Instagram lança nova ferramenta de compras no IGTV
O Instagram, que está sempre inovando, ganhou mais uma ferramenta nesta segunda-feira (5), desta vez voltada para itens à venda: é possível agora anunciá-los também no IGTV, função destinada à postagem de vídeos mais longos e que fica disponível no próprio feed do anunciante.
Os itens à venda, até agora, só podiam ser visualizados em publicações nos feeds de notícia e - para usuários com mais de 10 mil seguidores - nos Stories, através de um link na função "arrastar para cima". Aos poucos, porém, os comerciantes que usam o Instagram para a divulgação de seus produtos poderão contar com o IGTV para aumentar seu alcance e suas visualizações. A novidade também será adicionada ao Reels em breve.
As vendas pelo IGTV serão identificadas através do ícone de sacola, no menu inferior da tela, ao lado do ícone de compartilhamento. O cliente também poderá ser direcionado para o carrinho de compras do site da marca, onde será possível finalizar a compra. Segundo o Instagram, as postagens do IGTV também serão disponibilizadas no menu Explorar.
Sobre a novidade, o COO do Instagram, Justin Osofsky, disse que "criadores de conteúdo e marcas ajudam a trazer novas tendências culturais para o Instagram. (...) Com Shopping no IGTV e, futuramente, no Reels, estamos facilitando as compras diretamente por meio de vídeos. Além de ajudar estas marcas e criadores a compartilhar suas histórias, alcançar mais clientes e fazerem negócio".
Vale lembrar que o próprio IGTV foi uma das ferramentas mais aguardadas pelos usuários do Instagram, uma vez que permite postar vídeos bem mais longos do que os dos Stories ou até mesmo do feed de notícias. As ferramentas disponibilizadas atualmente pela rede social têm trazido cada vez mais comerciantes interessados em divulgar sua marca e atrair clientes, uma vez que os algoritmos aliados às ferramentas de divulgação constroem um ambiente propício para a publicidade.