Huawei Mate 20 Pro: sonho de consumo distante
A Huawei costuma lançar dois topos de linha durante o ano, sendo o primeiro no primeiro semestre e o segundo na segunda parte do ano. As linhas P e Mate representam essa aposta da gigante chinesa, que apresentou agora o Mate 20 Pro, modelo que tem três câmeras na traseira. A seguir, nossas primeiras impressões sobre o dispositivo.
Visual padrão do mercado
O ano é 2018 e, de acordo com a regra do mercado, o smartphone perfeito deve ter corpo feito em vidro, poucas bordas na frente, moldura em alumínio, mais de uma câmera e, se possível, notch no topo da tela. Basicamente, isso é tudo que o Mate 20 Pro oferece.
O Mate 20 Pro será vendido em cores e acabamentos diferentes, como o crepúsculo, que é uma espécie de degradê de cores. A versão mais curiosa é a verde escuro, que conta com riscas que inibem o deslizamento do aparelho nas mãos e em superfícies menos planas. Esse efeito é conhecido no mercado como Hyper Optical Pattern, ou "estampa óptica" em tradução livre.
...
A espessura do Mate 20 pro é de 8,6 milímetros, visto que a Huawei está investindo numa bateria maior que a usada na geração anterior. A traseira é ligeiramente curva e a moldura ao redor das lentes é levemente proeminente. Na frente, bordas curvas nas laterais e entalhe no topo, que agrada e desagrada.
Tela que chama atenção à primeira vista
A Huawei sempre costuma investir em grandes resoluções e tecnologias para seus aparelhos, principalmente no que diz respeito ao display. O Mate 20 Pro não foge à regra, com tela enorme de 6,39 polegadas, resolução QHD+, de 3.120 x 1.440 pixels, totalizando 537 ppi. O painel OLED chama bastante atenção com cores bem pronunciadas, constraste e brilho alto e ótimo nível de nitidez.
...
No caso, não apenas os números técnicos impressionam, como também a experiência na prática, mesmo à primeira vista. É válido destacar, contudo, que o Mate 20 Pro não traz nenhuma função ou recurso específico para as bateria curvas da tela, como é o caso da série Galaxy S8. Essa característica ajuda, no entanto, no manuseio do aparelho que é consideravelmente grande.
Android Pie e biometria sob a tela
O Mate 20 Pro sai de fábrica rodando com Android Pie e a interface EMUI 9. A interface da Huawei está mais clara e simples de usar, com controles mais acessíveis e configurações mais organizadas. Um dos destaques do software é o aplicativo nativo que gerencia senhas e as protege com biometria ou reconhecimento facial. Você pode gravar no app logins e senhas virtuais e outras.
Huawei costuma enviar pré-instalado inúmeros apps, como serviços de armazenamento em nuvens e outros que funcionam só com acessórios vendidos à parte pela marca, como o Huawei Easy Projection, que projeta a tela do celular num monitor e exibe uma versão do Android inspirada no ChromeOS.
O Mate 20 Pro conta com sensor biométrico e de reconhecimento facial dedicas. A novidade aqui é a biometria sob a tela, ou seja, o sensor de digitais integrado ao display. Essa tecnologia deve chegar a fabricantes mais populares fora da China a partir do ano que vem. Apesar de ser demorado o processo de registro da digital na tela, o sensor funciona rapidamente depois de configurado.
Para o reconhecimento facial, a Huawei investiu em um sensor infravermelho que torna o escaneamento do rosto do usuário mais rápido em ambientes com pouca luz.
...
Rápido como um flash
O processador do Mate 20 Pro é o Kirin 980, um dos mais rápidos do mercado. O espaço interno é outro diferencial do produto, que estará disponível em variantes de 128 GB e 512 GB. O slot para cartão SIM ganhou um upgrade, abandonando o espaço para microSD e adicionando o suporte a cartões NM, que são menores que o nano SIM, mas que poucas empresas usam. Esse tipo de cartão, contudo, está se tornando tendência na China.
Com relação a bateria, o Mate 20 Pro ganhou 5% a mais de capacidade em comparação com o Mate 10 Pro. É claro que o processador consideravelmente mais potente pesa na autonomia do dispositivo. O carregador que vem na caixa tem 40 watts de potência e carrega 70% da bateria em 30 minutos.
Agora, o que mais chama atenção no modelo é a recarga sem fio, no padrão Qi, que é compatível com carregadores wireless de até 15 watts de potência. Isso porque a Huawei está usando uma tecnologia conhecida como "recarga sem fio reversa". Essa tecnologia permite que outro smartphone que use o padrão Qi possa servir para carregar o Mate 20 Pro. Lembrando que era possível fornecer energia a outros modelos apenas com adaptador USB-C, e isso variava bastante de acordo com a marca.
...
