Review do Huawei Mate 30 Pro: o melhor dos melhores
O Huawei Mate 30 Pro foi oficializado em setembro em Munique. Depois de tantas perguntas relacionadas com a proibição dos EUA, Richard Yu anunciou a nova bandeira da marca que introduz algumas características interessantes, desde a câmera até a tela. O Mate 30 Pro ainda não está oficialmente disponível para compra na Europa, mas decidimos testá-lo de qualquer forma para ver o que ele pode fazer.
A unidade que testamos foi fornecida pela TradingShenzhen . Trata-se, portanto, de um dispositivo com firmware chinês e não de um modelo otimizado para o mercado internacional.
Prós
- Desenho
- Compartimento fotográfico
- Bateria e autonomia
- Sistema de desbloqueio
Contras
- Não disponível com os serviços do Google
- Controle de volume durante as chamadas
- Sem tomada para fones
- Sem LED de notificação
Huawei Mate 30 Pro – Data de lançamento e preço
Como mencionado acima, o Huawei Mate 30 Pro ainda não está oficialmente disponível para compra na Europa. No momento não está claro se e quando chegará ao nosso mercado. Após a proibição nos EUA, o Mate 30 Pro não oferece os serviços certificados do Android e Google, a Play Store incluída.
Se você quiser comprar a mais recente bandeira chinesa pode fazê-lo por enquanto via TradingShenzhen, onde está disponível por 977 euros, se você comprar o modelo com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno, ou por 1.097 euros se você optar por 512 GB de armazenamento.
Novo visual, frente e verso
Conhecemos o design do Huawei Mate 30 Pro há muito tempo, graças aos muitos rumores divulgados online. A assinatura da marca é clara porque a nova geração retoma o ADN da geração anterior, mas, ao mesmo tempo, mostra uma vontade de diferenciação à primeira vista.
O Mate 30 Pro mede 158,1x73,1x8,8mm por 198 gramas. Na mão, é ligeiramente maior que o Huawei P30 Pro. É um smartphone com grandes dimensões que, graças à tela curva cujas bordas atingem um ângulo de quase 90°, ainda cabe bem na mão.
Geri-lo com uma mão, especialmente para quem tem mãos pequenas, é complicado. Do ponto de vista visual, convence sem dúvida, mas a ausência de uma verdadeira luneta lateral (há uma luneta muito fina quase imperceptível) torna-a mais frágil no caso de uma queda. Você pode usar a capa fornecida, mas, além de ocultar o encanto do smartphone, as bordas permanecem descobertas para permitir a interação com o dispositivo.
Há uma tendência para fazer desaparecer novamente as teclas físicas no Mate 30 Pro: a tecla de alimentação lateral permanece, com o seu toque de cor em vermelho, mas as teclas físicas dedicadas ao volume desaparecem. Para subir ou descer, toque duplo em um dos lados do visor. Isto mostrará um balancim virtual que você pode administrar com controles de toque.
Mas o quão confortável é interagir desta forma com o smartphone? Embora o controle de volume apareça rapidamente no visor, há alguns inconvenientes durante as chamadas: é necessário afastar o smartphone do ouvido para aumentar ou diminuir o volume, por exemplo.
O Mate 30 Pro é um elegante e bem acabado smartphone
O Mate 30 Pro oferece um único alto-falante posicionado ao lado da porta USB Tipo C, o microfone e o carrinho para o SIM (SIM duplo é suportado ou, alternativamente, o uso de um cartão microSD). Ao longo da borda superior está o microfone e o leitor de infravermelhos. Falta o mini-jack para os fones, o LED notifica a cápsula do ouvido: o som é emitido pelas vibrações do ecrã.
Também no verso o Mate 30 Pro apresenta algumas novidades: o compartimento fotográfico que muda de forma, de quadrado para circular. Das linhas que outras marcas também parecem apreciar: você já viu o OnePlus 7T? Ele salta ligeiramente no corpo, mas o telefone não dança se colocado numa superfície plana. A assinatura da marca no fundo, e a de Leica permanecem na parte de trás.
O Mate 30 Pro oferece certificação IP68 para proteção contra água e poeira e no geral oferece um belo design e uma excelente montagem esportiva. As cores são realmente bonitas: Púrpura Cósmico, Verde Esmeralda, Prata Espacial e Preto. O Mate 30 Pro também vem em uma Edição em Couro Vegan, em Forest Green e Orange, um material elegante que não renuncia à certificação IP68. O modelo preto que usei é provavelmente o mais sóbrio e mostra facilmente as impressões digitais no corpo.
Um belo AMOLED de 6,53 polegadas
O novo smartphone Huawei já surpreende à primeira vista com sua tela AMOLED de 6,53 polegadas (176x2400 pixels) no formato 18,4:9 e equipado com um entalhe de 26,6mm em vez dos32,8mm que está no Mate 20 Pro. O resultado é 409ppi. Huawei chama a tela de "Horizon display" e para caracterizá-la encontramos as bordas que atingem um ângulo de 88° que criam um efeito de cascata verdadeiramente impressionante.
