Pokémon Go não é o único jogo a usar realidade aumentada. Conheça outros 4

AndroidPIT augmented reality
© nextpit

Maior fenômeno do mercado mobile dos últimos anos, Pokémon GO não apenas elevou as ações da Nintendo, despertou a nostalgia de milhões de fãs da série e criou situações embaraçosas pelo mundo todo. Ele também trouxe luz para a realidade aumentada e como ela interage com os games. 

Pensando nisso, indicamos outros quatro jogos que utilizam essa tecnologia, seja caçando personagens pela rua, seja atacando inimigos ou simplesmente interagindo com comunidades. Podem ser bons treinos antes de botar as mãos em Pokémon GO.

Warp Runner - O que melhor aproveita a tecnologia de superfície

Fugindo dos games de realidade aumentada que usam a geolocalização, Warp Runner funciona de modo diferente. Este app exige que o jogador use a câmera do smartphone para mapear uma superfície – uma mesa, uma capa de livro, etc - para, a partir daí, recriar a ambientação do jogo. 

WARP
Warp Runner: game pode ser reproduzido na mesa da sua sala / © ANDROIDPIT

Feito isso, você encara um game em estilo labirinto com visual futurista, no qual o objetivo é guiar seu personagem até a saída. Sua jogabilidade é simples, mas o título é todo em inglês, logo, ele exige um conhecimento básico da língua. Mas vale a pena. 

${app-com.Visionaries777.warprunner}

SpecTreck Light - Simplicidade = diversão

Com o novo Caça-Fantasmas chegando aos cinemas do Brasil nessa semana, nada melhor do que jogar SpecTreck Light – antes ou depois do filme – para entrar no clima. Ou seja, você precisa andar pelas ruas da sua cidade caçando fantasmas que estão em todos os cantos. 

SPEC1
Vire um caça-fantasmas pelas ruas da sua cidade / © ANDROIDPIT

A jogabilidade do game não poderia ser mais simples. Ao ativá-lo, o jogador usa a câmera do smartphone para detectar as assombrações que estão ao seu redor. Uma vez que uma delas é encontrada é só mirar e capturar o espectro. 

SPEC2
Use o mapa para encontrar os fantasmas / © ANDROIDPIT

Umas das coisas legais do jogo é a forma de visualizar a “geolocalização” dos fantasmas. Basta deixar o telefone na posição horizontal que o mapa do game é ativado automaticamente. E quando você ergue o telefone, o sistema de realidade aumentada é acionado da mesma forma. 

${app-com.spectrekking.light}

Ingress - A história mais caprichada

Ingress tem a respeitável credencial de ter sido criado pela Niantic, a mesma empresa que desenvolveu nada menos que Pokemon GO. E ao explorar o jogo, nota-se que o estúdio leva bem a sério a tarefa de desenvolver títulos com a tecnologia de realidade aumentada.

Em Ingress, estamos em um futuro não muito distante e devemos escolher entre dois grupos: os Iluminados e a Resistência. A partir daí, você precisa explorar as ruas do seu bairro - usando o recurso de geolocalização do smartphone - para localizar estranhas fontes de energia que podem representar uma ameaça (ou a salvação) do mundo, além de enfrentar membros do grupo rival. 

INGRESS
Ingress: game feito pelos mesmos criadores de Pokemon GO / © ANDROIDPIT

O visual futurista de Ingress é caprichado, com gráficos bem acabados e bom número de opções. Além disso, mesmo em inglês, o game traz legendas em português bem traduzido, o que ajuda bastante na hora de se guiar pelas missões e recursos oferecidos. 

${app-com.nianticproject.ingress}

TableZombies - Para quem tem sede de destruição

No mesmo estilo de Warp Runner, TableZombies exige que o jogador mapeie uma superfície com a câmera do smartphone – no caso um arquivo em PDF que deve ser impresso pelo usuário antes do início do jogo -  para a partir daí, reproduzir o game. 

Feito isso, o título é só diversão! Basta mirar nos zumbis que estão espalhados por estacionamentos, ruas e outros ambientes e mandar balada, destruindo tanto os mortos-vivos, quanto o que está ao seu redor.  

TABLE1
TableZombie: mate os zumbis em um game recriado em uma folha de papel / © ANDROIDPIT

Para você ativar a realidade aumentada, é preciso baixar o PDF no próprio game, imprimi-lo e só depois usar a câmera do smartphone, que irá escanear esse arquivo. A partir daí, o jogo começa automaticamente.  

ZOMBIE2
The Walking Dead é para os fracos/ © ANDROIDPIT

Vale citar que apenas um mapa de TableZombies é gratuito. O restante é preciso comprar separadamente, com o preço médio de pouco mais R$ 12 cada. Mas se você é fã do gênero, vale muito a pena. O jogo é bem divertido. 

Dicas para aproveitar melhor os jogos com realidade aumentada

Dica 1: Atenção nas ruas

Em jogos que exigem que você saia pelas ruas para cumprir seus objetivos (Ingress e SpecTrack Light, por exemplo), tome cuidado. Muitas vezes ficamos imersos na câmera à procura dos conteúdos e esquecemos que existem carros e outras pessoas passando Fique atento para não ser atropelado e trombado com outros pedestres.

Dica 2: Conheça os limites

Nos mesmos jogos em que você precisa buscar os conteúdos rua afora, existem lugares que você, simplesmente, não pode entrar. Muitas vezes, o objetivo que buscamos está dentro de um prédio, de um bar ou outro lugar em que o acesso é restrito. Logo, tome cuidado para não atrapalhar os outros ou, simplesmente, ser xingado.

