Revelado o futuro do Material Design no Android
Matias Duarte, responsável pelo design do Android, explicou no Google I/O 2015 as mudanças e o futuro do Material design com a nova versão do sistema operacional, o Android M. Sua palestra pode ser resumida numa frase: “Vocês pediram, nós atendemos”. Veja os detalhes abaixo.
Depois de mencionar a boa recepção crítica obtida pelo Material Design, Duarte destacou que já existem 200.000 aplicativos na Google Play Store que incorporaram a linha visual. Para se ter uma ideia, se excluirmos os jogos dessa estatística, o Material Design pode ser achado em um de cada três apps da Play Store. É um número impressionante para o prazo de menos de um ano.
Prosseguindo, Duarte introduziu alguns recursos de suporte do Material Design, projetados para ajudar os desenvolvedores a adaptar seus aplicativos ao padrão visual do Google. Listados abaixo, eles constituem a maior atualização do Material Design desde o seu lançamento:
- Ferramentas para modificar o Floating Action Button (FAB);
- Uma biblioteca de ícones com o Material Design para download dos desenvolvedores;
- Dicas para não perder a identidade da marca com o Material Design;
- Novo banco de dados métricos, cobrindo o design de smartphones, tablets, vestíveis e laptops;
- Atualizações descrevendo movimento e telas de lançamento.
O anúncio mais importante da palestra, contudo, foi a nova biblioteca de suporte para o Android (Android Support Library). Essa biblioteca simplifica a implementação de elementos como o FAB, visualização em cartões, navegação lateral, rolagem da barra de ferramentas e Color Extraction. Essas bibliotecas de suporte facilitam o uso dessas funções, e os desenvolvedores poderão simplesmente copiar e colar em seus apps com Material Design.
A melhor notícia é que esses novos recursos para o Material Design são compatíveis com dispositivos rodando até mesmo com Android 2.1. O começo foi bom, mas o futuro do Material Design parece ainda mais promissor, não acha?
Zenfone 5 ainda não está no lollipop mais seus apps já foram todos atualizados com o material design
Pra quem ainda não usa o Lollipop, não deve estar fazendo sentido algum essa interface.
Mas o Android está muito melhor visualmente, mais linear, menos poluído (até a gaveta de apps branca ficou bem)
Faz sim
Android M lançado, e nada do AndroidPIT com visual Material Design
Não intendi, como assim compatível com até mesmo o Android 2.1?
Esse design pode ser usado até em aplicativos pra Android 2.1, geralmente essas versões antigas não suportam as animações e etc. Daí o Google deu suporte.
Agora, intendi. Obrigado
lembro bem quando tinha meu nokia N8 que instalava todos os APP no cartão de memória era show
Tô esperando o Android lollipop aqui no meu Galaxy Gran Prime......... Depois q o Android M estiver estabilizado comprarei um novo aparelho....... Daqui pra lá os novos dispositivos já viram de fábrica com o Android M......
Eu gostei muito do material design........ É uma inovação muito promissora.....
Esses MD me faz lembrar o Windows Phone.
HAUSHAUSHAUSHAUSH VDD ainda mais eu que tenho os 2 sistemas....
to notando q a Google anda se inspirando bastante do designe minimalista do WP
Realmente, sqn! WP tem gaveta de apps em grade com scroll lateral? Tem notificações com resposta rápida? Tem widget dinâmicos que fazem muito mais que mostrar notificações? Tem sobreposição de telas e sensação de profundidade, disposição em camadas e animações imersivas?
Pra começar o WP não tem nem mercado! Tem uma interface quase imutável é de gosto duvidoso!
Eu tenho os dois também e discordo completamente. As cores do Windows não são tão vivas quanto às do Android. E também muitas - muitas! - outras diferenças.
Porém, como é Flat Design, as pessoas ficam falando que um copia do outro e por aí vai.
Comentário mais patético que eu já li!!
O amigo acima falou tudo das características INCOMPARÁVEIS do Material Design, em relação ao Windows Tetris não há razões para comparações, fala sério cara! 😒😕👎
Muitos confudem devido ao Flat Design ter evoluído para várias vertentes, o WP por exemplo usa o Flat Design mais simplista que existe e sua paleta de cores é diferente do IOS,. E da mesma forma a Google iniciou uma nova vertente do Flat Design evoluíndo para seus sistema uma filosofia com papel, profundidade e efeitos de tinta além de paleta de cores em tons pastéis. Fora o conceito de poucos elementos se adaptando em vários tipos e tamanhos de telas diferentes sem perder a identidade.
Kkkkkkk pegou pesado amigo
Logo mais o Android M (Microsoft Edtion)
caraca que "inseption" aconteceu agora.. sonhei com um mundo onde a google e a MS se fundem numa corporação única em que o mercado mobile e desktop juntos dominariam o mercado e criariam um monopólio de controle universal, entrando em nossas casas, carros, conversas, sabendo tudo oq fazemos e rastreando cada passo nosso :0....
bem tirando a parte da MS e google se fundir o resto já acontece haha
Para, está ficando feio!