Testamos o Mate Xs, o novo celular dobrável da Huawei
No ano passado, a Huawei roubou o show de todos os outros fabricantes no Mobile World Congress 2019 com o Mate X, um smartphone dobrável onde a tela estava dobrada na parte externa do dispositivo. O Huawei Mate X só foi vendido na China.
Agora, a segunda geração, o Huawei Mate Xs, vai ser usada para servir os mercados internacionais. Se o Mate Xs podem acompanhar a concorrência dobrável apesar da falta de serviços do Google, vamos descobrir para você nesta primeira mão.
Huawei Mate Xs – Data de lançamento e preço
A grande surpresa é mesmo antes de chegarmos às mãos dos Mate Xs. A Huawei vai trazer o smartphone dobrável para os mercados europeus já em Março. Mas Huawei realmente sobe o preço, pois a 2.499 euros, o Mate Xs é 200 euros mais caro do que o Mate X do ano passado. Não vamos ver os Mate Xs na natureza em grande número, isso é certo.
Design antigo, nova dobradiça
Visualmente, Huawei quase não mudou nada e, se assim for, as mudanças têm uma razão prática. A dobradiça, por exemplo, Huawei diz que ela foi revista e melhorada. Uma vez que a dobradiça "Falcon Wing" é feita de mais de uma centena de peças interligadas ao longo de todo o comprimento do telefone, e o facto de Huawei ter optado por colocar o visor no exterior, não existe aqui nenhum vinco do visor como no Samsung Galaxy Fold.
Mas para este fator de forma, você precisa de um período maior de aclimatação para internalizar a dobradura do livro invertido. Nos poucos minutos que pude passar com o Huawei Mate Xs, tive que me lembrar repetidamente de dobrar a tela de volta. De alguma forma sempre tive um mau pressentimento sobre isso.
A dobragem do visor também requer um período de habituação, uma vez que o visor é mantido no lugar por um cadeado quando dobrado. Para desdobrar o smartphone, você tem que pressionar um botão que requer um toque cego. Quando você encontrar o botão e pressioná-lo, o Mate Xs aparecerá e agora você pode dobrar o visor com um pouco de pressão.
Uma grande, bela e frágil exposição
Se o Huawei Mate Xs estiver ligado e o visor estiver ativado, é claro que é a estrela do espetáculo. Mesmo quando dobrado, o painel AMOLED de 6,6 polegadas com luneta estreita do visor é um atrativo. Mas o verdadeiro fator WOW só é acionado quando é dobrado até 8 polegadas completas.
Como mencionado anteriormente, Huawei não tem nenhum problema com um vinco de exibição como resultado de colocar a tela no exterior. Assim, ao passar por cima do visor todos os dias, você não vai entrar em depressão por causa da sensação do mesmo, ou se a luz cair desfavoravelmente, você não verá um vinco no visor.
A única questão é o quão robusto é o display, já que existe apenas uma camada plástica relativamente macia e sensível no grande display Huawei Mate Xs. Portanto, você deve prestar muita atenção a onde e como transportar os Xs Mate na vida cotidiana.
A Huawei está a trabalhar arduamente para resolver o seu problema com o Google
Quando se trata de software, você tem que olhar para o smartphone Huawei de dois ângulos. O próprio sistema operacional Android é de código aberto. Huawei pode continuar a utilizá-lo e não viola o embargo comercial dos EUA. O que Huawei precisa para compensar, ou se você quiser parafrasear as palavras de Huawei, criar uma alternativa para os serviços do Google e desenvolver seu próprio ecossistema de aplicativos.
Aqui a Huawei conta com a Huawei Mobile Services (HMS), e com a sua própria AppGallery. Nenhuma destas coisas precisa ser reinventada por Huawei, mas o sistema, que tem sido testado durante anos em seu próprio país de origem, precisa ser internacionalizado. Naturalmente, equipes locais são cada vez mais utilizadas aqui, que estão em contato direto com desenvolvedores de aplicativos e estão ajudando-os com a portabilidade.
