Google Maps ganha recurso de rotas acessíveis para cadeiras de rodas
Seja sincero: o Google Maps mudou a sua vida e se não fosse ele você não teria chegado a vários lugares. A partir de agora, ele vai facilitar a vida de quem usa cadeiras de rodas com novas opções de rotas na navegação de trânsito. Infelizmente, o recurso ainda não está disponível no Brasil, mas a gente espera que chegue logo.
O Google Maps foi construído para ajudar as pessoas a navegar e explorar o mundo, fornecendo direções, em todo o mundo, para pessoas que viajam de carro, de bicicleta ou a pé. Eu não vivo sem porque mal sei o que é direita e esquerda. Agora, o mais famoso serviço de mapas ganhou um recurso que promete ajudar – e muito – quem precisa de informações sobre um caminho a percorrer: cadeirantes.
"Nos centros da cidade, ônibus e trens são muitas vezes a melhor forma de se movimentar, o que representa um desafio para pessoas que usam cadeiras de rodas ou com outras necessidades de mobilidade. Informações sobre quais estações e rotas são amigáveis para cadeiras de rodas nem sempre estão prontamente disponíveis ou são fáceis de encontrar. Para que o trânsito público funcione para todos, hoje estamos introduzindo rotas 'acessíveis para cadeiras de rodas' na navegação de trânsito para facilitar o acesso às pessoas com necessidades de mobilidade", escreveu o Google em seu blog.
Para acessar as rotas "acessíveis para cadeiras de rodas" basta digitar o destino desejado no Google Maps. Tocar em "Direções" e selecionar o ícone de transporte público. Em seguida, tocar em "Opções" e na seção "Rotas", o usuário encontrará "acessível para cadeiras de rodas" como um novo tipo de rota. Ao selecionar esta opção, o Google Maps mostrará uma lista de rotas possíveis que levam em consideração as necessidades de mobilidade.
O recurso está sendo lançado em grandes centros de trânsito metropolitano em todo o mundo, começando por Londres, Nova York, Tóquio, Cidade do México, Boston e Sydney.
Vale lembrar que em setembro, guias locais de todo o mundo reuniram-se em 200 encontros globais para responder questões de acessibilidade – se um lugar tem uma entrada sem escadas ou um banheiro acessível – para mais de 12 milhões de lugares. Além disso, o Maps está sendo atualizado com imagens de Street View de estações de trânsito e centros de cidades para que as pessoas possam visualizar um local ou estação antes do tempo.
Eu achei muito daora, e vocês?
Fonte: Blog do Google
poxa muito bom
Espero que informe aos cadeirantes sobre os carros parados em calçadas, mesas de bares...
Boa iniciativa do Google
Legal embora o google mapas aki no rj seja uma merda pq vive dando alternativas em favelas e lugares perigosos ainda é um bom app
putz!! Vou ao RJ e pretendia usar o Maps, como faço agora? :(
Use waze
Não sabe oq diz... waze é pior q o. Google maps
Como engenheiro, por estudar a obrigatoriedade da acessibilidade, posso dizer que NUNCA esse serviço estará disponível no BR.
Acho que estará sim, meu caro Paulo Cardoso. E sobre a questão da aplicação das normas de acessibilidade como a NBR 50 da ABNT sempre depende de quem constrói. Minha esposa usa cadeira de rodas e já nos deparamos com situações como a de estar em um prédio moderníssimo e as portas dos sanitários terem 60 cm de largura.
Muito interessante esse artigo sobre o Google Maps, depois dele, nunca mais comprei o Guia Brasil Rodoviario. Agora, muito interessante essa iniciativa do Google Maps.
Eu também gostei, Emily.
Vou até mandar o link pro prefeito daqui da cidade de São Paulo.
Herrrr!
Ótima essa atitude, não sei se no Brasil, isso daria certo.
Muito boa essa atitude do Google!
O governo deveria aprender e dá mais atenção para os cadeirantes!
Tudo nos EUA é construído pensando que as pessoas terão pelo menos 20% de suas vidas como deficientes físicos (no mínimo na velhice) e não há tanta necessidade de algo que indique rotas melhores para cadeirantes porque a maioria é amigável. Já no Brasil, o país foi planejado como se o deficiente fosse um problema e, apesar de algumas leis fracas, nunca se pensa em cadeirantes durante as construções, a não ser rampas de acesso e banheiros. As calçadas de São Paulo são um desafio para quem não tem nenhuma deficiência, imagina para quem tem. Acho um desafio muito grande para a Google descobrir alguma rota amigável aqui.
Não sabia dessa informação!
Muito bom capitão Sidney!
Concordo Sidney!
Um dia um senhor estava reclamando comigo que a passarela que dá acesso a um shopping era extremamente longa, então expliquei para ele que era feita com uma inclinação pequena, pois seria usada por cadeirantes também.
As autoridades não pensam muito no assunto, mas a população também não!
calçadas esburacadas, desniveladas...o pior são os elevadores dos ônibus, que não dão autonomia alguma, e ainda atrapalham os demais usuários.
São Paulo é realmente um grande problema para cadeirantes nas ruas. Aqui onde moro é praticamente impossível para minha esposa, que usa cadeira motorizada chegar ao Parque da Aclimação que fica a uns 700 metros daqui de casa, há trechos que ela é obrigada a ir pelo meio da rua por que não existe calçadas. Quanto aos ônibus pouquíssimos usam elevador, hoje a grande maioria usa rampa e piso baixo.
Já é alguma coisa
Verdade!