017 Link para o comentário

        Fera o problema não é a custom, mas qual custom você usa, eu testei várias, li e leio bastante sobre elas em vários grupos, hoje consegui me encaixar com algumas builds.

        Conta desativada


      • 73
        Conta desativada 28/08/2017 Link para o comentário

        Mark, o problema é que 99% da população não tem tempo de ler sobre customs e muito menos tempo de instalar. Mas é só não ficar neurótico por atualização e curtir seu smartphone com a rom que estiver nele. A maioria roda todos os apps sem problema.

        CAV


  • Rafael Schettino 3
    Rafael Schettino 22/08/2017 Link para o comentário

    O pior não é a demora pra chegar nos aparelhos "não-google", mas sim a demora dos telefones vinculados a operadoras para receber as atualizações... :-(

    CAVConta desativadaMário Corrêa

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.