Procurando por uma assistência técnica para o seu smartphone? Saiba como encontrar!
Encontrar o endereço ou telefone da assistência técnica do nosso smartphone nem sempre é uma tarefa fácil. Cada fabricante dispõe dessas informações de maneira diferente, utilizando seu site oficial, aplicativo instalado de fábrica no dispositivo ou inaugurando lojas que prestam serviços de reparos e suporte. Nesse artigo você encontrará todas as informações para localizar a assistência técnica oficial do seu smartphone, seja ela próxima de você ou remotamente. Confira a seguir.
Lojas físicas oficiais e reparos remotos
Nesse primeiro tópico iremos falar um pouco sobre alguns fabricantes que possuem lojas próprias, com áreas voltadas para testes, reparos e suporte técnico. O fato do fabricante possuir uma loja proprietária não significa que ela exercerá serviços diferenciados, portanto, abaixo iremos destacar os pontos fortes dos principais fabricantes que possuem estabelecimentos próprios. Além disso, é possível encontrar algumas informações sobre reparos remotos, que são realizados porta-a-porta ou via correio.
Assistência técnica da Samsung
A Samsung é o fabricante de smartphones com o maior número de lojas físicas em território nacional. As lojas da empresa sul-coreana oferecem serviços de treinamentos e tira-dúvidas, como atualização de softwares (você pode levar seu dispositivo na loja para realizar backup e atualização), treinamentos sobre aplicativos e serviços da Samsung, além de pequenas palestras com alguns especialistas disponíveis na loja. Infelizmente, a loja física da Samsung não oferece suporte a reparos ou encaminhamentos para assistenciais técnicas, mas é possível solicitar aos especialistas o telefone ou endereço do local mais próximo de sua residência.
O site oficial da Samsung oferece um localizador de serviços autorizados, que realizam reparos e prestam serviços de suporte pós-venda. O buscador filtra o resultado por categoria de produto e quilometragem de distância da sua residência num raio de 5km a até 20km.
Assistência técnica da Sony
A Sony foi uma das pioneiras em implementar lojas físicas em algumas cidades brasileiras, conhecidas como Sony Center. O funcionamento da loja é semelhante ao da Samsung, com suporte para dúvidas, orientações de reparos e instruções para venda de novos produtos. Como diferencial, a Sony possui a plataforma Sony Guru, que estabelece uma conexão através da webcam com um especialista da empresa, responsável em tirar dúvidas e orientar novos e antigos usuários da marca.
O localizador de assistências autorizadas da Sony é pouco funcional, mas permite filtrar pela garantia do produto (ativa ou expirada) e categoria. Vale lembrar, que as assistências da Sony, em sua maioria, funcionam como ponto de coleta de smartphones ou tablets, ou seja, o reparo dificilmente será feito no local indicado pelo localizador. Os pontos de coleta são responsáveis por enviar o dispositivo para a fabrica e abastecer o cliente com informações até a conclusão do serviço.
Assistência técnica da Motorola
A Motorola inaugurou algumas lojas conceitos em cidades selecionadas, que oferecem serviços de assistência, reparos, treinamentos e vendas. A empresa implementou mini laboratórios em cada loja, eliminando a necessidade do usuário precisar deixar o dispositivo no local para reparo, visto que o mesmo pode ser realizado em até 30 minutos pelo técnico. Além disso, a empresa oferece um dispositivo temporário para casos extremos, além de um QR Code que permite o acompanhamento do reparo online pelo usuário e através central de atendimento da Motorola.
O buscador de assistências da Motorola é bem simples, exibindo endereços de locais autorizados e lojas conceitos que sejam próximas do cliente (caso exista). É possível clicar na assistência desejada e criar uma rota utilizando sua localização como base, diretamente do buscador de serviços da empresa.
Assistência técnica da LG
A LG também possui lojas físicas em algumas cidades brasileiras, embora os serviços sejam mais limitados. As lojas da LG não oferecem serviços de reparos, mas indica os endereços e telefones de assistências que fornecem atendimento para o dispositivo solicitado. Os especialistas da empresa sul-coreana são capacitados para oferecer algumas instruções de uso para smartphones e tablets, além de demonstrar os novos lançamentos da empresa.
O localizador de assistências da LG busca por assistências através do CEP, localização automática ou estado específico. É possível filtrar a categoria do produto, entre eletroeletrônicos, tablets e smartphones.
