Essa é a aposta da Lenovo para começar a lucrar com a Motorola!

sensorlenovovibereview
© nextpit

A Lenovo anunciou seu balanço referente ao terceiro trimestre (Q3) do ano de 2015. De acordo com fabricante, a grande aposta agora se encontra nos chamados países emergentes. Ainda que o volume total de smartphones tenha apresentado um declínio de 18,1% em relação ao ano anterior, fora da China, a Lenovo viu uma taxa de crescimento de 15% em relação ao mesmo período, promovida pelos mercados emergentes.

Índia e Indonésia foram os principais responsáveis por esse crescimento. As remessas de smartphones para esses dois países tiveram um aumento de 206% e 318%, respectivamente. Para que se tenha uma ideia de como a Lenovo passou a depender muito mais dos mercados fora do território chinês, no segundo trimestre deste ano fiscal, 75% do volume de vendas mobile da empresa vieram de fora da China. Neste trimestre, a taxa aumentou para 83%. 

E como a Motorola será usada na estratégia da Lenovo?

Neste mesmo balanço, a Lenovo divulgou que a Motorola viu suas remessas de produtos saltarem 25% em relação ao trimestre anterior, o que, segundo a empresa, mostra maior estabilidade da marca, já devidamente reestruturada no processo de fusão.

Com isso, a empresa chinesa prepara estratégias específicas para cada região, para que a Motorola impulsione os lucros de sua divisão mobile. O objetivo principal é um crescimento a longo prazo com ganhos, principalmente, na rentabilidade.

O Brasil pode ser um dos alvos prioritários

Para os chamados emergentes, a Lenovo/Motorola aposta em melhor escala de alavancagem, maiores ganhos de eficiência para acelerar o crescimento e ganho gradual de rentabilidade nos aparelhos. O Brasil pode ser um dos alvos prioritários, já que a marca perdeu participação no mercado, bem como a América Latina, conforme gráfico abaixo:

GRAFICO LENOVO
A Motorola perdeu mercado no Brasil segundo balanço divulgado pela Lenovo / © LENOVO

Já nos mercados mais maduros (principalmente EUA e Europa), a ideia é lançar produtos mais inovadores, focados em modelos mais premium. E na China, a empresa quer expandir no varejo, com uma carteira de mais ampla e forte de smartphones, uma vez que seu Market share no país diminuiu em relação à concorrência. 

Como você vê a Lenovo e a Motorola no Brasil? Algum dia a Lenovo vai conseguir ter o mesmo peso do nome Motorola na sua opinião?

Ir para o comentário (63)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
63 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Verlan Marinho 7
    Verlan Marinho 08/02/2016 Link para o comentário

    O designer da câmera ta parecendo ate um abridor de latinha, feio
    mas vamos ver pra frente no vai dar.


  • Edivaldo 16
    Edivaldo 07/02/2016 Link para o comentário

    Achei ele bem bonito


  • Wallace Marques 42
    Wallace Marques 05/02/2016 Link para o comentário

    A lenovo até vende celulares com bom custo x benefício. Mas moto g a mais de 1200 é surreal, não é nem um intermediário premium. Esse preço não tem cabimento, se quiserem voltar a ter sucesso devem voltar a ter preço justo.

    Paulo GomesArtur ScolariJosé rosas


  • Tobias 28
    Tobias 05/02/2016 Link para o comentário

    Lenovo, façam um precinho pra venderem a Motorola. Eu levo a proposta à Google e sai todo mundo ganhando:
    • Vocês finalmente resolvem o problema do que fazer com a marca.
    • Eles resolvem o problema de ter o controle da linha Nexus.
    • Eu me resolvo recebendo só 1% de comissão de corretagem.

    Artur Scolari


    • Thiago Rodrigues 24
      Thiago Rodrigues 05/02/2016 Link para o comentário

      Acho muito difíci(muito mesmo) a Google comprar a Motorola novamente, todos sabemos porque ela comprou naquele tempo.