Três câmeras e poucas surpresas
Câmera tripla não é uma novidade entre os modelos da Huawei, o que acontece no Mate 20 Pro é uma leve adaptação para os padrões do mercado. O sensor monocromático foi removido, este fazia fotos em tons cinza ou em preto e branco em menor resolução, dando espaço a um conjunto de três lentes de alta resolução fabricadas pela Leica:
- 1. Sensor de 8 MP, lente de 83 mm focal, abertura f/2.4 e OIS (estabilização óptica);
- 2. Sensor de 40 MP, lente de 27 mm focal e abertura f/1.8;
- 3. Sensor de 20 MP, lente de 16 mm focal e abertura f/2.2.
Apenas uma lente conta com estabilização e, pelo software, o usuário pode combinar diferentes distâncias focais e aberturas de ângulos. No app de câmera tudo funciona bem, bastando deslizar de um lado para o outro para mudar a distância focal das lentes. Cada lente permitirá resultados diferentes, sejam mais amplos, mais próximos ou com aproximação regular do cenário ou do rosto do usuário em caso de selfie.
Apesar de contar com um modo monocromático no aplicativo, a lente especifica para essas imagens não está mais presente no Mate 20 Pro. Os resultados não são iguais, visto que esse recurso adiciona um filtro. Os filtros para vídeos são lentos, principalmente aqueles que usam realidade aumentada. Além disso, o software erra bastante no modo retrato monocromático, onde só as pessoas ficam coloridas (imagem abaixo), e também no novo modo de vídeo bokeh, que desfoca automaticamente o fundo de vídeos.
A ideia das lentes é boa, mas na prática, a Huawei precisa melhorar muito o software para não desagradar o usuário. Neste primeiro momento, apesar de ter resultados promissores, o conjunto da obra pouco agrada ou surpreende. As novidades, como o vídeo bokeh e filtros em tempo real, estão bem inconsistentes.
...
Huawei Mate 20 Pro – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Mate 20 Pro faz jus à nossa expectativa de antes do seu lançamento. A câmera tripla é, naturalmente, seu principal destaque, embora o dispositivo tenha outros recursos mais importantes a oferecer, como a biometria sob a tela e o carregamento wireless reverso. Além dos bugs no aplicativo da câmera, que precisa ser otimizado urgentemente, o conjunto geral é bastante positivo.
Temos aqui um smartphone visualmente e tecnicamente topo de linha. Outros modelos concorrem em pé de igualdade com o Mate 20 Pro, como o Galaxy Note 9 e o iPhone Xs Max. Entram na lista de rivais o recém-lançado Google Pixel 3 e outros modelos, todos alinhados ao Mate 20 Pro.
Artigo escrito originalmente por Steffen Herget, do AndroidPIT.de
O que você achou do Mate 20 Pro?
SAMSUNG GALAXY NOTE 9❤
"O slot para cartão SIM ganhou um upgrade, abandonando o espaço para microSD e adicionando o suporte a cartões NM, que são menores que o nano SIM, mas que..."
Uma ligeira correção p/ quem não teve oportunidade (ou saco) de pesquisar: NM não tem NADA a ver com chip SIM, tirando o tamanho exatamente igual (não menor). Quer dizer "Nano Memory", ou menor que o bom e velho cartão microSD.
( Ref: https://tecnoblog.net/264109/huawei-cartao-nano-memory/ )
Esse quadrado das câmeras traseiras ficou bem feio
Péssimo trabalho no design, se comparado ao próprio P20 Pro. Não diria que não foi um trabalho bem feito, mas poderia ter sido repensado tempos antes do lançamento. Sobre os outros atributos, como sempre há capricho total por parte da Lenovo, mas para serem aceitos pelo consumidor, o preço precisa ser condizente com o pacote.
Só eu que achei o arranjo das câmeras feio? O aparelho tá bonito mas essa traseira ficou muito esquisita...
Curti a bateria, pelo menos em números. Números estes difíceis de se encontrar num topo de linha.
Que traseira feia da porra
Realmente é um belo aparelho,entra pra lista dos desejos.
O quadro das especificações técnicas precisa ser corrigido, pois todos os dados se referem ao Mate 10 Pro (e não Mate 20 Pro).
Verdade, Ramon, selecionamos o aparelho errado no sistema. Trocado :)
HiSilicon Kirin é realmente bom?
Olha eu tenho atualmente o Huawei Mate 10 pro e lhe digo por experiência própria, é excelente às vezes até melhor que o snapdragon 835 que usei anteriormente.
Achei o desenho da câmera muito feio!
Muito top!
É bom, mas na sua faixa de preço, acho o Iphone XS MAX, o S9 + e o Pixel 3XL mais polidos em relação ao software. Mas não deixa de ser notável como a Huawei hoje tem câmeras maravilhosas, construção impecável e Android atualizado de forma rápida.
Um dispositivo sensacional.
Belo , mas caro gadget , está acima dos 800 Trumps
A Huawei está de parabéns por seus lançamentos. Pode ter uma ou outra coisa que desagrade, mas no geral seus aparelhos são muito bem trabalhados em todos os aspectos.
Com toda certeza ela foi a fabricante que deu o maior salto de qualidade no último ano tanto nos intermediários quanto nos de entrada.
O Porsche Edition e muito mais Bonito