Conheça os smartphones Android mais resistentes do mercado
Na hora de comprar um novo smartphone temos nossos próprios critérios e prioridades. Porém, é natural que aparelhos que pertencem ao mesmo segmento sejam equivalentes. Assim, o que nos faz optar por um modelo em detrimento ao outro são os recursos extras. E neste momento o "plus" é a resistência!
No quesito resistência, existem duas categorias de smartphones: os que são à prova d'água e poeira, bem como os que são resistentes a queda. Abaixo, você confere uma relação dos smartphones que oferecem este extra de resistência. Mas antes, entenda o que significa dizer que um smartphone possui certificação de IP e como fabricantes como a Motorola desenvolveram uma tela inquebrável.
Escolha um tipo de resistência:
Smartphones resistentes à água | Smartphones resistentes a queda |
O que é a certificação IP?
O "IP", neste caso específico, é a sigla de “Ingress Protection” ou, numa tradução literal, “Proteção de entrada”. Ele foi criado pela Comissão Eletrotécnica Internacional e tem por objetivo classificar e definir os diferentes graus de resistência à partículas líquidas (água) e sólidas (poeira).
A sigla IP sempre vem acompanhada de dois outros números. O primeiro se refere à resistência à poeira e vai de 1 a 6. O segundo número se refere à resistência à água e vai de 1 a 8. Se você quiser saber o que representa cada número dessas certificações, não deixe de acessar o artigo abaixo:
Smartphones resistentes à água
Abaixo, você confere uma lista com os smartphones que são resistentes à água e estão disponíveis no Brasil. As principais fabricantes são Sony, Samsung e Motorola.
Sony - Série Xperia Z
Praticamente toda a linha de smartphones que compõem a série Xperia Z e X são resistentes à água. Dentre eles, estão o o Xperia Z5 e o Xperia XZ. Desta maneira, caso você queira um smartphone que tenha proteção total contra água e poeira, os celulares mais recentes da Sony oferecem isso, podendo ficar até 30 minutos submersos numa profundidade de 1,30 metro.
Dentre os mais antigos, os mais populares com resistência à água são os Xperia Z3, Xperia Z3+ e Xperia Z3 Compact, todos com certificação IP65 e IP68. Ela oferece proteção total contra poeira e podem ficar até 30 minutos submersos em 1,5 metro de água.
Já os celulares mais antigos da linha Z, como os Xperia Z2, Xperia Z1 e Xpeira Z Ultra também contam com certificação IP, mas de nível inferior, IP 55 e 58, para ser mais exato. De qualquer maneira, se você está pensando em trocar de smartphone, dificilmente pegaria um desses três aparelhos, não é mesmo?
Sony - Série Xperia M
A linha M da Sony também são à prova prova d’água. Tanto que eles carregam o sufixo “Aqua” no nome, uma clara referência a essa característica. Enquanto os celulares da linha Z sempre são os top de linha e, consequentemente mais caros, os da linha M são do segmento intermediário.
O Xperia M4 Aqua, lançado em 2015, é o mais recente aparelho deste segmento vendido no Brasil e com certificação IP67. Porém, uma boa característica dele e que está ausente nos smartphones da linha Z é que você não precisa vedar a porta USB antes de submergi-lo. Na minha opinião, isso deveria vir em todos os smartphones.
Outro smartphone desta série é o Xperia M5 que possui duas certificações, as IP65 e IP68. Isso significa que o Xperia M5 é resistente à água e poeira e, segundo a companhia japonesa, pode ser mergulhado em até um metro de água por meia hora sem que se danifique.
Samsung - Série Galaxy S
Dos mais recentes celulares da Samsung, os Galaxy S7, S7 Edge, Galaxy S8 e Galaxy S8+ contam com a certificação IP68 que, como já vimos, garante proteção total contra poeira e água. Nesta nova geração, a sul-coreana decidiu selar os componentes internamente. Assim, você não precisa deixar a porta USB tampada com aquele conector de borracha.
Curiosamente, a geração S6 da linha Galaxy não conta com essa proteção, o que é até uma ofensa para um aparelho top de linha e do preço inicial de um Samsung. Porém, a geração Galaxy S5 conta com a certificação IP67, só um pouco inferior à IP68 utilizada nos novos modelos.
Um dado importante a se mencionar é que no Galaxy S5 é necessário tapar a entrada USB. E como a tampa traseira é removível, é necessário que ela esteja bem fechada também. Caso contrário, a água conseguirá entrar, em caso de submersão. As variantes do Galaxy S5, como S5 Mini e o S5 New Edition contam com a certificação.
Samsung - Série Galaxy A
A nova série Galaxy A chegou ao mercado no início do ano com algumas novidades, e entre elas está a certificação IP68, que torna os modelos Galaxy A5 (2017) e Galaxy A7 (2017) resistentes à água. Se trata de dois modelos intermediários com hardware avançado, e um dos poucos abaixo dos R$ 2.000 que foram lançados até o momento com tal proteção.
Motorola - Série Moto G 2015
A terceira geração do Moto G trouxe também a certificação IPX7. Ou seja, ele não é resistente à poeira mas oferece resistência à água. Assim, ele pode ficar submerso por 30 minutos em até 1 metro de água. Importante atentar que como a tampa traseira do Moto G é removível, é bom ficar atento para ver se ela está sempre bem fixa.
O Moto G Turbo também conta com a certificação IP, neste caso, a IP67. Assim, além de ser resistente à água ele também resiste à poeira.
Para finalizar, ainda temos os aparelhos que possuem a certificação P2i. Ela indica que o dispositivo possui um revestimento repelente a respingos de água. Assim, ele só aguenta uma chuva leve ou a um derramamento acidental de líquido. Receberam essa certificação o Moto E de segunda geração, o Moto X Play e o Moto X Style.
