HarmonyOS 2.0 para celulares é distribuído de surpresa no Brasil
Apesar de não ter se comprometido com um cronograma de lançamento no ocidente, a Huawei aparentemente já está distribuindo seu novo sistema HarmonyOS. Pelo menos é o que indica uma publicação do jornalista brasileiro Henrique Martin no Twitter.
- HarmonyOS 2.0 foi liberado para aparelho no Brasil;
- Dono do modelo Mate 30 Pro não se inscreveu no beta;
- Visual do sistema lembra muito a EMUI.
Segundo Martin — editor da newsletter Interfaces — seu Huawei Mate 30 Pro não estava registrado no programa de testes da fabricante chinesa para o novo sistema. A atualização do Android para o HarmonyOS foi oferecido normalmente pela ferramenta de atualização automática do celular, com um download de 6 GB.
Instalado, o sistema deixou livres cerca de 235 GB dos 256 GB de armazenamento originais do modelo — LIO-AL00. Pelas fotos compartilhadas no Twitter por Martin, é possível notar que algumas telas ainda estão em inglês, apesar da interface configurada para o português do Brasil.
O sistema oferece o app Opera como navegador padrão, além de incluir a loja de aplicativos Huawei AppGallery. Martin foi além e instalou o app Gspace — também disponível no sistema EMUI/Android — que promete acesso não apenas ao Gmail, Google Drive e YouTube, como também ao WhatsApp e às ferramentas de realidade aumentada do Android (ARCore).
A gambiarra do Gspace — que funciona sem a autorização do Google — identifica o aparelho como o modelo LYA-AL00, código de produto do Huawei Mate 20 Pro. Resta saber se a empresa norte-americana aplicará algum tipo de detecção para impedir o uso não autorizado de seus aplicativos em "outro" sistema operacional.
Fonte: Henrique Martin (Twitter)
Caramba Rubens...
Que matéria top, com muitas informações importantes.😉👍
Teria a comentar alguns detalhes interessantes:
1- A quantidade de memória de armazenamento liberada foi significante, daí conclui-se o tamanho das tralhas empacotadas junto com o sistema anterior da Google.
2- A possibilidade prática de instalar "por fora" algum aplicativo de interesse e de real importância da Google.
3- A liberação de baixar o HarmonyOS mesmo em dispositivos de usuários não inscritos no programa de atualização.
Agora só fica uma questão, quando usuários de outras marcas de smartphones poderão baixar essa custom-rom❓
créditos pro Henrique, que documentou bem o processo...
Acho que não devem liberar tão cedo o Harmony, talvez quando migrarem o núcleo pro LiteOS, mas pelo visto vai demorar um tempo.
Será que apps de bancos rodarão? Eis a questão.
Muito bom terem liberado esta "custom rom"