iOS 12 vs. Android Pie: o meu é mais inteligente
Já publicamos aqui e em nosso canal do YouTube diversos hands-on e opiniões sobre o Android Pie. Você pode ler alguns deles nos links espalhados por esse artigo. O que muitas pessoas observaram (inclusive eu) é que apareceram grandes semelhanças entre o novo iOS 12 e o Android Pie. Mas será que é isso, mesmo?
iOS 12 vs. Android Pie - Notificações
No quesito notificação, é fato que o Android tem um melhor domínio, e aqui nem precisamos nos referir somente ao Android Pie. Há mais de um ano que o Google permite que as notificações sejam agrupadas, que sejam feita ações diretamente em cada uma delas e dá acesso a controles instantâneos para desligar o que você não gostar.
Com o iOS 12 vimos que finalmente a Apple resolveu agrupar as milhares de notificações que recebemos diariamente, e incluiu uma forma de deixarmos a notificação em silêncio ou desativar, até mesmo da tela de bloqueio. Ainda assim, o Android Pie permite melhores ações e traz mais possibilidades para desativar apenas alguns tipos de notificações dos apps.
iOS 12 vs. Android Pie - Navegação
Para os que dizem que nada muda de versão para versão do Android, a navegação foi uma das que mais sofreu mudanças, gerando comparações com o iPhone, principalmente o modelo X, que possui outro tipo de navegação.
Com a função "Deslizar o botão home para cima" é possível trocar os três botões tradicionais do Android por um pequeno traço na parte inferior da tela. Arrastá-lo ligeiramente para cima ativa a multitarefa enquanto um deslizar mais longo leva a gaveta de app.
iOS 12 vs. Android Pie - Multitarefa
Uma das mais criticadas mudanças do Android Pie até o momento está na multitarefa. É difícil defender o Google aqui, embora seja difícil dizer qual empresa pensou nessa solução primeiro – entre a criação e o lançamento de algo, podem correr anos.
O fato é que os usuários de Android estavam acostumados com a rolagem dos apps abertos na vertical, e passar a fazer isso na horizontal (trazendo novas funções que não existem no iOS, inclusive) vai trazer reclamações até se tornar comum.
iOS 12 vs. Android Pie - Botão home
Apesar de já ter abordado um pouco sobre isso na navegação, é importante falar mais uma vez a respeito disso para abordarmos o viés físico do botão home. Apesar de o iPhone 8 ainda contar com o botão físico abaixo da tela, junto de seu sensor biométrico, o flagship da Apple é o iPhone X, que limou o sensor de digitais para ficar apenas com o reconhecimento facial.
Os atuais Pixel, smartphones que são o portfólio da Google, ainda contam com o sensor biométrico (na traseira), mas é possível que a terceira geração também traga o reconhecimento facial. Inclusive, o Android já traz a função de reconhecimento facial há anos, mas a segurança é tão precária que poucos ousaram falar dessa feature. Apenas após o iPhone X isso passou a ser mais levado a sério.
A Samsung investe em seu leitor de íris, a Vivo acondiciona o sensor biométrico abaixo da tela. Essas são soluções não exploradas pela Apple, mas é fato que diversas fabricantes parceiras do Google, como Xiaomi e OnePlus, já têm seus sistemas mais complexos de reconhecimento facial.
iOS 12 vs. Android Pie - Animojis
Eu não consigo ver como isso pode ser realmente importante para o mundo da tecnologia móvel como um todo, mas é fato que as fabricantes estão brigando para lançare, seus emojis animados com o rosto, um uso extra para os caros e precisos sensores faciais que temos nos smartphones agora.
Logo após os Animojis lançados pela Apple, a Samsung trouxe o Galaxy S9 com seus AR Mojis, assim como a ASUS lançou os Zennymojis. Já nesse ano, nas última WWDC, a Apple trouxe o beta do iOS 12 e com ele os Memojis, onde você pode montar seu próprio rosto, e o rastreamento funciona muito bem.
Na minha opinião, o Mii, que eu tenho no meu Nintendo Wii, ficou mais parecido comigo do que qualquer sistema móvel até o momento, mas o reconhecimento facial é muito legal e, por enquanto, está mais completo e preciso no iOS.
iOS 12 vs. Android Pie - Siri x Google Assistente
Assistentes pessoais móveis chegaram engatinhando, e ficaram assim por um bom tempo. O finado Moto Voz do Moto X era um exemplo interessante, ouvia até mesmo com a tela desligada lá nos idos de 2013. Mas não fazia muita coisa. Aliás, até o Android Pie, ninguém fazia muita coisa.
A Cortana dá vergonha. Bixby, novo Moto Voz eu não quero nem comentar ainda, vou esperar melhorarem. E a Siri, tão alardeada pela Apple em seu iOS, só foi ficar decenta agora no iOS 12. Porém, o Google Assistente só agora pode ser considerado algo mais próximo de uma inteligência artificial.
