Samsung adia lançamento do Galaxy Fold: será que o problema é maior do que parece?
Será um novo pesadelo para a Samsung? Seu esperado Galaxy Fold está apresentando problemas e esteve nas manchetes nos últimos dias. E embora alguns dos problemas tenham sido apontados como erro do usuário, as coisas podem ser mais graves do que parecem, pois os eventos de lançamento do aparelho estão sendo adiados em vários países, incluindo a China, Espanha e Estados Unidos.
A Samsung nos contatou para informar que o lançamento do produto na Espanha, originalmente agendado para 24 de abril, foi adiado. E segundo Richard Lai, do site Engadget, "os eventos em Hong Kong e Xangai foram adiados".
Samsung Galaxy Fold launch events in Hong Kong and Shanghai have been postponed. They were originally scheduled for this Tuesday and Wednesday, respectively.
— Richard Lai (@richardlai) 21 de abril de 2019
O evento de lançamento nos EUA também foi adiado na manhã desta segunda-feira. Segundo o The Wall Street Journal o lançamento deverá ser postergado "até pelo menos o próximo mês", devido a problemas encontrados pelos jornalistas que tiveram acesso ao produto.
Será o início de um “Foldgate”?
Por que o evento foi cancelado? Não sabemos. A única coisa que a Samsung informa na mensagem é que “trabalha para garantir que todos os seus aparelhos ofereçam a melhor experiência do usuário e maior qualidade possível no momento em que são colocados à venda”.
Toda essa história começou com o feedback negativo de alguns dos primeiros jornalistas que puderam experimentar os aparelhos, que relataram “problemas com a tela”. Alguns destes problemas ainda não foram explicados, mas outros foram inadvertidamente causados pelos próprios jornalistas, que removeram uma película que reveste a tela achando que era um simples filme protetor.
A Samsung afirma que avisou a imprensa de que o “filme” não deveria ser removido, mas nem todos encontraram essa advertência nas embalagens. A Samsung está estudando o que pode ter acontecido, mas a situação parece séria o suficiente para que a data de apresentação seja postergada em alguns países.
Alguns anos atrás a Samsung lançou duas vezes no mercado um produto com sérios problemas técnicos, o Galaxy Note 7. Esperamos que a empresa tenha aprendido com seus erros, mas por enquanto vamos nos ater aos fatos. Manteremos vocês informados assim que soubermos mais sobre o assunto.
Nota atualizada em 22/04/2019 às 11:50 com informações sobre o cancelamento do evento nos EUA.
E você, o que acha do Galaxy Fold? Compartilhe sua opinião nos comentários
Acho que a Samy tá "procurando sarna para se coçar". Pisando na bola primeiro com o explosivo Note 7 e agora com essa mer... caríssima tão abrindo caminho para a concorrência...
Antes foi com note 7 e agora com o FOLD... o que virá por aí????
A pressa é inimiga da perfeição...
Erros acontecem, mas no caso do note 7 que foi um erro em massa e agora esse Galaxy Fold.
Não não isso não é NADA NORMAL....
reconhecer, mas claro, afinal não teria como tapar o buraco se não seria mais feio ainda..
Então o melhor foi admitir mesmo...
Se fosse com a LG muita gente estaria caindo de paulada....
Mas...
Todos nós sabemos que produto novo pode apresentar problemas, bugs, ou seja, é até normal, portanto, o ideal é sempre esperar um certo tempo de mercado para a empresa corrigir esses problemas.
Já sabia que isso ocorreria, dispositivo dobrável, precisa ser testado por muito tempo.
Sou da seguinte opinião: as empresas que buscam inovar seus negócios e produtos são admiráveis. As que reconhecem um erro e buscam consertar, mais ainda.
Será que vai ser lançado no mesmo período da Linha Note?
A boa e velha mania de lançar um produto que não está pronto só poderia ter dado nisso. Se a tal "película" não deve ser retirada, então além de qualquer orientação, deveria ser fabricada para não PODER ser retirada. Esses acontecimentos só me confirmam que estamos na era dos "PT550" dos dobráveis e que ainda levarei MUITO tempo pra pensar em usar algo do tipo...
Minhas impressões sobre o aparelho são péssimas até o momento, pode ser que em algum momento de 2030 eu esteja escolhendo entre o Razr v10 e o fold 10, ou afins.... Mas no momento a tecnologia não me parece tão necessária ou mesmo apelativa, temos um celular com graves erros estruturais óbvios que demonstram a fragilidade ATUAL da tecnologia, o aparelho fechado parece fino e ele aberto parece uma fatia de pão quadrada, para jogos e escritório acredito que seja um aparelho mais apelativo, mas para consumo de média, não me parece tão bom, claro, no momento ele vem com um poder de fogo exelente, faltou 1tb ali de armazenamento? Talvez, mas nada de muito grave, enfim do meu ponto de vista como consumidor não me sinto tão atraído a comprar um aparelho desse tipo no momento.
Bom, pelo menos não são casos de explosões dessa vez... Mas é aquilo, tem que corrigir seja lá o que for o problema. O que não pode é jogar a culpa no usuário.
Estanho é que dos 5 casos relatados pela "imprensa especializada" 4 foram comprovadamente mal.uso , isto também deveria ser divulgado !!!
Isso foi divulgado Jairo, tanto no texto acima quanto em outro que está linkado. E não foram 4, foram 2 de 5 casos relatados. De qualquer forma, nenhum destes aparelhos tinha o aviso de que a película não deveria ser removida, e a própria Samsung reconheceu que precisa comunicar isso de forma melhor.
A Samsung continua com seu grupo alucinado de puxa-sacos... aff.
É melhor adiar o lançamento do que ter problemas no futuro. O principal concorrente dele, o Mate X, vai ser lançado só em junho, então tem uma margem para ser usado para corrigir esse problema da tela.
A questão é que o Galaxy Fold também teve esse tempo desde quando ele foi apresentado pela primeira vez (no final de 2018).
Mas chamou a atenção que de lá pra cá, o aparelho parece que não mudou muito, e mesmo com todo esse tempo, não conseguiram evitar que esses problemas de uso relativamente simples aparecessem.
Me lembou o caso do Android Oreo para o Galaxy S8 em 2018, onde mesmo com 4 compilações beta lançadas, não evitou que a atualização oficial viesse com problemas:
https://tecnoblog.net/234264/samsung-interrompe-galaxy-s8-android-oreo/