O que o iOS 12 tem que o Android P não tem?
O WWDC, evento da Apple para desenvolveres, ainda tem muitos dias pela frente, mas o principal já foi apresentado hoje. É nesse evento que a Apple mostra todas as suas novidades de software, incluindo novas versões do iOS, watchOS, tvOS e macOS. Você pode conferir todas as novidades de hoje no artigo abaixo:
Mas o que ficou de subjetivo nesse evento? Para mim, foram principalmente duas coisas. A primeira é que a Apple está bebendo bastante de uma fonte chamada Android, e muitos dos destaques da WWDC 2018 no iOS são funções que ou o Android já tem há um bom tempo, ou que acabou de apresentar no Google I/O, e isso fica descaradamente claro.
Porém, é inegável que a Apple não se contenta em apenas copiar novas e antigas funções do sistema do Google, mas faz no mínimo, tão bom quanto. Em muitas vezes, acaba fazendo melhor. O controle de uso do smartphone é um exemplo. Não temos em mãos ainda nenhuma das versões, mas ao que parece a Apple trouxe uma ferramenta mais completa.
O mesmo acontece com os Animojis. Aqui, não falamos diretamente do Google, e sim da Samsung. No lançamento do S9, passamos por um workshop em que aprendemos a usar os AR Emojis, e não consegui fazer um rosto fiel ao meu porque não estavam disponíveis cabelo cacheado e nem a opção de me deixar “menos magra”. São tecnologias bem diferentes, mas a solução da Apple se mostrou muito mais completa.
No Google I/O 2018 vimos o Google Assistente entrando de verdade no mundo da inteligência artificial, deixando a Siri parecendo brinquedo. Porém, a Apple também estava se mexendo, e trouxe todo um novo nível para a Siri, com os Atalhos que serão realmente úteis. Mas ela ainda não entende uma conversa com mais de uma frase, aparentemente.
Porém, no geral, vimos muita perfumaria, muitas ferramentas extras ou reformuladas, e não um sistema renovado (o mesmo caso do Android P, aliás). Como o editor Bruno Salutes já tinha previsto, o iOS 12 é mais um “facelift” do que uma verdadeira nova versão do sistema. Dizem até que está sendo assim para que o iOS 12 corrija erros do 11, que se envolveu em polêmicas no último mês.
Outra coisa a se observar é que Tim Cook, CEO da Apple, deixou claro logo de cara que o iOS 12 chegará aos mesmos aparelhos do iOS 11. É certo que é para ajudar a melhorar erros, mas não dá para deixar de perceber que o iPhone 5s foi lançado em 2013 e receberá o iOS 12. No mesmo ano foi lançado o Galaxy S4, que parou no Android Lollipop, quatro versões atrás.
Tim Cook falou que 81% dos usuários ativos de iPhone estão no iOS 11, o que mostra uma fragmentação mínima do sistema. É lógico que isso se deve a uma linha menor e totalmente controlada pela Apple, mas já passou da hora de a Google pesar a mão nisso, também.
As novidades para o watchOS, tvOS e macOS foram mais fracas que as do iOS, e apenas algumas novidades foram anunciadas. Muitos são críticos a isso, mas eu penso que são precisos esses anos em que temos apenas melhorias, e não mudanças completas, ou ficaríamos loucos e com aparelhos (profundamente) desatualizados em poucos meses.
Por fim, é bom perceber que a Apple está de olho no Android e em seus usuários, e considera interessantes suas funções e novidades. Isso significa algo que já sabemos: Android e iOS são ambos sistemas muito bons, cada um para seu público, mas com muito em comum.
E você? Qual a sua opinião geral sobre a WWDC de hoje?
Uma coisa é fato!!!
Android é tão superior ao IOS que a Apple está de olho, copiando e tentando fazer igual... Quantas atualizações por causas de tantos erros, frescuras, problemas que já teve e vem tendo!!! Por fim, mesmo que você tenha um Smartphone 📱 que não tem tantas atualizações como Samsung e LG! Você tem total autonomia, acessibilidade, divercida que os demais mais atualizados tem sem as limitações ou imposição que Apple faz a aparelhos mais antigos...
Outra prova de que o Android é mesmo muitas vezes melhor, e como ter uma Nave Alienígena que vai em qualquer lugar enquanto com o IOS, é ter um golsinho, fusquinha que só vai à alguns lugares limitados e atualiza pra resolver inúmeras coisas erradas e problemas constantes...
Outro fator importante é a gama de coisas boas que são feitas no Android sem falar de ter mais de 2 milhões de App quanto toda concorrência junta não ter 200 mil è ainda cobrar caro por muita coisa inútil!
Tanto é fato que a concorrência está tentando copiar e fazer igual...
