Como tirar o melhor proveito do modo cinema do iPhone 13
Com o iPhone 13 e o iPhone 13 Pro é possível filmar vídeos com efeito bokeh usando o modo cinema. Neste artigo, explicamos como gravar vídeos com profundidade de campo e como editá-los na série iPhone 13 e outros dispositivos Apple.
Geralmente, é possível saber imediatamente se um vídeo foi filmado com um smartphone ou com uma câmera "real". A grande diferença está no foco seletivo, com o qual podemos escolher deixar objetos em primeiro plano ou desfocar o plano de fundo a fim de direcionar o foco para o assunto. E é especificamente isso que a Apple aprimorou na câmera dos novos iPhones.
- iPhone em 2021: promoções, preços, comparativos e muito mais!
- iPhone 12 vs iPhone 13: veja quais são as principais diferenças
Como funciona o modo cinema no iPhone
Enquanto no passado eram necessárias câmeras ou filmadoras profissionais com sensores grandes para um efeito desfocado, hoje ter profundidade de campo em vídeo pode ser feito a partir do software do celular. Por conta disso, alguns smartphones Android possuem o recurso há alguns anos, porém, a solução encontrada pela Apple é inegavelmente mais fácil e prática do que as encontradas na concorrência.
O grande truque é que o iPhone 13 grava um mapa de profundidade junto com os vídeos. Os vídeos brutos gravados pelo smartphone são nítidos do primeiro até o segundo plano. Por isso, se o próprio iPhone ou quem estiver controlando o aparelho definir o foco no vídeo, o modo cinema suaviza as áreas espaciais na frente e atrás.
Como o iPhone salva os vídeos no formato bruto (RAW), o mapa de profundidade e o ponto de foco são definidos separadamente um do outro, o foco do vídeo também pode ser editado posteriormente - no próprio iPhone 13, bem como em outros softwares da Apple.
Quanto à gravação em si, o modo cinema está atualmente disponível para as câmeras grande-angular, teleobjetiva e de selfie. Abaixo você encontra os modelos do iPhone compatíveis com o recurso:
Como funciona a gravação de vídeo no modo cinema
O modo cinema pode ser ativado rapidamente a partir do app de câmera dos novos iPhones entre os modos "vídeo" e "slow motion". Um toque ativa o modo e basta clicar no botão de gravação para dar início à captura do vídeo.
Por padrão, o aplicativo de câmera marca todos os rostos reconhecidos durante a gravação — inclusive animais. Enquanto a imagem está sendo captada, o modo cinema tenta determinar a pessoa/objeto/animal mais ativo e definir o foco automaticamente. Entretanto, você também pode mudar o foco manualmente, tocando na tela.
No vídeo a seguir, você pode ver que o foco só muda automaticamente de uma pessoa para outra quando existe interação com a câmera em primeiro plano — caso contrário, o modo cinema mantém o foco na pessoa reconhecida em primeiro plano desde o início do vídeo. E, claro, sempre que mudamos o foco manualmente.
Como mencionado acima, o foco em primeiro plano funciona não apenas com pessoas e animais, mas também com objetos. Ao marca-los, o modo cinema irá rastreá-los para manter tudo em foco quando em primeiro plano.
Com um longo toque, você trava o "autofoco virtual" a uma certa distância e assim mantém, por exemplo, uma pessoa ou um objeto em primeiro plano em foco, não importa o que esteja acontecendo em segundo plano.
O modo cinema oferece as seguintes opções de configuração:
- O "f" curvo no canto superior esquerdo representa a relação focal. Quanto menor o número, mais forte é o efeito bokeh. Com o iPhone 13, o "f2.0" proporcionam desfoque de fundo mais forte, com "f16" o efeito é o mínimo;
- Com o ícone do flash no canto inferior direito, você pode configurar o LED de vídeo para "Sempre desligado" ou "Automático". Com esta última configuração, o iPhone sinaliza antes de gravar se o LED está prestes a ser ativado ou não;
- A pequena seta "<" traz as duas configurações acima mencionadas para a direita da tela, assim como um símbolo "±" para correção de exposição ao filmar em modo cinema;
- Com um toque no "1x", você pode alternar entre a câmera grande angular e teleobjetiva no iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. A seta dupla na parte superior direita alterna para a câmera frontal. A câmera ultra-angular não suporta (atualmente) o modo cinema.
Observe que a resolução no modo cinema é limitada a Full HD com 1920 x 1080 pixels a 30 quadros por segundo. Entretanto, é possível usar o modo de gravação Dolby Vision HDR.
Como editar os vídeos captados com o modo cinema
A maior vantagem do modo cinema em relação às soluções dos concorrentes da Apple é que ainda é possível ajustar o foco nos vídeos após a gravação. Desta forma, você pode ajustar perfeitamente as transições de foco para a ação. A propósito, a edição posterior não só funciona nos modelos iPhone 13, mas também nos seguintes dispositivos da Apple usando o aplicativo Fotos:
- iPhone Apple: a partir do iPhone XS/XR;
- iPad Pro 12,9 polegadas: a partir da 3ª geração;
- iPad Pro 11 polegadas: todos os modelos;
- iPad Air: desde a 3ª geração;
- iPad mini: a partir da 5ª geração.
A Apple já anunciou uma atualização para o macOS que permitirá a edição no computador. Assim que o recurso estiver disponível, atualizaremos este artigo.
Edição de vídeos em modo cinema no iOS
A edição de vídeos no iOS é muito simples. Basta abrir o clipe no aplicativo Fotos e clicar em Editar. Você verá então o vídeo com a linha de tempo em miniatura abaixo dele.
O que é novo aqui é uma linha de tempo adicional que mostra quando o modo cinema muda o foco automática e manualmente. Aqui você pode inserir novas mudanças de foco ou eliminar as já existentes, como desejar. No vídeo abaixo você pode ver como isto funciona:
Importante: se você quiser editar os vídeos em outro dispositivo, tem que enviar os clipes via iCloud Fotos ou AirDrop. Caso contrário, você perderá a informação de profundidade que o iPhone guarda no modo cinema.
Conclusão
Nos anos 90 e 2000, cinegrafistas amadores ainda estavam fazendo adaptadores DoF para vídeos com efeito bokeh. Nos anos 2010, as DSLRs e DSLMs democratizaram a filmagem com profundidade de campo. Agora é a vez dos smartphones. Sim, a Huawei possui essa função desde o lançamento do Mate 20 e a Samsung desde o anúncio da série Galaxy S20. Mas sejamos honestos: quantas vezes você já utilizou esses recursos?
Vou arriscar uma previsão: o modo cinema no iPhone 13 garantirá que seus feeds do Facebook, Instagram e TikTok recebam ainda mais vídeos nos próximos meses e, claro, vídeos com profundidade de campo. E não serão apenas compartilhamento de criadores de conteúdo profissionais, mas também de seus amigos e familiares.