Assim funciona o ALLO, o WhatsApp do Google
O Allo, novo messenger criado pelo Google e apresentado no último Google I/O, foi hackeado antes de estar disponível no Google Play, graças a uma ação independente do desenvolvedor Quinny899, que também é membro do XDA Developers. Até o momento, o hack do app não é nada funcional, mas nos dá uma boa ideia de como será o programa. Testamos o mesmo e damos nossas primeiras impressões.
Interface simples
O Allo não tem muitas frescuras, sendo, basicamente, uma lista com todas as suas conversas. Para iniciar um bate-papo, você precisa apenas apertar o ícone de mensagem, que está no canto direito inferior da tela. Dessa forma, poderá escolher entre criar um chat em grupo com seu ícone e nome ou uma conversação privada com qualquer um de seus contatos.
Há dois tipos de chats: os normais e os privados. Visualmente, cada um se diferencia pelo fundo de tela da conversação. Em chats normais, o fundo é branco, enquanto os chats privados trazem o fundo cinza e tem como marca d´água o mesmo logotipo da sessão de navegação anônima do Chrome.
No menu da direita, temos algumas opções. A partir dele, podemos acessar o nosso perfil, as conversas arquivadas e os contatos bloqueados. Um pouco mais abaixo temos a opção de ajustes, onde é possível vincular uma conta a um número de telefone, assim como gerenciar o áudio e o comportamento das notificações
Chats fáceis e anexos rápidos
Dentro de um chat, temos uma barra ao fundo da tela, onde podemos escrever uma nova mensagem, pois, quando tocamos sobre ela, um teclado surge. Na própria barra temos à esquerda um símbolo de "+" e à direita, um símbolo de anexar emojis e outro para enviar.
Se o tocamos o símbolo "+" no fundo da tela, uma interface para anexar arquivos à conversação aparece. Até o momento, se vêem quatro ícones: teclado, câmera, galeria e contatos. É bem provável que, na versão final, mais ícones sejam adicionados, como um anexador de documentos ou geolocalização, como no WhatsApp. Mas a impressão que tive é que no Allo esse tipo de acesso tende a ser mais rápido.
Quando você escolhe um dos ícones (salvos no teclado), metade da tela se converte em uma interface para que seja inserida uma foto, que pode ser tirada com a câmera do telefone, escolhida na galeria ou a partir de um contato. Se metade da tela não for suficiente, você pode ampliá-la para cima e ter uma interface que pegue toda a tela do smartphone.
Quando escolhida a foto, é possível editá-las com desenhos feitos à mão livre e inserir um texto centrado na parte superior da imagem.
O Allo poderá acabar com o monopólio do WhatsApp?
O Allo tem alguns recursos muito bons, como a maneira de anexar arquivos ou tirar fotos - que me lembra muito o Snapchat - e é bem mais fluido que o WhatsApp. Outro ponto a favor será o fato do mensageiro utilizar o Google Assistant, o chatbot que ajudará o usuário a encontrar o que ele precisa em um instante.
Mas, tendo em conta apenas as possíveis melhoras ou vantagens que o Allo tem frente ao WhatsApp, será muito difícil que o novo comunicador do Google lhe tire a liderança do mercado de messengers. É um verdadeiro desafio e mudar os hábitos dos usuários nunca foi fácil. Sobretudo porque a maioria das pessoas não pensa que tem um Android com aplicativos; elas pensam que tem um telefone com WhatsApp. Esse é o nível de enraizamento do app no cotidiano.
Como ter o hack do Allo no seu smartphone
Para ter uma primeira impressão do Allo, é necessário ter um dispositivo com processador de 64-bits, que esteja rooteado com o Xposed e ter instalado o Titanium Backup.
${app-com.keramidas.TitaniumBackup}O segundo passo é baixar alguns arquivos no site do GitHub com AlloAllo do desenvolvedor Quinny898. O primeiro é uma APK com um módulo do Xposed, que deveremos instalar, ativar o Xposed Installer e reiniciar o dispositivo. O segundo é um arquivo TiBkp, uma cópia de segurança do Titanium backup, com o aplicativo do Allo. Para restaurá-lo, entre no Titanium e o no menu e escolha "Importar cópia de segurança (.TiBkp)...'. Feito isso, busque o arquivo e importe-o.
Após essa etapa, você terá o Allo instalado no seu smartphone, mas não terá nenhum chat, já que ele não acessará sua lista de contatos e tampouco terá qualquer comunicação com o mundo exterior. Para simular algumas conversas, você terá de modificar a base de dados SQLite, que se encontra em data/data/com.google.android.apps.fireball/database e se chama fireball.db.
Aqui, você tem as instruções do desenvolvedor para modificar a base de dados. Será necessário um aplicativo para poder editar o arquivo da base de dados.
Você também pode baixar e substituir o arquivo por outro que eu mesmo preparei com algumas conversas.
O que você achou destas primeiras impressões do Allo? Será que ele conseguirá desbancar o WhatsApp?
Se a própria Google não desistir dele acho uma opção valida, vou usar sim. Mas não creio que vai acabar com o monopólio do whatsapp tão cedo.