Aqui em casa dá pra fazer uma análise bem interessante: minha esposa tem o primeiro Moto Z (que já foi meu) e eu tenho o iPhone 7 Plus. Ambos foram lançados em 2016. Gosto muito do Moto Z, continuo acessando este site para estar atualizado no que ocorre no Android para quem sabe retornar um dia para a linha Moto Z. Mas já chegamos ao ponto que considero um problema: o iPhone 7 Plus vai pra segunda grande atualização (quando muda o número do sistema) e receberá pelo menos mais 3 se a Apple não promover grande mudanças na política de atualizações. E o Moto Z, apesar de ter chegado ao Oreo muito antes de outros modelos lançados até mesmo em 2017, certamente não passará desta versão. Fim do mundo? Não. Mas no caso do iOS, as atualizações de segurança estão no "pacote" das atualizações oferecidas. O que não é o caso do Android. Em resumo: pra quem gosta de tecnologia, significa que você acaba flertando simultaneamente com a empolgação (do Android) e a consistência (do iOS).
Pela falta de atualização que penso em trocar de sistema operacional. Gosto muito do Android e só uso Samsung, mas vendo a Apple atualizar até o 5s atualmente, penso em mudar. Não sou trouxa de ninguém...
nada que me deixe de olhos brilhando...
Tem o iPhone.
A Apple como sabemos cobra exageradamente caro pelos seus produtos, mas em contrapartida, o fato dela atualizar o obsoleto iPhone 5s com apenas 1 GB de memória RAM, é louvável, ela mais errando que acertando, sempre critiquei a empresa devido a sua política de preços, a parabenizo por manter pelo menos o compromisso de atualizações, mesmo, para um modelo de 2013, segundo testes, o IOS 12 terá o foco em melhor otimização e desempenho, tentando apagar a imagem do péssimo IOS 11.
Atualização de sistema após 4 ou 5 anos não me incomoda, mas atualização nos packs de segurança é fundamental.
"Android e iOS são ambos sistemas muito bons, cada um para seu público, mas com muito em comum."
Fato, uso os dois mundos, ambos tem suas vantagens e desvantagens.
"Isso significa algo que já sabemos: Android e iOS são ambos sistemas muito bons, cada um para seu público, mas com muito em comum." (ISSO RESUME TUDO)
Podem argumentar o que quiser mas que a fluidez e a padronização da(os) interface/apps é de dar inveja, ahh isso é. Nunca tive um iPhone na vida e por enquanto nem pretendo ter mas que ver esse sistema limpinho e padronizado balança o coração, ahh balança! Os apps para IOS/MACOs são muito bem feitos, parece que os desenvolvedores tem um carinho maior em questão de design e no Android, em muitos aplicativos isso não acontece. Quem sabe um dia isso mude kkk. No mais, "oremos"!
O único argumento são as atualizações, porém o que não mencionam na propaganda e que atualizaram pro iOS 11 mas será que chegou NAQUELA velocidade?
Apple sempre copiando o Android,só que melhorando algumas funções. A tempos que ninguém cria nada,só copia.
Ah, mas o iPhone 5S tem 5 anos e vai rodar o iOS 12... Se no iOS 11, segundo relatos, ele vai se arrastando, imagina no 12? Eu prefiro um sistema que roda liso do que um sistema atualizado...
O foco da atualização é justamente performance. É só pesquisar um pouquinho.
Paz.
Paz nada, queremos treta. kkkk
kkkkkkkkkkkkkkkk Então #treta
Eu vi um vídeo de speedtest e o 5s tá a mesma velocidade no 11 e no beta do 12. Só não sei o quanto ele é lento nos iOS atuais em comparação à quando foi lançado, mas pra mim pareceu usável.
O verdadeira inovação esta no Android a Apple copia descaradamente tudo desde o iPhone 1, se não fosse a fragmentação o Android não teria avançado e os desenvolvedores estariam estacionados, o problema do Android são os preços dos aparelhos a Samsung tem a liderança e montou um oligopolio entre os fabricantes e todos hoje seguem a sua batuta, ela não quer ficar atrás da Apple nos preços que cobra caro mas que da um suporte a longo prazo além de ser uma grife de luxo, por isso eu sou a favor dos chineses vierem em massa para o Brasil uma pena nosso governo maldito não enxergar isso e deixar apenas 3 empresas fazerem o que querem aqui deitando e rolando com nosso dinheiro.
Cara, nem existia Android quando a Apple lançou o primeiro iPhone. kkkkkkkkkkkk
Renato, existia sim, Android Inc é de 2003, comprada posteriormente pelo Google em 2005 (Google sempre comprando idéias kkk), enquando o IOS temos apenas sua data de lançamento com o iphone (1ª Geração) em 2007. Não encontrei artigo informando quando o IOS foi criado mas acredito que não tenha sido nem mesmo antes de 2005. Agora numa coisa eu concordo, a Apple foi sagaz em lançar seu smartphone à frente do Google.