      Conta desativada


      • Tobias 28
        Tobias 06/02/2016 Link para o comentário

        Sabemos "TODOS" quem?
        Eu não sei.


      • えもうちゃん 18
        えもうちゃん 06/02/2016 Link para o comentário

        Tobias: foi por causa de umas patentes.

        Gilmar Luiz


  • Tobias 28
    Tobias 05/02/2016 Link para o comentário

    "O Brasil pode ser um dos alvos prioritários, já que a marca perdeu participação no mercado, bem como a América Latina." Ó um detalhe interessante, Rui, que dá p/ puxar do gráfico de comparação do 3° trimestre de 2015 c/ o de 2014:

    Venderam 2,342 milhões de celulares a menos na América Latina.
    Venderam 2,136 milhões a menos no Brasil. Isso é 91% da variação da A.L. inteira.

    Conclusão:
    A vida corre normal no Chile, Argentina, etc... Foi simplesmente o BRASIL que afundou as vendas na América Latina!

    Rafael VitorHenrique GuimarãesKiritsu Yakagami


  • Marcos Champloni 33
    Marcos Champloni 05/02/2016 Link para o comentário

    Realmente não tenho até agora o que reclamar do meu Moto X Style, mas a empresa poderia mudar a espessura dos aparelhos. Vi um Note 4 esses dias ao vivo e a diferença é gritante.

    Gustavo L.


  • 6
    Leandro 05/02/2016 Link para o comentário

    Sony xperia mandou um Abraço

    Thiago19


  • raphael m. 24
    raphael m. 05/02/2016 Link para o comentário

    ou seja vemos a decadência com nós brasileiros, e isso já ocorre hoje, Smartphone que no minimo iria custa uns 120 dólar aqui estaria custando uma fortuna, não estou criticando a lenovo até porque nenhuma fabricante de celular tem culpa, pois os impostos que tem no Brasil acaba afetando todos nós


    • 5
      Rafael Vitor 09/02/2016 Link para o comentário

      não e so impostos elas colocam esse preços altos pq querem e pq sabem q tem idiota(eu) que compra pq se ninguem comprasse por esse preço eles iriam baixa ate pq eles querem vender


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 05/02/2016 Link para o comentário

    Desde que eles não mexam no Android nem na qualidade do Moto X, eles podem usar a estratégia que quiserem.

    AdeiltonJerry Wendel


    • Felipe Sousa 5
      Felipe Sousa 05/02/2016 Link para o comentário

      Na verdade, sera modificado. Mais esta da hora as modificações.

      Thiago Rodrigues


  • Kaique Iglesias 28
    Kaique Iglesias 05/02/2016 Link para o comentário

    Pleonasmo de novidade sem inovação!


  • 8
    Carlos Eduardo Pupin 05/02/2016 Link para o comentário

    Da para se ver pelo gráfico, que a estratégia seria usar a motorola, para tentar aumentar sua representação como lenovo no país, o que me leva acreditar que, também é meio que falho a ideia de matar o moto g e moto e.


    • 5
      Rafael Vitor 09/02/2016 Link para o comentário

      tava na hora de morrer msm


  • Nícolas Kim 27
    Nícolas Kim 05/02/2016 Link para o comentário

    Prevejo as mesmas pessoas que criticam a Lenovo agora, dizendo que ''matou a Motorola'' ou que ''isso não vai pra a frente'', etc, dizendo daqui a uns dois ou três anos: ''como a Lenovo é cada vez mais inovadora! Surpreendedora! Revolucionou o mercado de smartphones no Brasil!'' kkkkkk!

    Robson LeonardoえもうちゃんThiago RodriguesGustavo L.Conta desativadaConta desativadaAlex AmorimAguéssy


    • 44
      Conta desativada 05/02/2016 Link para o comentário

      Concordo.

      Nícolas KimRobson Leonardo


    • Thiago Rodrigues 24
      Thiago Rodrigues 05/02/2016 Link para o comentário

      Exatamente kkk

      Nícolas KimRobson LeonardoConta desativada

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.