Dica 3: Deixe seu smartphone desocupado

Games com realidade aumentada exigem um certo processamento do smartphone. Logo, alguns títulos fazem o aparelho esquentar. Antes de executá-los, certifique-se que você não tem muitos apps abertos, que podem atrapalhar a performance.

Dica 4: Entre de vez na história

Jogos em que você precisa sair a caça dos seus objetivos pelas ruas são melhor aproveitados se estiver com um fone de ouvido conectado ao smartphone. A experiência fica mais imersiva.

E você conhece outros bons jogos de realidade aumentada? Mande suas sugestões!

Ir para o comentário (32)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
32 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Leandro Da Silva Alves 13
    Leandro Da Silva Alves 17/07/2016 Link para o comentário

    Esqueçeram de citar o jogo mobbles que usa a geolocalização pra caçar os mobbles por ai.Preciza por um para batalhar contra o selvagem numa batalha que usa o sistema de papel e tesoura e depois preciza cuidar do bicho.Pode trocar e batalhar com amigos!!!


  • Bruno S. 32
    Bruno S. 16/07/2016 Link para o comentário

    Eu fico imaginando é na molecada que vai ficar viciada em Pokemon Go como sendo um desafio capturar o maior numero de Pokemons, seria o mesmo que colecionar figurinhas de um album. Essa molecada vai está mais na rua do que no colégio agora. E cada um dizendo que capturou mais Pokemon que o outro, aí já podemos imaginar no que isso vai dar!!kkkkkk
    PS: As fabricantes de carregadores portáteis já devem está agradecendo a Nintendo.


  • Jonnattan Silva 16
    Jonnattan Silva 15/07/2016 Link para o comentário

    Problema que a galera vai pra realidade aumentada e esquece da "real realidade"

    Lewis


  • 85
    Conta desativada 15/07/2016 Link para o comentário

    Jogos bem interessantes, acho que valem a pena dar uma testada....


  • 12
    Allan 15/07/2016 Link para o comentário

    Há uma enchada pra essa geração criada a leite com pera.

    Danilo M.


    • 8
      barbosa 03/08/2016 Link para o comentário

      bom dia, não entendi seu comentário, ele tem várias interpretações, uma delas é que o Sr sugere que a geração atual de jovens vá trabalhar na lavoura?Já imaginou se os cientistas que descobriram várias vacinas, os inventores que produziram as próteses que ajudam diversas pessoas mutiladas, largassem a tecnologia e fossem para a lavoura, o que seria de nós hoje?


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 15/07/2016 Link para o comentário

    nada supera Pokémon Go kkkk

    LewisArthur S.


  • Thiago19 40
    Thiago19 14/07/2016 Link para o comentário

    O melhor é que meu moto x 2013 roda o jogo sem problemas, o ruim é que não tem como jogar ainda. Podiam liberar os servidores pelo menos uma hora por dia aqui no Brasil ate o lançamento.


  • Thiago19 40
    Thiago19 14/07/2016 Link para o comentário

    Até acho interessante os jogos de realidade aumentada, porém o grande apelo é pq e Pokémon, se o jogo no gameboy já era bom, agora com a realidade aumentada e disponível para todos traz o grande apelo. Fora que ele possibilita jogar sozinho, ou com os amigos. Coisa que o ingress não permite, quanto aos outros não sei.


  • 9
    Júlio Oliveira 14/07/2016 Link para o comentário

    O Ingress possui uma comunidade global gigantesca, ações coordenadas entre cidades, Estados, países e continentes além de possuir uma história extremamente rica e que os jogadores com suas ações fazem ela ser mudada, faltou mencionar também que existe uma tecnologia extremamente grande por trás do jogo, com eventos enormes em cidades do Brasil e do mundo além de mensagens criptografadas, pistas deixadas em monumentos e locais históricos e até envolvendo a história por trás desses lugares, sem dúvida um dos jogos mais ricos e interessantes que existe.

    Fabio Lima


  • Renato Lima 26
    Renato Lima 14/07/2016 Link para o comentário

    Pokemon tem um nome, uma história. por isso esse sucesso imenso.

    Jerry WendelThiago19


    • 85
      Conta desativada 15/07/2016 Link para o comentário

      Com certeza, quem era criança ou adolescente no início dos anos 2000 sabe o quanto foi febre...

      Renato Lima


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 14/07/2016 Link para o comentário

    Esses ai, parecem ser bem interessantes.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 14/07/2016 Link para o comentário

    Tá certo que a realidade virtual é o grande diferencial do Pokémon Go, mas não creio que o sucesso dele se dê só por isso. Todos esperavam um jogo decente dá franquia dos monstrinho, ele chegou e fez sucesso por si só.

    Thiago19Renato Lima


  • Jonathan L. 26
    Jonathan L. 14/07/2016 Link para o comentário

    A onda é Pokémon GO. Podia até ser em 8 bits que a galera estaria jogando. Passa até no Jornal da Globo.

    Ingresse é legal, mas não tem o mesmo apelo.

    LewisRenato Lima


    • Thiago19 40
      Thiago19 14/07/2016 Link para o comentário

      Aquela matéria da globo foi ridicula, a apresentadora falando que tem um Pokémon ali sem nem olhar pro telefone, ela nem se deu ao trabalho de saber um pouco sobre como funciona o jogo.


      • Lewis 12
        Lewis 18/07/2016 Link para o comentário

        Kkkk Thiago


  • 11
    Marcos Viana 14/07/2016 Link para o comentário

    Kaiju Infestation

    Helder Coutinho


    • Helder Coutinho 28
      Helder Coutinho 15/07/2016 Link para o comentário

      Ia citar esse jogo tb


  • Jefferson Silva 25
    Jefferson Silva 14/07/2016 Link para o comentário

    Ainda sim pokemon é o mais interessante

    Thiago19Renato Lima

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.