Google Drive é o primeiro app a trazer nova animação Splash Screen no Android 12
Ler em outras línguas:
Mais interessante que testar o Android 12 no dia a dia é comparar o novo sistema operacional ao antigo. O Material You, a nova interface do usuário do Google, oferece uma série de novas animações que, apesar de parecerem meros detalhes, conseguem deixar o uso do Android mais agradável de forma geral. Um exemplo disso são as chamadas Splash Screens, que o Google acaba de liberar para o aplicativo Drive na versão beta do Android 12.
- A API Splash Screen serve para deixar a experiência com o sistema mais fluida;
- A função pode ser customizada pelos desenvolvedores;
- O Drive é o primeiro aplicativo do Google a usar a tela inicial animada no Android 12.
As “Splash Screens” foram integradas na terceira prévia do Android 12 e consistem em animações em tela cheia quando um aplicativo é lançado pela primeira vez. Essa semana, o Google liberou um update do Drive para o Android 12 beta e tivemos a chance de entender melhor como o recurso funciona.
Ao abrir o aplicativo Drive, o ícone se expande até atingir os quatro cantos da tela enquanto o serviço carrega e, ao fim, encerra a animação e abre tela principal. Preciso dizer que tudo acontece muito rapidamente e de forma bastante agradável em comparação com o que temos hoje no Android 11. No vídeo abaixo, você pode ver a transição acontecendo no meu Google Pixel 3:
Quando você verá as animações Splash Screen
Na página para desenvolvedores Android, o Google explica que o recurso Splash Screen será mostrada apenas para aplicativos que não estão em execução (processo conhecido como "inicialização fria") ou que são abertos sem que uma atividade tenha sido criada (o que é chamado de inicialização morna).
Logo, se o aplicativo estiver em execução em segundo plano, por exemplo, o que é chamado de inicialização quente, as telas "Splash" não serão mostradas, pois não há necessidade do sistema carregar o app.
Como podemos ver no vídeo acima, assim que o aplicativo estiver pronto para abrir, a animação é encerrada.
A ideia é que cada desenvolvedores possa usar a API para personalizar a animação de abertura de seus respectivos aplicativos, podendo mexer na cor de fundo, ícone e animação personalizados e ainda controlar o tempo destes efeitos visuais.
Pessoalmente, animações e transições do sistema tornam a minha experiência de uso do aparelho melhor e, neste caso, a API Splash Screen é muito bem-vinda. Qual é a sua opinião?
Via Phone Arena
Sinceramente..........pfff
Jairo, você perdeu o amor pelo Android! (estava apostando que você seria o primeiro a comentar essa notícia)
Não estou perdendo o amor, achei o post muito bom , só que sinceramente não sou fã de animacoes/transicoes quando de abertura de apps, prefiro rapidez/ fluidez , estilo iOS .
Então, eu uso o iOS também (inclusive estou na versão beta do iOS 15) e percebo que o Android 12 não está atrás em rapidez/fluidez do sistema. Isso que o hardware do iPhone 11 Pro Max é muito superior ao do Pixel 3. Animações e transições deixam o sistema mais fluido.