A Lenovo fez a lição de casa. Mas ela conseguirá ameaçar a liderança da Samsung?
Nesta quarta-feira (14.9), a Lenovo lançou no Brasil a aguardada linha Moto Z, com um modelo considerado um intermediário mais avançado (o Moto Z Play) e o segundo, o novo top de linha da empresa (o Moto Z). Além deles, a fabricante chinesa também trouxe os Moto Snaps, módulos que potencializam alguns das funcionalidades da série Z, como áudio, bateria e fotografia. Agora, com tudo posto e analisando o que a companhia já tem disponível no Brasil, cabe a pergunta: a Lenovo pode ameaçar a liderança da Samsung por aqui?
Um “cardápio” de smartphones bem definido
Avaliando as ações da Lenovo no Brasil nos últimos meses, finalmente podemos dizer que a empresa agora tem um “cardápio” de smartphones completo e bem distribuído por aqui.
Senão vejamos: entre os chamados modelos de entrada, a empresa tem o Vibe C2, dois dispositivos mais básicos, que custam R$ 499 e R$ 699, respectivamente. Ambos trazem configurações básicas (processadores MediaTek rodando a 1GH, 1 GB de memória RAM, 16 de capacidade de armazenamento, etc), mas que já contam com o Android Marshmallow de fábrica.
Já na categoria de smartphones intermediários – a mais consumida pelo público brasileiro - a Lenovo prestou especial atenção: com a marca própria, lançou os Vibes A7010 e K5, ambos com boas especificações, bem avaliados em diversos reviews e custando entre R$ 999 e R$ 1.299.
Além disso, a empresa soube usar a força da marca Motorola no Brasil para lançar outros bons dispositivos mid-range por aqui, mais precisamente a linha G (Moto G, Moto G4 Play e Moto G4 Plus). Todos eles também foram bem recebidos pelo público, tem especificações razoáveis e custam entre R$ 899 e R$ 1.299.
Por fim, a empresa finalmente apresentou o Moto Z, um top de linha com aquela “pegada” Moto by Lenovo e que promete dar trabalho a modelos high end de fabricantes mais bem estabelecidos por aqui. Saiba por que isso vai acontecer no parágrafo abaixo.
O Moto Z é caro. Mas é o mais barato entre a concorrência. E inovador
Apresentado no último dia 9 de junho, o Moto Z foi lançado oficialmente no Brasil nesta semana, com dois diferenciais bastante interessantes e que prometem incomodar a concorrência: o preço dos aparelhos e, claro, os tão comentados módulos Moto Snaps.
A linha Moto Z custa entre R$ 2.199 (Moto Z Play) e R$ 3.199 (Moto Z). Caros para maioria dos bolsos brasileiros? Sem dúvida. Mas, ainda assim, são mais baratos que outros high-ends disponíveis no mercado nacional. O Samsung Galaxy S7, por exemplo, custa R$ 3.499 na loja oficial da Samsung e a sua versão Premium, o S7 Edge, sai por R$ 3.999. Claro que você pode encontra-los por valores menores, mas a diferença será pouca.
A comparação com o Galaxy Note 7 também poderia ser feita, mas esse último quer atingir a um público diferente. Além disso, com a crise das “baterias explosivas”, é possível que o modelo tenha seu preço reduzido quando for lançado no Brasil. Então vamos deixar esse caso para depois.
A série Moto Z também leva (grande) vantagem sobre o LG G5 SE. Mesmo a sua versão mais simples e com configuração similar (o Moto Z Play) vence o atual top de linha da LG no Brasil, tanto no quesito preço, quanto no principal diferencial de ambos: os módulos. Os Moto Snaps são muito mais práticos de serem usados e, proporcionalmente, mais baratos. Além disso, a Lenovo ainda vai vender kits que combinam um dos dois modelos da linha Moto Z com os módulos, o que diminui o preço desses últimos.
Ah sim, e poderíamos até comparar o Moto Z com o Xperia Z5 Premium, mas este último é um modelo de 2015 (e que ainda assim tem um preço elevado, entre R$3 mil e R$ 4 mil). Então seria melhor esperar pela chegada do Xperia XZ para uma análise mais justa (não que a gente tenha esperança que os valores serão menores).
A Lenovo avança no mercado brasileiro
Por fim, ainda que a Samsung continue liderando com certa folga o mercado brasileiro de smartphones (42,18% de market share), é bastante provável que seus executivos por aqui já estejam olhando o avanço da Lenovo com certa preocupação.