LG - LG G6
O LG G6 é o novo smartphone topo de linha da LG, e vem com certificação IP68. O modelo pode ser submergido em água por até 30 minutos, mas somente em casos de emergência, visto que a LG não recomenda essa prática para outras finalidades. Além de hardware completo, a proteção extra torna o G6 um produto completo.
Smartphones resistentes a queda
Celulares com tela inquebrável
E já que estamos falando de smartphones resistentes, não poderíamos deixar de incluir o Moto X Force. Ele foi muito alardeado pela mídia, inclusive nós, devido à sua resistência fora do comum.
A sua nova tecnologia de tela, batizada de Shatter Shield e que insere cinco camadas de proteção faz com que o X Force possa cair de alturas surpreendentes e ainda continuar funcionando. Mas, assim como Aquiles, ele tem um ponto fraco: água.
Assim como o Moto X Play, Moto X Style e Moto E, o Moto X Force tem uma certificação P2i. Ou seja, apenas um revestimento que repele respingos de água. Então, não adianta nada o X Force aguentar quedas de 300 metros se cair na água.
Como vimos neste texto, a resistência à água ainda é uma função não muito explorada pela maioria das fabricantes. Basicamente, apenas a Sony, Samsung e Motorola oferecem smartphones à prova d’água. De qualquer forma, se o seu não tem nenhuma certificação IP, basta comprar um produto chamado de Ultra-Ever Dry e passar em seu aparelho.
Você acha que a certificação IP67/68 é algo essencial nos smartphones? E a tela inquebrável?
O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todos os smartphones resistentes à venda no mercado nacional (modelos importados não foram considerados). Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.
Tive um Sony, até era resistente à água, mas tinha umas fitas emborrachadas laterais - tipo tampinha dos plugs - que nunca voltavam ao lugar direito e aí ele não tinha garantia contra água... Eu deixei ele cair de minha mão sobre a pia (algo como 20 cm) e ele rachou a tela!!! Resistência a queda = zero. Se colocar no bolso é capaz de quebrar... JAMAIS COMPREM SONY!
Depois comprei o Moto X Force!!! CAAAAAARA... ele já voou de minha mão correndo e caiu no asfalto a uns 5 metros de mim, quicando... Juntei, só estava sujo e nada aconteceu!
Super recomendo!
Resistência Moto X Force, o meu já caiu inúmeras vezes, passei uma Frontier Nissan sobre ele e não quebrou.
Sem Asus nessa lista? Aí tem coisa!
Então, teoricamente, meu samsung A5, com resistência IP68, pode ser colocado dentro da água ?
Bem semana passada fui ao rio com a família e coloquei meu S8+ para filmar debaixo da água e tirei diversas fotos dentro da água, confesso que foi a experiencia mais marcante para mim em termos de satisfação a tecnologia aplicada, estava cabreiro no início, mas depois que entrei na água recebi uma mensagem na tela dizendo: a entrada do carregador esta úmida, por favor secar a entrada do carregador antes de carregar, como a bateria esta cheia fiquei mais de 4 horas tomando banho e mergulhando com o celular, confesso que foi muito bom mesmo.
Esses fabricantes famosinhos ainda tem muito o que aprender com os fabricantes menos conhecidos aqui em relação à resistência e certificação em smartohones, quem acha esses aparelhos excelentes com suas "resistências", ainda não conhecem os poderosos e realmente resistentes a tudo como o AGM X1, AGM X2, PRO e MAX, ULEFONE ARMOR Series, BLACKVIEW BV Series, HOMTOM HT20, VCHOK M8 etc. Esses sim são smarts resistente e com preço justo!!! O resto é engana trouxa...
Para mim proteção contra água é apenas para evitar acidentes pois não tenho coragem alguma de entrar com ele na água só por entrar
Meu Mi5 passou no teste de resistência esses dias kkkkk, pegou uma queda de meio metro com a traseira (gorila Glass 4) e tá intacto....
avisa para o S8.
O S8 pode até ter resistência à água, mas em relação a queda, é absurdamente frágil. Quem ganha é a assistência técnica.
Depende da mão do dono é do ângulo da queda....
Realmente comprei o S8+ e antes de colocar capa e película, ele caiu de uma altura de mais de 1 metro e não sofreu nada, quando ele caiu de frente para o chão, ate gelei deu um desanimo para pegar e ver a que aconteceu, e quando peguei para minha surpresa, não sofreu absolutamente nada nem um arranhão sequer. uma experiencia que nunca mais quero passar.
xforce e um montro em resistencia mesmo, nunca tive essa tara que varias pessoas tem de ficar molhando o celular rsrs, me lembro de quando saiu o moto g 3 com resistencia a respingos e varias pessoas ficaram mergulhando ele e se lascando kkk, eu tinha um grupo de moto g3 e vivia falando pra nao fazer e nego fazia e ia lá chorar depois
muitos desses que foi citado,se deixar cair de meio metro ja era seu dinheiro.
Principalmente o S8
Penso em dar o Moto X Force para minha filha. Se ela não quebrar, é porque é realmente o mais resistente de todos.
belo teste rs
Tenho um. Máximo que vai conseguir é danificar os bitola de volume se bater neles com força de verdade
Rapaz, o x force resistiu à minha esposa e a minha filha de 2 anos, antes dele, nenhum resistiu, inclusive milestone 3 tido na sua época como o mais resistente do mundo! e muitos outros também sucumbiram... o x force fez aniversário já!
kkkkkkk queria dá um desses para o meu irmão, todo Cel que tem ele quebra...