Justiça de SP diz que Apple pode vender iPhones sem carregador
A venda de smartphones sem carregador, decisão tomada pelo Apple no final do ano passado, é a polêmica mais atual da indústria de celulares. Apesar de os consumidores não parecerem concordar com essa ideia, empresas como Samsung e Xiaomi parecem dispostas também a seguir o mesmo caminho.
Segundo a Apple, a retirada do carregador e de outros acessórios da caixa dos smartphones foi uma medida tomada em prol do meio ambiente. No Brasil, órgãos de defesa do consumidor se manifestaram contrários à ideia e o caso foi parar na justiça.
Apple pode vender iPhones sem carregador?
Um consumidor que adquiriu um iPhone 11 decidiu entrar na justiça contra a Apple, alegando que a empresa norte-americana deveria ser obrigada a disponibilizar seus celulares com o carregador. Segundo ele, a Apple estaria apenas “buscando aumentar os lucros” com essa medida.
Em resposta, a Apple afirmou que “anunciou amplamente a mudança”, destacando que não se trata de um caso de falta de informações. O juiz Guilherme Lopes Alves Lamas, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acatou os argumentos da empresa e declarou o processo como “improcedente”.
Na decisão ele destacou que “embora a escolha da empresa [de retirar o carregador] seja questionável, cabe aos consumidores levar esse fator em consideração na hora da compra”, destacou. O magistrado destacou ainda que não cabe ao poder judiciário intervir de forma tão drástica no mercado em uma circunstância como essa.
Vale lembrar ainda que o Procon de SP e de SC notificaram a Apple a apresentar argumentos que comprovem que essa medida não prejudica os consumidores.
Fonte: Tudo Celular
E o gado aplaude
iPhone 11 ???
Mas essa mudança não era a partir do ano passado, com o Iphone 12 ?
Achei que todos os modelos até o 11 vinham de fábrica com o carregador, como sempre vieram.
E vinham, mas em outubro ou novembro do ano passado isso mudou