Assistência técnica da Xiaomi
A Xiaomi realiza a assistência técnica de maneira remota através do serviço Pick Mi, que retira o aparelho com cliente e envia ao reparo, fazendo a devolução após a conclusão do mesmo. O atendimento da empresa fornece o código para postagem do produto em regiões não atendidas pelo Pick Mi, por exemplo, permitindo que todos os usuários da marca sejam atendidos de alguma forma. A empresa não possui lojas físicas ou assistências autorizadas divulgadas em seu site, mas é possível entrar em contato com o SAC da Xiaomi (tabela abaixo) ou obter mais informações sobre o funcionamento do Pick Mi e garantias oferecidas no artigo artigo:
Localizador de assistências técnicas e telefones úteis
Localizador de assistências técnicas | Atendimento SAC/ Suporte | |
---|---|---|
Motorola | Acesse aqui | 4002-1244/ 0800 773 1244 |
Samsung | Acesse aqui | 4004-0000/ 0800 124 421 |
LG | Acesse aqui | 4004-5400/ 0800 707 5454 |
Sony | Acesse aqui | 4003-769/ 0800 880 7669 |
Xiaomi | Não possui | 4003-2953/ 0800 223 2953 |
Quantum | Não possui | 3004-2244/ 0800 777 2244 |
Positivo Informática | Não possui | 3004-4250/ 0800 644 7500 |
CCE | Não possui | 3304-6654/ 0800 883 7023 |
Gradiente | Não possui | (11) 4837-6838 |
ASUS | Não possui | (11) 3549-2499 |
Alcatel | Acesse aqui | 3014-0514/ 0800 941 9822 |
FAQ
Quanto tempo dura a garantia legal do dispositivo?
De acordo com o Código de defesa do Consumidor, todo o consumidor tem o direito da garantia legal, dispondo de um período de 30 dias para reclamar dos vícios constatados. Esse direito de reclamar e solicitar a troca do equipamento funciona independente da garantia, bastando a apresentação de um documento que comprove a compra. Entre em contato com o fabricante do produto para mais esclarecimentos.
Qual é o período para garantia de um produto?
12 meses para smartphones e tablets e 6 meses para produtos não duráveis, como baterias, fones de ouvido e carregadores.
Por quanto tempo meu dispositivo pode ficar parado na assistência?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o serviço de assistência técnica tem 30 dias para sanar os problemas de funcionamento do produto. Ao passar esse prazo, o consumidor tem as opções de ter um produto novo no lugar do defeituoso ou a devolução do valor pago por ele. Caso o vício não tenha sido sanado porque a peça que precisava ser trocada estava em falta na loja, por exemplo, o consumidor pode também escolher receber o valor correspondente à peça para tentar adquiri-la em outro lugar.
Quando o fabricante não possui assistência técnica eu pago pelo envio do produto à fabrica?
Não necessariamente, é preciso entrar em contato com os canais de atendimento de cada fabricante (acima) e solicitar o código para postagem do produto. A embalagem do produto é por conta do cliente, mas a postagem, em muitos casos, é paga pelo fabricante.
Defeitos no software estão cobertos em caso de root do dispositivo?
O fabricante tem o direito de negar o reparo no sistema operacional do dispositivo em casos de alterações no software. Entretanto, o reparo em hardware (peças) pode ser executado se necessário.
Tenho direito de reparo fora da garantia?
Sim, desde que o cliente pague pelo custo do serviço para o fabricante ou assistência técnica autorizada. Algumas lojas de departamento e eletrônicos oferecem a opção de garantia estendida, que prolongam a garantia padrão do dispositivo (12 meses) por mais 12 ou 24 meses.
Você pode consultar o Código de Defesa do Consumidor para tirar mais dúvidas sobre assistências técnicas e reparos, acesse através desse link.
E aí, você já precisou enviar seu Android para a assistência? Conte-nos como foi sua experiência nos comentários abaixo.
Não sei quanto ao produto dentro da garantia. Mas tentei a assistência da Sony pra fazer a traca do vidro de um tablet, na loja física não fazia o reparo. Enviei pra Sony pra eles fazerem a avaliação de quanto seria, mas voltou sem nada. Enviei mais 2 x e nada. Ainda bem que eles que pagam o envio! Mas estou aqui com o aparelho sem poder usar por não ter quem conserte!
Ainda esta com este problema
Pós venda de qualidade. Algo que muitas fabricantes deixam a desejar. Muito boa a matéria, simples e direta. Já tive experiências positivas e negativas com isso. ASUS e Sony tem pontos comigo. Samsung, LG e Motorola infelizmente decepcionaram. Mas acredito que isso varia bastante.
Só de ouvir a palavra assistência técnica, me dá calafrios. Infelizmente esses locais que teoricamente deveriam ser a solução para seus problemas, podem se tornar os piores causadores, dada a incrível "delicadeza" com que tratam os produtos, trocas de peças boas por defeituosas, etc...
Bruno!!
Dúvido você achar uma assistência da OnePlus no Brasil.. hehehe😅😅
eu já usei a assistência técnica da samsung, e achei maraaa
Ainda bem que têm duas aqui na cidade onde eu moro (uma da Motorola e uma da Samsung ), há 10 minutos de casa.