Ao lado da tela está a função Side Touch Interaction, que nada mais é do que um conjunto de botões laterais virtuais para substituir o controle de volume. Também podem ser usados para outras tarefas, como, por exemplo, tomar uma fotografia de si mesmo. A tela é sem dúvida sexy e você não terá que se preocupar com a detecção de toques involuntários.
A tela do Mate 30 Pro suporta HDR10 (falta o suporte a Netflix, mas como em outros dispositivos, ele deve estar disponível na versão final do software), e oferece o modo Always-on que muda de cor dependendo da hora do dia, mas não oferece a possibilidade de definir uma taxa de atualização de 90Hz como mais e mais marcas estão fazendo. Você terá que se contentar com os 60Hz aqui. É perfeitamente legível sob luz solar direta, é ótimo para reproduzir qualquer conteúdo multimédia: é fluido, as cores são vivas e os pretos são intensos como em qualquer bom AMOLED.
Duas novas opções estão disponíveis no menu de exibição
No menu dedicado ao display, você encontrará as configurações já presentes no P30 Pro, às quais são adicionadas duas novas funcionalidades. A opção Borders permite selecionar os aplicativos para os quais você deseja mostrar ou ocultar as bordas; o chamado Natural sombreado ajusta automaticamente a temperatura da cor com base na iluminação ambiente. A primeira função é útil ao usar aplicativos de terceiros que mostram alguns elementos nas bordas. Mesmo a auto-rotação do visor funciona muito bem e responde rapidamente com base no ângulo do seu rosto.
Desbloqueio rápido
O dispositivo pode ser desbloqueado usando o leitor de impressões digital localizado sob o visor ou usando o recurso de desbloqueio com reconhecimento facial que usa a câmera ToF com um sensor 3D. Ambos são rápidos e funcionam sem problemas.
Pessoalmente, eu estava desbloqueando mais vezes através do reconhecimento facial que funciona mesmo no escuro. Em qualquer caso, desbloquear o Mate 30 Pro é um processo rápido, assim como configurar estas duas características.
Android sem as aplicações Google
A pergunta que muitos se fizeram: que software roda no Mate 30 Pro? A versão open-source do Android sem os serviços e o pacote de aplicativos do Google. A razão é conhecida: a proibição dos EUA que não permite que Huawei os forneça. Os serviços móveis da Huawei estão disponíveis, incluindo a AppGallery que teoricamente é proposta como uma alternativa aos serviços móveis do Google, mas que não pode substituir completamente a Play Store, não no mercado internacional.
O Mate 30 Pro executa Android 10 e EMUI 10 com patches de segurança atualizado para outubro. O sistema funciona sem problemas e oferece características interessantes que já desfrutamos no P30 Pro. Mesmo os novos gestos introduzidos são práticos, especialmente o nó duplo no ecrã para tirar uma fotografia, já não acessível através das teclas de volume físico.
O problema dos serviços do Google permanece, não disponível e só pode ser transferido de forma não-oficial
O dispositivo que testamos mostra conteúdo chinês não traduzido, mas isso é normal, como especificado acima, pois não é um firmware internacional. Por padrão, a gaveta do aplicativo está faltando, mas você pode ativá-la a partir do menu. O sistema de gerenciamento de aplicativos em segundo plano ainda é agressivo, mesmo que possa ser resolvido pelas configurações.
Neste caso, infelizmente, falar da experiência fluida oferecida pelo aparelho não é suficiente. O problema dos serviços do Google permanece, não está disponível e pode ser transferido apenas de forma não-oficial. Para os profissionais que tentam contornar esta interdição e sobrecarga lateral, você está comprometendo a segurança do próprio dispositivo ao fazer isso.
Também deve ser dito que, mesmo com a Play Store disponível, as aplicações Google não são estáveis e nem sempre funcionam como deveriam. Tive problemas para adicionar uma das minhas conta Google, a Play Store nem sempre a reconhecia, tornando impossível o download de novas aplicações e, em algum momento, as minhas contas Google simplesmente desapareceram.
O poder do Kirin 990
Debaixo do corpo esconde o novo processador Kirin 990 octa-core 2.86GHz apresentado na IFA. O novo chip, feito com um processo de 7nm + EUV, promete desempenho otimizado e maior eficiência energética do que a geração anterior, graças à NPU Da Vinci (uma NPU dupla + núcleos NPU). Há 8 GB de RAM, 256 GB de armazenamento UFS 3.0 expansível e a GPU Mali G76 MP16 com relógio a 600MHz.
Quanto à conectividade, Mate 30 Pro oferece LTE categoria 21 (1400 Mbps), banda dupla Wi-Fi ac, Bluetooth 5.1, NFC, porta de infravermelhos e saída de vídeo USB-C 3.1. O Mate 30 Pro em uso diário não desilude. Ele gerencia multitarefa, jogando sem problemas e sem sobreaquecimento incomum.
