Google quer que Android Pie seja mais prático na hora de economizar bateria
Os truques do Google para economizar energia com o Android são vários, e começaram há tempos com o lançamento da versão KitKat. A nova atualização do SO, o Android Pie, quer ser conhecida entre os usuários como a versão mais eficiente em termos de bateria e praticidade.
Você sabe o que deve fazer para economizar bateria no seu smartphone, certo? Muito provavelmente será preciso apertar algum comando, ativar configurações e realizar alguns truques. Acontece que, agora, o Google quer que o usuário não participe muito desses ajustes e aproveite mais a experiência de uso, deixando a tarefa de otimização do sistema e dos apps na mão dos desenvolvedores.
Na página do sistema para desenvolvedores, a empresa reforça que APIs recentes e projetos antigos estão presentes no Android Pie com as devidas otimizações, e devem oferecer ao usuário mais praticidade na hora de poupar energia. O objetivo aqui é que os desenvolvedores usem esses mecanismos e enviem notificações pontuais sobre o consumo elevado de recursos do sistema ou de energia quando necessário através de alertas.
Segundo a publicação do Google, o usuário busca por um sistema que seja inteligente e que facilite essas ações sem que o mesmo precise agir para limitar processos e recursos. A empresa relembra ainda os recursos que estão à disposição dos desenvolvedores desde o Android Lollipop, são eles:
- (Android 5.0 Lollipop) Job Scheduler: sistema que gerencia tarefas pendentes em segundo plano;
- (Android 6.0 Marshmallow) Doze e App Standby: gerencia as conexões do dispositivo e monitora os processos em segundo plano por tempo prolongado;
- (Android 7.0 Nougat) Doze improvements: estende o gerenciamento básico da versão anterior e mantém os processos monitorados mesmo quando o dispositivo está com a tela desligada;
- (Android 8.0 Oreo) Limites de fundo: evita que processos, serviços e atualizações influenciem na performance do sistema.
No caso do Android Pie, o Google colocou um modo de economia de energia mais completo, novas regras para aplicativos em segundo plano e o App Standby Buckets, que prioriza aplicativos usados com mais frequência pelo usuário, ou seja, os apps mais usados ganham vantagens em segundo plano quando necessário. Desta forma, no caso do Pie, a economia de energia irá depender da forma como o sistema é usado pelo usuário.
Agora é esperar para saber se o Android Pie, rodando sob alguma interface customizada, será tão eficiente como o Google espera.
Fonte: Google Developers
ontem bateu 8:15hrs de tela no pixel 2xl.. a melhora realmente é gradual
Espero que essa medida surta efeito de fato.
No Pixel 2 Xl senti uma diferença de mais ou menos uns 15% de tela, e me aparenta ser percentual ainda maior nos dias que passo mais em Stand-By.
Ótimo feedback. 😎