Huawei não venderá mais smartphones no Brasil em parceria com a Positivo
Em junho, o noticiário tecnológico do Brasil foi dominado pela notícia do retorno da Huawei ao país, bem como a suposta entrada da Oppo na América Latina, e posteriormente no Brasil, o que foi desmentido pela fabricante chinesa meses depois. Apesar da notícia sobre o retorno da fabricante do P20 ser verdadeira, a parceria com a Positivo para venda dos produtos em solo brasileiro foi dissolvida.
A Huawei havia oficializado seu retorno ao país em meados de junho, tendo divulgado, inclusive, alguns modelos que seriam vendidos por aqui através de uma assessoria. Segundo a empresa, o Huawei P20 Pro, o P20 Lite e o Huawei Nova 2i estavam no mapa de lançamentos que aconteceriam ainda no segundo semestre, visto que a marca lançou até uma versão de seu site em português para exibir estes modelos.
A chegada, ou melhor, o retorno da Huawei, se daria através de uma parceria com a Positivo, que seria a responsável por interferir nos processos de logística, como a importação e distribuição dos primeiros produtos, pós-venda, suporte técnico e parte do marketing.
Segundo o Valor, contudo, a parceria foi cancelada e a Huawei está buscando distribuidores e profissionais para estabelecer uma operação de venda direta no país. A fabricação ficaria a cargo de uma empresa especializada na fabricação por encomenda, como a Foxconn.
Ao site, a Huawei garantiu que permanece com o plano de retorno ao Brasil para vender smartphones, até porque a expansão global que a marca tem como meta até 2020 passa pela entrada no mercado brasileiro. É válido destacar que, apesar de liderar grande parte dos principais mercados, a Huawei passa por um momento bastante delicado frente às sanções que os Estados Unidos têm dado a marca, assim como a ZTE, ambas acusadas de suspeita de espionagem pelo governo Trump.
- Best Buy entra para o time e para de vender Huawei no Estados Unidos
- Huawei confirma que está preparando sistema alternativo ao Android
O AndroidPIT passou os últimos meses tentando apurar mais detalhes sobre a chegada da fabricante chinesa e, até a publicação do artigo no Valor, nenhuma informação oficial ou consistente nos foi informada por nossas fontes. Conforme apurado por nós, a Positivo já havia entregado há meses o plano comercial para s Huawei, que por sua vez estava com dificuldades alfandegarias e tributárias para importar os produtos para o Brasil.
Agora é aguardar!
Fonte: Valor
merda, comprei um Huawei contando com isso. Agora se precisar de assistência já era
Melhor coisa que fez, largar a Positivo, ninguém gosta dessa marca, é só pesquisar sobre a empresa na internet, nem precisa dizer mais nada.
se algum executivo pesquisou sobre a positivo, sabemos o porquê da decisão.
Lamentavelmente que alguns falam mal da Positivo.Tive um Not que durou anos e um Desktop que durou também. Minha irmã tem um Smartphone Quantum Sky, que é fabricado pela Positivo, que deixa muitos de renome pra trás. Imagens linda, câmera joia, bateria dura muito, com 3 GB e 64 Ram, com expansão, e preço acessível para os padrões do brasileiro.
Mesmo os profissionais de lá parecem amadores aqui, e o Brasil não é para amadores! Nossa legislação tributária é confusa, a carga é pesada, não há segurança jurídica e somente quem visa retorno a LONGUÍSSIMO PRAZO sobrevive.
Só de pensar em associar-se a positivo, ainda que em nada ela interfira no processo de fabricação, já impõe uma mancha negativa, pesada, à marca. Contra a Positivo pesam péssimos serviços e produtos, carma antigo.
Deixem que os americanos se preocupem com a espionagem, fora um ou outro pornô nada tenho a esconder. rsrsrsrs
Ainda bem pois a Positivo é o tipo de marca que não transmite confiança...digo isso porque já tive um notebook da Positivo e me arrependi,....depois disso um conhecido meu comprou um smartphone da mesma e só teve dor de cabeça....Off.: Quanto mais gente na festa, melhor pro consumidor, pois assim são mais opções, fugindo um pouco do eixo LG-Moto- (Sam)Sung....quando estava de smartphone do Zenfone 4 muita gente dizia que não sabia que a Asus fabricava este tipo de aparelho...eu não os censuro, porque só descobri meses atrás em sites estrangeiros e muitos elogiavam a família Zenfone....espero não me decepcionar diferente da atual Motorola controlada pela Lenovo....gostava quando a Google era dona....
O problema da entrada dessas marcas aqui é que elas não vão adaptar o modelo de produção desses aparelhos para o que o Brasil obriga. Caso isso aconteça, elas vão manter os preços assim como é samsung e outras marcas que fabricam aqui. Manter uma industria com as regras trabalhistas e tributárias que existem no brasil, vai elevar e muito o custo dos produtos aqui. Por isso é difícil se instalarem aqui. Mas mesmo assim elas tentam por causa da fome de produtos chineses que o brasileiro tem. Mas ao meu ver, nosso governo com a "história de ajudar o mercado interno", que de nada ajuda, pois não temos livre comercio até mesmo dos nossos produtos, vai dificultar ainda mais a entrada desses produtos aqui.
como sempre as barreiras alfandegárias... Isso é Brasil sil sil..... Dificuldades d Senhora Anatel em trazer mais concorrência para os smartphones. vergonha.
Eu já sabia, a Huawei tem outros planos na manga para o mercado brasileiro.
Mas já deu ruim?
Que ótimo. É melhor mesmo continuar importando. Comprar no Br subia o preço pra muito mais caro.
Acho que, não vai rolar.
Enfim.....aguardemos , o mercado e consumidores necessitam de mais players
Eu me perguntava ontem o porque do sumiço de notícias do lançamento...Acho que termos notícias nova em breve, afinal a Huawei tem cada vez mais negada sua participação em diversos mercados importantes.
Uma dica que posso dar a Huawei, poderia ser feita uma parceria com um dos maiores grupos de vendas do Brasil que é a B2W, uma empresa forte, dona da Americanas, Submarino e Shoptime. Tendo preços mais interessantes poderia ser um belo negócio.
Para mim, é o melhor grupo do Brasil, já cansei de comprar produtos por lá, nunca tive prejuízo, muito pelo contrário, sou sempre bem atendido e acredito que a maioria das pessoas iriam gostar de comprar os modelos da Huawei por lá, realmente esses executivos da Huawei deveriam trabalhar melhor, escolher parceiros mais renomados.
Até faz bastante sentido Vinícius, mas acho que ela também desejava um parceiro que pudesse cuidar da montagem local e do pós venda.
A Huawei não quer parceria pra vendas apenas, até porque isso não resolve o problema, na verdade só piora, pois importação direta de uma grande empresa em quantidade grande só encarece mais ainda o produto, diferente de importações feitas por pequenos comerciantes em quantidades limitadas.
Huawei quer parcerias que possam fabricar os aparelhos dela aqui afim de baratea-los. A B2W é só comércio, não são indústrias.
vcs ainda acreditam em papai noel? se vier vai ser iguala a xiaomi
A Huawei também fez um planejamento errado sabendo que a estrutura da Positivo é fraca no Brasil, principalmente no que tange a qualidade e serviços. Cabe a uma empresa que se diz gigante, escolher melhor os seus parceiros.
A Positivo fez a sua parte, deu o suporte que a Huawei precisava, homologou os produtos, etc. A Positivo é uma das maiores empresas no setor de tecnologia do Brasil, não pode ser dito que tem uma estrutura fraca.