Huawei Mate 30 Pro comparação de testes de referência
Mate 30 Pro | Google Pixel 4 | OnePlus 7T | |
---|---|---|---|
Tiro de Marca 3D Sling Extreme ES 3.1 | 4607 | 5069 | 6020 |
Marca 3D Mark Sling Vulkan | 4841 | 4493 | 5245 |
Tiro de Marca 3D Sling ES 3.0 | 4141 | 5987 | 6649 |
Tempestade de Gelo Marca 3D Ilimitada ES 2.0 | 41138 | 67934 | 72408 |
Geekbench 5 (Singolo / Multi) | 748 / 2831 | 610 / 2396 | 786 / 2825 |
Memória PassMark | 35051 | 25621 | 32960 |
PassMark Disk | - | 75604 | 50068 |
Mesmo no lado do áudio, a experiência não é ruim: o volume máximo é realmente alto e a reprodução do som não é distorcida. A ausência do altifalante parece estranha, mas no geral não o perderá; apenas em chamadas é necessário encontrar a posição correta do ouvido, mas caso contrário o visor acústico faz um bom trabalho, mesmo em ambientes ruidosos.
Uma boa máquina fotográfica
O Mate 30 Pro certamente não poderia renunciar a um compartimento fotográfico renovado na parte de trás com quatro sensores:
- Sensor de 40 megapixels de ângulo ultravioleta, 18 mm, f / 1,8, 1 / 1,54 polegadas, 18 mm
- Sensor grande angular de 40 megapixels, 27 mm, f / 1,6, 1 / 1,7 polegadas, estabilizador óptico de imagem
- Teleobjetiva de 8 megapixels, 80mm, f / 2.4, ¼ polegadas, estabilizador óptico de imagem, zoom 3x
- sensor de profundidade 3D
A câmara frontal, integrada no entalhe, consiste num sensor de 32 megapixels com abertura f/2.0 que permite gravar vídeo em FHD + a partir de 2288x1080. No geral, a câmera do Mate 30 Pro convence em termos de criatividade, versatilidade e fotos finais. No lado do vídeo, ainda pode melhorar, mas no geral é difícil não estar satisfeito com o desempenho.
Uma potente bateria de 4500 mAh
O Huawei Mate 30 Pro aloja uma bateria de 4500 mAh com 40W SuperCharge e 27W de carga sem fio. O Mate 20 Pro destacou-se em termos de duração da bateria e o novo Kirin 990 fornece um impulso extra aqui. Mesmo com o uso intensivo do dispositivo, você pode sempre terminar o dia com um smartphone carregado; assim, se você usar seu smartphone de uma forma mais moderada (ou seja, sem consumir uma grande quantidade de conteúdo multimídia e sem usar a câmera intensivamente), dois dias são possíveis.
Com o carregador fornecido, uma recarga completa leva cerca de uma hora e trinta minutos, mas você recebe 50% de carga em cerca de 35-40 minutos.
Huawei Mate 30 Pro – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Huawei Mate 30 Pro é um smartphone premium completo e introduz alguns novos recursos interessantes em comparação com a geração anterior. Com um belo design, procura optimizar a experiência de todos os lados: visualização, câmara e desempenho. Que mais se pode pedir?
Huawei ousa com o Mate 30 Pro eliminando o controle de volume e oferecendo um recurso de toque que proporciona um tipo diferente de interação. É necessário habituarmo-nos a esta funcionalidade e em alguns cenários são desconfortáveis, mas pressiona-nos a fazer mais uso de gestos, projetando-nos para um futuro feito de smartphones sem botões físicos e manejáveis apenas através de gestos e comandos de voz. O desempenho, câmera e bateria são excelentes e mereceriam uma pontuação de 4,5 em 5, mas o problema quando se fala do Mate 30 Pro é outro: a sua disponibilidade no mercado. Por esta razão, nós aguentamos para dar-lhe um julgamento final.
Ter um Mate 30 Pro sem os serviços oficiais do Google não faz sentido. A marca disse no lançamento que o Mate 30 Pro chegaria à Europa Central no final do ano ao preço de 1.099 euros para a versão standard, 1199 euros para o modelo 5G e 2.099 euros para o Porsche Design Edition, mas por agora só nos resta esperar. De momento, não recomendo a compra online, não vale a pena. Mas esperamos que Huawei possa resolver o problema com a proibição dos EUA porque seria uma pena privar-nos do que é o melhor Mate Huawei.
Não concordo de nos "prós" colocarem o desenho. O celular é bem acabado, mas não é bonito pois, além do notch, tem conjunto de câmeras num círculo sobressaltado. O círculo com câmeras foi introduzido pela linha Moto Z da Motorola em 2016 e era alvo de gozação e desprezo por parte de usuários e da imprensa, inclusive deste site. 3 anos depois utilizar o mesmo desenho horrível agora é bonito?
Pelo descrito parece ser um excelente gadget , como baixar play store e gapps tem disponível um bom tutorial no pplware em pt-pt, pessoalmente não compraria apenas pelo fato de ter um preço bem salgado mesmo sendo um belíssimo gadget em todos sentidos .
Se der pra contornar a ausência da play store e dos aplicativos "por fora", então isso deixa de ser um problema. Agora, o preço...