Mas a Huawei também está ciente que não é possível sem alguns gigantes de aplicações e serviços, como o Facebook e o WhatsApp. Por enquanto, ainda há um desvio através de um download APK das páginas do respectivo fabricante, mas fomos informados durante o evento prático em Berlim que a Huawei está trabalhando arduamente para eliminar esse desvio até o lançamento da P40 em Paris, em 26 de março.
Se isto for bem-sucedido, então os Serviços Huawei Mobile, incluindo a AppGallery, podem de facto ser vistos como uma alternativa aos serviços do Google.
Mais potência no interior
A maior atualização em comparação com o Huawei Mate X de 2019 está no interior dos Mate Xs. A Huawei perfurou tudo aqui com a mais recente tecnologia de chips internos. Em vez da combinação de dois chips do modem Kirin 980 e Balloon 5000, o Huawei Mate Xs agora apresenta o Kirin 990 com um modem 5G integrado.
O Kirin 990 tem então 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno disponível, que pode ser expandido com a ajuda de cartões de memória Huawei NM.
Esta atualização do Kirin 990 deve não só aumentar a potência pura de computação dos Huawei Mate Xs, mas também melhorar a eficiência em termos de consumo de energia.
As mesmas câmeras que o Mate X
Enquanto o SoC tem uma grande atualização para os Mate Xs, o hardware da câmera ainda tem a antiga configuração do Huawei Mate X de 2019. A configuração da câmara é composta pelos seguintes componentes:
- 40 MP, f/1.8, câmera grande angular de 27 mm com PDAF
- Câmara telefoto 8 MP, f/2.4, 52mm
- 16 MP, f/2.2, câmara ultra grande angular de 17 mm
- Sensor ToF para informações de profundidade 3D
O que é prático com os Mate Xs e já foi com o Mate X, é o facto de não precisar de uma câmara selfie, porque vira o smartphone para selfies e usa a parte do visor virada como um visor. Em termos de qualidade, você obtém a mesma qualidade de foto e vídeo que com os métodos normais de gravação.
Como a câmera do Mate X é realmente boa, teremos que descobrir em um teste final para você quando realmente tiver uma amostra de teste.
A mesma bateria a bordo
Huawei também não mudou nada na bateria, em comparação com o Mate X de 2019. Além disso, permanece uma bateria de 4.500 mAh, que pode ser carregada de zero a 85% em 30 minutos com a ajuda de sua própria tecnologia de carga rápida de 55 watts. No entanto, o Mate Xs deve ter uma duração de bateria melhor do que o seu predecessor. Graças ao hardware mais eficiente em termos energéticos.
Huawei Mate Xs – Especificações Técnicas
Uma questão de gosto e bolsa
O Huawei Mate Xs é, como seu predecessor, um impressionante smartphone dobrável, mas também tem seu preço. Com 2.499 euros, tornou-se até 200 euros mais caro e, portanto, certamente não é acessível a todos. Para o preço de compra de um Mate Xs, você recebe um MacBook Pro bem equipado de 13 polegadas, ou você pode obter o MateBook X Pro em sua versão superior e também um Huawei P30 Pro. É bastante assustador quando se começa a fazer as contas.
Ninguém no seu perfeito juízo irá comprar os Huawei Mate Xs, mas isto também é verdade para os outros smartphones dobráveis como o Samsung Galaxy Fold, Galaxy Z Flip ou o Motorola Razr. Com estes smartphones com displays dobráveis, você vai comprar mais com o seu instinto e movido por emoções do que com qualquer racionalidade sensata.
Smartphones dobráveis precisam evoluir muito ainda e o principal: Se tornar acessíveis para fazer sucesso.
Sem Gapps , mensageiros tradicionais , só por Apk e ainda pagar uma fortuna , só maluco para comprar.