A Siri era extremamente limitada, mas no iOS12 estamos vendo soluções em automação de tarefas que são muito interessantes. Já no Google Assistente temos a monstruosa base de dados do Google para trabalhar com fornecimento de informação e interação com o sistema. Os dois sistemas se tornaram mais proativos e humanos.
Com o aprendizado de máquina e esses dois puxando o barco, provavelmente veremos uma grande evolução da Bixby, Moto Voz e os sistema da LG também.
A inteligência artificial abraçou outras áreas do sistema. Com o Shortcuts, usuários de iOS 12 podem automatizar atividades rotineiras, e com o Slices o Android oferece ações rápidas em apps instalados já na busca. No caso do Android também teremos o brilho de tela e baterias adaptáveis.
iOS 12 vs. Android Pie - Controle de uso
"Coincidentemente", tanto Apple quanto Google resolveram, em 2018, que você está usando demais seu smartphone, e que isso precisa ser controlado. Por eles? Não, por você, o que deixa a tarefa mais complicada e ninguém para culpar além de você.
De qualquer forma, a Big G mostrou no Google I/O de 2018 que o sistema passaria a contar com um app que ajuda a controlar quanto tempo você passa no smartphone, e também poderá instalar um app no aparelho dos seus filhos para fazer o mesmo. Será possível racionar o uso de apps com o App Timer (imagem abaixo à direita, ainda em beta no Android Pie).
No WWDC, a Apple trouxe a mesma "novidade", com a diferença de que você poderá controlar o tempo passado em um app pelo App Limits. Enquanto com o Downtime você escolherá horas para não acessar determinados apps no iOS, no Android seu smartphone ficará com a tela preta e branca, o que costuma desestimular o uso.
Preocupação com os mais antigos
Cada um deu seu jeito aqui, e eu acho que vocês vão preferir o da Apple. A Google introduziu com o Oreo a versão Go de seu sistema, mais leve e otimizada para rodar bem em aparelhos com até 1 GB de RAM. Esse projeto continua no Android Pie:
Já a Apple, em uma ação apra se redimir de um iOS 11 com muitos problemas, estendeu a atualização do sistema para o iPhone 5S, um aparelho de 2013. Essa geração provavelmente não terá novas atualizações, mas é um indício de que a empresa pode manter os cinco anos de updates, algo ainda não alcançado pelo Android.
Porém, não podemos nos esquecer do Project Treble também inserido pelo Google, que facilita a atualização do sistema para ela e para as fabricantes, dividindo o Android em camadas que podem ser mexidas separadamente. Veja mais abaixo:
Resumidamente, ambos os sistemas estão buscando um tipo de inteligência que pretende antecipar ou cuidar do usuário, cada um à sua maneira. Apple se mostra menos conservadora com o iOS 12, enquanto que o Android Pie parece ser a versão mais smart e elegante do Android até hoje. É claro que muita gente sequer conhecerá o Pie dentro dos próximos 6 meses, enquanto que o usuário do iOS, costumado às limitações genéticas da Apple, deve acabar deixando o melhor do iOS 12 passar em branco.
E você, acha que eles são iguais? Qual é o mais inteligente na sua opinião?
iOS ta pedindo a Deus pra não ser ultrapassada em relação a inteligencia artificial, pra mim apple só tem status.
Grama do vizinho sempre é mais verde né.
Tenho os dois.Mas e inegável que o IOS está um furo acima , embora não o torne melhor ,mas e mais bem cuidado ,pensando e não é extremamente fragmentado com o SO dá Google. Mas ambos estão estagnados graças a massa não pensante ainda vendem horrores , cada ano aumenta a expectativa por uma nova plataforma que mexa verdadeiramente com o mercado enquanto isso somente se Versa sobre o mesmo.
Na questão de design das notificações e botões rápidos a MIUI 10 tá batendo todo mundo, controle de tela tbm.
E pra fechar, de todos que testei e usei, realmente a multitarefa da MIUI 10 te traz mais informações com menos ações e de forma bem prática.
A multi do Android pie junto com esse botão home foi algo que não dá para engolir de tão ruim. Mais passos p se chegar no que deseja e nada intuitivo p grande maioria dos usuários.
Sou mais Android !!!!
Os 2 OSs móveis estão bem parelhos , o Android desde o Kit Kat encostou no iOS , o parâmetro atualizações oficiais continuam sendo um problema para o android , mas do resto é questão de gosto.
Ahhh sim claro! Android é até mais fácil no bypass.
Vc é roubado,bloqueia aí o ladrão da uma chegadinha na esquina e pede pro fulano desbloquear.
EASY!!!
Vcs jugam o iphone só pq é caro. Mais 90% das pessoas que falavam mal do iphone, foi so pegar 1 e nunca mais querer o android. Eu so exemplo disso!
E mesmo tendo 8 nucleos e 8 gb de ram trava q é uma beleza!!!
A gente com 2 nucleos e 1gb de ram ainda damos conta do recado “e ainda temos att”
Resumindo o android: hardware bom porém o SO um caco.
