WWDC 2018: iOS 12 traz Siri mais inteligente
A Apple não está para brincadeira. Nesse primeiro dia de WWDC a empresa apresentou suas novidades em software, com destaque para as novidades do iOS 12, nova versão do sistema mobile para iPhones e iPads. Entre muitas coisas que podem ser consideradas “imitações” do Android (algumas até bem antigas), a Apple apresentou diversos updates interessantes para o seu sistema. Vamos conferir.
iOS 12
Com um número de mais de 80% dos usuários ativos no iOS 11, a Apple anunciou que a nova versão do sistema, iOS 12, chegará até o iPhone 5S, um aparelho de cinco anos atrás, graças ao sistema em 64 bits. Indo pela ordem, a Apple iniciou as novidades dando bastante destaque a Realidade Aumentada.
Na demonstração, a empresa mostrou a evolução de sua tecnologia, apresentando o ARKit 2 e suas possibilidades educacionais, práticas e de entretenimento. Uma parceria com a LEGO resultou em uma mistura dos blocos físicos e virtuais, em um jogo multi jogador completo.
A seguir, foi a vez de entrar na Inteligência artificial e anunciar uma nova versão do app Photos, cheia de recursos que o Google Photos já apresentava, como seleção de melhores fotos em eventos, distinção de pessoas, animais e até mesmo esportes e outros tipos de eventos.
E para concorrer em maior pé de igualdade com o Google Assistente, a Siri também passou por melhorias e agora está muito mais esperta (finalmente). Com os Shortcuts, será possível criar frases personalizadas para que a Siri execute ações em apps que tiverem suporte a isso. É possível criar novas ações, aceitar as que a Siri sugerir ou aproveitar as que o app mostrar.
Na tela de bloqueio, a Siri também vai sugerir ações frequentes para o usuário, como sair do modo silencioso quando o usuário sair do cinema, avisar aos colegas de trabalho que está atrasado (baseado em sua agenda) ou lembrar de ligar para alguém em seu aniversário. O editor para esses atalhos funcionará no estilo Drag and Drop.
Alguns apps foram atualizados em sua interface e em modificações menores, como iBooks (agora Apple Books), Voice Memos, Apple News e até o sistema Car Play. Agora, ele suporta apps de terceiros, como o tão desejado Waze.
Em mais uma novidade bem inspirada no Android, a Apple apresentou o Do Not Disturb During Bedtime o iPhone não ficará mostrando diversas notificações uma atrás da outra, e sim uma tela preta com informações reduzidas e as horas. Com tela AMOLED, a Apple traz agora seu próprio Always On Display. Pela manhã, uma tela mais amigável ajudará a começar o dia.
Haverá maior controle para as notificações, que poderão ser desligadas diretamente nelas, sem aparecer mais na área de notificações, e a Siri também irá sugerir desligar notificações de apps pouco usados. E agora, as notificações ficarão agrupadas, algo que o Android já tem há tempos e que era alvo de muitas críticas dos usuários de iOS.
No Google I/O o Google apresentou ferramentas para controlar o uso do smartphone, e nesse WWDC, a Apple fez a mesma coisa. O app Screen Time mostra tudo sobre o uso do smartphone, entregando relatórios semanais e mostrando os apps mais usados, em quais horários chegam mais notificações, entre outros.
Com o App Limits, o usuário poderá escolher um tempo definido para usar seus apps e ser avisado do fim desse período em notificações. Além disso, obviamente poderá controlar essas funções também no smartphone e tablet de seus filhos.
Os Animojis não foram esquecidos, e além de novos animais, apresentaram os Memojis, os Animojis personalizados para cada usuário, com diversas personalizações detalhadas. E esses Memojis poderão ser utilizados ao vivo em vídeos também, pelo FaceTime e Messenger. Aliás, o FaceTime agora suporta conversas em grupos com até 32 pessoas.
watchOS e tvOS
O watchOS chegou com menos novidades, mas também interessantes. Focadas principalmente em exercícios, o relógio inteligente da empresa agora consegue registrar mais tipos de exercícios, com mais precisão e com mais interatividade entre seus amigos.
Outra novidade é o Walkie-Talkie, e você poderá usar o seu Apple Watch para conversar com seus contatos em mensagens de áudio ao vivo. Também não será mais necessário utilizar o termo “Hey Siri” para ativar o relógio, bastando levantar o gadget na altura do queixo.
