Em 2018, Google Play vai exigir apps otimizados para versões mais recentes do Android
Em seu blog para desenvolvedores, o Google fez alguns anúncios importantes sobre as políticas que os desenvolvedores terão de seguir daqui para frente para continuar a publicar seus apps na Google Play Store. A primeira mudança é que a partir de agosto de 2018 todos os novos apps precisarão ter como alvo o Android Oreo, e que a partir de novembro de 2018 as atualizações de apps existentes precisarão fazer o mesmo.
Diz o Google:
- No segundo semestre de 2018, a Play exigirá que os novos aplicativos e as atualizações de aplicativos atinjam o nível mais recente da API do Android. Isso será necessário para novos aplicativos em agosto de 2018 e para atualizações de aplicativos existentes em novembro de 2018. Isso tudo é para garantir que os aplicativos sejam criados para as últimas APIs, otimizadas em segurança e desempenho.
- Em agosto de 2019, a Play exigirá que as novas atualizações de aplicativos e aplicativos novos com bibliotecas nativas forneçam versões de 64 bits, além de suas versões de 32 bits.
- Além disso, no início de 2018, a Play começará a adicionar uma pequena quantidade de metadados de segurança em cima de cada APK para verificar ainda mais a autenticidade do aplicativo. Você não precisa tomar nenhuma ação para esta mudança.
Pode não estar claro, mas é mais um passo largo do Google para tentar frear a fragmentação do Android. Todos as mudanças parecem legais do ponto de vista do usuário, mas um possível efeito colateral deve aparecer no mercado: o que será das fabricantes que demoram anos para atualizar seus smartphones e da prática de vender novos dispositivos móveis com versões antigas do Android? Bom, então esse é um efeito colateral bom.
Ao forçar os desenvolvedores a pensarem na última versão de API do sistema operacional, atualmente conhecida como Android Oreo, o Google obriga (ou quase isso) os desenvolvedores e as fabricantes a correrem com o update, pois a partir do ano que vem, novos aplicativos ou atualizações de apps existentes não serão aceitos na loja do Android se não tiverem como alvo a versão mais recente do Android. Mesmo que os apps ofereçam compatibilidade com as versões anteriores, o foco vai ser o Android Oreo. O raciocínio é fácil: aplicativos desenvolvidos para uma versão antiga do software não fazem uso dos recursos mais recentes do Android e são menos seguras por isso.
Isso tudo quer dizer que quando o seu smartphone não conseguir executar um aplicativo que você deseja, porque o software é velho, você certamente vai notar. Logo, as fabricantes que vendem aparelhos com versões antigas ou esquecem de atualizar também não terão acesso a aplicativos novos ou recém-atualizados, bem como seus usuários.
Dureza. Quem sabe assim as fabricantes colaboram para diminuir a fragmentação do Android, não é mesmo?
E você, gostou das novidades futuras da Google Play Store?
Fonte: Android Central
ai quem sabe nao mudam esse visual ultrapassado desse app......
A Google sempre promete que vai melhorar a loja, mas só acaba mudando o design mesmo. Eu quero uma melhor curadoria de apps.
Apps melhores, bem otimizados e bem lapidados!
Se tratando de uma loja virtual que abrange o sistema mais usado no mundo, a Google play carece de muito mais atenção.
Vou te falar, eu uso android mas no quesito qualidade dos apps, perde feio pro ios e enquanto o google priorizar a quantidade ao invés da qualidade nunca vai alcançar a excelência
Vou resumir o que eu li: Google vai exigir o desenvolvimento na última versão do Android para fazerem os trouxas comprarem um celular por ano.
" Segundo renomados especialistas, até o Android 5 roda todos os Apps e Jogos que o Android 8 roda. Isso faz com que os usuários não comprem novos aparelhos. A Google parece querer seguir o modelo Apple, da não compatibilidade de novos Apps sem ter a última versão do sistema, mesmo que o App seja uma calculadora, ou um app de pum. Segundo ela, os desenvolvedores tem focado nas versões anteriores do Android por maiores vendas, pois 90% da população não tem o Android atualizado ou um aparelho top de linha do ano. Segundo o Google, já está na hora de iniciar uma maior obsolescência programada de software, visto que aparelhos tops de até 4 anos ainda rodam jogos e Apps atuais, culpa dos desenvolvedores que não desenvolvem na última versão ou aumentam os gráficos/ tecnologias. A Samsung disse ser a favor da nova política, pois assim poderá vender um Galaxy de entrada por ano e nunca mais atualizar. A Micro$oft disse também ser a favor, pois o Bill Gats está precisando de dinheiro para pagar o condomínio. Mark Zuckerberg disse também aprovar a iniciativa, pois assim o código bugado do Facebook poderá rodar melhor em aparelhos mais poderosos, graças a obsolescência programada. "
O usuário intermediario pode ate saber que a google que "sera a culpada" do app da moda não rodar no celular dele, mas o usuario leigo, que é a maioria das pessoas, iram colocar a culpa na fabricante, logo a fabricante que não atualizar o sistema tem muito a perder com isso, pois para o usuario leigo, o celular da fabricante X é uma porcaria por não ser compatível com nada.
ótimo saber disso... tá na hora que começar a fiscalizar mais os apps
deveria dar uma olhada nos apps inuteis tbm
Muito bacana essa inciativa, agora, e quanto aos dispositivos mais antigos??
Vejo que logo logo o povo que reclama da fragmentação vai passar a reclamar que precisa trocar o aparelho porque os apps não são mais suportados pelos antigos. Isso não vai ser nada bom para o usuário.
Alguém acha que os fabricantes vão se matar para atualizar os aparelhos? Vão sonhando. Eles vão incentivar a trocar por um com a versão mais recente do Android.
Olha até que seria interessante se rolar um incentivo para a troca! Tipo "pegamos seu aparelho antigo por 50% do valor do novo escolhido"! Quem tiver a melhor oferta leva os clientes! Porque queira ou não muitas peças dos nossos smartphones são recicláveis!I Vai ser menos trabalhoso do que atualizar tudo!
Espero mesmo muita mudança na Playstore!
Além de uma boa faxina, precisa de mais informações tbm!
Acho que o Google podia aplicar um filtro de qualidade no play Store e banir imediatamente os aplicativos que tentam imitar o original, fechar o cerco naqueles muito mal avaliados pelos usuários e com descrições confusas e incompreensíveis.
Ou pelo menos colocar um ✅ (check) na frente do nome para mostrar que o desenvolvedor e confiável e o app original.
Perfeito!!!
Essa de ranquear o desenvolvedor seria uma ótima coisa. Poderia ter uma nota para ele. Todos tomariam cuidado e não colocariam qualquer porcaria na play.
E eu já ia me esquecendo do "se for bom dou mais estrelas" que também deve sumir além de ser irritante ainda prejudica a avaliação de um app que talvez seja bom e fica com nota baixa.
Por min os usuários só poderiam comentar após baixar o app.
Não gosto de xingar ninguém, mas não parece que esse povo que faz isso tem problemas mentais?
Eu odeio profundamente esses comentários do tipo "se for bom dou mais estrelas". Que coisa mais inútil!
Play store carece de mudanças! E aquela limpezona de final de ano? Faz aí, Google.