Isso porque dados de um levantamento da consultoria Gartner indicaram que a Lenovo já é a segunda colocada em vendas no mercado brasileiro e conta com pouco mais de 20% do market share nacional, ultrapassando empresas que estão aqui há mais tempo, como Sony, LG e Apple. Claro que a base instalada da Motorola ajudou a catapultar os números da fabricante chinesa, mas, ainda assim, trata-se de um avanço significativo.
E vale lembrar que esses números são referentes ao primeiro trimestre de 2016. Ou seja, é possível que esse percentual cresça quando as consultorias atualizarem seus relatórios para as próximas semanas.
Conclusão
Depois de uma certa estagnação em termos de novidades em 2015, tudo indica que a Lenovo chegou de vez ao Brasil para botar fogo no mercado de smartphones. A empresa agora tem um acervo bem estabelecido de (bons) aparelhos, preços competitivos e soube promover melhor sua veia inovadora, a partir dos Moto Snaps e até do Phab 2 Pro.
Nesse momento, cabe à concorrência se preparar para segurar as investidas da fabricante chinesa, principalmente a Samsung. Claro que não podemos menosprezar a força da marca sul-coreana, a qualidade de seus aparelhos e sua vasta legião de usuários. Mas agora, é provável que a chegada mais agressiva da Lenovo faça a Samsung olhar com mais carinho para suas linhas de smartphones intermediários e de entrada, que estão em um belo marasmo já faz algum tempo. Afinal, há vida para além dos tops de linha.
O consumidor brasileiro agradece.
E você acha que a Lenovo conseguirá tirar a liderança da Samsung a médio ou longo prazo?
Acredito sim que a Lenovo vai ameaçar a liderança da Samsung, mas... Se ela continuar com essa essência de atualizações, e etc.
Na minha opinião pessoal Xiaomi, Gionee, Meizu, BLU, LG, UMI e toda escola chinesa que usa MTK e Mali - mas, não necessariamente - estão há dez anos luz, na frente, de qualquer Samsung e Motorola em termos de eficiência e praticidade. Comprei um Motorola ontem, já me arrependi.
Ameaçar a Samsung, vendendo celular com venda casada por R$3.200,00 ? Lenovo vai é destruir a linha de celulares da Motorola.
Acho que esse é o objetivo acabar de vez com a moto, comprei um k5 na teoria ótimo cxb mas na prática use a CM software, cameras, desempenho horríveis kkkkk CM que quebrou um galho.
mas não atualiza os aparelhos!!!
Rapaz, aquele gráfico pizza me causou uma surpresa muito grande: BLU como a terceira maior em market share no Brasil. Isso é incrível.
Não
A Lenovo veio pro Brasil bem quietinha comendo pelas beiradas. Samsung que se cuide com sua touchwiz leeeeeenta.
Quer fazer sucesso no Brasil?
- Display HD 5"
- dual chip
- 16 gb memória
- câmeras de 12 mp/5mp
- bateria removível
- até R$ 700
É o suficiente para agradar grande parte da população, é o que fez do Moto G e Gran Prime sucesso em vendas.
Tudo aí é possível acontecer, EXCETO "até R$ 700"
Vibe K5 tá aí pra te provar o contrário, só peca no software!
vi um teste de Antutu benchmark no YouTube comparando o s7 Edge e o moto z o moto z fez 150 mil e alguma coisa é o s7 Edge fez 125 mil
Com os preços da linha Z ela tá ameaçando é o povo brasileiro!! shashahshashash
Quem estava falando de preço, já no lançamento o moto z play tá por 1759,00 no cartão submarino. Um tapa na cara da LG
Nesse preço do Moto Z Play eu ainda acho mais vantagem comprar um Galaxy S5 que é mais barato e é pau a pau com o Z Play ou um Galaxy S6 que já é bem melhor e não tem tanta diferença de preço. O único Lenovo que eu penso que pode valer o preço vai ser o P2 quando lançar por ter boas configurações e uma exelênte bateria.
Espero que a Lenovo traga para o Brasil os primos mais pobres da Motorola, a linha Vibe 2016! O Vibe P2 tem as mesmas especificações do Moto Z Play e ainda tem uma bateria de 5100 mah e vai custar $ 250,00 dólares, quase metade do Z Play!!!
Este é um smartphone que tenho grande interesse, mas acho difícil a Lenovo lançar ele no Brasil. O Vibe P2 mata o Moto Z Play fácil em minha opinião.
Temos que esperar, pois se fosse assim, eles não teriam trazido o Vive 7010, que compete com o X Play e nem o K5, que compete com Moto G!
Hummm, analisando por esta perspectiva você tem razão.
não vai demorar muito, para que diminua BEM o preço do Moto Z. ♥