A final de contas, android hj em dia até em calculadora a gente tem.
Descartável!!!
Wow , vc é um verdadeiro techmanja , isto é ótimo.
A Apple te pagou quanto para vir comentar isso?
Lidar com fanático é a pior coisa que existe, quem é do ramo e entende minimamente de sistemas, sabe que a pérola Android travar, inexiste a muito tempo, isso é coisa de pessoa analfabeta tecnológica, deveria estudar um pouco mais e mexer em diversos aparelhos Android, seja puro e customizado, ter uma análise profunda sobre os fatos.
E ademais, cada um usa o sistema que se encaixa melhor no seu perfil de uso, já imaginou se todo mundo usasse o mesmo tipo de roupa, não seria ridículo?
Falou muito, mas falou merda.
Poderia ter simplificado tudo isso ai em "eu sou otario e saio falando sem saber pra passar vergonha" hahahaha. Pena ver gente assim, agora entendi o valor de mercado deles, tem otario que paga. Abraços e melhoras aí.
Android melhora a cada atualização, não existe essa de "tal versão era melhor",talvez só fosse melhor por você ter gostado mais, porém do ponto de vista técnico (e sendo imparcial) as últimas versões sempre são melhores.
O que ainda é ruim no android são as atualizações, a Google da muita liberdade para as fabricantes, deveria ser um sistema fechado, assim ninguém modificava, e as atualizações viriam direto "da fonte"
Se o iOS fosse tão customizável quanto o Android, eu pensaria em usá-lo. Mas ainda é muito fechado, então, esquece!
iOS é mais rápido com 3GB de RAM do que um Android com 8GB. Fica a verdade. Fora a update GARANTIDO de 04 anos. O Android é bom mas depois de um tempo, sendo puro ou não, ele começa a engasgar que te obriga a "formatar" (coisa que não acontece com um iPhone).
"Coisa que não acontece num Iphone" kkkkkkkkk
Depois de um ano tive que formatar meu antigo Iphone 6s porque os app estavam travando muito e demoravam para iniciar. Essa de travamento depois de um tempo não é exclusivo do Android não...
Certamente nunca passou mais de 6 meses com o mesmo iPhone então. Engasgo de aplicativo acontece tanto em iOS quanto no Android. Em minha família, sou uma das únicas duas pessoas que tem smartphone com S.O. Android, mas nem por isso deixo de observar falhas nos dispositivos iOS dos parentes. Aplicativos reiniciando ou fechando sozinhos vejo demais, até mesmo no modelo 6S Plus, por exemplo. Concordo que o iOS precisa de menos memória RAM que o Android pra ser fluído, mas discordo do restante.
Tiago, é preciso pontuar umas coisas, o IOS é mais leve, mas todo sistema, se você não formatar, ele pode ficar lento ou travar sim, lembre-se, nada é perfeito. Pois o sistema acumula cache com o tempo, portanto, o ideal, é formatar pelo menos após uma atualização. Já cansei de resolver esses pepinos nos iPhones em geral de amigos e parentes, pois nunca haviam formatado. O desempenho estava péssimo, lento.
Eu já tive o Lumia 730 com o famoso Windows Phone e uma vez travou do nada o sistema, fiz o soft reset na época, isso em 2015, ai voltou ao normal.
Como já comentei mais abaixo, não há mais diferenças entre esses sistemas e sim gostos e preferências, que devem ser respeitados. Cada sistema, tem o seu valor e seria péssimo, se tivéssemos apenas um, pensou nisso?
No quesito funcionalidade o Android está anos luz a frente do iOS, mas em compensação perde feio no quesito atualizações e backup.
O IOS 12 acaba sendo uma melhora ou correção de bugs do seu antecessor, que veio cheio de problemas, parece que agora, depois de tantas críticas, conseguiram arrumar.
Por incrível que pareça, está até mais rápido, pelo menos e principalmente pelo preço que se paga num iPhone, é dever da Apple mesmo, corrigir isso.
Android 9, espero que continue aprimorando a sua eficiência energética, a grosso modo, não temos mais tantas diferenças, de um sistema para o outro, sempre teve uma ou mais funções copiadas desses sistemas.
Uma coisa é certa, o Google Assistant, de olhos fechados, é 1000% melhor, mais eficiente e inteligente que a Siri, que ainda continua sendo uma piada de mal gosto.
Sempre quando vejo alguém usando a Siri, ainda digo, baixa o Google Assistant, muito melhor, mesmo os resistentes, concordam, e dão braço a torcer, afinal, o Google é mestre em serviços. Quando faz, é bem feito.
Observações gerais: Em linhas gerais, atualmente, tanto o IOS quanto ao Android, atendem ao público geral, antigamente havia um abismo, hoje não existe mais, tanto que as novidades, praticamente cessaram. Vamos ver futuramente como será nos próximos dois ou cinco anos, quem sabe alguma novidade relevante, tirando os aperfeiçoamentos energéticos, sempre bem vindos e necessários.