E aqui em casa (em que os 9 smarts são dessas 2 fabricantes) sempre que precisamos de assistência no máximo em uns 15 dias o problema já estava resolvido e o celular devolvido.
Garantia e pós venda bom é outra coisa, muito satisfeitos. ^^
*sei que muitos tiveram uma experiência exatamente contrária e cheia de contratempos.
Mas pelo menos aqui em casa quando precisamos foi tudo normal e rápido.
Tenho um Motorola Moto G2 4G LTE, comprei na semana do lançamento, junto ao site do fabricante, já foi complicado comprar, pois nunca estava disponível, sempre sem estoque, quando comprei, os problemas não acabaram, fui colocar o chip no aparelho e verifiquei que estava com problema. Ligando para o fabricante, fui informado que não poderia ser feito a troca e somente a devolução do valor da compra, pois não tinha em estoque, inaceitável a falta de logística. Depois de muita dor de cabeça, verifiquei que no site já se encontrava em estoque, entrei em contato com o fabricante e pedi para cancelar a devolução do valor pago e entregar um novo produto, foi canseira também pois não poderiam fazer isso, em contato com o supervisor, meu pedido foi aceito. Quando chegou o celular trocado, em um mês ele apresentou problema, levei na autorizada localizada em São Paulo no Tatuapé, que me pediu para que fosse feito o serviço fora da garantia que o serviço seria feito no mesmo dia, tenho isso gravado em vídeo. Não aceitei e o reparo foi feito em quase 30 dias e só me retornaram pois reclamei no site reclameaqui. Não recomendo Motorola, não recomendo a assistência técnica autorizada Motorola, as piores que eu conheci. Eu estava interessado em trocar pelo Moto G3 com TV digital, mas pelo que passei é melhor ficar como esta e esperar o preço de um Samsung baixar o preço, pois meu celular anterior ao Motorola foi Samsung e nunca tive problemas e, olha que ele caiu no chão diversas vezes. Motorola não tem produtos de qualidade com visão na durabilidade, não tem uma política de monitoramento das autorizadas, mesmo eu reclamando não foi realizado nada a respeito junto a autorizada denunciada. Motorola nunca mais.
verdade mesmo , tinha um moto g2 e a tela é de péssima qualidade , o touch falhava sem ser com o dedão , impressionante , qualidade 0 nos moto g, mas os motos x a história é diferente , o aparelho é bom demais ...ou seja : pague caro e tenha sempre algo melhor , pq c x b do moto g não vale a pena ....a não ser o primeiro que era do google , meu irmão tinha um e ele era bom demais ...mas Samsung tbm não vale nada , é melhor comprar um LG ou Sony ou iPhone que essas coisas aí ...minha sobrinha tem um iPhone 4s há miliano e não estraga nem a pau...
Eu amo essa profissão de concerto de celulares. não estou oficialmente em nenhuma empresa, arrumo qualquer modelo. Porém eu compro a peça direto com a fabricante por causa do meu cnpj
Se o banco é para sentar, por qual motivo você senta em cima do banco ao invés de sentar nele? Você sujou o banco e as pessoas mais educadas irão sujar a roupa graças a sua falta de educação.
ótimo post!! parabéns
Post maneirão! #sqn
Não gosto de generalizar, cada caso é um caso, mas não consigo imaginar a pessoa indo no site do fabricante para achar a área onde eles listam a assistência. É muito mais fácil, rápido e prático procurar direto no Google.
Confesso que não adquiri produtos da Xiaomi por não localizar assistência técnica nas principais cidades do país. Esse negócio de enviar aparelho e aguardar para ser analisado, reparado e reenviado... Haja paciência!!!
Post interessante e útil.
Apenas para constar, o correto é dizer "lojas-conceito". Não se diz "lojas conceitos" justamente porque o termo se refere a uma loja baseada em um determinado conceito ou padrão. Um bom exemplo - Singular: Escola-padrão; Plural: Escolas-padrão. Quando queremos nos referir a mais de uma dessas lojas, o plural deve incidir apenas sobre o termo que indica o estabelecimento. Na espécie, estamos diante de um substantivo composto cujo segundo termo indica finalidade do primeiro, flexionando-se, portanto, apenas este. Peço desculpas se, por algum motivo, tenha ofendido o autor. Essa não é minha intenção. Creio apenas que, como autor de artigos de ampla difusão, deve o responsável pela publicação tomar o máximo de cuidado com a correção de seus textos.
Excelente! Muito útil este artigo.
Recentemente tive que enviar meu aparelho pra assistência Motorola. Foi uma péssima experiência. Tive que aguardar dois meses para ter meu celular de volta, tudo por conta de um pequeno erro do atendente.
E um aparelho Nexus 6 (2014), comprado nos EUA? Alguém sabe se existe algum lugar no Brasil que preste assistência a esse aparelho? Pq a Motorola não presta (a assistência).