Review do Google Nest Mini: uma versão repaginada
O Google continua a renovar dos seus produtos para casa, trazendo o seu hub Wi-Fi e colunas inteligentes sob o guarda-chuva do Nest. Um dos últimos aparelhos a ser submetido a este tratamento é o novo Nest Mini, uma versão melhorada do Google Home Mini. Descubra o que há de novo nesta revisão completa.
O que há de novo no Nest Mini?
O Google Home Mini foi, sem dúvida, um sucesso para o gigante Mountain View. Originalmente lançado a 50 dólares em 2017, oferecia uma solução acessível para quem procura mergulhar os dedos dos pés no mundo dos altifalantes inteligentes com assistentes de voz digitais. Também parecia mais atraente, na minha opinião, em casa do que qualquer um dos aparelhos Echo da Amazon.
O Google fez um grande negócio em colocar estes no maior número de casas possível. No IFA 2018, eles estavam a distribuí-los gratuitamente. Também tem havido doações para clientes Spotify Premium nos Estados Unidos.
Uma das novas características do Nest Mini é que agora vem com um furo cortado da base que lhe permite pendurá-lo numa parede sem a necessidade de suportes ou acessórios adicionais. Você ainda terá um acorde de potência pendurado no próprio alto-falante, claro, mas isso mostra o compromisso do Google em criar hardware inteligente que possa se misturar com a estética de sua casa.
A Google aumentou a sustentabilidade do seu altifalante inteligente de nível básico e cobriu o topo com um novo tecido proveniente de garrafas de plástico reciclado. Há também um sensor ultra-sónico incorporado por baixo agora, permitindo-lhe ajustar o volume através de dois LEDs em cada lado do altifalante quando se aproxima dele.
O próprio hardware do altifalante também recebeu uma atualização. Ainda há apenas um driver de 40mm no Nest Mini, como na versão antiga, mas desta vez ele é feito sob medida para aumentar as frequências graves. O Google diz que o Nest Mini fornece o dobro dos graves que o antigo Home Mini.
Agora você também pode agrupar dois Nest Minis juntos para obter um som maior e estéreo. Há também um terceiro microfone agora, que se destina principalmente a fornecer reconhecimento de palavras quentes para o Google Assistente, além de algum poder de computação extra graças a um novo chip de aprendizagem da máquina com até um TeraOPS de poder de processamento. O interruptor da morte física para os microfones ainda estão lá. Eles não poderiam ter escapado com a remoção disso!
Também há pequenas alterações no fornecimento de energia. A tomada MicroUSB foi substituída por um conector de alimentação coaxial. A própria fonte de alimentação é agora uma ficha de 15 Watt. O Nest Mini vem em quatro cores: giz, Carvão, Céu e Coral. Em linguagem não-Google, isso é branco, preto, azul-claro e uma espécie de laranja avermelhado para você e para mim.
As novas características são boas?
A capacidade de pendurar o Nest Mini na parede também tem vantagens para o som. As frequências graves ressoam através da própria parede, o que significa que você será capaz de desfrutar de um som mais profundo do que se estivesse sentado em uma mesa de luz, por exemplo. Ainda não estou convencido de que fique bem na parede, mas soa melhor. Se você quer ou não fazer este compromisso de som sobre estilo, é com você. O novo tecido que cobre a parte superior do altifalante parece idêntico ao antigo, menos amigo do ambiente.
Em qualidade de som, houve definitivamente uma melhoria. Os graves são mais ricos e profundos, especialmente quando você coloca o alto-falante em uma superfície sólida ou a montado na parede. O dobro do baixo pode estar a empurrá-lo, mas é uma melhoria em relação ao Google Home Mini.
O novo sensor ultra-sônico para ajustar o volume também funciona bem. Isto não é uma grande actualização do original, mas é útil, especialmente se alguém que não tem acesso ao seu telefone ou não tem a sua voz registada (como um convidado em sua casa) apenas quer ajustar rapidamente o volume.
Se você montar o Nest Mini em uma parede, você vai querer mudar a orientação do volume para cima e para baixo no aplicativo Home do Google. Você também pode tocar novamente no meio do alto-falante para tocar e pausar o áudio, algo que o Google retirou do Home Mini após o lançamento, fez com que o Assistente ouvisse um pouco intrusivo demais.
Em desempenho ao usar o Google Assistant que, sejamos realistas, é a principal razão pela qual alguém compraria este novo Nest Mini, tive dificuldade em notar qualquer mudança. Nunca tive realmente problemas com o meu Google Home Mini, mas o meu tempo com o Nest Mini foi idêntico em utilização do Google Assistant do que no passado.
As perguntas feitas ao Assistente são agora processadas no dispositivo, e não nos servidores do Google. Isto é para ser mais rápido e mais seguro. Esse poder extra de computação certamente não é perceptível no início, mas talvez melhore com o tempo à medida que a aprendizagem da máquina se torna mais experiente. Mas ficaria surpreendido se desse um grande salto em frente.
Vale a pena melhorar?
A questão se vale ou não a pena comprar um destes é uma questão difícil para mim de responder. Se você já possui um Google Home Mini, você poderia obter um som (ligeiramente) melhor, IA no dispositivo para o Google Assistant e a capacidade de pendurar seu alto-falante em uma parede, atualizando.
Contudo, eu pessoalmente não uso o meu Google Home Mini para ouvir música. É muito pequeno e qualquer amante de música de verdade vai ter padrões mais altos do que este para consumir seus sons favoritos. Como um falante inteligente puro para o Google Assistant, então, o Nest Mini está longe de ser uma atualização perceptível. Isto pode mudar com o tempo, e se você realmente não quiser falar com os servidores do Google você pode ser tentado, mas neste momento é improvável que você veja grandes melhorias.
Também vale a pena lembrar que o Google adora fazer descontos ou até mesmo dar estas coisas. Se você está dividido entre isso e o Amazon Echo Dot, saiba que prefiro o produto do Google
Um dia minha casa será toda desconectada! kk
Por acaso esse site é português de Portugal? Que tradução péssima!
parece que meteram o artigo original no Google Tradutor e depois colaram aqui a tradução.
Esse site era muito melhor antigamente (na época da Camila Rinaldi), quando as matérias eram originais, feitas com cuidado, e revisadas.
Hoje tem um artigo lá de vez em quando, e mesmo assim, ainda pegam os artigos do inglês, traduzem de qualquer jeito e colocam aqui.
Falta de respeito com o leitor.
Deixa de ser chato, po**a! É só não acessar a página. Bisonho.
Chato é você. Usando a sua lógica, se não gostou do meu comentário é só não lê-lo.
O site é feito para os leitores, e eu estou dando minha opinião como leitor.
Já o meu comentário não é direcionado a outros leitores, e sim às pessoas que mantém o site. Logo, não é direcionado a você, e você não tem que se meter.
Se gostou da matéria, parabéns e continue lendo. Elogie, caso queira.
Eu achei mal feita e vou criticar, independente da sua opinião sobre isso.