No tvOS, a Apple falou sobre novas parcerias com canais de TV e a iminente aposentadoria das Set top boxes de TV a cabo, conforme todas migram para a internet. Além disso, agora o Apple TV traz suporte a 4K e Dolby Atmos, levando a reprodução de mídia a novos patamares.
macOS
O macOS chega em sua nova versão, chamada macOS Mojave. E trouxe novidades simples, mas esperadas, como um tema escuro acompanhado de imagens de fundo, informações mais completas sobre os documentos diretamente no Finder e a possibilidade de acabar com a bagunça do desktop criando snacks (pilhas) para os tipos de documentos.
O app de captura de imagens tem mais funções e permite que a imagem (ou vídeo) capturadas seja instantaneamente editada ou utilizada. Outro destaque é o Continuity, que faz do iPhone uma ferramenta do macOS, usando seu smartphone como scanner ou como capturador de imagens para o sistema.
Data de disponibilidade
O iOS 12 chegará aos aparelhos compatíveis a partir do final de setembro de 2018, mas os desenvolvedores já podem baixar a gora a versão Beta tanto do iOS como do macOS.
O que você achou das novidades?
que bom...
O Google Assistant dá um banho na Siri em inteligência artificial, sendo bem mais dinâmica. O que falta ao Google é implementar atualizações por no mínimo 3 anos para todos, já passou da hora disso acontecer, só não sei se será no Fuchsia ou no Android.
Depois de comer muito doce, passar por vários aparelhos, e ver os preços que a Samsung impôs no mercado junto com seus cães de coleira, estou quase com um pé na Apple novamente depois de 8 anos de Android como aparelho principal, a minha decepção do Android não é o sistema mais sim os preços dos aparelhos e a constantes versões e bugs do sistema, meu Note 4 parou no 6.0.1 com 3 anos de uso, estou pra trocar agora mas vendo os preços que a Samsung esta praticando e impondo para outros fabricantes e ainda levando em conta que Brasil é um problema para outras marcas vejo que esta ficando fácil pra Apple dominar aqui, basta um simples ajuste nos seus preços e ela vai causar um tumulto de proporções épicas, o povo pode ser lesado nos seus direitos mas não é burro.
Uma coisa eu digo, a Apple tá de parabéns com suas atualizações.
Até o 5S vai receber o IOS 12 enquanto no Android é apenas 24 meses de suporte.
Bem que as fabricantes poderiam adquirir essa qualidade da Apple em dar suporte por muito mais tempo aos aparelhos.
Mas é claro, sem deixa-los obsoletos.
De inovação mesmo apresentaram pouca coisa , otimização da realidade aumentada, SIRI (finalmente) mais atuante , mas fiquei positivamente surpreso que o iPhone 5S receberá está nova versão do iOS , realmente política invejável de atualização oficial .
Esse assunto não me interessa muito, porém, tenho que ficar por dentro, pois tudo que essa marca faz, muitos fabricantes de dispositivos Android, vira moda e copiam.
Resumo de todo texto e como usuário de vários produtos Apple: Decepcionante
Gosto dessas matérias sobre a Apple.
É sempre bom a gente conhecer o inimigo rsrsrs !!!
Você acha que muitos sites sobre Apple, não faz matérias sobre o Android.
Devem fazer mesmo. Ele também devem querer conhecer o inimigo !!!
Será que a Apple vai atualizar o iPhone 5S? Pois se for será um ótimo tempo, 5 anos de suporte é um tempo excelente!
Sim, Tim Cook falou que vai
Eu uso Android, gosto do sistema. Gostaria de experimentar um iPhone, mas como não tenho coragem de pagar o que pedem (na verdade não tenho o dinheiro também... kkkkk) nunca tive oportunidade.
Mas, cara, tem que bater palmas para eles de pé por atualizarem um aparelho de 5 anos atrás.
Tem Android que você compra e o sistema que vem nele será o último (os de entrada) e os tops de linha serão atualizados por mais duas ou, por um milagre, três versões.
Isso é um tremendo tapão na cara do Android, pra não dizer nocaute.
Isso foi falado logo na primeira parte da da Keynote. iPhone 2013+
A resposta para a sua pergunta é SIM
É um excelente tempo de atualização para um smartphone, quem tem um iPhone 5s tem que agradecer de pé a Apple!
Apple ficando em AR e atualização em todos os iDevices desde 2013
Ambas empresas e seus respectivos acionistas estão preocupados com inovações tecnológicas e práticas ,pra aumentarem.o valor dos papéis seus dividendos. Vanguarda no mercado e consequência!
toda vez que vejo um título escrito "Apple" aqui já sei quem é o autor da matéria..... rsrsrsrs
Será?