- Hangouts;
- Messenger;
- Allo.
Será que a Google não se decide?
Mais ainda nao está em funcionamento no Brasil acho que deverar já vim com APP instalado de fábrica no Android
prefiro usar o telegram antes de testar esse. e não vou testar o telegram
Não sei se usaria não. Uso hangouts porque muitos colegas de trabalho usam (nos quarteis do paraná, não se usa whatsapp, mas pelo hangouts e gmail, se manda os relatórios diarios de ocorrência em alguns postos). Uma das travas do hangouts, é que a pessoa que receberá a mensagem, tem que aceitar o contato com você, é mais criterioso nisso que Whatsapp. Mas gosto de usar hangouts direto de dentro do gmail quando tô na frente do note, e tenho conversas de vídeo muito boas com parentes. E uso como app padrão de sms no smartphone. Google deveria melhorar mais ainda os recursos do Hangouts, ao invés de criar mais um app de comunicação fragmentado.
A decisão de usar um app desse tipo, não é individual. Eu adoro o Hangouts, G+, mas ninguém usa! Eu odeio e não uso face, instagram, Messenger, mas é como se eu estivesse me escondendo.. então não temos escolha!
Sei como se sente... eu também detesto Facebook e os produtos do Sr. Mark Zuckenberg. ... odeio essa "ditadura" que as pessoas fazem com essas redes e apps.
É por isso que uso um fake no Cancrobook só para acessar os sites que exigem esse lixo, eu mesmo me recuso a ter essas patifarias. Quando falo que não tenho/não uso o pessoal olha como se vc fosse a pessoa mais sinistra e anti social do planeta e sempre falo a mesma coisa, tenho Whatsapp e Telegram, se quiser falar comigo é só chama que eu respondo
prefiro ficar usando meu Telegram, cada dia cresce mais e mais
Prefiro usar o Telegram.
Basta olhar para Messenger, Skype, whatsapp, e outros mais. Vc vai ver coisa q só havia no Telegram.
O Telegram mudou um pouco a forma clichê com q as pessoas usam apps de mensagens. E os bots q ele tem, trazem uma interação q não encontrei em nenhum outro até agora.
Novidades sempre existem no Telegram, a cada instante vc vê isso. Sinal de q ele se importa como as pessoas usam o seu aplicativo e quer crescer. Ao em vez de olhar apenas para dinheiro, como a maioria dos outros fazem(propagandas, leitura de banco de dados, etc).
Galera descendo a lenha no hangouts e eu n entendo o porque?
Hangouts - mensagens SMS, ligações grátis entre usuários e chamadas de vídeo, sendo q os usuários tb podem trocar mensagens igual ao WhatsApp (tanto pelo smart como pelo PC).
App padrão de SMS - envia SMS e mms.
Por que, então, n desativar o app padrão ao invés de desativar o hangouts?
Difícil demais de entender esse povo...
Foi o que eu fiz. Desativei o app padrão, uso hangouts pra sms. Não gostava da interface anterior, a atual é massa. Me lembra o handCent rsrsrs
Afirmativo. Em celulares com sistema Android, o Hangouts era pra ser o único app de SMS. A Google falha muito no marketing desse produto.
Nos Xperia Z... O App padrão de SMS é completíssima. Não há necessidade alguma do hangouts. Eu até excluir ele e quase todos os Apps da Google.
Desnecessário esse app do Google... Tão desnecessário quanto o Hangouts. Já temos o Whatsapp e o SMS padrão do Android, não precisamos de mais nada.
WHATSAPP ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS SISTEMAS OPERACIONAIS POSSÍVEIS:
IOS;
ANDROID;
WINDOWS PHONE;
SYMBIAN;
Etc.
É isso que esses empresários não entendem: para um aplicativo de comunicação ter sucesso, ele precisa estar presente em todos os sistemas operacionais possíveis. Eu uso Android e iOS; E, meu pai, usa Windows Phone por causa da deficiência visual dele, já que os ícones (tiles) do WP são grandes e o plano de fundo da interface de quase tudo no WP é preto com letras brancas, o que facilita a visualização e alivia as vistas. Como posso pensar em usar um App desses do Android (ALLO) se não poderei teclar com uma das pessoas mais importante da minha vida? Com toda a certeza não irei usar. Por isso os Apps de comunicação da Google, apesar de serem excelentes, não tem sucesso e nunca terá. À comunicação não pode ser seletiva. Tem que ser globalizada.
VIVA O E-MAIL, SMS, WHATSAPP e o Telegram.
...
O interessante é que a Google não define um app e vai evoluindo o mesmo, ela sempre cria um novo, foi assim com o GTalk, Google+ Messenger e entre outros... Espero que isso mude com a chegada do Allo.
Em relação ao app, não me chamou muita atenção, o Telegram continuará sendo a melhor opção.
Acho que com esta açãoo próprio Google inutiliza um de seus produtos mais antigos, o Hangouts, que sinceramente não caiu no gosto do público por ser muito invasivo e nocivo a privacidade do usuário, mas quebra um galho legal no ramo empresarial.
.